Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por rnlcarlov » 07 mai 2020, 09:47

Orlando Escreveu:
06 mai 2020, 18:19
Não contem com preços ótimos, os PCN custaram bastante aos operadores.
Esperemos é que seja ligeiramente acima do que se paga em casa.
Por este andar vai-se manter a velha tradição de quem vive ao pé da fronteira com Espanha ir lá para abastecer (o VE) :lol:

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3043
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por Filipe » 07 mai 2020, 10:06

E comprar caramelos. 8-)
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por OCasal » 07 mai 2020, 11:05

Uma coisa é certa, nos postos como os do Ipo - Porto, para uma utilização pontual e de recurso é óptimo, porque é quase 100% garantido que temos posto livre para carregar!

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por BrunoFonseca » 15 mai 2020, 17:41

Depois de ter lido os vosso últimos comentários, continuo com a mesma opinião:
1) Cada um defende a opção que melhor se adequa ao veículo que possui
2) CEME vende energia, logo cobra ao kWh, OPC aluga a utilização do posto, logo cobra em função do tempo

Quanto aos Zoes de 22 e quando dizem, "...pois não é a melhor opção um Zoe carregar num PCR..." a minha pergunta é "Então onde raio carrego numa viagem em AE??", daí considerar que a melhor solução é a instalação de um PCR (Chademo+CCS) e de um PCN 22 por site.

Sim, aborrece-me ver VE a carregar a 3 qualquer coisa em postos de 22, sim, porque para um Zoe não é melhor opção carregar num PCR, logo tem que carregar num PCN.

Estão a ver como alguns dos vossos comentários estão totalmente condicionados pelo VE que possuem?

Claro está que se um OPC colocar um posto de 22 a cobrar ao kWh, irá fazer as contas de forma a que o €/kWh seja igual àquilo que iria cobrar por minuto, assumindo que numa hora o consumo fosse equivalente a 22kWh (ou no limite 80% de 22)

A meu ver faz todo o sentido que a formula para o pagamento dos PCR seja igual à dos PCN, e já agora aos HPCR, pois estou para ver que alguém que possua um VE que carrega a 100kWh vs um que carrega a 50 não terá a mesma visão sobre a forma de contabilização da utilização do posto.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por rimsilva » 15 mai 2020, 19:14

O facto de ser importante que ao lado de um PCR se instale um PCN é sinal que são equipamentos diferentes, servindo necessidades diferentes.

Recordo-me de em tempos confrotar um autor de um site de tecnologia, que se achava um "entendido" em VE's e que dizia que os VEs não eram carros para realizar viagens, porque tinha sido um pesadelo ir de Lisboa ao Algarve, devido aos tempos de carregamento.
Claro que fazer uma viagem por AE, pagar portagens e depois passar horas a carregar (se for do Porto até ao algarve) não é bom, mas isso só acontece porque escolheu mal o VE para realizar viagens, nada mais.

Nâo me parece que as pessoas estejam a defender uma opção ou outra porque é mais adequiada ao veiculo que possue, mas porque acreditam por uma ou por outra razão que é o mais acertado.

No meu caso que tenho um VE com CR defendo tempo e kWh.

Concordo que por uma questão de clareza, cobrar por kWh tornava as coisas muito mais simples, só que, como o PCR é recurso especial e caro, num contexto de carga rápidas em viagens usar o tempo como referência permite uma utilização mais corecta do equipamento.

Tudo o resto são carregamentos lentos, por isso o tempo é um pouco indeferente. Naturalmente que um equipameno que oferece uma maior potência de carregamento deverá ter um custo/kWh superior a outros menos potentes, da mesma forma que eu para ter em casa mais potência disponivel tenho um custo de potência superior.

No final, o fundamental é ter um custo equilibrado e por escalões/potência, se isso, acontecer com base no tempo de carregamento(PCR+PCN), não acho que seja o principal problema, não podemos ter é PCN a custar mais do que PCR e isso hoje está a acontecer.

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por BrunoFonseca » 15 mai 2020, 21:16

rimsilva Escreveu:
15 mai 2020, 19:14
O facto de ser importante que ao lado de um PCR se instale um PCN é sinal que são equipamentos diferentes, servindo necessidades diferentes.

