Blackout total de PCRs

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
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mjr
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Re: Blackout total de PCRs

Mensagem por mjr » 22 fev 2020, 11:27

fernandinand Escreveu:
22 fev 2020, 10:04
mjr Escreveu:
22 fev 2020, 09:56
Não sei o que causou este grande blackout, mas não digam que é alguém do CEiiA o responsável pois isso já não corresponde à verdade. A operação da rede Mobi.e está neste momento na empresa Go With Flow, spin off do CEiiA e recentemente adquirida pela Galp, e que teve a apresentação pública há duas semanas.
Como se isso me deixa-se descansado!...
A indicação não foi para deixar ninguém descansado. É apenas uma correção visto (já) ser informação pública. Especulações/opiniões sobre o assunto não estou em condições para as tecer, naturalmente.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
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BrunoAlves
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Re: Blackout total de PCRs

Mensagem por BrunoAlves » 22 fev 2020, 12:04

caz Escreveu:
22 fev 2020, 11:10
Não existem whitelists??? Os postos deveriam funcionar 48h sem rede.
A excelsa gestora da rede diz que sim. Nos grandes apagões do Verão do ano passado saiu um comunicado a dizer que os "cartões não autorizados" não eram possíveis porque todos os postos tinham uma whitelist e blablabla. Quem ficou apeado é que se calhar estava a usar o cartão da Zara :roll:
Claro que quem anda de VE sabe que o que existe é, na maioria dos postos, uma memória dos cartões utilizados num passado recente e esses são autorizados mesmo que não consigam autenticação central.
Mas para eles saberem era preciso que andassem de VE e, sobretudo, que lessem e seguissem grupos e fóruns onde os utilizadores reais estão presentes. Lá do pedestal onde se encontram, atrás do monitor do computador, é só facilidades.

Actualmente sim, parecem haver alguns postos que estão a permitir carregar sem conhecer o cartão. Se é whitelist ou se qualquer RFID iria funcionar, não sabemos.
caz Escreveu:
22 fev 2020, 11:10
Relativamente às discussão do regulamento, não percebo porque a única preocupação são as multas. Deveria é ter medidas para evitar problemas
Em regulamento não consegues evitar os problemas, que existirão sempre em maior ou menor escala. Se morrer um servidor não há nada que em regulamento possa ser feito.
Mas consegues responsabilizar as entidades por falhas no serviço que têm de prestar. A MobiE é muito lesta a propor que o OPC pague à MobiE 400€/h por cabo preso. Já este serviço vergonhoso, esta falta de comunicação, não tem qualquer consequência.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Blackout total de PCRs

Mensagem por jfr2006 » 22 fev 2020, 12:38

E 15 horas depois, alguém lá descobriu uma extensão para ligar o servidor :roll: :lol:

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Re: Blackout total de PCRs

Mensagem por rafaelferreirapt » 22 fev 2020, 12:42

BrunoAlves Escreveu:
22 fev 2020, 12:04
Mas consegues responsabilizar as entidades por falhas no serviço que têm de prestar. A MobiE é muito lesta a propor que o OPC pague à MobiE 400€/h por cabo preso. Já este serviço vergonhoso, esta falta de comunicação, não tem qualquer consequência.
Um OPC atualmente não têm controlo sobre o software, não conseguem iniciar ações remotas, não têm acesso por OCPP, nem consegue garantir que tudo vai funcionar corretamente pois o software está sempre do lado da Mobi.e e da GWF; Não faz sentido aplicar multas aos operadores quando não têm liberdade de terem os seus próprios servidores OCPP e serem responsáveis pelo bom funcionamento do sistema. Com OCPP até há uma ação que é unlock connector que permite desbloquear uma tomada, mas se essa ação está do lado da Mobi.e/GWF, os 400€/h de multa aos OPCs não têm fundamento. :shock:

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mjr
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Re: Blackout total de PCRs

Mensagem por mjr » 22 fev 2020, 13:17

100% de acordo.

As falhas mais graves são as da EGME, por serem gerais, e essas é que deveriam ser alvo de forte indemnização aos OPC.
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Re: Blackout total de PCRs

Mensagem por kony76 » 22 fev 2020, 13:53

E há aqui outra questão.

A empresa que gere o sistema é da Galp? Não será a Galp a empresa Portuguesa que menos interesse tem na evolução da mobilidade eléctrica?
Se houvesse fortes penalizações isso não seria problema, mas com está impunidade...

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migle
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Re: Blackout total de PCRs

Mensagem por migle » 22 fev 2020, 23:54

Não faz mal! É fim de semana! Carnaval ainda por cima!
Impossível que o assunto chegue ao conhecimento público!

A whitelist é uma péssima solução, de qualquer modo. A solução era obviamente ou o registo para pagamento a posteriori, ou o carregamento gratuito, suportado depois pela entidade responsável pela falha.

Há monitorização? Vamos assistir desta vez ao pagamento das tais indemnizações de 1€/h pagas pela Mobi.e? Espero que sim! Ao menos que seja simbólico! Esta informação vai ser pública?

Isto está tudo feito para apanhar algum desgraçado a fazer uma viagem ao fim de semana durante a noite, sem ninguém que possa ajudar. Explicando melhor: continuam a fazer as asneiras pela calada a ver se passa sem ninguém dar por isso. De certeza que isto acontece por resultado de alguma acção planeada, a tal ficha do servidor não se desliga sozinha, sem ninguém a puxar da parede para ligar o aspirador.
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plpepapf
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Re: Blackout total de PCRs

Mensagem por plpepapf » 23 fev 2020, 09:46

Bom, é de facto muito triste...
Quando comprámos o Leaf, ja em 2018, sempre pensei que as coisas melhorassem rapidamente, mas isto... :doh:

Vamos sair para Coimbra daqui a pouco e eu estava a pensar levar o Leaf, mas depois deste acontecimento, voltamos ao CI...

De facto, enquanto estes problemas não pararem de acontecer, mantenho a minha convicção que trocar o CI só mesmo por um Tesla...

My 2 cents... :(

kony76
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Re: Blackout total de PCRs

Mensagem por kony76 » 23 fev 2020, 11:08

plpepapf Escreveu:
23 fev 2020, 09:46

Vamos sair para Coimbra daqui a pouco e eu estava a pensar levar o Leaf, mas depois deste acontecimento, voltamos ao CI...
Objectivo da Galp conseguido.

ruramos
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Re: Blackout total de PCRs

Mensagem por ruramos » 23 fev 2020, 13:07

plpepapf Escreveu:
23 fev 2020, 09:46
Bom, é de facto muito triste...
Quando comprámos o Leaf, ja em 2018, sempre pensei que as coisas melhorassem rapidamente, mas isto... :doh:

Vamos sair para Coimbra daqui a pouco e eu estava a pensar levar o Leaf, mas depois deste acontecimento, voltamos ao CI...

De facto, enquanto estes problemas não pararem de acontecer, mantenho a minha convicção que trocar o CI só mesmo por um Tesla...

My 2 cents... :(
Mas já está resolvido o apagão.. desde ontem ao final da tarde.
Acho que o software dos postos foram alterados para permitir carregar qualquer cartão quando estão offline.

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