Postos de carga rápida

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por mjr » 03 abr 2017, 22:48

MINInDalila Escreveu:
Orlando Escreveu:Minimizar emissões poluentes?
Amigo florista, em vez se minimizar, evita-as!!!
Assim sim teria toda a razão.
O mundo não é preto ou branco nem 1 ou 0. Há "n" explicações possíveis para justificar que alguém ainda não tenha conseguido optar por um veiculo 100% eléctrico...
Claro que há. Eu até sou dos puristas, mas compreendo que haja muitas pessoas que não conseguem ter um 100% elétrico. Para mim pessoalmente ter uma garagem 100% elétrica é quase impossível a não ser que larga-se muitos €€€ num Tesla S. Com a geração dos 60 (kW.h), como já aqui falaram, aí sim deixará de haver necessidade de ter um backup a combustão para praticamente toda a gente.

E estamos a sair do tópico outra vez... Para discutir carros em particular, neste caso o Ampera, há um tópico/fórum específico: viewforum.php?f=73
Também acho que há um tópico sobre o veganismo, senão criem para discutir esse assunto.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
sosimple
Mensagens: 318
Registado: 15 ago 2016, 14:16
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por sosimple » 03 abr 2017, 22:55

Orlando Escreveu:Fiquei bastante reconfortado com a sua belíssima argumentação. Pois fiquei consciente que a poluição de produção de carne em Portugal é maior que os cancros do ci. Até larguei um pinguinho, acho que vou comprar um híbrido cancro disfarçado. Vou ali reconfortar um amigo meu cujo irmão se foi por causa da poluição atmosférica sem nunca ter tocado num cigarro.
As coisas que aprendo.
A atmosfera e o ambiente não têm fronteiras, mas continue a pensar assim.

O consumo médio de 0,3 litros aos 100 km do meu carro desde que chegou a Portugal deve, de facto, produzir substâncias irritantes. Pelo menos, sempre que o Sr. Orlando faz alguma intervenção em relação ao mesmo, mostra-se bastante irritado.

Recomendo a seguinte leitura. Tem poucas imagens e muito texto mas faça um esforço.

http://www.fao.org/docrep/010/a0701e/a0701e00.htm
Se preferir em Francês: http://www.fao.org/docrep/012/a0701f/a0701f00.htm

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por Orlando » 03 abr 2017, 23:33

Vamos esquecer o assunto, já fomos vários aqui a chamar a atenção.
Não vamos perder mais o nosso tempo.
Bem haja ao forista e que continue na sua caravana.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por mjr » 05 abr 2017, 11:08

Tópico desbloqueado.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2480
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por Apr » 05 abr 2017, 12:22

Ainda não percebo qual é a motivação para usar hibridos Plug-in sem carga rápida num PCR.


só o sosimple explicou a sua opinião sobre o assunto, e apesar de lhe reconhecer alguma sensatez, a mim parece-me mais uma história bem ensaiada, isto porque:

- quando lhe sairem €€ do bolso para carregar no PCR vai continuar dispender 30 minutos para carregar algumas migalhas?

- Reconhece que há veiculos que dependem só de PCR's para circular? Se houver muitos casos de plugins hibridos a ocupar PCR's pode no limite influenciar negativamente os donos desses VE's puros que passam a optar por usar um fumarento para fazer uma viagem. Qual é o balanço para o ambiente agora? Ou só nos interessa o nosso próprio umbigo?

- Não ficamos todos contentes ao ver VE's a circular nas estradas e mostrar que é possivel, com bom senso e paciencia, viajar em zero emissões? Poque não ajudam a que isto seja uma realidade, deixando livres os PCR's? Com Hibridos Plugin agarrados aos PCR's acham que ajuda ou dificulta a gestão dos tempos de espera entre cargas?


Já dizia o meu avô que já bastam aquelas com que não contamos... há um trabalho enorme pela frente para "educar" os donos de VE's a usar corretamente os PCR's, nas situações de fim e carga que demoram tanto tempo e muitos não fazem ideia do pouco proveito que tem, há o fenómeno uber de usurpação total de PCR's, etc, para quê complicar adicionando a esta confusão hibridos plug in sem carga rápida que não tem sequer este problema de falta de autonomia??

