Bruxelas quer rede de estações de serviço para combustíveis
Enviado: 26 jan 2013, 20:16
Bruxelas quer rede de estações de serviço para combustíveis alternativos
"A Comissão Europeia anunciou hoje que quer criar estações de serviço para combustíveis alternativos, com normas comuns de conceção e utilização, como, por exemplo, a adoção da tomada de "tipo 2" para carregar carros elétricos.
"O desenvolvimento de combustíveis alternativos e inovadores é uma forma evidente de tornar a economia europeia mais eficiente na utilização dos recursos, de reduzir a nossa dependência excessiva em relação ao petróleo e de desenvolver um setor dos transportes que esteja pronto para dar resposta às exigências do século XXI", disse o comissário europeu para os Transportes, Siim Kallas.
O comissário salientou ainda que "a China e os EUA, em conjunto, preveem ter mais de seis milhões de veículos elétricos em circulação até 2020. Trata-se de uma grande oportunidade para a Europa de ocupar uma posição sólida num mercado mundial em rápida expansão".
O pacote relativo à energia limpa para os transportes é composto por uma comunicação respeitante a uma estratégia europeia para os combustíveis alternativos, uma diretiva relativa às infraestruturas e às normas e um documento de acompanhamento que descreve um plano de ação para o desenvolvimento do gás natural liquefeito (GNL) nos transportes marítimos.
Em relação aos veículos elétricos, Bruxelas constatou que "a situação dos pontos de carregamento elétrico varia muito na UE" e anunciou que a norma comum são as tomadas de "tipo 2", para que um veículo possa ser abastecido em qualquer Estado-membro.
Portugal é um dos países com melhores prestações em termos de pontos de carregamento, com 1.350, a par da Itália, numa tabela liderada pela Alemanha (1.937), Holanda (1.700), França (1.600) e Espanha (1.356).
O objetivo traçado para Portugal é ter 12.000 pontos de carregamento e 200 mil veículos elétricos até 2020.
Já em relação aos biocombustíveis, que -- segundo Bruxelas - representam cerca de 5% do mercado, o desafio é assegurar a sua sustentabilidade.
Em relação ao hidrogénio, a Alemanha, a Itália e a Dinamarca têm já, respetivamente, 42, 21 e 14 postos de abastecimento, embora a Comissão adiante que alguns deles não estão acessíveis ao público.
No contexto da proposta de hoje, as estações de serviço existentes serão interligadas de forma a constituir uma rede com normas comuns que garantam a mobilidade dos veículos a hidrogénio."
Em: http://economico.sapo.pt/noticias/bruxe ... 61044.html
"A Comissão Europeia anunciou hoje que quer criar estações de serviço para combustíveis alternativos, com normas comuns de conceção e utilização, como, por exemplo, a adoção da tomada de "tipo 2" para carregar carros elétricos.
"O desenvolvimento de combustíveis alternativos e inovadores é uma forma evidente de tornar a economia europeia mais eficiente na utilização dos recursos, de reduzir a nossa dependência excessiva em relação ao petróleo e de desenvolver um setor dos transportes que esteja pronto para dar resposta às exigências do século XXI", disse o comissário europeu para os Transportes, Siim Kallas.
O comissário salientou ainda que "a China e os EUA, em conjunto, preveem ter mais de seis milhões de veículos elétricos em circulação até 2020. Trata-se de uma grande oportunidade para a Europa de ocupar uma posição sólida num mercado mundial em rápida expansão".
O pacote relativo à energia limpa para os transportes é composto por uma comunicação respeitante a uma estratégia europeia para os combustíveis alternativos, uma diretiva relativa às infraestruturas e às normas e um documento de acompanhamento que descreve um plano de ação para o desenvolvimento do gás natural liquefeito (GNL) nos transportes marítimos.
Em relação aos veículos elétricos, Bruxelas constatou que "a situação dos pontos de carregamento elétrico varia muito na UE" e anunciou que a norma comum são as tomadas de "tipo 2", para que um veículo possa ser abastecido em qualquer Estado-membro.
Portugal é um dos países com melhores prestações em termos de pontos de carregamento, com 1.350, a par da Itália, numa tabela liderada pela Alemanha (1.937), Holanda (1.700), França (1.600) e Espanha (1.356).
O objetivo traçado para Portugal é ter 12.000 pontos de carregamento e 200 mil veículos elétricos até 2020.
Já em relação aos biocombustíveis, que -- segundo Bruxelas - representam cerca de 5% do mercado, o desafio é assegurar a sua sustentabilidade.
Em relação ao hidrogénio, a Alemanha, a Itália e a Dinamarca têm já, respetivamente, 42, 21 e 14 postos de abastecimento, embora a Comissão adiante que alguns deles não estão acessíveis ao público.
No contexto da proposta de hoje, as estações de serviço existentes serão interligadas de forma a constituir uma rede com normas comuns que garantam a mobilidade dos veículos a hidrogénio."
Em: http://economico.sapo.pt/noticias/bruxe ... 61044.html