Carregamento turístico em França

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Carregamento turístico em França

Mensagem por pemifer » 02 mar 2020, 11:08

rnlcarlov Escreveu:
02 mar 2020, 09:54
Parece que a maior parte da rede Corridor está fora de serviço, sem previsões de quando entrará em funcionamento novamente, culpa de defeitos de segurança da maioria dos PCRs instalados.
De um dia para o outro torna-se extremamente complicado carregar em França.

https://www.challenges.fr/automobile/ac ... ble_700971
Ora bolas!
Mais uma desculpa para virem dizer que a Mobi.e é uma maravilha!
Não é! Mas lá fora ainda estão mais mal servidos!
Que nos comparem aos melhores!

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Carregamento turístico em França

Mensagem por BrunoAlves » 02 mar 2020, 15:33

Se fosse a MobiE desligava os postos sem aviso. Depois talvez lançassem um comunicado com data anterior ao evento :mrgreen:

O que está a acontecer lá é muito grave, do que li só anunciaram desligar, não há planos para substituir por postos funcionais.
Não usam Efacec, avariaram :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Carregamento turístico em França

Mensagem por migle » 02 mar 2020, 21:12

Ah, mas avisaram com antecedência, por mail, no dia 28/2. :mrgreen:
Chère cliente, cher client,
Pour vos déplacements en véhicule électrique, vous êtes peut-être amené à vous recharger sur les bornes du réseau Corri-Door, présent sur les grands axes routiers français.
Nous vous informons qu’IZIVIA a décidé d’arrêter définitivement 189 bornes de ce réseau en raison de problèmes de sécurité. Dans les prochains mois, IZIVIA souhaite remplacer certaines de ces bornes. Le réseau Corri-Door conservera au total 40 à 50 bornes dont les 28 bornes toujours disponibles. La situation étant avant tout pénalisante pour nos clients et utilisateurs du réseau, nous vous présentons toutes nos excuses.
Votre Pass IZIVIA vous donne toujours accès à 100 000 points de charge en France et en Europe. Pour anticiper et préparer vos trajets, nous vous donnons rendez-vous sur l’application IZIVIA ou sur la cartographie de notre site internet.

Damia Khelladi,
Votre responsable du service client
Já estão uns furos acima da Mobi.e por isso. Estes descobriram de um momento para o outro que a maior parte dos postos tinha uma falha de segurança, e vão todos à vida. Ficam 28 sempre ligados que são de outro fabricante.
É engraçado que só alguns dos 189 postos que vão ser desligados vão ser substituídos ... (mau, está pior que a Mobi.e)

Eu não disse nada, porque ainda estou para perceber se os vão desligar faseadamente, à medida que os substituem, ou se é à bruta... A notícia dá ideia que é mesmo à bruta.

https://www.izivia.com/en/unavailability-on-corri-door

PS: Pergunto-me, se isto irá mesmo ser um problema inultrapassável, porque eu estava (estou sempre) com intenções de atravessar França...
PS2: O link explica que houve mesmo dois incidentes de segurança. Enfim, todos sabíamos que aqueles postos não eram grande coisa.
Última edição por migle em 03 mar 2020, 23:28, editado 1 vez no total.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Carregamento turístico em França

Mensagem por migle » 02 mar 2020, 22:11

Parece-me que afecta muito realmente. Geralmente, há mais PCRs dos "sindicatos" de energia de cada "departamento" do que da rede Corri-Door, e muitas vezes são mesmo junto à auto-estrada, em zonas industriais ou nos parques de estacionamento para car pooling. Por exemplo, pelo norte atlântico, para Nantes, não há qualquer problema.

Porém, há uma ligação muito importante para nós portugueses com problemas, que é a A89 por Clermont-Ferrand, que é o único caminho lógico para ir de Portugal para a Suiça ou para o sul da Alemanha. Até Bordéus é fácil, mas após Périgueux, saindo do departamento 24, não há mais nada. Há uns stands e coisas desse tipo. É possível, afastando bastante da auto-estrada, com as demoras que isso acarreta, impossível em viagens maiores.
Virando em Clermont-Ferrand para a A36, em direcção ao sul da Alemanha, passa-se o mesmo.

Para mim, ainda por cima no princípio do ano, isto significa o fim da rede Corri-Door. Provavelmente estão numa de "já não brinco" com o governo...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Carregamento turístico em França

Mensagem por rimsilva » 03 mar 2020, 18:11

Eu quase que arrisco a dizer que o que nos safa em Portugal é que praticamente não temos rede de carregamento rápida em Portugal, excepto a Lisboa e ao Porto, só que para quem quer viajar pouco interessa, assim como não PCRs da EFACEC ou tritium.

