Blackout total de PCRs

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migle
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Re: Blackout total de PCRs

Mensagem por migle » 16 out 2019, 21:01

BrunoAlves Escreveu:
16 out 2019, 16:14
Numa comparação meio ridícula, a Ionity está a cobrar 8€ por sessão independentemente da duração ou energia, praticamente de borla para alguns, semi caro para outros.
Promocional. Preço de lançamento. Esse ponto foi deixado claro desde início.
Além disso, é uma rede de construtores de automóveis.
Só se pode comparar com a Tesla.
O negócio deles não é vender energia, é carros.
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BrunoAlves
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Re: Blackout total de PCRs

Mensagem por BrunoAlves » 16 out 2019, 21:04

Claro, por isso é que é uma comparação ridícula :mrgreen:
Tu próprio já deste "n" exemplos de outros locais onde é bastante barato. O que eu digo é que não se pode ou deve concluir que seja o modelo que potencia/permite os preços baixos.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Blackout total de PCRs

Mensagem por migle » 16 out 2019, 21:08

Sim, aliás o modelo dificulta (impossibilita?) ionitys....
E é a melhor maneira de ter rede de carregamento. Está provado.
É mais barato montar HPCs do que fazer publicidade...
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Re: Blackout total de PCRs

Mensagem por frankesousa » 16 out 2019, 21:38

BrunoAlves Escreveu:
16 out 2019, 21:04
Claro, por isso é que é uma comparação ridícula :mrgreen:
Tu próprio já deste "n" exemplos de outros locais onde é bastante barato. O que eu digo é que não se pode ou deve concluir que seja o modelo que potencia/permite os preços baixos.
Eu não disse que potencia preços baixos. Só disse que efectivamente temos dos preços mais baixos.
Isso para mim é um facto apenas.

Realmente eu acho que o nosso modelo com muitos a ganhar pelo meio potencia é preços mais elevados!
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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Re: Blackout total de PCRs

Mensagem por mjr » 16 out 2019, 22:36

Falta a Wildcard que é o custo da Mobi.e. Sem esse custo o nosso modelo até agora tem garantido um dos preços mais baixos da Europa, especialmente considerando que a nossa eletricidade é das mais CARAS da Europa.

Eu acho que esse preço baixo é pela desagregação entre o preço da eletricidade e o serviço. O preço da eletricidade não pode ser muito diferente do que temos em casa, há algo imediatamente comparável. Ao nível dos OPC é fácil uma pequena empresa constituir-se como OPC, sem custos de billing a milhares de clientes, tendo apenas como clientes os poucos CEME existentes. Isto torna o serviço dos OPC quase só dependente da amortização dos postos. Numa situação liberalizada sem uma EGME, o trabalho dos OPC é muito maior. E não sou eu que o digo, são os próprios OPC que não são CEME, ou seja os pequenos.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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Re: Blackout total de PCRs

Mensagem por migle » 16 out 2019, 23:36

Por acaso, o mjr tinha pedido um apanhado dos preços. Infelizmente, eu já não ando tanto por fóruns internacionais...

Não presto atenção, mas acho que os preços cá desceram, não? Diria que está nos 8€ por carregamento, não?

Lembro-me que a Maingau tinha aparecido com preços baixíssimos, mas agora são 0,35€/kWh+0,10€/min, o que dá para um carregamento típico do Ioniq, 20kWh e 30min, 10€ no total. É curioso que para os clientes de casa, são 0,25€/kWh mas não baixam o preço por min, o que é importante. E têm um limite máximo de 60min em PCR. Permite carregar na Alemanha e na Holanda.
Ainda na Alemanha, encontro cenas tipo 12€ por sessão de HPC sem limite (ComfortCharge Gmbh).
Na Alemanha varia muito. É preciso um programa de navegação que ordene os postos pelo preço.
Na Alemanha é geralmente barato. Por exemplo, em Munique é quase tudo SWT, aqui, em DC paga-se 3,50€ pelos primeiros e pelos segundos 30 minutos seguidos de 2€ por cada 30 minutos seguintes, utilizadores ocasionais. São 3,50€ para carregar um Ioniq. Com subscrição de 8€/mês fica em 1,50€ por cada bloco de 30 minutos.

Na Holanda é caro. Caro mas claro. Na Fastned são 0,59€/kWh para utilizadores ocasionais e 0,35€/kWh com subscrição de 12€/mês. Na Fastned, basta ligar o carro ao posto sem app, nem cartão (a energia vai directamente da conta bancária para o carro). Pelo mapa da New Motion, na Allego 0,59 a 0,69€/kWh consoante a localização, E-Flux 0,55€/kWh. 9,52€/sessão de HPC na Inogy. Na Bélgica, a Allego mistura os já caros 0,69€/kWh com mais 0,25€/min, dá 21,3€ para carregar um Ioniq, mas ao contrário da Holanda tem muito poucos postos.

Em França é muito barato. A minha tarifa de 0€/mês são 6€ para um carregamento de 30min. Para um utilizador com assinatura mensal, fica por 3€. O cartão permite carregar no norte de Itália, na Suiça, no Benelux.

