Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por BrunoFonseca » 17 mai 2020, 20:42

cfvp Escreveu:
17 mai 2020, 13:03
Quanto a haver postos de 100kW aí eu já não teria problemas em pagar mais, porque é um PCR! Quanto mais rápido melhor, daí beneficiarem quem carrega mais rápido. É assim tão difícil de entender?
Sim, é difícil entender. Eu tenho uma opinião e tu tens uma opinião contrária, que eu respeito, mas com a qual não concordo.
Quanto à alteração dos postos de 3,7 para o 22, acredito que essa seja uma opção do próprio OPC. Se tal for verdade, tal deve ter por trás um racional qualquer, tipo quais os postos que são mais procurados ou quais podem dar mais lucro.

Eu acredito que os postos devem ter potências de acordo com o tipo de localização e não do modelo VE mais vendido.
Ex:
Supermercados/Shopping devem ter postos de 11 ou 22, pois por norma as pessoas não demoram mais de 2 horas nesses sítios.
Autoestradas devem ter postos de 43, 50, 100 ou mais pois o UVE está em transito, não sendo um destino.
Hoteis, 3,7 é suficiente pois são lugares onde as pessoas pernoitam, logo 8 a 10 de carga
Parques de estacionamento na via pública. 3,7 pois por norma as pessoas estão a trabalhar ou em casa.

Creio ainda que a tua reclamação se prende mais com os tarifários dos PCN em si. Dou aqui outro exemplo que tive oportunidade de reportar ao Mobilectric, e em que ficava mais barato carregar um Zoe 22 no PCR do Radisson, do que no PCN (22) do Alegro de Alfragide.

Os postos são dos OPC, e não sendo estes a Santa Casa da Misericórdia, acredito que queiram que os seus equipamento sejam lucrativos.
TODOS os postos públicos, PCN ou PCR devem ser utilizados com racionalidade, isto é, pelo menor numero de tempo possível, para permitir rotatividade nos utilizadores, daí continuar a afirmar que devem ser facturados em função do tempo e nao em função do kWh, independentemente da potencia do postos.

Exemplo da Prio (OPC): PCN CSC-00021; 22kW; 0,01€/min, em 30 minutos carrega 11kWh e custa 0,30€, o que dá 0,027€/kWh
Exemplo da Prio (OPC): PCN SNT-00016; 7,4kW; 0,01€/min, em 30 minutos carrega 3,7kWh e custa 0,30€, o que dá 0,081€/kWh
Exemplo da Prio (OPC): PCR SNT-00032; 50kW; 0,102€/min, em 30 minutos carrega 25kWh e custa 3,06€, o que dá 0,122€/kWh

Com este ultimo exemplo mostro que o problema está na politica de atribuição de preços nos postos. Repara que o mesmo VE, que consiga carregar a 22kW, paga ~0,027€/kWh num posto e 0,081€/kWh noutro, por outro lado um VE que apenas consiga carregar a 7,4kW irá sempre pagar 0,081€/kWh, valor que considero muito elevado pois a este valor ainda tens que adicionar a parcela do CEME e respectivos IVA.
A solução passa por atribuir um €/min de forma a que, para diferentes potencias, o €/kWh seja sempre o mesmo, e assumindo que o carro não irá tirar partido da potencial total do posto em x% do tempo.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por rimsilva » 18 mai 2020, 10:53

BrunoFonseca Escreveu:
17 mai 2020, 20:42

Sim, é difícil entender. Eu tenho uma opinião e tu tens uma opinião contrária, que eu respeito, mas com a qual não concordo.
Quanto à alteração dos postos de 3,7 para o 22, acredito que essa seja uma opção do próprio OPC. Se tal for verdade, tal deve ter por trás um racional qualquer, tipo quais os postos que são mais procurados ou quais podem dar mais lucro.
Uma opinião muita vezes repetida não "cria" uma lei ou regra.

Dizer que um PCR ou PCN é a mesma coisa e que serve o mesmo propósito/necessidade (carregar um VE) é uma opinião, no minimo, incompleta... porque um PCR serve para carregar VE com carregador interno rápido (acima de 22 kW, a baixo dessa potência será lento, sem distinção de potência), logo um VE que não tenha um carregador acima dos 22 KW de potência não é adequado para, pessoalmente com queria usar PCR, fiz questão de comprar um VE com carregamento DC.

Isto que refiro, está referido em directivas europeias, nao é uma opinião.

Quanto ao resto, acho que todos concordam que os preços devem variar em função daquilo que oferecem (maior potência de carregamento), sem serem absurdos, se não corremos o risco de não serem utilizados (prejudicando os utilizadores e operadores).
A questão do tempo é secundária, sobretudo quando entramos no ambito dos carrementos lentos (< 22 kW).

