Página 1 de 1

Carregamento rápido

Enviado: 24 ago 2011, 20:21
por victormcpinto
Com 2760 km, utilizei pela primeira vez um carregamento rápido.
Com 80 km percorridos, fiz o carregamento na Caetano Power, Porto. 15 minutos depois, o carregamento parou e verifiquei que tinha 9 barras e uma autonomia de 155 km. Fiquei confuso porque não entendo estas 2 leituras.
Em casa, após carregamento lento e de 100% - 12 barras e 159 km de autonomia (em echo)
No Porto, após carregamento rápido, suposto a 80%, 9 barras e 155 km de autonomia (em echo)
Não entendi. Se vier ajuda, agradece-se.

Re: Carregamento rápido

Enviado: 24 ago 2011, 22:23
por Malm
Segundo julgo ter percebido, a sua questão prende-se com o facto de ter quase tanta autonomia com 9 barras e com 12. Na verdade, os valores que o carro dá de autonomia devem ser calculados pelo carro com o que foi a sua utilização mais recente. Assim, muito provavelmente andou de forma mais poupada antes de fazer o carregamento rápido (se calhar é sempre a descer até lá :D), e o carro parte do princípio que a condução vai ser semelhante a seguir. Na verdade, as 12 barras correspondem a uma autonomia significativamente maior que as 9, e é pelas barras que se deve orientar. Quanto ao valor de autonomia que o carro lhe dá, só dá para comparar se o conduzir sempre da mesma maneira, pelo mesmo caminho, nas mesmas condições. Com o meu carro, ao fim de um carregamento completo em casa, tanto me dá 120 km de autonomia, como dá 150, dependendo da forma como o conduzi no último carregamento.

Re: Carregamento rápido

Enviado: 24 ago 2011, 22:32
por Malm
Outra coisa, as doze barras podem ser visas como 11,5, porque com a décima segunda, pelos vistos, anda-se menos. Considerando a carga máxima 11,5, 80% vai calhar nas 9, sendo que a nona deve ficar bem cheia. Para mim, bate certo. No meu I-Miev, há 16 barras, mas é ao contrário, com a décima sexta anda-se mais do que com as outras.

Re: Carregamento rápido

Enviado: 25 ago 2011, 18:57
por mjr
Na realidade no LEAF há 13 barras, pois quando se fica com 0 barras ainda tem a energia de uma barra completa. No meu LEAF não noto muito que a 12 barra tenha menos energia que as outras, normalmente faço os mesmos km ou ligeiramente menos.

Re: Carregamento rápido

Enviado: 25 ago 2011, 20:24
por victormcpinto
Tenho prestado atenção ao desaparecimento da 1a barra, e entre o quinto e o sétimo km, ela desaparece. Começo a habituar- me à indicação da autonomia e verifico que ela é responsável por muito stress enquanto não a entendermos.
Ontem, em pouco mais de 1 km, a subir e a 90km/h, perdi 30 km de autonomia! Começo a lidar com a situação.

Re: Carregamento rápido

Enviado: 25 ago 2011, 23:23
por Malm
As subidas mais inclinadas, se longas e feitas a 100, espremem-nas bem :( . O que vale é que é comum aparecer uma boa descida a seguir.

Re: Carregamento rápido

Enviado: 25 ago 2011, 23:55
por RJSC
Pois, eu tenho notado que os computadores de bordo nos carros de combustão também disparatam à grande, às vezes têm 230 km de combustível, daqui a um bocado já são só 100 km... :lol:

O do Leaf também vai pelo mesmo caminho. Seria mais útil se se pudesse mudar a indicação desses dígitos para a percentagem da bateria (SOC).

Re: Carregamento rápido

Enviado: 26 ago 2011, 00:31
por Filipe
Pois são precisamente as barras que nos dão o SOC; Isso pode ver-se durante uma carga rápida, cada barra corresponde aproximadamente
a 8% ( 7,69 % corresponde a 100 % dividido por 13 barras, contando a barra escondida ).
Numa das minhas ùltimas cargas rápidas na A5, observei os seguintes resultados durante a dita carga:

5ª Barra apareceu aos 54 %
6ª " " " 61 %
7ª " " " 69 %
8ª " " " 77 %
9ª " " " 84 %

Agora depende da condução de cada um, a quantidade de Km conseguidos com cada Barra. ( A minha 1ª Barra tambem me dá um pouco menos que
as seguintes, para um mesmo tipo de condução ) 8-)

Re: Carregamento rápido

Enviado: 16 set 2011, 20:23
por victormcpinto
Filipe Escreveu:Pois são precisamente as barras que nos dão o SOC; Isso pode ver-se durante uma carga rápida, cada barra corresponde aproximadamente
a 8% ( 7,69 % corresponde a 100 % dividido por 13 barras, contando a barra escondida ).
Numa das minhas ùltimas cargas rápidas na A5, observei os seguintes resultados durante a dita carga:

5ª Barra apareceu aos 54 %
6ª " " " 61 %
7ª " " " 69 %
8ª " " " 77 %
9ª " " " 84 %

Agora depende da condução de cada um, a quantidade de Km conseguidos com cada Barra. ( A minha 1ª Barra tambem me dá um pouco menos que
as seguintes, para um mesmo tipo de condução ) 8-)
Carga na Caetano Power Porto

Como não tinha que fazer, passei os 17 minutos a registar.
Iniciei a carga com 40%
Com 7.45 min de carga. - 75%
9.45 - 80%
12.40 - 85%
14.20. - 87%
17.00. - 90%. Fim de carregamento