Blackout total de PCRs

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migle
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Re: Blackout total de PCRs

Mensagem por migle » 15 out 2019, 21:19

A whitelist é uma ideia...
Se em Portugal existissem várias redes públicas, isso podia fazer sentido...

Mas só existe uma! Se um utilizador tem um carro e tem um cartão...
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frankesousa
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Re: Blackout total de PCRs

Mensagem por frankesousa » 15 out 2019, 21:45

O cartão pode ser desativado e não deve funcionar mais por isso tem de haver sempre uma lista de cartões autorizados a usar os postos.

E esses milhares ou milhões de cartões são meia dúzia de MB de memória! Não vejo aí problema nenhum.

O OPC pode aceitar todos os cartões se não conseguir ter whitelist, talvez fique mais barato do que adaptar alguns postos antigos.

Já agora, as responsabilidades não são "todas" do OPC, por exemplo no caso da leitura sair errada passados os 30 dias é o CEME que paga a diferença.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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Re: Blackout total de PCRs

Mensagem por frankesousa » 15 out 2019, 21:46

Erbium Escreveu:
15 out 2019, 16:35
frankesousa Escreveu:
15 out 2019, 16:25
Erbium Escreveu:
15 out 2019, 16:21
Se não houver comunicação como sabem que são "UVE autorizados"?
Isso resolve-se com a (já muito pedida) whitelist nos postos, que será sincronizada com o servidor e garante que o posto mesmo sem rede sabe quem pode e quem não pode carregar.
Pois... mas ao não estar "contemplado" na lei essa "whitelist" ficamos na mesma! Nada!
Claro que está contemplado na "lei" por isso é que disse isto.

não é bem na lei mas é no regulamento da mobilidade elétrica publicado pela erse esta semana.
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Re: Blackout total de PCRs

Mensagem por cfvp » 15 out 2019, 22:21

A minha dúvida é o que vão considerar como "UVE autorizados" no ponto 2. Será que é como está agora, que se o cartão já tiver sido utilizado num determinado posto funciona, caso contrário não funciona. :?
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Re: Blackout total de PCRs

Mensagem por frankesousa » 15 out 2019, 22:25

cfvp Escreveu:
15 out 2019, 22:21
A minha dúvida é o que vão considerar como "UVE autorizados" no ponto 2. Será que é como está agora, que se o cartão já tiver sido utilizado num determinado posto funciona, caso contrário não funciona. :?
Eu depois de ler todo o regulamento e todo o documento justificativo com os comentários recebidos fiquei sem qualquer dúvida que isto é uma whitelist baseada nos cartões autorizados do servidor da MobiE.

Penso que no documento com as respostas aos comentários está lá mesmo escrito essa explicação.
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Re: Blackout total de PCRs

Mensagem por pemifer » 16 out 2019, 15:29

Eu sou um extremista radical.
A melhor coisa era acabar mesmo com ambos os abortos: Mobi.e e sistema de faturamento da mobilidade elétrica.
Arranjem outros tachos para o pessoal da Mobi.e de preferência uns que eles não possam fazer absolutamente nada que é para não haver estragos.
O sistema de faturamento passava a ser como o das batatas!
Levas X kWh de batatas pagas Y € com cartão de crédito, cartão de débito ou dinheiro.
Assim acabavam-se os problemas de conetividade com o aborto Mobi.e!
Não há já um parecer da autoridade da concorrência a chamar a atenção para o aborto que é o sistema de faturamento atual?

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Re: Blackout total de PCRs

Mensagem por frankesousa » 16 out 2019, 16:03

pemifer Escreveu:
16 out 2019, 15:29
Eu sou um extremista radical.
A melhor coisa era acabar mesmo com ambos os abortos: Mobi.e e sistema de faturamento da mobilidade elétrica.
Arranjem outros tachos para o pessoal da Mobi.e de preferência uns que eles não possam fazer absolutamente nada que é para não haver estragos.
O sistema de faturamento passava a ser como o das batatas!
Levas X kWh de batatas pagas Y € com cartão de crédito, cartão de débito ou dinheiro.
Assim acabavam-se os problemas de conetividade com o aborto Mobi.e!
Não há já um parecer da autoridade da concorrência a chamar a atenção para o aborto que é o sistema de faturamento atual?
Pedro, eu sei que discordas do modelo, com toda a razão em muitos aspectos, e podemos e devemos falar disso no topico adequado.

