Dicas para primeira Viagem que necessita PCR

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Dicas para primeira Viagem que necessita PCR

Mensagem por pemifer » 06 set 2019, 18:41

frankesousa Escreveu:
06 set 2019, 16:34
pemifer Escreveu:
06 set 2019, 15:00
Bem visto!
Fiz um ajuste à claridade da imagem e realmente há tracinhos em falta na aceleração.
E se vires a tua imagem do "velhinho" leaf 24 também tem o mesmo, as "bolinhas" simples em vez de estarem duplas.
Sim, também não tinha reparado, mas o "velhinho" acende a luz da tartaruga...

j4ck
Mensagens: 54
Registado: 28 jul 2019, 21:46
Data de fabrico: 01 jul 2019

Re: Dicas para primeira Viagem que necessita PCR

Mensagem por j4ck » 06 set 2019, 21:21

frankesousa Escreveu:
06 set 2019, 11:14
O carro já estava efectivamente a limitar a potência:

Imagem[/url]

Mesmo esta com muita % de bateria estava com a potência máxima limitada.
Imagem
Tal como estava nas fotos do Pedro.
Obrigado por teres identificado a indicação da perda de potência, não tinha reparado, estive sempre a espera de uma tartaruginha :lol: Devo ter feito muitos km com a potência limitada sem me aperceber.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Dicas para primeira Viagem que necessita PCR

Mensagem por mjr » 07 set 2019, 09:49

A tartaruga aparece quando a perda de potência é mais significativa. Não sei o valor exato, mas deve andar pelos 25-50kW. Para andar a 120km/h em plano são necessários uns 20kW de potência, ou seja, mesmo com a tartaruga ainda é possível velocidades elevadas.

Para limitar a potência a sério, para menos de 10kW, é necessário abusar muito, tipo fazer uma carga rápida até ao vermelho e depois andar a 150km/h. A inércia térmica e o tempo que demora o calor a chegar aos sensores garante que quando estes atingirem 55C já o interior da bateria está acima disso, e portanto é inevitável o corte de potência total.Quando foi inaugurado o corredor Sul dos PCRs aconteceu isso num Leaf 30 no regresso a Lisboa, conduzido por um comercial sem experiência de elétricos.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Dicas para primeira Viagem que necessita PCR

Mensagem por cfvp » 08 set 2019, 19:05

j4ck Escreveu:
05 set 2019, 13:06
Carregado dos 28% até 91% SOC, em cerca de 40min (22.3kWh)

Imagem

a temp da bateria subiu bastante e ficou próximo do vermelho.

Imagem
Pois é a tal situação de fazer uma carga rápida com o SOC baixo até um SOC elevado. Se fosse dos 50% para cima o efeito da temperatura já era menor, mas enfim, eu percebo que alguém não queira fazer isso, pois a viagem torna-se menos prática.
j4ck Escreveu:
05 set 2019, 13:06
Velocidade de carregamento

Imagem

Carregado ate 34% SOC com 3.94kWh, demorou 14min e ficou na primeira barra vermelha
Aqui já se nota e bem o rapidgate. :|
j4ck Escreveu:
05 set 2019, 13:06
Após esta experiência chego a conclusão que o Leaf foi desenhado para o propósito para qual eu o comprei, carro do dia a dia. Voltaria a fazer Porto/Lisboa/Porto mas porque faço essa viagem de longe a longe, a ultima vez foi a 4 anos. A falta de arrefecimento da bateria limita em muito o carro neste tipo de viagem.
Concordo. Eu também comprei o meu com o mesmo propósito. No entanto a ver se qualquer dia me aventuro a fazer uma viagem longa para ver se controlando a velocidade e/ou o SOC nas cargas rápidas é possível controlar a temperatura. Pelo menos outro utilizador do fórum, o civic, conseguiu controlar a temperatura das 2 CRs que fez, carregando perto dos 50% de SOC e indo a velocidades de 100/110 km/h. Está aqui o relato: viewtopic.php?p=118302#p118302
j4ck Escreveu:
05 set 2019, 22:46
Hoje recebi a seguinte SMS da Galp:
"Bem-vindo,
O seu cartão GalpElectric com o numero XXXXXXX foi ativado no dia 05/09/2019. Dentro de cerca de 5 dias ira receber-lo na morada que nos indicou. A Galp agradece a sua preferencia."

