Postos de carga rápida

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
labutess
Proprietário Leaf
Registado: 12 fev 2013, 11:56
Data de fabrico: 28 mar 2013
Capacidade bateria: 57,5 Ah

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por labutess » 18 set 2016, 12:30

Ontem parei no pcr de Palmela para observar a mangueira ac e será que posso carregar o meu leaf com esta mangueira estando o chandemo ocupado?utilizando o meu cabo menekes? Elas entram uma nas outraas

mmenaia
Proprietário Leaf
Registado: 07 jun 2015, 11:50
Data de fabrico: 29 abr 2015
Capacidade bateria: 11 barras

Mensagem por mmenaia » 18 set 2016, 13:10

labutess Escreveu:Ontem parei no pcr de Palmela para observar a mangueira ac e será que posso carregar o meu leaf com esta mangueira estando o chandemo ocupado?utilizando o meu cabo menekes? Elas entram uma nas outraas
Eu experimentei fazer isso, há umas semanas, no PCR da A5 em Lisboa e não funcionou. A carga não iniciou. Usei o meu cabo menekes<-->J1772 de 32Amp.
O porquê não sei. Palpites?
Marco
LEAF entregue a 28 Maio 2015
40 000 Km - 11 barras

zeuz
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Mensagem por zeuz » 18 set 2016, 13:15

labutess Escreveu:Ontem parei no pcr de Palmela para observar a mangueira ac e será que posso carregar o meu leaf com esta mangueira estando o chandemo ocupado?utilizando o meu cabo menekes? Elas entram uma nas outraas
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... 418#p80371
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

rnlcarlov
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah

Mensagem por rnlcarlov » 18 set 2016, 19:27

Se não estou em erro apenas os PCRs de Alcácer, Aljustrel e Loulé permitem carga de um carro em AC e outro em DC.
Aveiras, Pombal, Oeiras e Palmela ainda não permitem isso, tendo adaptador ou não.

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Mensagem por BrunoAlves » 18 set 2016, 22:37

O de Palmela é da mesma "fornada" dos restantes do corredor do Algarve, devia dar não? :think:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

pnunes
Proprietário Leaf
Registado: 01 dez 2011, 11:34
Data de fabrico: 30 mar 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah 12 Barras

Mensagem por pnunes » 19 set 2016, 09:05

Uma coisa não tem nada a ver com a outra.
Permitir cargas em simultâneo ou não, depende da potencia disponível no local, ou outros factores relativos.

Carregar um Leaf com o cabo AC43 não é possível e não foi concebido para isso, foi concebido para carga rápida ou semi-rápida a veículos que permitem esse carregamento em AC.

Até mesmo utilizar esse cabo para fazer carregamentos lentos não será muito aceitável , a não ser que seja por extrema necessidade.
VE Nissan Leaf
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online

sosimple
Registado: 15 ago 2016, 14:16

Mensagem por sosimple » 19 set 2016, 09:32

pnunes Escreveu:Uma coisa não tem nada a ver com a outra.
Permitir cargas em simultâneo ou não, depende da potencia disponível no local, ou outros factores relativos.
Faz sentido.
pnunes Escreveu:Carregar um Leaf com o cabo AC43 não é possível e não foi concebido para isso, foi concebido para carga rápida ou semi-rápida a veículos que permitem esse carregamento em AC
Foi concebida para todo e qualquer carro compatível com a norma e com a ficha.
pnunes Escreveu:Até mesmo utilizar esse cabo para fazer carregamentos lentos não será muito aceitável , a não ser que seja por extrema necessidade.
Como já foi mencionado, os postos limitam o tempo de carga a meia hora. Desse ponto de vista, nenhum carregamento será lento. Havendo bom senso e cidadania, não vejo qualquer problema em usar estes postos.

http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... =10#p80417

rimsilva
Proprietário i3
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah

Mensagem por rimsilva » 19 set 2016, 11:03

sosimple Escreveu:Como já foi mencionado, os postos limitam o tempo de carga a meia hora. Desse ponto de vista, nenhum carregamento será lento. Havendo bom senso e cidadania, não vejo qualquer problema em usar estes postos.

http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... =10#p80417
Salvo se algo mudou nos últimos 45d, essa informação não está correcta(pelo menos na A1), os PCR's não param a carga ao fim de 30min.

Uma das vezes em Aveiras em conversa com o proprietário de um Outlander disse-me que só carrega até aos 80%, mas isso é uma particularidade do carro e não do posto.

Pelo que percebi os Leaf será igual e depois tem de ser "forçada" uma nova carga.

No meu caso sempre carreguei acima dos 80% e por mais de 30min.

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Mensagem por BrunoAlves » 19 set 2016, 11:52

Não, deve depender da programação dos postos. Quando fui ao Algarve, em Pombal carreguei mais de 30 min, só interrompi quando quis. Em Palmela parou sozinho aos 30min e em Aljustrel também.
Para cima, em Aveiras, também parou aos 30min.
Pouco tempo depois alguém aqui comentou que já tinham reposto a programação em pombal para também parar aos 30min
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

rimsilva
Proprietário i3
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah

Mensagem por rimsilva » 19 set 2016, 12:13

Então será algo recente como referi.

Quarta-feira já confirmo a situação de novo, tenho feito várias vezes a A1 (Aveiras e Pombal) e só uma vez parou aos 91% (com mais de 30min seguramente).

Responder

Voltar para “Carregamento”