Página 22 de 25

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Enviado: 09 out 2019, 09:48
por BrunoFonseca
mjr Escreveu:
09 out 2019, 07:08
Bruno, a proposta era para carregamento noturno de baixo custo para permitir que pessoas sem garagem tenham uma experiência semelhante às pessoas que têm garagem. Não estou a ver as pessoas durante a noite a irem trocar os carros, não faz sentido.

As contas são simples um posto de 22kW tem 3x32A, logo dá para separar em 2x16 x 3, ou seja 6 postos de 16A por cada posto de 3x32A. Para os 3 postos de 22kW que indiquei dá então para 18 posto, que eu arredondei para 20.
Ok. Soluções para os subúrbios onde os predios têm 8 andares e as garagens são raras!
Ja nos grandes centros urbanos como Lisboa e Porto talvez nem seja assim tão urgente essa solução, pois a maior parte das pessoas que habita nesses centros urbanos opta pelos transportes públicos, ou como está agora muito na moda, os carsharing as bicicletas ou as trotinetes.

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Enviado: 09 out 2019, 09:50
por beme83
Lá fora estão a fazer isso mesmo e a preços decentes. Estamos a falar do Canadá em que o poder de compra não se compara ao Português
https://forococheselectricos.com/2019/1 ... -hora.html

isto tudo porque não há taxas e taxinhas OPC e CEME e o diabo a 4

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Enviado: 09 out 2019, 23:51
por migle
BrunoFonseca Escreveu:
09 out 2019, 09:48
Ja nos grandes centros urbanos como Lisboa e Porto talvez nem seja assim tão urgente essa solução, pois a maior parte das pessoas que habita nesses centros urbanos opta pelos transportes públicos, ou como está agora muito na moda, os carsharing as bicicletas ou as trotinetes.
Eu sou lisboeta. Embora os lisboetas se desloquem a pé ou de transportes (excepto os masoquistas), frequentemente têm também um carro para quando querem sair de Lisboa, e alguns trabalham fora de Lisboa, nesse caso o car sharing e as trotinetes não ajudam.

Independentemente das razões, a falta de garagens em Lisboa é gritante e vê-se, ainda que, reconheço, hajam certos focos localizados nalguns concelhos da AML onde a densidade populacional é tão elevada, que o problema do estacionamento é maior do que na generalidade em Lisboa. Mas o problema do estacionamento é uma coisa e o da falta de garagens para carregar é outra coisa. Onde falta estacionamento não há solução...

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Enviado: 10 out 2019, 00:06
por migle
mjr Escreveu:
09 out 2019, 07:08
Para os 3 postos de 22kW que indiquei dá então para 18 posto, que eu arredondei para 20.
Eu fiquei a pensar que esse arredondamento era uma correcção altamente técnica e subtil nas minhas contas de 2x22kW=12x3,68kW...

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Enviado: 10 out 2019, 00:07
por BrunoFonseca
migle Escreveu:
09 out 2019, 23:51
BrunoFonseca Escreveu:
09 out 2019, 09:48
Ja nos grandes centros urbanos como Lisboa e Porto talvez nem seja assim tão urgente essa solução, pois a maior parte das pessoas que habita nesses centros urbanos opta pelos transportes públicos, ou como está agora muito na moda, os carsharing as bicicletas ou as trotinetes.
Eu sou lisboeta. Embora os lisboetas se desloquem a pé ou de transportes (excepto os masoquistas), frequentemente têm também um carro para quando querem sair de Lisboa, e alguns trabalham fora de Lisboa, nesse caso o car sharing e as trotinetes não ajudam.

Independentemente das razões, a falta de garagens em Lisboa é gritante e vê-se, ainda que, reconheço, hajam certos focos localizados nalguns concelhos da AML onde a densidade populacional é tão elevada, que o problema do estacionamento é maior do que na generalidade em Lisboa. Mas o problema do estacionamento é uma coisa e o da falta de garagens para carregar é outra coisa. Onde falta estacionamento não há solução...
De noite é fácil encontrar PCN de 3,7kW em Lisboa livres. Isso indica que as prioridades de momento devem ser outras.

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Enviado: 10 out 2019, 00:18
por migle
:D
É fácil encontrar livres também de 22kW. Ou livres, ou, mais tipicamente, mal ocupados, por carros que não estão a carregar ou, mais frequentemente, por CIs...

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Enviado: 10 out 2019, 08:42
por Erbium
BrunoFonseca Escreveu:
09 out 2019, 00:15
Com 2 tomadas de 22 kw podes carregar até 16 VE nas mesmas 8 horas, e note-se que nem todos necessitarão de carregar dos 0% aos 100%.
Carros com carregador de 22kW são poucos e como o mjr disse as pessoas não vão trocar durante a noite! :roll:

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Enviado: 10 out 2019, 08:56
por mjr
migle Escreveu:
10 out 2019, 00:06
mjr Escreveu:
09 out 2019, 07:08
Para os 3 postos de 22kW que indiquei dá então para 18 posto, que eu arredondei para 20.
Eu fiquei a pensar que esse arredondamento era uma correcção altamente técnica e subtil nas minhas contas de 2x22kW=12x3,68kW...
:lol: :lol:

Bem na verdade se baixares ligeiramente a potência consegues os 20: (32 x 3 x 3)/20 = 14,4A.

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Enviado: 10 out 2019, 10:14
por BrunoFonseca
Erbium Escreveu:
10 out 2019, 08:42
BrunoFonseca Escreveu:
09 out 2019, 00:15
Com 2 tomadas de 22 kw podes carregar até 16 VE nas mesmas 8 horas, e note-se que nem todos necessitarão de carregar dos 0% aos 100%.
Carros com carregador de 22kW são poucos e como o mjr disse as pessoas não vão trocar durante a noite! :roll:
Poucos modelos, muitos em número.
A maior parte dos Zoe que se veêm por aí são importados, logo não constam nos números de vendas de VE, onde em 1º estão os Teslas e os Nissan.

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Enviado: 11 out 2019, 00:29
por caz
Quando fazemos contas de potência 2*22kWh =12 x 3.7

Estão a esquecer que os custos de instalação não são proporcionais á potência. Adicionalmente se as baterias aumentarem no médio prazo, as potências mais baixas deixam de ser interessantes, pois as pessoas vão querer carregar o carro menos vezes.

O investimento em infraestrutura não dá para estar sempre a mudar...