Em Itália é um roubo. Não podia ser de outra maneira, não é? São 0,50€/kWh na Enel X. 10€ para carregar um Ioniq. Mas app dá para autenticar só com impressão digital, e permite carregar em França e Espanha também (Espanha 0,49€/kWh) e tem óptimo aspecto. A rede nas auto-estradas, tem frequentemente 4 stalls por localização.

No R.U. a Polar acho que é 15p/kWh, super barato mas tem umas condições quaisquer... (que normalmente compensam). A InstaVolt que é a mais cara e aberta (paga-se com dinheiro) são 35p/kWh (0,41€/kWh), dá uns 8,2€ para carregar um Ioniq. A rede das auto-estradas, a Electric Highway, patrocinada pelo Estado concessionada à Ecotricity fica por 39p/kWh para utilizadores ocasionais apenas com app, 19p/kWh para clientes domésticos da Ecotricity e alguma coisa pelo meio para clientes não-domésticos mas com uma assinatura.

Acho que toda a gente sabe que na Dinamarca é bué caro, né? Tipo 0,70€/kWh. Não vale a pena ir por aí, porque até os noruegueses acham caro. Na Noruega não se usa o €, é um país caríssimo, exportador de petróleo, não faz sentido comparar também.

Era interessante, da próxima vez que for à Alemanha, levar o carro em vez de ir de avião. Não sei se me deixam... E o inverno está aí...
Última edição por migle em 17 out 2019, 00:06, editado 4 vezes no total.
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Re: Blackout total de PCRs

Mensagem por migle » 16 out 2019, 23:37

mjr Escreveu:
16 out 2019, 22:36
Sem esse custo o nosso modelo até agora tem garantido um dos preços mais baixos da Europa, especialmente considerando que a nossa eletricidade é das mais CARAS da Europa.
Comparando o nosso preço com débito directo em conta, ou para clientes domésticos, com os preços para utilizadores ocasionais dos outros países, sim.
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Re: Blackout total de PCRs

Mensagem por frankesousa » 16 out 2019, 23:43

Excelente trabalho de pesquisa.

Resumindo, preços bastante caros, alguns tão complicados como os nossos e frases do tipo "é preciso uma APP para se ordenar os postos", e depois é preciso 100app para carregar, assinaturas mensais, mais 10x RFID :doh:

Bendito cartão único português!

Na Noruega a electricidade em casa custa menos do que aqui e nos postos é bem mais caro.

Onde é que me escapou a cena do modelo português ser mau afinal?
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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Re: Blackout total de PCRs

Mensagem por migle » 16 out 2019, 23:49

frankesousa Escreveu:
16 out 2019, 23:43
Resumindo, preços bastante caros, alguns tão complicados como os nossos e frases do tipo "é preciso uma APP para se ordenar os postos", e depois é preciso 100app para carregar, assinaturas mensais, mais 10x RFID :doh:
Na Alemanha há muitos, muitos, muitos operadores, é difícil dar conta de tantos preços.
Nós também precisamos da app Miio não para ordenar os postos (porque não temos escolha) mas para escolher que cartão dos 5 que temos vamos usar desta vez...

Quanto aos 10 RFID não é nada... nada disso...
Tu com o cartão Maingau, por exemplo, carregas em qualquer posto na Alemanha e na Holanda. Com o cartão New Motion carregas desde Espanha até à Dinamarca e R.U. Até com a App italiana tu carregas em Espanha.

Quanto a cá ser mais barato, eu diria que estamos mais ou menos a meio da tabela. Mais caro do que Portugal é a Bélgica (muito) e Dinamarca.

PS: Fastned com subscrição fica 5€ carregar um Ioniq (20kWh/30min). Agora alguém podia ordenar aqueles operadores numa tabela... A única observação absoluta que se pode fazer é que em todo o lado nós conseguimos ver um preço claro por kWh, ou tempo, ou as duas coisas. Cá é muito mais complicado...
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Re: Blackout total de PCRs

Mensagem por pemifer » 17 out 2019, 00:01

Bem... acabou por se fugir um bocadinho ao tema...
Mas porque razão o proprietário de um posto de carregamento (OPC) precisaria de billing?
Eu costumo usar o exemplo das batatas para simplificar, mas nem mesmo assim.
Uma tabacaria para vender um maço de tabaco ou a revista Maria precisa de um sistema de billing?
Um restaurante para vender uma dose de leitão da bairrada precisa de um sistema de billing?
Um cabeleireiro para vender uma pintura de cabelo cor de rosa precisa de um sistema de billing?
Quando as pessoas não conseguem ver o que é simples, não admira que compliquem!
Pelos vistos, esta solução tem como um dos argumentos resolver um problema que não existe.
E, voltando ao tema, este aborto de ideia de ter uma rede para controlar todos os postos de carregamento, gerida por uma entidade incompetente, só podia ter este desfecho. Os blackouts frequentes.
Já agora, sei perfeitamente que este aborto dos cartões de carregamento não é ideia nossa.
Aliás até considero que foi uma ideia feita propositadamente para prejudicar a mobilidade elétrica.
Perdemos uma excelente oportunidade de inovar e sermos melhores do que os outros como já aconteceu com o Multibanco e com a Via Verde.

Podemos ver neste video quão ridículo é este modelo.

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