Por acaso, o mjr tinha pedido um apanhado dos preços. Infelizmente, eu já não ando tanto por fóruns internacionais...
Não presto atenção, mas acho que os preços cá desceram, não? Diria que está nos 8€ por carregamento, não?
Lembro-me que a
Maingau tinha aparecido com preços baixíssimos, mas agora são 0,35€/kWh+0,10€/min, o que dá para um carregamento típico do Ioniq, 20kWh e 30min, 10€ no total. É curioso que para os clientes de casa, são 0,25€/kWh mas não baixam o preço por min, o que é importante. E têm um limite máximo de 60min em PCR. Permite carregar na Alemanha e na Holanda.
Ainda na Alemanha, encontro cenas tipo 12€ por sessão de HPC sem limite (ComfortCharge Gmbh).
Na Alemanha varia muito. É preciso um programa de navegação que ordene os postos pelo preço.
Na Alemanha é geralmente barato. Por exemplo, em Munique é quase tudo
SWT, aqui, em DC paga-se 3,50€ pelos primeiros e pelos segundos 30 minutos seguidos de 2€ por cada 30 minutos seguintes, utilizadores ocasionais. São 3,50€ para carregar um Ioniq. Com subscrição de 8€/mês fica em 1,50€ por cada bloco de 30 minutos.
Na Holanda é caro. Caro mas claro. Na
Fastned são 0,59€/kWh para utilizadores ocasionais e 0,35€/kWh com subscrição de 12€/mês. Na Fastned, basta ligar o carro ao posto sem app, nem cartão (a energia vai directamente da conta bancária para o carro). Pelo mapa da New Motion, na Allego 0,59 a 0,69€/kWh consoante a localização, E-Flux 0,55€/kWh. 9,52€/sessão de HPC na Inogy. Na Bélgica, a Allego mistura os já caros 0,69€/kWh com mais 0,25€/min, dá 21,3€ para carregar um Ioniq, mas ao contrário da Holanda tem muito poucos postos.
Em
França é muito barato. A minha tarifa de 0€/mês são 6€ para um carregamento de 30min. Para um utilizador com assinatura mensal, fica por 3€. O cartão permite carregar no norte de Itália, na Suiça, no Benelux.
Em Itália é um roubo. Não podia ser de outra maneira, não é? São 0,50€/kWh na Enel X. 10€ para carregar um Ioniq. Mas app dá para autenticar só com impressão digital, e permite carregar em França e Espanha também (Espanha 0,49€/kWh) e tem óptimo aspecto. A rede nas auto-estradas, tem frequentemente 4 stalls por localização.
No R.U. a
Polar acho que é 15p/kWh, super barato mas tem
umas condições quaisquer... (que normalmente compensam). A
InstaVolt que é a mais cara e aberta (paga-se com dinheiro) são 35p/kWh (0,41€/kWh), dá uns 8,2€ para carregar um Ioniq. A rede das auto-estradas, a Electric Highway, patrocinada pelo Estado concessionada à Ecotricity fica por 39p/kWh para utilizadores ocasionais apenas com app, 19p/kWh para clientes domésticos da Ecotricity e alguma coisa pelo meio para clientes não-domésticos mas com uma assinatura.
Acho que toda a gente sabe que na Dinamarca é bué caro, né? Tipo 0,70€/kWh. Não vale a pena ir por aí, porque até os noruegueses acham caro. Na Noruega não se usa o €, é um país caríssimo, exportador de petróleo, não faz sentido comparar também.
Era interessante, da próxima vez que for à Alemanha, levar o carro em vez de ir de avião. Não sei se me deixam... E o inverno está aí...