Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Mensagem por BrunoAlves » 06 mai 2019, 17:43

E assim surgem as virtudes deste sistema de pagamento. Ah e tal aumento da concorrência, interoperabilidade, blablabla.

Claro a escolha do CEME é má, claro que se podem fazer contas. Mas também podia haver só uma tarifa afixada no local, como toda vida vi a abastecer os carros que tive, que o meu pai teve, que as empresas onde trabalhei tiveram,...

Estes utilizadores foram roubados. Legalmente roubados. É vergonhoso.
Com que direito o comercializador de energia eléctrica vende o kWh a 1,5€? Como? Se nem tem qualquer interferência na existência do posto, só tem de existir e conseguir enganar os mais incautos? O operador do posto, dono e responsável pela gestão e manutenção não cobra. O comercializador cobra o preço que entender.
Pergunto-me se alguém, no CEME, pensou nos valores que iriam resultar deste tarifário.

Atenção, sou todo a favor da cobrança e este episódio triste (e quantos não aparecem na net...) não muda a minha opinião. Mas o modelo das virtudes passa-me totalmente ao lado.

Era tão simples, o dono do posto contrata o fornecimento de energia que melhor conseguir e afixa um preço final feito. Não, esta idiotice de ter um contrato feito há meses, combinado com preços posto a posto e ainda mais taxas e taxinhas, isto é que é virtuoso... :roll:
Há PCN pagos a 9cts/min (claro, fora IVA e por aí fora). Faz algum sentido pedir valores desta natureza aos utilizadores? Claro que sim, cobrar o nosso "abastecimento", mas porra, com jeitinho sim? :mrgreen:

Havia de ser giro nas bombas de combustível:
"preço por litro: 0,5€".
"então mas paguei 1,5€/l!"
"estudasses"

:roll:

Edit: o modelo é parvo ponto final. Seria muito mais útil desenvolver mecanismos para cobrar o estacionamento abusivo, esse sim pago a doer.

Edit2: as facturas não são minhas mas foram colocadas em grupos públicos do FB, julgo não haver problema.
Anexos
FB_IMG_1557150743106.jpg
FB_IMG_1557159920412.jpg
FB_IMG_1557159920412.jpg (18.18 KiB) Visto 4402 vezes
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Mensagem por jfr2006 » 06 mai 2019, 23:21

Concordo a 100% contigo, mas como vês pelas respostas (ou ausência delas), está tudo muito satisfeito com o modelo actual :roll: :roll:

Eu já sei que sou má língua, mas supostamente existe uma certa associação que deveria defender os nossos interesses, mas é mais bonito fazer encontros, dar entrevistas onde nem o número de PCR existentes se sabe, e aparentemente a concorrência funciona e coitadinhos dos operadores, que são uns pobrezinhos, etc.... :evil: :twisted:

Não é com encontros e "encontrinhos" onde as coisas funcionam durante esses dias que a coisa vai lá. Tem de ser com acções com mais visibilidade, reivindicativas, etc... :twisted:

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Mensagem por BrunoFonseca » 06 mai 2019, 23:23

Algumas considerações:
- 1º quem utiliza deve informar-se dos valores antes de utilizar
- 2º todos nós já sabemos que o modelo é o que é
- 3º depende de nós utilizadores de mostrar que o modelo é injusto

Acabei de enviar mails para a EDP, GALP e EVAZ (o mesmo conteudo) e outro para a Prio.
Abaixo o que escrevi:

Mail para EDP, GALP e EVAZ
Como vosso cliente (CEME) gostaria de questionar para quando a diferenciação do valor do kWh utilizados no PCN (até 22kW) daquele que é praticado nos PCR (>22kW).
À primeira vista a pergunta pode parecer estranha pois sendo a cobrança efectuada ao kWh é indiferente o tempo de carregamento, contudo acredito que a composição do valor do kWh tenha incluido algo como a potencia contratada, e daí a necessidade da diferenciação do valor do kWh para PCR vs PCN.

Mail para PRIO
Como vosso cliente (CEME) gostaria de questionar para quando a diferenciação do valor do tempo de utilização no PCN (até 22kW) daquele que é praticado nos PCR (>22kW).

Vamos mostrar a nossa insatisfação junto dos CEME.

