migle Escreveu: ↑23 out 2018, 23:29
O efeito dessa ideia é usar ainda mais os PCNs durante o dia, para que estejam muito disponíveis à noite. Ora, PCNs durante o dia são um recurso muito mais escasso do que durante a noite.
migle Escreveu: ↑23 out 2018, 23:29
Vocês que implementariam a obrigatoriedade de tirar o carro às 3 da manhã, como mediriam o sucesso da vossa política? Seria apenas a métrica da disponibilidade dos postos? É que se o objectivo é ter o máximo de postos disponível, basta cobrar 50€/kWh.
Não vos parece que seria bom que os PCNs estivessem ocupados durante a noite? Desperdiçaríamos 1/4 da vida dos PCNs? E logo quando os aerogeradores a bombar? Não seria também uma boa métrica para o sucesso de uma política a taxa de ocupação dos postos durante a noite?
E a quem aproveitaria o PCN que de repente às 3 da manhã tinha ficado vago? Estava outro VE logo ali à coca para carregar como acontece durante o dia?
A escassez ser maior de dia ou de noite é muito relativo? Volto a dar o 1º exemplo que dei:
Num bairro residencial sem garagens, 3 utilizadores de VE e 1 tomada apenas, os 3 têm de carregar de noite.
Para este caso que te disse, o facto de deixar carregar toda a noite implica umas 6h em que o posto está ocupado mas não em carga, por noite, todas as noites. E implica que apenas 33% da população com VE será servida. Se o posto vagar às 01h, às 02h, seja a que hora for, mesmo que lá passe outro às 05h para por o carro, já passa a só estar desperdiçado 2h ou 3h, e a população servida passa para 66%. (metade do tempo de falsa ocupação, o dobro da população servida).
Para mim, deixar carregar a noite inteira é que é desperdiçar 1/4 da vida dos PCN... um utilizador com consumo "normal", (não falo dos que usam
o carro profissionalmente, até porque esses a empresa regra geral tem sistemas de carga), deve fazer uns 50 a 60km/dia. Em postos de 7.2kW, carrega o carro em 2h no máximo, mas admitamos 3h.
Por isso, possivelmente carrega o seu VE à noite, no dia-a-dia, das 20h às 23h, ou das 23h às 01h. se deixar lá o carro até às 08h, as 7h a 9h que sobram até ir lá de manhã, são completamente desaproveitadas.
Consegues mostrar-me onde estou errado neste raciocínio? Temos de nos basear em métricas e a grande maioria dos portugueses faz menos de 60km/dia.
De acordo com o estudo até será pior... mas não encontro o outro anterior que dizia que eram, creio, cerca de 80% faz menos de60km/dia
https://www.publico.pt/2018/01/23/socie ... te-1800028
Quanto à escassez... como medes a escassez de postos?
Pelos que existem no centro da cidade? e pela rotatividade que têm durante o dia? E os das zonas residenciais,que se calhar passam horas em vazio de dia, mas de noite ficam activos com quem volta a casa e carrega? Ou os que sejam perto de locais onde se trabalha por turnos, dia ou noite são iguais.
Eu acho que só deveria ser permitido campismo onde houver possibilidade de usar o posto por mais veículos, sem que o campismo atrapalhe.
Como disse antes, se colocares 1 posto num estacionamento perpendicular à estrada, 3 a 4 carros conseguem chegar com o cabo ao posto, desde que não o coloques numa das pontas. Fazendo 1 lugares de "estacionamento proíbido", em que só podes carregar e seguir viagem, e 2 em que o estacionamento é permitido, resolves todos os problemas sem incomodar ninguém...
Para mim, as eficácias das medidas giram à volta de "disponibilidade dos postos", e número de pessoas servidas. E se a ocupação nocturna (ou diurna) limitar o acesso a um posto disponível, é para evitar, pois está a potencialmente prejudicar quem quer esse acesso e não pode tê-lo.
Pode ser prejudicial para quem não tem outro meio de carga? Pode, e esse utilizador como em tudo na vida, antes de o ser, teve de ponderar se tem locais alternativos de carga, ou se está disposto às condicionantes. Se achou que sim, tem agora que cumprir as regras. Até porque se aparece um 2º utilizadore nessa situação, vizinho dele, que chega mais cedo a casa, esse 1º utilizador também vai começar a achar que é prejudicial para si, só porque chega mais tarde, ver sempre o posto ocupado.
Ou se fosses tu, ias gostar que o teu vizinho tivesse "estacionamento privativo com local de carga", só porque sai do trabalho meia hora mais cedo?
E os utilizadores que não estão dispostos a levantar-se, em caso de necessidade/pressa, vão a um PCR e já não deixam o carro "pendurado" no PCN. Se forem, já não precisam de se levantar. Se optam, e "optar" é a palavra chave, pelo PCN, então libertam-no no final, para que mais alguém possa fazer o mesmo.
O PCN não deixa de ser um posto para carga, não de estacionamento, nem de aproveitamento.
Eu sou 200% a favor da ME, e de que devemos atraír pessoas para a ME. Mas com pés e cabeça. Adaptar-mo-nos às realidades... Todas as pessoas devem ter o direito de aderir à ME, mas também todos devem ter consciência do que implica a mudança, e devem ter um igual direito de acesso aos meios existentes. E se um excesso de liberdade de acesso de alguém, impede o acesso de outrém, não creio que seja justo.
Tu vais a um restaurante almoçar, às 13h. Está cheio... mas precisas de comer, certo? Esperas 30min... Quando alguém sai, vais para a mesa que vagou. E se quem estiver nas mesas acabar o almoço e resolver dormir uma sesta? esperas até às 17h para almoçar? Achas correcto esperar? A finalidade do restaurante é almoçar, certo, não é dormir a sesta...
mjr Escreveu: ↑24 out 2018, 12:32
Eu acho que aqui a questão é simples: Têm de ser instalados suficientes PCN em cidades para que os VE possam ficar a ocupar o posto das 22:00-08:00 sem preocupações de ter de retirar o carro quando terminar a carga
Aliás essa foi uma das sugestões da UVE recentemente numa reunião sobre o PNI2030: Uma rede maciça de PCN baratos a 16A em cidades que permita carregar na via pública quem não tiver garagem, durante a noite. O governo e as autarquias têm de estar atentos se na fase comercial dos PCN esse tipo de soluções serão realizadas por privados e caso isso não aconteça fazer esse investimento, pois isso é crucial para a adoção maciça de VEs nas cidades.
mjr, concordo com a ideia e a sugestão. Mas o problema é que 2030 é daqui a 12 anos... temos de ter normas para o presente. No futuro podem ser mudadas, quando a rede mudar? Claro que sim. Podem e devem. Mas a realidade actual não é nem de perto nem de longe essa, e é para a actual que temos de ter regras...
Bom, mas já expus a minha opinião várias vezes, e como já vários disseram, é um desvirtuar do tópico, portanto por mim dou a coisa por encerrada...
Abraços