Já tenho o cartão a uma semana, e ontem (a minha primeira tentativa de utilização) não era reconhecido. :?
Agora já funciona?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

j4ck
Mensagens: 54
Registado: 28 jul 2019, 21:46
Data de fabrico: 01 jul 2019

Re: Dicas para primeira Viagem que necessita PCR

Mensagem por j4ck » 10 set 2019, 01:37

cfvp Escreveu:
08 set 2019, 19:05
Agora já funciona?
Ainda não voltei a passar num PCR ou PCN para confirmar, moro numa zona rural e carrego diariamente em casa. Eu agora só pego no Leaf ao fim de semana e se não tiver a trabalhar, acabou-se as ferias e já ficou entregue a patroa :lol:

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Dicas para primeira Viagem que necessita PCR

Mensagem por cfvp » 10 set 2019, 19:58

j4ck Escreveu:
10 set 2019, 01:37
Ainda não voltei a passar num PCR ou PCN para confirmar, moro numa zona rural e carrego diariamente em casa. Eu agora só pego no Leaf ao fim de semana e se não tiver a trabalhar, acabou-se as ferias e já ficou entregue a patroa :lol:
Mas estás a gostar do carro, apesar destes precalços?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

j4ck
Mensagens: 54
Registado: 28 jul 2019, 21:46
Data de fabrico: 01 jul 2019

Re: Dicas para primeira Viagem que necessita PCR

Mensagem por j4ck » 10 set 2019, 23:30

cfvp Escreveu:
10 set 2019, 19:58
Mas estás a gostar do carro, apesar destes precalços?
Estou a gostar, sinceramente não pensei que fosse gostar tanto, sexta-feira faz 4 semanas e já vai com 2900km. A condução é muito agradável, desde a suspensão a resposta do motor. Mas como tudo tem algumas questões que podiam ser melhorados, a APP podia funcionar, o fecho central trancar as portas acima de 15km\hr, ajuste em profundidade do volante, fechar\abrir vidros com o comando e o apoio de descanso do pé esquerdo ser protegido. A questão de faltar TMS na bateria não me faz diferença tendo em conta a finalidade para qual comprei carro, se tivesse aumentaria o valor de aquisição. Caso não tivesse uma segunda viatura a diesel podia ter mais peso na escolha, ou não, a poupança anual em combustível chegaria perfeitamente para alugar uma viatura para as férias. Sem dúvida foi uma decisão acertada, melhor era de ter sido mais cedo.

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: Dicas para primeira Viagem que necessita PCR

Mensagem por noway » 11 set 2019, 05:00

É a opinião generalizada das pessoas que compram ou experimentam um eléctrico.

Algumas dessas limitações consegues contornar com o LeafSpy Pro. Essa de fechar as portas automaticamente por exemplo ou tirar alguns sons do VSP (ou todos... eu por exemplo tirei o som parvo da marcha-a-trás... à la carrinha de caixa aberta)

Exemplo:
Imagem
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Dicas para primeira Viagem que necessita PCR

Mensagem por cfvp » 12 set 2019, 00:59

noway Escreveu:
11 set 2019, 05:00
Algumas dessas limitações consegues contornar com o LeafSpy Pro. Essa de fechar as portas automaticamente por exemplo ou tirar alguns sons do VSP (ou todos... eu por exemplo tirei o som parvo da marcha-a-trás... à la carrinha de caixa aberta)
:lol: Por acaso também costumo desligar, mas como não tenho LeafSpy (ainda) desligo à mão. No entanto em sítios mais movimentados até deixo ficar, não vá aparecer um peão distraído. Por acaso notaste que havia mais distraídos a passarem por trás do carro com esse som sempre desligado?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: Dicas para primeira Viagem que necessita PCR

Mensagem por noway » 12 set 2019, 05:06

Nota-se um pouco sim. Mas o carro avisa-nos sobre essa situação, tanto visualmente no visor 360 como com o sonar, por isso não acho perigoso desligar isso. O som de marcha esse já deixo ligado e mesmo assim há sempre alguém que mete o pé na estrada sem olhar...
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

Responder

Voltar para “Carregamento”