Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Mensagem por BrunoFonseca » 09 out 2019, 09:48

mjr Escreveu:
09 out 2019, 07:08
Bruno, a proposta era para carregamento noturno de baixo custo para permitir que pessoas sem garagem tenham uma experiência semelhante às pessoas que têm garagem. Não estou a ver as pessoas durante a noite a irem trocar os carros, não faz sentido.

As contas são simples um posto de 22kW tem 3x32A, logo dá para separar em 2x16 x 3, ou seja 6 postos de 16A por cada posto de 3x32A. Para os 3 postos de 22kW que indiquei dá então para 18 posto, que eu arredondei para 20.
Ok. Soluções para os subúrbios onde os predios têm 8 andares e as garagens são raras!
Ja nos grandes centros urbanos como Lisboa e Porto talvez nem seja assim tão urgente essa solução, pois a maior parte das pessoas que habita nesses centros urbanos opta pelos transportes públicos, ou como está agora muito na moda, os carsharing as bicicletas ou as trotinetes.

beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Mensagem por beme83 » 09 out 2019, 09:50

Lá fora estão a fazer isso mesmo e a preços decentes. Estamos a falar do Canadá em que o poder de compra não se compara ao Português
https://forococheselectricos.com/2019/1 ... -hora.html

isto tudo porque não há taxas e taxinhas OPC e CEME e o diabo a 4

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Mensagem por migle » 09 out 2019, 23:51

BrunoFonseca Escreveu:
09 out 2019, 09:48
Ja nos grandes centros urbanos como Lisboa e Porto talvez nem seja assim tão urgente essa solução, pois a maior parte das pessoas que habita nesses centros urbanos opta pelos transportes públicos, ou como está agora muito na moda, os carsharing as bicicletas ou as trotinetes.
Eu sou lisboeta. Embora os lisboetas se desloquem a pé ou de transportes (excepto os masoquistas), frequentemente têm também um carro para quando querem sair de Lisboa, e alguns trabalham fora de Lisboa, nesse caso o car sharing e as trotinetes não ajudam.

Independentemente das razões, a falta de garagens em Lisboa é gritante e vê-se, ainda que, reconheço, hajam certos focos localizados nalguns concelhos da AML onde a densidade populacional é tão elevada, que o problema do estacionamento é maior do que na generalidade em Lisboa. Mas o problema do estacionamento é uma coisa e o da falta de garagens para carregar é outra coisa. Onde falta estacionamento não há solução...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Mensagem por migle » 10 out 2019, 00:06

mjr Escreveu:
09 out 2019, 07:08
Para os 3 postos de 22kW que indiquei dá então para 18 posto, que eu arredondei para 20.
Eu fiquei a pensar que esse arredondamento era uma correcção altamente técnica e subtil nas minhas contas de 2x22kW=12x3,68kW...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Mensagem por BrunoFonseca » 10 out 2019, 00:07

migle Escreveu:
09 out 2019, 23:51
BrunoFonseca Escreveu:
09 out 2019, 09:48
Ja nos grandes centros urbanos como Lisboa e Porto talvez nem seja assim tão urgente essa solução, pois a maior parte das pessoas que habita nesses centros urbanos opta pelos transportes públicos, ou como está agora muito na moda, os carsharing as bicicletas ou as trotinetes.
Eu sou lisboeta. Embora os lisboetas se desloquem a pé ou de transportes (excepto os masoquistas), frequentemente têm também um carro para quando querem sair de Lisboa, e alguns trabalham fora de Lisboa, nesse caso o car sharing e as trotinetes não ajudam.

Independentemente das razões, a falta de garagens em Lisboa é gritante e vê-se, ainda que, reconheço, hajam certos focos localizados nalguns concelhos da AML onde a densidade populacional é tão elevada, que o problema do estacionamento é maior do que na generalidade em Lisboa. Mas o problema do estacionamento é uma coisa e o da falta de garagens para carregar é outra coisa. Onde falta estacionamento não há solução...
De noite é fácil encontrar PCN de 3,7kW em Lisboa livres. Isso indica que as prioridades de momento devem ser outras.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Mensagem por migle » 10 out 2019, 00:18

:D
É fácil encontrar livres também de 22kW. Ou livres, ou, mais tipicamente, mal ocupados, por carros que não estão a carregar ou, mais frequentemente, por CIs...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Mensagem por Erbium » 10 out 2019, 08:42

BrunoFonseca Escreveu:
09 out 2019, 00:15
Com 2 tomadas de 22 kw podes carregar até 16 VE nas mesmas 8 horas, e note-se que nem todos necessitarão de carregar dos 0% aos 100%.
Carros com carregador de 22kW são poucos e como o mjr disse as pessoas não vão trocar durante a noite! :roll:

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Mensagem por mjr » 10 out 2019, 08:56

migle Escreveu:
10 out 2019, 00:06
mjr Escreveu:
09 out 2019, 07:08
Para os 3 postos de 22kW que indiquei dá então para 18 posto, que eu arredondei para 20.
Eu fiquei a pensar que esse arredondamento era uma correcção altamente técnica e subtil nas minhas contas de 2x22kW=12x3,68kW...
:lol: :lol:

Bem na verdade se baixares ligeiramente a potência consegues os 20: (32 x 3 x 3)/20 = 14,4A.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Mensagem por BrunoFonseca » 10 out 2019, 10:14

Erbium Escreveu:
10 out 2019, 08:42
BrunoFonseca Escreveu:
09 out 2019, 00:15
Com 2 tomadas de 22 kw podes carregar até 16 VE nas mesmas 8 horas, e note-se que nem todos necessitarão de carregar dos 0% aos 100%.
Carros com carregador de 22kW são poucos e como o mjr disse as pessoas não vão trocar durante a noite! :roll:
Poucos modelos, muitos em número.
A maior parte dos Zoe que se veêm por aí são importados, logo não constam nos números de vendas de VE, onde em 1º estão os Teslas e os Nissan.

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Mensagem por caz » 11 out 2019, 00:29

Quando fazemos contas de potência 2*22kWh =12 x 3.7

Estão a esquecer que os custos de instalação não são proporcionais á potência. Adicionalmente se as baterias aumentarem no médio prazo, as potências mais baixas deixam de ser interessantes, pois as pessoas vão querer carregar o carro menos vezes.

O investimento em infraestrutura não dá para estar sempre a mudar...

Responder

Voltar para “Carregamento”