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Re: Postos de Carregamento impossíveis para Zoe

Enviado: 19 ago 2018, 22:10
por Apr
mjr Escreveu:
19 ago 2018, 16:23
Aliás, se para que o ZOE carregue em AC for necessário equipamento dispendioso (conversores AC/AC), isso elimina toda a lógica por trás do carregador camaleão, que é não ser necessário dispendiosos conversores AC/DC de potência. Se assim fosse mais valia vir equipado com DC e ser potencialmente bem mais barato e seguro.
Está tudo dito! Efetivamente o conceito de carregador camaleão apesar de ser fantástico no papel é na prática muito pior que um carregador convencional, eficiencia terrivel a amperagens baixas e incrivelmente esquesito no fornecimento de energia. Ainda pode brilhar em carro de empresa para fazer percursos predefinidos e carregar sempre na empresa. Para veiculo de familia para dar uns passeios é um problema.

Re: Postos de Carregamento impossíveis para Zoe

Enviado: 19 ago 2018, 22:29
por migle
Vi no outro dia a review da Juice Booster do Bjørn Nyland. Não conseguiu carregar em lado nenhum. Fica-se a imaginar que a Juice Booster é suíça, e tem de dar para qualquer carro, então fizeram todas as verificações possíveis da qualidade da rede... Resultado, não conseguiu carregar em lado nenhum, em tomadas em que o EVSE da Tesla permite carregar.

Pedante!

Re: Postos de Carregamento impossíveis para Zoe

Enviado: 19 ago 2018, 23:23
por mjr
Ele terá lido o manual sobre como carregar na Noruega?

Re: Postos de Carregamento impossíveis para Zoe

Enviado: 20 ago 2018, 01:27
por pnunes
migle Escreveu:
19 ago 2018, 09:53
IEC 61851, naturalmente.
Naturalmente que o Google te deu uma forte ajuda, então sugiro que dês mais uma vista de olhos e procures a norma que regula o carregamento Renault, se encontrares todos os documentos, inclusive aqueles que o fabricante nunca divulga ao possível comprador do carro dessa marca (porque corria o risco de não vender um só veículo, excepto aos cromos que deixam a esposa escolher o veículo da família) ficaras espantado com o que vais ver.
Eu dou uma dica, começa por procurar por Z.E Ready.

Re: Postos de Carregamento impossíveis para Zoe

Enviado: 20 ago 2018, 01:33
por pnunes
PS: nao é bem uma norma, e mais um certificado de compatibilidade, mas é tão complexo que desconfio ter mais exigências que a própria norma.
No final o que interessa é que se todos os requisitos não forem cumpridos o carro não carrega. Ganda bosta...mas é barato e afinal é isso q interessa ....

Re: Postos de Carregamento impossíveis para Zoe

Enviado: 20 ago 2018, 03:40
por BrunoFonseca
@pnunes: isso é que é azia com a Renault
Se todas as marcas divulgassem tudo e se todos os potenciais compradores lessem tudo o que a marca divulgasse então o mercado automóvel não existia.
Aguns temas recentes:
Dieselgate
Rapidgate
...

Nao quero ser chato... e quanto ao comentário de serem as esposas a escolherem o carro só lhe tenho a dizer que esses juizos de valor ficam muito mal

Re: Postos de Carregamento impossíveis para Zoe

Enviado: 20 ago 2018, 08:37
por RJSC
De uma agência de certificação:
The Z.E. READY label requires that for any product to be certified it must respond to current standards and regulations with regards to EV charging as well as to additional conditions set out by RENAULT to encure the customer benefits from a high standard of robustness and performance.
http://www.lcie.fr/en/1018-your-industr ... ocess.html

De facto está aqui bem claro que a Z.E. Ready vai além dos standards existentes para carga de VE.

