Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.

Que veículos podem carregar nos PCRs

Todos os que conseguirem carregar, mesmo com kits adaptadores, independentemente da potência de carga.
10
17%
Todos os que conseguirem carregar, mesmo com kits adaptadores, a potências elevadas (ex. Tesla com adaptador Chademo).
11
18%
Apenas aqueles que consigam carregar de origem, mesmo que a potências baixas.
1
2%
Apenas aqueles que consigam carregar de origem, a potências elevadas (>22kW).
7
12%
Apenas aqueles que consigam carregar a potências elevadas (>22kW), mas permitindo carregar outros quando não há ninguém à espera.
31
52%
 
Total de votos: 60

djs
Proprietário i3
Mensagens: 118
Registado: 18 mai 2016, 16:48
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por djs » 01 mai 2017, 19:17

Qual o email da câmara? Hoje lá apanhei (mais uma vez) o famoso zoe que pensa que o posto é dele.

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por Orlando » 01 mai 2017, 22:25

ogadiv Escreveu:Nos casos que a carga tiver terminado, chamar a polícia, não facilitem senão vamos ter esse eterno problema. É só 1 minutinho para fazer a chamada.
No caso de Guimarães já enviei email para a Câmara para colocar autocolante com tempo máximo de permanência e desligar ao fim de 30m. quantos mais insistirem melhor.
Já o fiz....e resulta. E qdo encontro o mesmo, até lhe tiro a mangueira.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por FullElectric » 02 mai 2017, 01:03

Hoje à tarde no PCR de Aveiro
Um BMW 325e de serviço ou de demonstração da Baviera agarrado ao PCR :evil: :evil:
Este carro nem tem carga rápida mas o imbecil utilizador resolveu coloca-lo a ocupar o PCR apesar de ter um PCN a 50m

Imagemhost image

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6376
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por BrunoAlves » 02 mai 2017, 01:26

Como é que sabes que o carro é da Baviera? Não vejo letras em lado nenhum :think:
E o carro acampou aí ou esteve pouco tempo?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por beme83 » 02 mai 2017, 11:45

FullElectric Escreveu:Hoje à tarde no PCR de Aveiro
Um BMW 325e de serviço ou de demonstração da Baviera agarrado ao PCR :evil: :evil:
Este carro nem tem carga rápida mas o imbecil utilizador resolveu coloca-lo a ocupar o PCR apesar de ter um PCN a 50m

Imagemhost image
Nestas situações o ideal será falar com o respetivo dono/utilizador do veículo e educá-lo o melhor possível para não se repetirem os problemas. Mais uma vez digo que o problema foi os fabricantes instalarem tomadas que permitem o carregamento lento. O ideal era só terem Chademo + CSS.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por rimsilva » 02 mai 2017, 11:58

beme83 Escreveu: Nestas situações o ideal será falar com o respetivo dono/utilizador do veículo e educá-lo o melhor possível para não se repetirem os problemas. Mais uma vez digo que o problema foi os fabricantes instalarem tomadas que permitem o carregamento lento. O ideal era só terem Chademo + CSS.
Sou da mesma opinião, até porque há utilizadores que fazem uso do PCR como PCN de forma deliberada só porque uma tomada que lá está pode ser ligada ao seu carro, ignorando por completo se o carro suporta carga rápida ou não.

Sempre que o Ministro do ambiente, secretário de Estado, organismo publico ou privado se refere a um PCR é dito de forma clara que a rede de PCR se destinada a carregamentos rápidos, permitindo carregar até 80% da bateria em 30min (já sabemos que este chavão já vai estando desactualizado porque já não existem carros com baterias de 20/30 kW), mas o principio é este.

Desta forma enquanto não existir um decreto lei ou portaria a clarificar este assunto e impedir ou penalizar quem persistir com estes comportamentos, este flagelo não vai terminar.
Última edição por rimsilva em 02 mai 2017, 16:31, editado 1 vez no total.

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por jasmim » 02 mai 2017, 12:32

Que venha rápido o pagamento...
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por beme83 » 02 mai 2017, 15:32

jasmim Escreveu:Que venha rápido o pagamento...
o Pagamento só vai resolver uma pequena parte da equação pois se for com tempo pode penalizar os carros com baterias até 30KW face a carros com baterias maiores (Como já referi) se durante os primeiros 30 minutos for por KW abastecido pode ocorrer o que agora sucede. A menos que haja uma diferença muito substancial entre KW PCN vs PCR

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por FullElectric » 02 mai 2017, 15:57

BrunoAlves Escreveu:Como é que sabes que o carro é da Baviera? Não vejo letras em lado nenhum :think:
E o carro acampou aí ou esteve pouco tempo?
Sei porque o carro estava identificado como sendo da Caetano Baviera Aveiro

Imagem

O tempo que lá ficou acampado não sei.
Sei que lá estive à espera do dono mais de meia hora e condutor nem vê-lo. Entretanto chegou outro Leaf de um casal que ía para Viseu, ainda fizemos um pouco de conversa mas como eu estava com pressa cedi-lhe a posição na fila e fui carregar a outro lado.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6376
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por BrunoAlves » 02 mai 2017, 16:06

A pergunta é porque contava contactar a Baviera e mostrar-lhes esse abuso do posto. Mas o ter o autocolante não é garantia que seja "da casa", pode só ter sido comprado lá, penso eu de que :think:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Carregamento”