Postos de carga rápida

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por rimsilva » 29 jun 2020, 11:45

mjr Escreveu:
29 jun 2020, 10:35
Não têm de inventar nenhum esquema complicado. Basta fornecer o serviço de carga, cobrando o tempo de utilização do equipamento.

Um carro não é considerado, obviamente, uma instalação elétrica, pelo que não estão a violar o contrato de fornecimento de energia.
Discordo por completo dessa prespectiva e considero mesmo que essa abordagem é no fundo um esquema.

Da duas uma, ou criam 2 CAE diferentes para essas duas situações ou então se o CAE é unico, estamos a criar concorrência desleal para a actividade de OPC, as regras têm de ser iguais para todos, não deveria ser uma cancela a determinar uma atividade.

Eu, se fosse OPC não gostaria de investir e depois ver a minha atividade aruinada só porque tenho um PCR na esquina da rua, enquanto o meu vizinho vende "estacionamento" na garagem ao lado com um PCR.

O importante era acabar de uma vez por todas com estes esquemas mirabulantes e dar aos OPC o controlo total da sua actividade e criar regras concorrências justas para que decida instalar um PCR na rua um "atrás" de uma cancela...

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por mjr » 30 jun 2020, 07:53

Não percebi. Sendo um OPC, já tem o CAE correto. Porque é esquema um OPC cobrar pelo serviço de carga (em espaço de acesso privado)?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por rnlcarlov » 30 jun 2020, 18:05

rimsilva Escreveu:
29 jun 2020, 11:45

Eu, se fosse OPC não gostaria de investir e depois ver a minha atividade aruinada só porque tenho um PCR na esquina da rua, enquanto o meu vizinho vende "estacionamento" na garagem ao lado com um PCR.

O importante era acabar de uma vez por todas com estes esquemas mirabulantes e dar aos OPC o controlo total da sua actividade e criar regras concorrências justas para que decida instalar um PCR na rua um "atrás" de uma cancela...
Penso que é a Power Dot o OPC que opera aqueles PCRs exclusivos para uber com preços ao minuto sem CEMEs a meter a colher. E julgo tê-los visto como OPC de postos da rede pública. Logo se calhar os OPCs irão desdobrar-se em dentro e fora da mobie.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por migle » 30 jun 2020, 19:43

rnlcarlov Escreveu:
30 jun 2020, 18:05
Penso que é a Power Dot o OPC que opera aqueles PCRs exclusivos para uber com preços ao minuto sem CEMEs a meter a colher.
rnlcarlov Escreveu:
30 jun 2020, 18:05
Logo se calhar os OPCs irão desdobrar-se em dentro e fora da mobie.
Mais dois argumentos que indicam que o modelo é demasiado limitado.

Eu não acho o modelo todo mau. A integração é boa. Mas a dificuldade de um OPC fazer um preço à medida do cliente, com as condições de fornecimento elétrico que conseguir naquele local...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por rnlcarlov » 30 jun 2020, 20:19

migle Escreveu:
30 jun 2020, 19:43
Eu não acho o modelo todo mau. A integração é boa. Mas a dificuldade de um OPC fazer um preço à medida do cliente, com as condições de fornecimento elétrico que conseguir naquele local...
Concordo. E assim estragam-me possíveis oportunidades de negócio :lol:

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por rimsilva » 30 jun 2020, 23:00

rnlcarlov Escreveu:
30 jun 2020, 18:05
Penso que é a Power Dot o OPC que opera aqueles PCRs exclusivos para uber com preços ao minuto sem CEMEs a meter a colher. E julgo tê-los visto como OPC de postos da rede pública. Logo se calhar os OPCs irão desdobrar-se em dentro e fora da mobie.
Melhor exemplo não poderia existir... Sim é verdade.

Esse OPC criou o primeiro power dot hub na Maia (e entretando mais alguns), onde praticam uns preços "especiais" para TVDE's e onde passa ao lado das regras para a actividade de operador na rede publica.

Agora eu pergunto, faz algum sentido para a mesma atividade (CAE) existir regras diferentes, só porque um posto está na rua e outro num armazém?
mjr Escreveu:
30 jun 2020, 07:53
Não percebi. Sendo um OPC, já tem o CAE correto. Porque é esquema um OPC cobrar pelo serviço de carga (em espaço de acesso privado)?
Acho que o exemplo acima é claro.

E agora pergunto, se não é esquema um OPC cobrar pelo serviço de carga (em espaço de acesso privado), porque é que um OPC na via publica não pode fornecer ao seu cliente um serviço de carga sem envolver um CEME? Não estão a prestar exactamente o mesmo serviço? Porque é que para um caso não pode vender energia e no outro já pode?

O modelo comercial que eu estava à espera em Portugal era o que a Power dot aplica no hub da Maia, mas não posso concordar com este tipo de abordagem, seguramente que o espirito da lei na era este, os locais privados, seriam para casos onde não seriam cobrados carregamentos.

Se ninguém tratar de mudar esta lei burocrática, castradora e aburda, talvez um dia 99% dos postos passem a estar em locais de acesso privado e dessa forma será o fim da rede publica que o Estado tanto elogia, mas que na pratica funciona mal.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por mjr » 30 jun 2020, 23:26

Sinceramente não percebo qual é o esquema. O OPC vende SEMPRE o serviço de carga, seja em espaço de acesso público ou privado. Nunca vende energia.

Por isso a atividade é EXATAMENTE a mesma.

Do que ouvi, de pessoas até que estiveram envolvidas na elaboração da lei, o espírito da lei é exatamente esse.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por rimsilva » 01 jul 2020, 11:00

Só não percebe quem não quer.

Sem energia não há serviço de carregamento, sem energia não há actividade de OPC, a energia é a matéria prima do OPC.

Quando o carregamento envolver um CEME, o OPC deixa de ter controlo sobre essa matéria prima e fica sem uma fatia bem considerável do seu lucro que passa para o bolso do CEME.

A prova está nos preços dos carregamentos nos postos da Power dot, dentro e fora da rede.

Actualmente temos uma empresa que está a entrar no mercado como OPC, a Helexia, que é também uma empresa que investe no sector das energias renovaveis, imagine-se só que preços é que poderiam oferecer se pudessem utlizar a energia que produzem, em vez de lhe imporem um CEME.

Se quiserem, posso colocar a questão nos seguintes moldes, o "esquema" foi terem reduzido a actividade de uns OPC ao serviço de carregamento (rede mobie) e para outros (dentro de um armazém) já poder comprar a energia onde e como quiser e vender um serviço de carregamento, com base nesse energia comprada.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por mjr » 01 jul 2020, 14:33

A questão do espaço privado é by design. Não é possível controlar nem é certamente constitucional limitar a atividade económica que se pode fazer em espaço privado de acesso privado, desde que cumpra, claro, os regulamentos de segurança. Podem, claro, limitar o que podes legalmente vender, e por isso não podes vender energia se não fores CEME ou CE geral.

O facto de o bem vendido ser energia mas faturado de outra maneira (tempo, por exemplo) é irrelevante.

Os locais de acesso público têm de se redigir por toda uma regulamentação diferente do espaço de acesso privado, este modelo é mais uma.

Sobre os preços da Powerdot em espaço privado, não é prova de coisa nenhuma. É um acordo com a Uber, não sabemos as condições do contrato com a Uber que podem invalidar a comparação.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por jfr2006 » 01 jul 2020, 16:49

Continua a insistir que este modelo é uma maravilha... pode ser que pegue :roll: :roll:

Responder

Voltar para “Carregamento”