Os documentos técnicos parece-me que estão tão bem guardados como as especidifcaçõe do Chademo para exportação de energia: já me fartei de procurar e só mesmo pagando centenas de euros por um PDF ao IEC. :shock:
Pelo menos a especificação chademo para carregamento foi publicada pelo governo Indiano, já que a lei lá obriga a que todas as normas implementadas no país sejam tornada públicas gratuitamente:
https://araiindia.com/hmr/Control/AIS/6 ... ebsite.pdf
Se o ZOE estivesse à venda na Índia o acesso às especificações também tinha que ser gratuito.

Re: Postos de Carregamento impossíveis para Zoe

Enviado: 20 ago 2018, 08:51
por migle
pnunes Escreveu:
20 ago 2018, 01:27
Naturalmente que o Google te deu uma forte ajuda,
Sim, deu! Como adivinhaste? Mas ainda mais a Wikipedia. Pela frase, suponho que não uses esse tipo de fontes, o IEC e SAE enviam-te as coisas para casa para aprovação?

O governo brasileiro também deu uma ajuda, disponibilizando uma das partes do IEC 61851, porque, tal como a Índia:
RJSC Escreveu:
20 ago 2018, 08:37
Se o ZOE estivesse à venda na Índia o acesso às especificações também tinha que ser gratuito.
Estes países menos desenvolvidos às vezes têm umas ideias bem desenvolvidas.

Re: Postos de Carregamento impossíveis para Zoe

Enviado: 20 ago 2018, 09:16
por pnunes
BrunoFonseca Escreveu:
20 ago 2018, 03:40
@pnunes: isso é que é azia com a Renault
Se todas as marcas divulgassem tudo e se todos os potenciais compradores lessem tudo o que a marca divulgasse então o mercado automóvel não existia.
Aguns temas recentes:
Dieselgate
Rapidgate
...

Nao quero ser chato... e quanto ao comentário de serem as esposas a escolherem o carro só lhe tenho a dizer que esses juizos de valor ficam muito mal
Não é azia, é mesmo dor de cabeça que causa. Mas isso é outra guerra a qual não tenho que comentar aqui.

Quanto ao comentário de facto não queria desvalorizar o bom gosto que as senhoras tem em relação aos veículos que escolhem nem tão pouco ser machista, apenas me veio a ideia a escolha de um automóvel dum conhecido meu cuja esposa escolheu como carro para a família um pólo, são 5 pessoas e pagaram cerca de 22K€ por ele novo, comentário dele "ela gostou muito deste carro"...

Re: Postos de Carregamento impossíveis para Zoe

Enviado: 20 ago 2018, 09:21
por pnunes
RJSC Escreveu:
20 ago 2018, 08:37
De uma agência de certificação:
The Z.E. READY label requires that for any product to be certified it must respond to current standards and regulations with regards to EV charging as well as to additional conditions set out by RENAULT to encure the customer benefits from a high standard of robustness and performance.
http://www.lcie.fr/en/1018-your-industr ... ocess.html

De facto está aqui bem claro que a Z.E. Ready vai além dos standards existentes para carga de VE.

Os documentos técnicos parece-me que estão tão bem guardados como as especidifcaçõe do Chademo para exportação de energia: já me fartei de procurar e só mesmo pagando centenas de euros por um PDF ao IEC. :shock:
Pelo menos a especificação chademo para carregamento foi publicada pelo governo Indiano, já que a lei lá obriga a que todas as normas implementadas no país sejam tornada públicas gratuitamente:
https://araiindia.com/hmr/Control/AIS/6 ... ebsite.pdf
Se o ZOE estivesse à venda na Índia o acesso às especificações também tinha que ser gratuito.
Basicamente o Z.E. Ready serve para o fabricante se livrar de toda a responsabilidade do que não fizeram bem feito e pouco mais...
agora apertaram ainda mais o cerco querendo certificar tudo e todos os envolvidos externos ao carregamento do veiculo, assim podem sempre dizer "não carrega! a culpa não é nossa"