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por migle » 20 mai 2020, 23:25

Esta conversa é interminável. Todos já falámos, eu também já falei, mas há uma coisa que me custa a aceitar.

Penso que fere os princípios de justiça de qualquer pessoa: é que por vezes parece que as pessoas pretendem limitar a liberdade das outras utilizarem os seus VEs como entendem e de utilizarem os postos de carregamento dentro dos regulamentos que estão definidos; ou pretendem que as outras se auto-limitem com base em princípios aparentemente morais.

A única coisa que é moral é o jogo ser aberto, as regras escritas e claras e visíveis para toda a gente. Se há um posto, lento ou rápido, que não tem tempo limite de utilização (infelizmente) então ninguém tem de se queixar de outra pessoa o utilizar durante mais tempo do que lhe parecia adequado (desde que o carro esteja a carregar sem vigarices).

Tem acontecido com os Zoes, as pessoas dizerem que não tem CR, por isso não é adequado para viagens grandes, por isso não deveria usar os PCRs. Bem... quem tem de saber se é adequado ou não é a pessoa que o comprou. A pessoa pode ter achado que faz poucas viagens num ano e não lhe iria fazer diferença esperar. Se mudar de ideias, também o pode vender. Os postos estão lá, o regulamento está lá, ninguém tem o direito de dizer "não deve". Ainda por cima, na maior parte dos casos, os Zoes não incomodam ninguém, porque têm uma tomada que só faz sentido para eles.

Portanto, definições com base no "escalão" do posto (PCL, PCN, PCR, HPC) que determinam que "deve" ser usado desta ou daquela maneira... Os postos estão lá, cabe aos utilizadores decidirem como os utilizam dentro dos limites dos regulamentos. Às vezes temos de usar PCNs como se fossem PCRs, a meio de uma viagem, não é?

Qualquer tipo de posto, PCN ou PCR, é mau para todos nós que seja utilizado por demasiado tempo. Por isso, os regulamentos deviam garantir de forma transparente que isso não aconteça. E a melhor maneira de o fazer é com um limite de tempo, com pagamento extra quando é ultrapassado. Por exemplo, para um PCR pode fazer sentido esse limite ser 20, 30 ou 45 minutos, consoante a sua localização (não faz sentido um PCR em Lisboa ou no Porto servir para atestar o carro... 15-20 minutos de carregamento dá para chegar a Estarreja).

Num PCN pode fazer sentido esse limite ser bastante maior, tipo 3h, mas talvez apenas 2h se for num centro comercial, 1h se for perto de um serviço público com muita rotatividade. Se um carro precisa de 8h para encher a bateria... pergunta-se se está em viagem? Esperou pelos 0%? Precisa de carregar dos 0 aos 100% para chegar a casa? Eventualmente, sem limite de tempo durante a noite, para as pessoas poderem dormir.

Isso, para mim, era mais importante que o pagamento por tempo. O pagamento por tempo é bom, mas as potências diferentes de carregamento baralham demasiado as contas para se conseguir chegar a um princípio justo.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por cfvp » 21 mai 2020, 16:16

BrunoFonseca, eu entendo que para os OPCs seja mais lucrativo assim, mas eu estou a falar em nós, nos utilizadores, porque nós também somos importantes na equação. Se os OPCs vão por preços nos PCNs que irão ser muito exagerados para a talvez maioria dos VEs no nosso parque automóvel, eles vão sair prejudicados. Por isso é que acredito que vão passar a cobrar por kWh, pelo menos alguns, isto porque, como o migle referiu, fazer por minuto de forma justa é complicado.

Na minha opinião não faz muito sentido colocar restrições por tempo nos PCNs, porque, novamente, isso é difícil de regular. Tanto tens VEs que carregam a 3.7kW como 22kW, por isso é difícil por um tempo num carregamento. Esse tipo de, digamos, táticas parece-me que vai é afugentar pessoas da ME. Além disso aproveito para esclarecer que eu não tenho problemas nenhuns com um Zoe carregar num PCR ou até um PHEV! Eu quando falei no caso do Zoe 2h num PCR era numa situação em que outras pessoas podiam estar à espera. Claro que se não estiver lá ninguém e não se importarem de pagar o preço do PCR até podem ficar lá o dia todo. :mrgreen:

BrunoFonseca, penso que tu próprio chegaste à minha conclusão, um preço por kWh, é isso, não é preciso inventar mais. Vai ser menos lucrativo para os OPCs? Não sei, até pode ser mais lucrativo porque Leafs e outros que dantes nunca lá iriam agora passariam a ir por ser um preço mais apelativo. É especulação em ambos os cenários, por isso é esperar para ver.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por rimsilva » 21 mai 2020, 16:54

migle Escreveu:
20 mai 2020, 23:25
Esta conversa é interminável. Todos já falámos, eu também já falei, mas há uma coisa que me custa a aceitar.