Sem duvida que o grande factor diferenciador é que pelo menos em França há comunicação com os utilizadores.... Deixa no entanto, em aberto um tema que já referi algumas vezes - um plano de contingência - isso parece-me que estamos ao mesmo nível da França.

Parece que o fornecedor não quer assumir a responsabilidade (que porra de contratos são estabelecidos?) e assim gera-se uma situação gravissima para os utilizadores de VE's

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Carregamento turístico em França

Mensagem por frankesousa » 03 mar 2020, 22:57

Eu também sou da opinião que a informação é do mais importante que há (elimina todo o tipo de ideias erradas muitas vezes) mas...

se é para dizer "vamos desligar isto tudo e acabou a mobilidade eléctrica para nós", então preferia que estivessem calados, é mesmo muita falta de respeito pelos utilizadores.

Pode ser que entretanto alguém tome alguma medida séria, e sinceramente, não acredito que exista uma "falha de segurança" irremediável para tomar uma acção destas!

Alguém sabe pormenores?
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Carregamento turístico em França

Mensagem por migle » 04 mar 2020, 00:37

Não cheira nada bem, parece uma desculpa.

https://www.electrive.com/2020/03/01/iz ... in-france/

Então, dois carregadores da EVTronic apareceram com uma mancha negra, indício de quase incêndio.
A EVBox diz que os carregadores têm uma adaptação especial para a IZIVIA e que o problema está relacionado com essa modificação.
Além disso reitera, com tem feito desde 2014, a importância de haver uma manutenção profissional.....
Diz que tem oferecido assistência no sentido de ter a rede a funcionar o mais rápido possível.

Parecem sinais de que a EDF não quer...

Isto é uma grande machadada na ME na Europa. Que a EDF feche a rede que construiu em 2014/15 com fundos comunitários, que não mostre vontade de a abrir e o governo francês não intervenha dizendo que está em causa a mobilidade dos cidadãos.

Nós quando tivemos greve de combustíveis, tivemos requisição civil, camiões a serem conduzidos por militares da GNR, etc, etc... É óbvio que a dimensão do problema não é a mesma, e não tem as consequências na cadeia de abastecimento. Porém, as pessoas que optaram pela ME também são cidadãos e, a meu ver, estão a ver os seus direitos serem violados.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Ricardo
Mensagens: 221
Registado: 14 nov 2017, 00:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Carregamento turístico em França

Mensagem por Ricardo » 04 mar 2020, 10:36

Retirado do mesmo artigo

"she (Izivia's boss) also revealed that the charging rate of the decommissioned terminals had been one every two days with only one use every two days. Not exactly a picture of a profitable business."

Uma utilização a cada dois dias
Alguém interessado em abrir um negócio destes? Pois é, se calhar a ionity não é assim tão cara nem a nossa mobi-e é assim tão má. Migle, eu não diria que parece uma desculpa. Eu diria que é uma justificação.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Carregamento turístico em França

Mensagem por migle » 04 mar 2020, 21:16

Acredito que seja essa a razão. Mas aí voltamos à situação de não haver rede por não haver utilizadores, e de não haver utilizadores porque carro eléctrico só se consegue usar sem se afastar muito de casa.
Em 2014, quando quase não havia utilizadores, tomou-se a decisão de cobrir os principais corredores de auto-estradas com PCRs. Hoje, que há muito mais, a decisão é de a encerrar por falta de utilização.

Finalmente, desconfio desses números. Os 189 postos a serem desligados são todos utilizados uma vez de 2 em 2 dias? Não acredito.
Às vezes os números são expostos de uma forma manipuladora. Cá em Portugal gostam de usar a taxa de ocupação: 50% ocupados. Quem ouve, nem pensa que estão a contar com as 24 horas.
Aqui, acredito mais que seja: nesses 189, chegava a haver postos utilizados de 2 em 2 dias. Ou até: havia postos que ficavam 2 dias sem ser utilizados.

Não há muitos VEs em França, mas também não são muitos postos.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Carregamento turístico em França

Mensagem por BrunoFonseca » 29 ago 2020, 00:09

Estava a ver no Electromaps que grande parte dos postos em França estão off. Julgo ser o problema da Corridor/Sodetrel.
Contudo esbarrei com um site de uma rede KiWhi Pass. Alguem conhece e pode (des)aconselhar?

Responder

Voltar para “Carregamento”