Qual a opinião de outros donos de hibridos plugin que frequentam o fórum sobre este tema?

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2586
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por alexmol » 05 abr 2017, 13:01

Tanta discussão que podia ser evitada com "uma porcaria" de uma tomada schuko ou uma ficha azul ao lado de cada PCR.

Eu ofereço a mão de obra para instalar.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
sosimple
Mensagens: 318
Registado: 15 ago 2016, 14:16
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por sosimple » 05 abr 2017, 13:54

A conversar é que a gente se entende. Obrigado por demonstrares abertura para uma conversa construtiva. Vou tentar responder às tuas questões.
Apr Escreveu:Ainda não percebo qual é a motivação para usar hibridos Plug-in sem carga rápida num PCR.
A motivação, como tenho mencionado desde o início, é a de maximizar a utilização eléctrica do meu "plug-in híbrido" (prefiro chamar-lhe veículo eléctrico com extensor de autonomia, pois de híbrido tem muito pouco. Isso poderá ser discutido noutro tópico).
Apr Escreveu:só o sosimple explicou a sua opinião sobre o assunto, e apesar de lhe reconhecer alguma sensatez, a mim parece-me mais uma história bem ensaiada, isto porque:
Reconheço que és uma pessoa inteligente e íntegra, pelo que está visível nas tuas intervenções no fórum. Porque é que assumes que não o sou também? Até indícios em contrário não deverias dar-me o benefício da dúvida e aceitar que posso mesmo estar a agir de boa fé?
Apr Escreveu:- quando lhe sairem €€ do bolso para carregar no PCR vai continuar dispender 30 minutos para carregar algumas migalhas?
Dependendo do modelo de cobrança aplicado à utilização dos PCRs, tanto poderei continuar, como deixar de os usar. De momento, não tenho uma resposta definitiva para dar. Obviamente que também não pretendo armar-me em Dom Quixote.
Apr Escreveu:- Reconhece que há veiculos que dependem só de PCR's para circular? Se houver muitos casos de plugins hibridos a ocupar PCR's pode no limite influenciar negativamente os donos desses VE's puros que passam a optar por usar um fumarento para fazer uma viagem. Qual é o balanço para o ambiente agora? Ou só nos interessa o nosso próprio umbigo?
Apr, reconheço isso tudo, mas também já disse que nunca abandono o veículo enquanto uso os postos. Não sei onde é que posso estar a ser pouco claro na minha posição.
Apr Escreveu:- Não ficamos todos contentes ao ver VE's a circular nas estradas e mostrar que é possivel, com bom senso e paciencia, viajar em zero emissões? Poque não ajudam a que isto seja uma realidade, deixando livres os PCR's? Com Hibridos Plugin agarrados aos PCR's acham que ajuda ou dificulta a gestão dos tempos de espera entre cargas?
Ver reposta anterior.
Apr Escreveu:Já dizia o meu avô que já bastam aquelas com que não contamos... há um trabalho enorme pela frente para "educar" os donos de VE's a usar corretamente os PCR's, nas situações de fim e carga que demoram tanto tempo e muitos não fazem ideia do pouco proveito que tem, há o fenómeno uber de usurpação total de PCR's, etc, para quê complicar adicionando a esta confusão hibridos plug in sem carga rápida que não tem sequer este problema de falta de autonomia??
Ver resposta anterior.

Vários membros aqui do fórum têm um VE e um CI. Há vários relatos de situações em que se usa o CI em detrimento do VE por haver a possibilidade do VE não estar á altura de uma ou outra viagem. Nessas situações, assim que se usa o CI, 100% da viagem é feita com um CI.

Eu também tenho um VE e um CI, com a diferença de que são um e o mesmo carro.

Dia-a-dia? É um VE.
Vou passar o fim-de-semana a Ferreira do Zêzere? É um VE até pouco depois de Aveiras, depois é um PHEV até Ferreira e volta a ser um VE enquanto lá estou.

Se durante as viagens que fizer em que tenha de recorrer ao extensor de autonomia, aproveitar as paragens (que já fazia com os carros que tive anteriormente) para carregar as migalhas que puder e assim aumentar a eficiência do carro, e se enquanto o fizer tiver o cuidado de não prejudicar os restantes utilizadores, pergunto: qual é o problema?