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Mensagem por BrunoFonseca » 06 mai 2019, 23:24

jfr2006 Escreveu:
06 mai 2019, 23:21
Concordo a 100% contigo, mas como vês pelas respostas (ou ausência delas), está tudo muito satisfeito com o modelo actual :roll: :roll:

Eu já sei que sou má língua, mas supostamente existe uma certa associação que deveria defender os nossos interesses, mas é mais bonito fazer encontros, dar entrevistas onde nem o número de PCR existentes se sabe, e aparentemente a concorrência funciona e coitadinhos dos operadores, que são uns pobrezinhos, etc.... :evil: :twisted:

Não é com encontros e "encontrinhos" onde as coisas funcionam durante esses dias que a coisa vai lá. Tem de ser com acções com mais visibilidade, reivindicativas, etc... :twisted:
Pois não, não é. E tu o que fizeste?

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Mensagem por BrunoAlves » 06 mai 2019, 23:46

Eu não coloquei (nem coloco) a acção da UVE nesta situação. O modelo é o que é (e é vergonhoso), pelo que será o mercado a regular-se. Gostaria de uma acção mais "musculada" em alguns assuntos, mas a actual direcção tem uma linha de acção e ou gostas ou não gostas. Até houveram eleições há pouco tempo, para quem achar que pode fazer melhor. Eu já expressei os meus pontos de vista como associado, a partir daqui cabe-me estar ou não em linha com a direcção, ou tentar fazer melhor, se achar que consigo.

Também discordo do argumento "cada um tem de se informar e fazer contas". É verdade, claro, mas diria que a larga maioria dos utilizadores de eléctricos não anda no FB e no site da MobiE para "ver as modas".
Mais, a situação é propícia a enganos. Entramos nos pagamentos com cobrança dos postos e oferta da maioria da energia. De repente começa-se a pagar na maioria (?) dos shopping, mas nas tabelas vem "custo 0" mas que afina é só do posto, falta a componente da energia que contrataste há meio ano e que até era de borla. Ora depois levas com 1,5€/kWh e pensas "quê?" :shock:
Não há desculpa nenhuma para esta vergonha. Tens de ter o preço afixado no posto, preço final com taxinhas, IVA e um par de botas. Imagina que calhas num posto onde te é cobrado 10cts/min (e não sabes porque não sabes, nem diz lá nada ou diz e pensas - logicamente - que aquele é o preço total). Os 1,5€/kWh passam rapidamente a ao dobro ou mais. Isto faz algum sentido?

Repito: qual é a relevância do CEME neste processo para, num shopping (ex: Mar) pegar em postos que já lá estavam, que foram pagos e mantidos pelo shopping, que nada mais fez senão existir, ser-lhe permitido cobrar 1,5€/kWh? Se me conseguirem convencer...
Última edição por BrunoAlves em 07 mai 2019, 00:01, editado 1 vez no total.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Mensagem por frankesousa » 06 mai 2019, 23:55

Na minha humilde opinião, fora tudo o que está mal concretizado (falta de informação, dificuldade de fazer o contrato com o CEME, falta de uma app do CEME que permita registar e carregar em 5 mim, etc) o modelo permite uma facilidade e paz de espírito formidável e única na Europa (excepto a rede Tesla claro)

Eu usei um ve na Noruega, Meca dos eléctricos, em Bergen num raio de 30 km e para me desenracar tive de instalar 3 apps, registar o cartão de crédito em todas elas, sempre que queria utilizar tinha de consultar as 3 apps independentemente a ver quais os postos livres e onde havia postos, grande confusão.

Em Espanha e por esse Europa fora parece que é igualmente complicado carregar um ve e a preços que faz parecer barato em Portugal.

Não fossem os incompetentes dos CEME que temos e já podíamos ter a rede de carregamento mais simples da Europa.

Bastava uma APP do CEME com todos os postos, preços de cada um já incluindo o valor do CEME, estado dos postos que ia buscar á mobie, cartão de crédito para ir buscar o pagamento e ativação do posto pela APP.
Está tudo preparado para funcionar assim, já que temos a mobie que agrega tudo, basta aparecer um CEME com tomates para agarrar o touro pelos cornos!
Talvez seja necessário a mobie ter outro comportamento também, são bastante incompetentes, ou então alguém os manda ser assim!!!
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Mensagem por frankesousa » 07 mai 2019, 00:02

BrunoAlves Escreveu:
06 mai 2019, 23:46

Repito: qual é a relevância do CEME neste processo para, num shopping (ex: Mar) pegar em postos que já lá estavam, que foram pagos e mantidos pelo shopping, que nada mais fez senão existir, ser-lhe permitido cobrar 1,5€/kWh? Se me conseguirem convencer...
Tem a mesma relevância da EDP, Endesa, Galp, etc etc que o pessoal tem em casa.

