Blackout total de PCRs

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BrunoAlves
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Re: Blackout total de PCRs

Mensagem por BrunoAlves » 23 fev 2020, 14:02

Alguns postos. Quais? Ninguém sabe.
Houve pessoal a ver o "cartão não autorizado"...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

ruramos
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Re: Blackout total de PCRs

Mensagem por ruramos » 23 fev 2020, 14:11

Não sabia disso. Assim retiro o que disse.
Sei que o Linhares carregou ontem num pcr onde nunca tinha ido da prio. O cartão dele foi aceite.

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mjr
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Re: Blackout total de PCRs

Mensagem por mjr » 23 fev 2020, 16:23

migle Escreveu:
22 fev 2020, 23:54
De certeza que isto acontece por resultado de alguma acção planeada, a tal ficha do servidor não se desliga sozinha, sem ninguém a puxar da parede para ligar o aspirador.
Eu não tinha tanta certeza disso... Não é preciso desligar uma ficha para ficar offline, especialmente num sistema complexo como este e, alegadamente, sem redundância.
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plpepapf
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Re: Blackout total de PCRs

Mensagem por plpepapf » 23 fev 2020, 23:07

O que esta situação provoca é incerteza :x

Quando vou viajar com o objetivo de conhecer sítios novos, ou dar a conhecer a quem ainda não foi, não estou disposto a arriscar...
Aqui à dois fins de semana atrás fui a Vila Nova de Milfontes sem crianças e sem grande pressa e fui de Leaf.
Fizemos Lx-Setubal, carregámos enquanto almoçávamos e passámos de ferry para Tróia.
Fomos nas calmas ao longo da costa e carregámos em vila Nova várias vezes à medida que dava jeito (almoço ou jantar ;) )
Só precisámos do PCR de alcácer e correu tudo bem, daí ter pensado no Leaf para este fim‑de‑semana...

Enfim... mas não foi a Galp que ganhou, foi a BP :lol:

caz
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Re: Blackout total de PCRs

Mensagem por caz » 24 fev 2020, 08:55

Não percebo porque as whitelists não funcionam. Basta que nos postos de carregamento estejam gravados todos os cartões autorizados. Depois é só ir enviando a informação sobre os novos cartões autorizados e bloqueados.

Desta forma quando os servidores da mobie voltassem a funcionar a informação era actualizada

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Re: Blackout total de PCRs

Mensagem por mjr » 24 fev 2020, 09:05

Razões?

- memória insuficiente para acomodar todos os cartões (já vai nas dezenas de milhar).
- API mal implementada no lado do posto e/ou MOBI.e.
- OPC não quer assumir o risco.
- firmware do posto não suporta upload de whitelists.
- outras que não me esteja a lembrar...
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Re: Blackout total de PCRs

Mensagem por frankesousa » 24 fev 2020, 09:35

mjr Escreveu:
24 fev 2020, 09:05
Razões?

- memória insuficiente para acomodar todos os cartões (já vai nas dezenas de milhar).
- API mal implementada no lado do posto e/ou MOBI.e.
- OPC não quer assumir o risco.
- firmware do posto não suporta upload de whitelists.
- outras que não me esteja a lembrar...
Mjr desculpa mas no séc XXI todas essas razões são inválidas para mim.

Memória? A memória hoje costa 0€ aprox e milhões de números de cartões ocupam quase nada. É só um número!

API tiverem tempo que chegue para testar, anos, e o protocolo está escrito faz tempo, não pode ser desculpa

OPC com risco? Pelo que fiz no regulamento é o CEME a pagar o consumo se o cartão for inválido no entretanto

Firmware dos postos devem poder ser atualizados remotamente e deviam ser mantidos sempre todos atualizados, mais uma vez estamos no séc XXI em que até os carros se atualizam por ota 1x por mês

A outra que não te estás a lembrar é falta de profissionalismo, deixa andar, falta de vontade, incumprimento do regulamento e falta de respeito pelos utilizadores/ clientes!
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05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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Re: Blackout total de PCRs

Mensagem por mjr » 24 fev 2020, 10:06

Atenção que eu não disse que são desculpas. São razões, causas diretas.

Claro que é tecnologicamente imperdoável!

A última que disseste não é uma razão tecnológica, mas sim uma provável razão das falhas tecnológicas.

Carros com updates OTA uma vez por mês? Só conheço uma marca :-P
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Re: Blackout total de PCRs

Mensagem por BrunoAlves » 24 fev 2020, 11:18

Este apagão teve uma particularidade em relação a alguns dos anteriores, uma pequeno "pormaior" que para mim ainda tem de ser melhor explicado...

Este fim de semana, os postos estavam sem comunicações. Vi várias fotos da antena com a cruzinha. Isto quer dizer que os postos, de todo, não viam o servidor de autenticação e estavam, para todos os efeitos, offline. Se os postos que funcionaram têm whitelist ou se estão apenas configurados para permitir qualquer cartão RFID a iniciar a sessão, não sabemos. Era preciso que alguém tivesse experimentado um cartão qualquer que não fosse de um CEME.

O ano passado não, os postos estavam a comunicar. Não sei se em todos os apagões se apenas em alguns, mas tenho a certeza de ter visto postos online a dar "cartão não autorizado". Ou seja, os postos estavam a recusar activamente as sessões, a hipótese mais provável é que a BD dos utilizadores tenha ido ao ar.
Este tipo de cenário é diferente e potencialmente mais grave, pois nesse caso não há whitelist nem cartão da Zara que nos valha.
frankesousa Escreveu:
24 fev 2020, 09:35
A outra que não te estás a lembrar é falta de profissionalismo, deixa andar, falta de vontade, incumprimento do regulamento e falta de respeito pelos utilizadores/ clientes!
Esta é a maior verdade e aquela que me deixa doente. Tivemos mais um apagão de 15h e este teve o mesmo seguimento que os anteriores: zero comunicação, zero aviso prévio (se é que foi alguma actualização que correu mal), zero acompanhamento, zero de tudo. Varre-se para debaixo do tapete, isto trabalha quando trabalha, se não trabalha problema vosso, não chateiem muito.

Porque os postos trabalharam maioritariamente, mas e o resto? E o mapa da rede, o estado dos postos, a incerteza sobre a viagem que se queira fazer, etc? Nada importa, varre-se para debaixo do tapete e siga :doh:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Apr
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Re: Blackout total de PCRs

Mensagem por Apr » 24 fev 2020, 11:27

O padrão que vejo para as falhas da mobi.e não me parecem de ordem tecnica, mas mais negligência de gestão e/ou falta crónica de €€€.

Mesmo com o parque atual de PCR's antigos, se for possivel:
- ter um contrato de manutenção atualizado e minimamente aceitável, com possibilidade de reposição de equipamentos em pouco tempo.
- pagar horas a pessoas com conhecimento para estarem disponiveis 24x7

Qualquer eventual falha de software ou hardware, local ou remota era reposta em pouco tempo, independentemente de o posto ser novo ou velho.

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