Recordo-me de em tempos confrotar um autor de um site de tecnologia, que se achava um "entendido" em VE's e que dizia que os VEs não eram carros para realizar viagens, porque tinha sido um pesadelo ir de Lisboa ao Algarve, devido aos tempos de carregamento.
Claro que fazer uma viagem por AE, pagar portagens e depois passar horas a carregar (se for do Porto até ao algarve) não é bom, mas isso só acontece porque escolheu mal o VE para realizar viagens, nada mais.

Nâo me parece que as pessoas estejam a defender uma opção ou outra porque é mais adequiada ao veiculo que possue, mas porque acreditam por uma ou por outra razão que é o mais acertado.

No meu caso que tenho um VE com CR defendo tempo e kWh.

Concordo que por uma questão de clareza, cobrar por kWh tornava as coisas muito mais simples, só que, como o PCR é recurso especial e caro, num contexto de carga rápidas em viagens usar o tempo como referência permite uma utilização mais corecta do equipamento.

Tudo o resto são carregamentos lentos, por isso o tempo é um pouco indeferente. Naturalmente que um equipameno que oferece uma maior potência de carregamento deverá ter um custo/kWh superior a outros menos potentes, da mesma forma que eu para ter em casa mais potência disponivel tenho um custo de potência superior.

No final, o fundamental é ter um custo equilibrado e por escalões/potência, se isso, acontecer com base no tempo de carregamento(PCR+PCN), não acho que seja o principal problema, não podemos ter é PCN a custar mais do que PCR e isso hoje está a acontecer.
Comentando...:
"... servindo necessidades diferentes." A meu ver servem a mesma necessidade: carregar o VE.
"...isso só acontece porque escolheu mal o VE para realizar viagens, nada mais." Todos os VE são adequados para viagens, desde que os seus utilizadores tenham noção da quantidade/tempo de carga. Agora, não me parece bem não haver uma solução de carregamento em AE (ou em EN) que permita carregar VE sem carga rápida.
"Nâo me parece que as pessoas estejam a defender uma opção ou outra porque é mais adequiada ao veiculo que possue, mas porque acreditam por uma ou por outra razão que é o mais acertado." Pois, mas o problema é que essas outras razões não são explicadas, ficam no vazio, daí a minha interpretação.

Tudo o resto estaria a repetir-me...
CEME = kWh
OPC = tempo

Nos PCN os OPC também querem tirar partido das potências que colocam nos postos, logo também para eles não faz sentido que um utilizador afirme que nos PCN é para se carregar devagar. Não! Em qualquer posto deve-se carregar na perspectiva de que o utilizar tira partido do posto. Se não o fizer é natural que o OPC entenda que o utilizador saia penalizado por uma utilização que não tira partido do posto.

Nos somos UVE, e pensamos como tal, queremos o melhor serviço ao preço mais baixo.
Agora, coloquem-se no ponto de vista de um OPC. Se tiverem um posto de 22 com VE a carregar a 3,5 vão fazer menos dinheiro do que se tiverem VE a carregar a 11 ou a 22, isto numa perpectiva de pagamento ao kWh. Se for medido ao tempo, para o OPC será indiferente se o VE carrega a 3,5 ou a 22, ficando o ónus no UVE que, se tiver urgência/necessidade, utiliza o posto, senão, procura outro.

Caramba, ou eu sou muita tacanho, ou muito burro, mas não compreendo como é que quem afirma que um PCN deve ser ao kWh pode estar certo.

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por rnlcarlov » 16 mai 2020, 10:26

BrunoFonseca Escreveu:
15 mai 2020, 21:16
Agora, coloquem-se no ponto de vista de um OPC. Se tiverem um posto de 22 com VE a carregar a 3,5 vão fazer menos dinheiro do que se tiverem VE a carregar a 11 ou a 22, isto numa perpectiva de pagamento ao kWh. Se for medido ao tempo, para o OPC será indiferente se o VE carrega a 3,5 ou a 22, ficando o ónus no UVE que, se tiver urgência/necessidade, utiliza o posto, senão, procura outro.