Penso que fere os princípios de justiça de qualquer pessoa: é que por vezes parece que as pessoas pretendem limitar a liberdade das outras utilizarem os seus VEs como entendem e de utilizarem os postos de carregamento dentro dos regulamentos que estão definidos; ou pretendem que as outras se auto-limitem com base em princípios aparentemente morais.

A única coisa que é moral é o jogo ser aberto, as regras escritas e claras e visíveis para toda a gente. Se há um posto, lento ou rápido, que não tem tempo limite de utilização (infelizmente) então ninguém tem de se queixar de outra pessoa o utilizar durante mais tempo do que lhe parecia adequado (desde que o carro esteja a carregar sem vigarices).

Tem acontecido com os Zoes, as pessoas dizerem que não tem CR, por isso não é adequado para viagens grandes, por isso não deveria usar os PCRs. Bem... quem tem de saber se é adequado ou não é a pessoa que o comprou. A pessoa pode ter achado que faz poucas viagens num ano e não lhe iria fazer diferença esperar. Se mudar de ideias, também o pode vender. Os postos estão lá, o regulamento está lá, ninguém tem o direito de dizer "não deve". Ainda por cima, na maior parte dos casos, os Zoes não incomodam ninguém, porque têm uma tomada que só faz sentido para eles.

Talvez seja o problema de se estar a escrever em vez de falar... porque dar uma determinada opinião e apresentar factos com base em directivas, servem apenas para substanciar uma opinião, mas nunca o que depois acabas por escrever "parece que as pessoas pretendem limitar a liberdade das outras utilizarem os seus VEs " e criar ainda mais confusão e atribuir aos outros algo que "parece" mas que na realidade não é.

Que fique bem claro, porque já o referi por diversas vezes, que quem tem o direito de limitar a utilização dos postos são apenas e SÓ os OPC (desde que respeitando a lei).

Volto referir que um Zoe sem CR é um VE que não está preparado para a utlização de um PCR (que cada vez mais já nem têm ligação mennekes), isso nunca invalidou que muitos o fizessem e que o continuem a fazer, estão no seu direito porque pagam o carregamento como outro VE qualquer.

Para mim o importante é que estejam conscientes dessa situação e não venham depois dizer que o carregamento de um VE em viagem é muito demorado ou muito caro, isto acaba sempre por ser argumentos que se ouve sobretudo porque quem não é utilizador de VE.

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por jfr2006 » 21 mai 2020, 16:57

Digamos que a alteração no preço dos PCN do IPC por parte da KLC, que passou de 0,015€/min para preço ao kWh, foi quando eu e um colega meu lhes fizemos ver que esse preço não era adequado para carros que carregam a 3,7kW ou 6,6kW, como é o meu caso e desse meu colega.

Quando lhes fizemos ver que o preço por tempo dessa forma ia levar a que o carregamento seria mais caro que no PCR e quando viram que os postos tinham pouco uso, lá mudaram ;)

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por cfvp » 21 mai 2020, 20:49

jfr2006 Escreveu:
21 mai 2020, 16:57
Digamos que a alteração no preço dos PCN do IPC por parte da KLC, que passou de 0,015€/min para preço ao kWh, foi quando eu e um colega meu lhes fizemos ver que esse preço não era adequado para carros que carregam a 3,7kW ou 6,6kW, como é o meu caso e desse meu colega.

Quando lhes fizemos ver que o preço por tempo dessa forma ia levar a que o carregamento seria mais caro que no PCR e quando viram que os postos tinham pouco uso, lá mudaram ;)
Boa. Falaram diretamente com a KLC?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por migle » 21 mai 2020, 20:49

rimsilva Escreveu:
21 mai 2020, 16:54
Talvez seja o problema de se estar a escrever em vez de falar... porque dar uma determinada opinião e apresentar factos com base em directivas, servem apenas para substanciar uma opinião, mas nunca o que depois acabas por escrever
Sim, eu sei que não estavas a dizer isso.
Foi uma acumulação de posts lidos, não apenas neste thread, que me levou a escrever aquilo.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por jfr2006 » 21 mai 2020, 21:22

cfvp Escreveu:
21 mai 2020, 20:49
jfr2006 Escreveu:
21 mai 2020, 16:57
Digamos que a alteração no preço dos PCN do IPC por parte da KLC, que passou de 0,015€/min para preço ao kWh, foi quando eu e um colega meu lhes fizemos ver que esse preço não era adequado para carros que carregam a 3,7kW ou 6,6kW, como é o meu caso e desse meu colega.

Quando lhes fizemos ver que o preço por tempo dessa forma ia levar a que o carregamento seria mais caro que no PCR e quando viram que os postos tinham pouco uso, lá mudaram ;)
Boa. Falaram diretamente com a KLC?
Yaps ;)

Responder

Voltar para “Carregamento”