Eu acho que a ideia deles é também dar o uso do posto como um bónus aos compradores de Leafs deles, de modo a sentirem que até podem usar o carro gratuitamente carregando no stand. Por isso o argumento que isso afasta potenciais compradores Leaf não cola.
De certeza que se alguém lá chegar e pedir para carregar dizendo que precisa mesmo da carga, e que até está disposto a pagar, que eles deixam carregar provavelmente até sem custos.
Eles devem também ter medo dos potenciais abusos de não clientes deles que possam ir lá carregar o carro sistematicamente, comportando custos e bloqueando o posto para o uso dos clientes.
E também devem ter reparado que logo após a abertura apareceram vários carros não Leaf para carregar, e isso deve ter assustado

Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE:
http://www.uve.pt