Também há quem afirme (e podes encontrar vários exemplos aqui no fórum) que tenho de dar prioridade a outros nos postos de carga normal... Porque eu posso usar gasolina e outros não. Por outras palavras, tenho de abdicar de usar o meu VE como um VE. Concordas com esta posição?

O meu carro não está limitado a 25 ou 30km de autonomia eléctrica. Faz 85km com facilidade. Posso acelerar a fundo e atingir a velocidade máxima sem que o CI entre em funcionamento. Não é suficiente para ser um VE?

Honestamente, não sei mais o que dizer em relação ao assunto.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por rimsilva » 05 abr 2017, 14:28

Acredito na veracidade do que referes e admiro o esforço, não privando um VE (100% eléctrico) de carregar, não vejo qual é o mal. Só têm de cumprir as regras.

No verão passado pouco depois de surgir o autocolante com a mensagem dos 30min por utilizador, terminei a minha carga em Aveiras ao fim dos 30min porque estava um PHEV (outlander) a aguardar, na altura custou-me um pouco porque a viagem até Pombal ainda era difícil, mas eram as regras.

Ainda recentemente estive à espera de um model S 90D que fez uma carga de aproximadamente 45min (já o referi neste forum), não me queria estar a chatear, mas havendo respeito pelo próximo tudo se resolve.

Não nos adianta estar sempre a criticar, mas infelizmente os problemas vão continuar.

Antes faltavam postos, agora há postos mas também há cada vez mais carros (e há os que começam a sair da cidades), faltam PCL ao lado dos PCR's e daqui a nada faltam mais PCR's ao lado dos actuais...

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2480
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por Apr » 05 abr 2017, 14:53

Há algumas coisas que te estão a escapar:
- não consegues responder pelos outros, tivessem todos pensado nas implicações até a exaustão como tu a coisa era menos gravosa.
- O facto de usares tem consequencias, basta lá estares para passar uma mesagem que não controlas. A de que se pode carregar sem problemas, a de que os postos estão sempre ocupados, etc.
- E filas de Amperas à espera para carregar? Vai acontecer mais cedo ou mais tarde.

Estes temas são maiores do que tu e não há atitude individual que possas tomar que as evitem. Espera há uma: não usar postos que foram criados especificamente para veiculos que de outra forma não podem prosseguir o seu caminho. E o teu plug-in não é um desses carros.

O facto de teres feito um "guia para tótós" vai abrir portas para a tal geração dos ampelastros que referi no outro post. A cula não é tua, era inevitável, mais cedo ou mais tarde, aqui ou noutro lado qualquer, o aparecimento deste guia. Não há duvida que és o grande impulsionador da ideia. Cabe agora aos utilizadores definirem com as suas opiniões o que acham deste comportamento, ser feito de forma generalizada.

Se queres maximizar a utilização do teu Ampera podes, por exemplo, nas bombas de gasolina onde está instalada a maior parte dos PCR's, pedir gentilmente a cedência de uma tomada, há imensa gente que já o fez ao ver PCR's avariados e eles são acessíveis. Já experimentaste fazer?


Quanto à descrição que fazes do teu carro, epa, estás contente? Ainda bem! É um EV puro... Não. Também não sei o que queres que te diga sobre isso.

Avatar do Utilizador
sosimple
Mensagens: 318
Registado: 15 ago 2016, 14:16
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por sosimple » 05 abr 2017, 15:03

Apr Escreveu:não usar postos que foram criados especificamente para veiculos que de outra forma não podem prosseguir o seu caminho. E o teu plug-in não é um desses carros.
Apr Escreveu:Se queres maximizar a utilização do teu Ampera podes, por exemplo, nas bombas de gasolina onde está instalada a maior parte dos PCR's, pedir gentilmente a cedência de uma tomada, há imensa gente que já o fez ao ver PCR's avariados e eles são acessíveis. Já experimentaste fazer?
Obrigado por teres clarificado a tua posição. Creio que a minha também está clara. Discordando da tua opinião, respeito o teu direito a tê-la.

Da minha parte, dou por terminado o assunto. O off-topic vai longo e nada de produtivo ou positivo vai resultar desta conversa.

Responder

Voltar para “Carregamento”