Alguém produz electricidade em groso, vende a mesma aos lotes aos comercializadores e estes vendem aos utilizadores.

Afinal alguém tem de garantir que a electricidade é produzida para ser gasta, e esse alguém é o CEME. Compra e vende esse produto.

O posto não deixa de ser "só" o contador (estou a exagerar ok).

Claro que se os CEME virem que é preciso mais postos para venderem mais electricidade, então pode dar-lhes a vontade de os instalar.

Venham os pagamentos em todo o lado a ver se isto anda.

E, obviamente, qualidade de serviço multas pesadas para cada hora de downtime de um posto. Isso sim era andar com a me para a frente
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Mensagem por BrunoAlves » 07 mai 2019, 00:03

frankesousa Escreveu:
06 mai 2019, 23:55
Eu usei um ve na Noruega, Meca dos eléctricos, em Bergen num raio de 30 km e para me desenracar tive de instalar 3 apps, registar o cartão de crédito em todas elas, sempre que queria utilizar tinha de consultar as 3 apps independentemente a ver quais os postos livres e onde havia postos, grande confusão.
Agora imagina que eras norueguês e querias usar um VE em Portugal. Qual é a app que usas para o fazer?
:mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Mensagem por BrunoAlves » 07 mai 2019, 00:12

frankesousa Escreveu:
07 mai 2019, 00:02
Tem a mesma relevância da EDP, Endesa, Galp, etc etc que o pessoal tem em casa.

Alguém produz electricidade em groso, vende a mesma aos lotes aos comercializadores e estes vendem aos utilizadores.

Afinal alguém tem de garantir que a electricidade é produzida para ser gasta, e esse alguém é o CEME. Compra e vende esse produto.

O posto não deixa de ser "só" o contador (estou a exagerar ok).

Claro que se os CEME virem que é preciso mais postos para venderem mais electricidade, então pode dar-lhes a vontade de os instalar.
Não acho que essa abordagem seja a correcta. Primeiro, eu em casa pago só à EDP, a ela pago também a TAR que é o garante da distribuição

Os CEME não instalam postos. Esses são dos OPC, que os instalam e mantêm. É a MobiE que faz o interface entre os postos e os CEME, como entidade agregadora. Mais uma vez, qual é a preponderância do CEME neste processo, que até é quem cobra ao utilizador?

Exemplo (que não tem nada a ver com os PCN): num PCR (OPC Cepsa que cobra ao minuto) detectei um bug no posto que me faz gastar mais dinheiro do que devia. Reportei à MobiE (que, como é normal, não me responde). É a EDP (que até oferece a energia daquele carregamento) que me vai cobrar, mas ninguém tem responsabilidade nenhuma e eu é que fico a arder.
Agora imagina que a MobiE não existia e que esta mescla de entidades também não. Existe o posto, o qual é fornecido pelo comercializador que melhor serve o dono do posto, mas que para mim dá igual. O dono do posto vende um serviço e é responsável por ele. Feito. Contacto o dono do posto acerca de um valor mal cobrado e pronto.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Mensagem por frankesousa » 07 mai 2019, 00:21

E tinham 10 cartões na carteira (ou mais já que há mais OPC do que isso) e não tinhas um local único para ver quais postos existem, onde e qual o estado de ocupação dos mesmos!

Duvido que seja melhor.

Acho que o pessoal confunde o modelo do sistema com a muito má aplicação do mesmo pelos intervenientes (todos fazem as coisas muito mas muito pouco bem).

O CEME é que cobra a tar, tal como em casa.
O CEME eu que paga ao OPC tal como em casa paga á EDP distribuição e á REN, ERSE etc.

Só falta mesmo ser o CEME a mostrar corretamente todos os custos, como em casa é feito!
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Responder

Voltar para “Carregamento”