Aqui neste, o importante a meu ver é realmente ver que o RME agora em vigor tomou isso em consideração e assim que seja implementado acabara na teoria com os blackouts. Concordam?

Foi alertado por vários comentários ao RME este assunto e penso que a ERSE está alerta com isto.

Mais, agora que a MobiE tem regras espero mesmo que seja outra coisa. Com o modelo que temos agora a entidade gestora (MobiE para já) vai fornecer uma espécie de serviço publico regulado, com ganhos regulados, e por isso nem sei se vai ser "um tacho assim tão grande".

E não me venham com histórias, do nosso lado o modelo atual (a fazer cumprir o RME) já tem várias "coisas boas", como um unico cartão, valor a pagar apresentado no final da carga, dos carregamentos mais baratos da europa, simples por ter só 1 cartão...

Não concordas? (Esquece o que funciona mal na MobiE e assume que vai funcionar bem)
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05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
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Re: Blackout total de PCRs

Mensagem por BrunoAlves » 16 out 2019, 16:14

frankesousa Escreveu:
16 out 2019, 16:03
E não me venham com histórias, do nosso lado o modelo atual (a fazer cumprir o RME) já tem várias "coisas boas", como um unico cartão, valor a pagar apresentado no final da carga, dos carregamentos mais baratos da europa, simples por ter só 1 cartão...
Consigo isso tudo com o multibanco. Também só tenho um e posso usar todas as bombas do país nele.

Há ZERO benefícios na existência da MobiE, face à um pagamento directo como em tudo o resto que temos, se quiseres a partir do momento em que todos os postos forem pagos. Claro, à luz da legislação actual é mais complicado e o regulamento baseia-se nisso. Mas em vez de mudar o que está mal, arranjamos maneiras de o manter.
Não tens qualquer forma de concluir que é o modelo que te dá os preços mais baixos. Numa comparação meio ridícula, a Ionity está a cobrar 8€ por sessão independentemente da duração ou energia, praticamente de borla para alguns, semi caro para outros.
Os hubs da Power Dot, pelos preços que estão no site, para carros que o aproveitem é tão barato que dói.

O RME mantém na MobiE uma posição de luxo, invejável. Procura lá quais são as penalizações que lhe podem calhar caso falhe nas respectivas obrigações, em comparação com qualquer outro interveniente no processo?
frankesousa Escreveu:
16 out 2019, 16:03
(Esquece o que funciona mal na MobiE e assume que vai funcionar bem)
Não levas a mal que me ria, não? :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Blackout total de PCRs

Mensagem por pemifer » 16 out 2019, 17:33

Podem pensar que fugi ao assunto do tópico mas não fugi.
Se os pagamentos fossem pagos de forma imediata, como as batatas, não haveria necessidade de todos os postos estarem ligados a uma rede da treta gerida por uma entidade incompetente.
Bastava estarem ligados a uma rede fiável que é a rede multibanco.
E quando não houvesse rede, haveria sempre dinheiro.
Excelente ponto de vista o do Bruno, em vez de fazerem as coisas como deve de ser, o que para a Mobi.e é uma impossibilidade, criaram este remendo.

O melhor remédio para os blackouts é acabarem com os 2 abortos!

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Re: Blackout total de PCRs

Mensagem por frankesousa » 16 out 2019, 18:42

Certo, concordo com o que dizem quase na totalidade.

Mas eu acho que teremos mais sucesso se tentarmos debater, ter ideias e exprimir as mesmas a quem de direito, se falarmos do que melhorar dentro das regras atuais.

O pagamento com multibanco no posto vai ser em breve possível com o RME atual mas continua a ter um CEME, OPC e Mobie no caminho infelizmente.

O que eu vejo é que nos países "livres" o dia a dia dos UVE não é nada melhor que o nosso, antes pelo contrário.

E já agora, hoje dá para rir e muito, mas acredito mesmo que a MobiE (ou quem a substituir) vai ficar profissional em breve. (sonhar não custa :lol: :lol: )
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