Nonnus Escreveu: ↑07 abr 2021, 12:03
rimsilva Escreveu: ↑07 abr 2021, 10:42
MAS no final o "anunciado" está lá, 1 cartão dá acesso a toda a rede.
Verdade.
rimsilva Escreveu: ↑07 abr 2021, 10:42
A questão financeira é outro tema completamente independente, ou seja, se quisermos juntar ao acesso o cartão mais económico (que pode ir ao limite de fazer essa gestão posto a posto) é que obriga a ter mais cartões.
Quem olha para um par de simulações na miio facilmente percebe que os preços variam pela componente CEME, não é preciso uma reportagem para nos mostrar isso...
A questão é mesmo essa. Não é preciso uma reportagem, são precisas muitas reportagens. Vou-te dar um exemplo que aconteceu a duas semanas. Em conversa com um proprietário de um Tesla do tipo, então e adaptou-se bem, esta contente com o carro, bla bla, chegamos a parte dos carregamentos em que eu falo no Continente. Surpresa, o senhor desconhecia totalmente que o Continente já tinha carregadores e de como funcionava. Isto para dizer que todos nós que frequentamos esta casa somos pessoas informadas acerca da ME, mas a maioria das pessoas não sabe nada. Eu sei que cabe a cada um de nós procurar informação, mas se ouves que basta um cartão e tens o assunto resolvido, a partida não há motivo para desconfiar que assim seja. Mas existe tantos "mas" no nosso modelo que podem levar ao engano. Achas mesmo que a maioria das pessoas sabe o que é a Miio e que, entre muitas coisas, faz simulações dos carregamentos?
Dou-te outro exemplo ainda mais gritante da falta de informação das pessoas. Quando fui ao Algarve encontrei uma pessoa com um Leaf e pergunto-lhe se o centro comercial tinha algum posto de carregamento que funciona-se como os carregadores públicos, em se usa o cabo mennekes, porque naquele centro comercial disponibilizavam fichas 220v para se usar o evse. A pessoa olha para mim com uma expressão de total desconhecimento de que cabo é que estava a falar. Lá lhe tento explicar e pessoa acaba por me dizer que nunca viu esse cabo e o carro dela não tem e que no centro comercial apenas havia aqueles locais para carregar.
Não é preciso uma reportagem...
A referencia à miio, foi no contexto deste de forum, para facilitar a minha opinião em relação ao que parecia ser uma novidade aqui.
Claro que muita gente nunca ouviu falar da miio, nem tem obrigação disso.
Os preços estão nos postos (como manda a lei) e os tarifários dos CEMEs são do conhecimento dos utilizadores por via do acordo estabelecido.
Nos combustiveis, não havendo aplicações as pessoas acabam por saber onde encontrar os preços mais baratos, no caso da ME ao fim de algum tempo também acabam por perceber quais os postos mais convenientes.
A discussão não era (pelo menos para mim) sobre a necessidade de mais ou menos informação para os utilizadores "comuns", informação nunca é demais, mesmo no mundo da combustão sempre existiram aqueles que "abasteciam um carro a gasolina com diesel", na ME não será diferente.
No caso da ME ainda há outra particularidade, que é, haver muita gente sem necessidade de usar a rede de carregamento.
Não vejo assim tanto drama em se dizer que basta um cartão (o fundamental é garantir que não fica sem aceso à rede), depois a questão financeira virá por acéscimo com naturalidade, porque se a primeira preocupação for pagar menos, a pessoa irá procurar o mais barato e nessa procura pode chegar à conclusão que afinal em vez de 1, o melhor será ter 2 cartões, por exemplo.
Eu normalmento até digo que o mais importante será ter um bom tarifário em casa, no caso de ser onde vai caregar a maior parte das vezes.
Gameiro101 Escreveu: ↑07 abr 2021, 12:50
rimsilva Escreveu: ↑07 abr 2021, 10:42
Sempre interessantes estas discussões

, a minha opinião em relação aos 2 assuntos aqui levantadas é a seguinte:
(...)
2 - A reserva dos postos: Mais uma vez acho que analisar algo de forma isolado e descontextualizada acaba por levar a conclusões erradas.
Na sua essência reservar um caregador que permita realizar uma viagem de forma controlada e sem riscos é positivo, só isto não chega, porque é preciso ver se a rede está preparada para isso e em Portugal não está.
Não vejo postos suficientes e muito pior do que os postos é competência para montar um sistema que funcione.
A atitude e
preparação do utilizador para poder usufruir de um sistema destes, também é importante e o histórico em Portugal não é favorável, desde o tempo das borlas, do "eu tenho tanto direito a carregar como os outros", do whatsapp do TVDE, dos carergadores excluivos para clientes, etc...
Nem todos os utilizadores tem conhecimentos para utilizar apps, nem os carros estarão preparados para reservar postos em Portugal, logo aqui vais ter descriminação entre utilizadores, é algo uma opção que eu espero que nunca chegue á luz do dia.
Dando o exemplo da Iberdrola que permite em Espanha reservar com 30 minutos de antecedência, desde o inicio da fase de pagamentos apenas tive necessidade de dar um "cheirinho" não chegou a 10 minutos, se alguém tivesse reservado com os tais 30 minutos de antecedência, e lá estivesse 30 minutos a carregar, tinha de ficar a espera 1 horas para carregar 10 minutos? Acham que faz sentido, é verdade que eu podia ter reservado, mas e se tivesse ficado sem bateria no tlm como é que reservava?
A preparação que me estava a referir era mais no sentido de "respeitar" o espirito de um sistema deste tipo e não começar logo numa lógica de abuso, como aconteceu nos exemplos que dei a seguir, não era pela dificuldades em usar aplicações, a barreira tecnologica existe e tem de ser acautelada, mas é cada vez mais reduzida.
Esses exemplos da Iberdola e outros são importantes para se aprender e para reduzir os problemas no futuro, mas não podem a razão para não se pensar na evolução da ME.
O que eu disse e volto a referir, é que não se pode dar um passo nesse sentido sem antes garantir as bases para um sistema de reservas de carregamentos funcionar e nesse capitulo em Portugal ainda estamos muito longe de ter essas condições, no entanto nada envalida que quando tivermos HUBs de 5, 10 ou mais postos, não se possa ter a possibilidade de uma determinada % desses postos disponiveis para reserva.