Caramba, ou eu sou muita tacanho, ou muito burro, mas não compreendo como é que quem afirma que um PCN deve ser ao kWh pode estar certo.
Se o OPC praticar preços em PCN que saiam mais caros aos utilizadores do que um PCR, então o que acontece é que muito dificilmente esse utilizador vai lá carregar, o que resulta em maior probabilidade de o posto estar mais tempo vazio e menos dinheiro faturado.

cfvp
Mensagens: 1639
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por cfvp » 17 mai 2020, 13:03

BrunoFonseca Escreveu:
15 mai 2020, 17:41
Depois de ter lido os vosso últimos comentários, continuo com a mesma opinião:
1) Cada um defende a opção que melhor se adequa ao veículo que possui
2) CEME vende energia, logo cobra ao kWh, OPC aluga a utilização do posto, logo cobra em função do tempo
Não estou a defender só porque o meu não está adequado, é porque é inerentemente injusto. Quantos VEs carregam a 22kW? E agora os OPCs vão por postos a contar que os VEs carreguem a 22kW? Isso faz algum sentido?
Claro que podes dizer "vai a um mais adequado". A minha pergunta é qual é o mais adequado para o Leaf?? Um dos VEs mais vendido no mundo. Aonde estão os postos de 7kW? Pois... :roll:
BrunoFonseca Escreveu:
15 mai 2020, 17:41
Quanto aos Zoes de 22 e quando dizem, "...pois não é a melhor opção um Zoe carregar num PCR..." a minha pergunta é "Então onde raio carrego numa viagem em AE??", daí considerar que a melhor solução é a instalação de um PCR (Chademo+CCS) e de um PCN 22 por site.
Ok, concordo plenamente. É melhor que ter um Zoe 2h num PCR, que mais coisa menos coisa, já estabelecemos que carga rápida é no mínimo próxima de 50kW e aproximadamente 30min ou menos.
BrunoFonseca Escreveu:
15 mai 2020, 17:41
A meu ver faz todo o sentido que a formula para o pagamento dos PCR seja igual à dos PCN, e já agora aos HPCR, pois estou para ver que alguém que possua um VE que carrega a 100kWh vs um que carrega a 50 não terá a mesma visão sobre a forma de contabilização da utilização do posto.
Isso não faz sentido nenhum, pelo menos do ponto de vista do UVE. Um PCN não é necessariamente um posto semi-rápido, apesar de ultimamente quererem transformá-los a todos nisso. Além disso não há nenhum tempo de utilização sensato de um PCN, ao contrário dos PCRs, por isso como é que a fórmula pode ser igual se o funcionamento em teoria não tem nada a ver com o tempo, mas sim com o carregamento??
Claro que se falarmos no ponto de vista dos OPCs, sim faz sentido para eles fazerem o que estão a fazer, mas eu acho que não é justo para nós, utilizadores em geral.

Quanto a haver postos de 100kW aí eu já não teria problemas em pagar mais, porque é um PCR! Quanto mais rápido melhor, daí beneficiarem quem carrega mais rápido. É assim tão difícil de entender?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por OCasal » 17 mai 2020, 14:52

PCN 's caríssimos são óptimos também para os utilizadores. Garante que estão sempre livres!

cfvp
Mensagens: 1639
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por cfvp » 17 mai 2020, 18:41

OCasal Escreveu:
17 mai 2020, 14:52
PCN 's caríssimos são óptimos também para os utilizadores. Garante que estão sempre livres!
Sim, visto dessa forma é melhor, mas mesmo com preços justos vai ser sempre mais caro do que carregar em casa por isso acredito que muita gente os evite de qualquer forma. Agora vemos muita afluência porque é grátis, eu quero ver quando for a pagar.

O reverso da medalha dessa situação é que é possível que os postos caiam no esquecimento porque como são tão caros e quase ninguém lá carrega, não são uma prioridade para fazer manutenção. Aliás o OPC até pode nem saber que algo de errado se passa até lá ir alguém tentar carregar e não conseguir, ou seja, é mau para os UVEs.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Responder

Voltar para “Carregamento”