Postos de carga rápida

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por VETL » 01 jul 2020, 17:38

Disseste muito bem
"Energia é matéria prima".
E ainda bem, para sorte de todos nós, que foi esse o entendimento do legislador.
Quanto a mim não podia ter outro entendimento, mas cheguei a temer que alguma alma "iluminada" se lembrasse um dia que isso pudesse ser uma mercadoria.
Aí sim, estaríamos tramados.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por rimsilva » 08 jul 2020, 10:23

Pode ter faltado as "aspas" na questão da "matéria-prima" mas acho que a mensagem foi percebida.

Mesmo não se sabendo todos os detalhes do contrato entre a Power dot e a UBER, não deve andar muito longe do modelo que a Power dot divulga no suite e que seguramente inclui algum retorno.

Para mim continua a ser claro que há regras diferentes no "Jogo" de ser OPC, num caso e noutro e que no final o utilizador sai prejudicado porque o OPC da rede mobi.e não tem o poder de procurar ganhar margem na compra de energia (ou até usar a energia que produz) e reflectir esse ganho no preço final do carregamento, essa margem fica do lado do CEME.

Estamos a assistir ao surgimento de cada vez mais CEME que não tinham qualquer ligação directa à ME, são apenas partes interessadas.

Mesmo esquecendo a confusão que CEME e OPC provocam a quem adere à ME, que carregam o seu VE compeltamente perdidos em relação a quanto custa um carregamento, se não vemos este tipo de modelo noutros paises europeus, com economias com outra dimensão é porque, se calhar, não existe essa necessidade e o mercado funciona sem complicar.

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por BrunoFonseca » 23 jul 2020, 15:34

https://www.youtube.com/watch?v=EmuIolKO0qo
(ver a partir do minuto 17:23)

Gosto destes postos da Kempower (fabricante)
Como refere o Bjorn, mais interessantes do que os ABB ou Efacec
O pormenor do replicar a info do posto no smartphone com o QR Code mostra que as coisas simples são as mais úteis.
Também a forma como o cabo fica "suspenso" está muito bem pensada.

@Efacec: vamos lá actualizar o desing e funcionalidades dos postos. Não faz sentido "importarmos" postos quando temos por cá um fabricante de qualidade.

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por zeuz » 23 jul 2020, 19:02

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por BrunoAlves » 24 jul 2020, 00:50

Parece-me um bocado publicidade encomendada o que não é de todo o estilo do tio Bjorn. Certo que o design "por cima" e com mola poderá ter algumas vantagens, mas nesta altura o vídeo diz "se tiveres um e-tron ou um Taycan" quando claramente não chega a metade de um TM3 e já a puxarr pela mola.
same_shit_everywhere.png
same_shit_everywhere.png (166.9 KiB) Visto 2498 vezes
Em relação à partilha de potência, claramente vantajoso, em caso de dúvidas é falar com o Apr que o faz há anos na tugalândia :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por frankesousa » 24 jul 2020, 16:51

Por acaso o cabo + mola torna a coisa maior que os outros sem duvida. Não precisa chegar à traseira, quem carrega a frente mete de frente quem carrega atrás estaciona de traseira.

O problema das tomadas no "meio" do carro também chega bem assim, bem melhor que o etron com o cabo esticadinho que aparece a meio do mesmo video.

E dizer "mal" da Efacec... Vá... depois de estar farto de saber que são dos PCR mais fiáveis do mercado! :D


Quanto à partilha de potência, bem, não é nem de perto nem de longe a mesma coisa partilhar "Amperes" em AC e partilhar corrente/ voltagem em DC já rectificada!

Já agora nota negativa para o Bjorn que até parece perceber uma coisas e estar o video todo a falar de "inversores" quando o que está em causa é antes um rectificador AC-DC (que é basicamente o contrário).
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por alexmol » 07 set 2020, 16:07

EDP está a mudar o tarifário dos PCR, deixou de ser ao kWh e passou a ser ao minuto :shock:

Antes era assim:
Imagem

E agora passou a ser assim:
Imagem
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por jfr2006 » 07 set 2020, 16:43

O nosso maravilhoso modelo a funcionar em beneficio do utilizador :roll: :roll:

beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por beme83 » 07 set 2020, 17:29

sem comentérios....era dos poucos PCR que para VE mais antigos ainda compensava.....sem comentários

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por rimsilva » 08 set 2020, 09:27

Tenho um VE de 1ª geração e sempre fui apologista de PCRs ao minuto, o que me deixava com calafrios era pensar que poderia chegar a um PCR e ter lá agarrado um caracol.... Em cidade nem queria saber de PCRs, ainda assim se a potência média de caregamento não for abaixo dos 35 kW, o preço ainda é aceitável se pensarmos que em poucos minutos poderemos ter carga para 50 ou mais km.

Realizo cargas de 10/25 min e consigo valores entre 0,35€ e 0,38€, para PCR parece-me justo.

Responder

Voltar para “Carregamento”