Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por zeuz » 19 jun 2021, 23:42

BrunoAlves Escreveu:
18 jun 2021, 23:46
pbaptista Escreveu:
18 jun 2021, 20:43
depois pensei que se 20% dos carros que iam em direção ao Algarve fossem eléctricos não havia infraestrutura para carregar sem perder muitas horas à espera de vez, mesmo que tivéssemos 20 carregadores em cada Estação de serviço.
Isto é falso. 20% das pessoas que iriam em direcção ao Algarve teriam condições para carregar em casa ou antes de se meter ao caminho. Não teriam necessidade de parar na viagem porque não dependem exclusivamente de postos para além da tomada. Alguns claro. Todos? Muito menos.
pbaptista Escreveu:
18 jun 2021, 20:43
a nossa capacidade de produção de energia eléctrica aguenta um consumo desta dimensão?
Há pouco tempo dizia um "cabeçudo" da EDP que, se TODOS os veículos ligeiros do país fossem instantaneamente eléctricos, a demanda de energia adicional era de 14%. Ora como é óbvio TODOS os ligeiros demorarão anos largos a passar a eléctricos, isso é um não problema ;)
alexmol Escreveu:
19 jun 2021, 00:46
Esse valor de 14% não contempla a poupança de energia eléctrica nas refinarias e distribuição de combustíveis.
Não havendo necessidade de refinar tanto o aumento real será mais baixo.
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por alexmol » 20 jun 2021, 00:31

pbaptista Escreveu:
19 jun 2021, 23:09
O valor anda na casa dos 0,2 kWh por galão, isto porque da energia necessária para refinar um barril de petróleo só 15% é de origem eléctrica e porque quando refinas petróleo obtens um conjunto de produtos e não só gasolina.
Se um galão tem 4.54 litros, então 0,2x4.54 = 0,908 kWh, eu usei 1 kWh nas contas, podes dizer que exagerei em 10%.
pbaptista Escreveu:
19 jun 2021, 23:09
Eu não tenho Tesla e duvido que alguma vez a maior parte dos VE em Portugal seja Tesla, mas no teu exemplo da California, actualmente menos de 1,5% dos veículos ligeiros de passageiros são Teslas, agora imagina que eram 20%..já sei vais dizer-me que na California há muito deserto para aumentar as áreas de carga... :D
Usei o caso da Califórnia como exemplo de que a rede de carregamento vai crescer à medida das necessidades e para mostrar que a questão da concentração de trânsito numa autoestrada é de resolução relativamente fácil.
É irrelevante a marca dos carros e a taxa de adopção de VE's, aplica-se o mesmo princípio, é a lei da oferta e da procura. Se houver mercado para rede de carregamento vão surgir postos, não há nenhum impedimento técnico para tal. Os impedimentos que temos tido por cá são maioritariamente políticos e de incompetência da entidade gestora.
pbaptista Escreveu:
19 jun 2021, 23:13
Acontece que o pico do inverno é distribuído pelo pais especialmente no inverno, o do Algarve é numa zona localizada, aliás um exemplo, o Ampalius em Vilamoura, tem 357 quartos, imagina que metade desses hospedes vêm de VE, como abasteciam? E o Tivoli e todos os outros hoteis e aldeamentos e casas particulares?
Portanto achas que a rede nacional de transporte de electricidade não tem capacidade para durante os meses de verão suportar um aumento de potência provocado por meio milhão de turistas com VE's no Algarve? Em que te baseias?

Vamos supor que temos 150 VE's para carregar no hotel e por exagero vamos imaginar que o hotel disponibiliza 150 carregadores.
Se cada carregador for de 3.6kW a potência total será de 540kW.
Isto são dois Porsche Taycan a carregar na Ionity! Qual é o stress ?

PS: estamos a ficar off-topic
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

pbaptista
Mensagens: 428
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por pbaptista » 20 jun 2021, 00:42

alexmol Escreveu:
20 jun 2021, 00:31
pbaptista Escreveu:
19 jun 2021, 23:09
O valor anda na casa dos 0,2 kWh por galão, isto porque da energia necessária para refinar um barril de petróleo só 15% é de origem eléctrica e porque quando refinas petróleo obtens um conjunto de produtos e não só gasolina.
Se um galão tem 4.54 litros, então 0,2x4.54 = 0,908 kWh, eu usei 1 kWh nas contas, podes dizer que exagerei em 10%.

0,2/4,54=0,044kWh por litro..... exageraste xxxx% :D
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 20 jun 2021, 04:31

pbaptista Escreveu:
19 jun 2021, 23:25
Acredito que o aumento de VE seja gradual e a capacidade de fornecimento também, mas também acredito que os custos vão ser tão elevados que o custo das deslocações ultrapasse o custo dos ICE. É um feeling, mas gostava de estar enganado, vamos acompanhado.
Não me lembro em que tópico foi, mas lembro de já termos discutido este problema devido a falta de potência nalguns ramais. O exemplo que dei foi da electrificação dos comboios. Alguma vez ouviste dizer que era um projecto impossível porque a rede não ia aguentar? Não estamos a falar de 3.6kW para carregar um VE.

Para calcular os custos (estou longe de ser a pessoa mais indicada) temos de ver muitos aspectos. Pegando no exemplo dos comboios, houve muitos milhões gastos duma só vez para a electrificação das linhas.

Nestes anos todos quanto é que se poupou em diesel? E na manutenção dos comboios que deixaram de ter os velhos motores/geradores ("todos" os comboios são electricos, muda é a forma como a electricidade é obtida) gigantescos a combustão. Como sabemos os motores a combustão tem muito mais manutenção que um motor electrico.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por alexmol » 20 jun 2021, 10:12

pbaptista Escreveu:
20 jun 2021, 00:42
0,2/4,54=0,044kWh por litro..... exageraste xxxx% :D
É o que dá escrever posts com sono! :doh:

Acho que temos de continuar esta discussão noutro tópico.

--------------------------------//---------------------------------

Gostava de voltar a este tópico do nosso modelo para saber a opinião do fórum sobre a ligação da rede portuguesa ao resto do mundo.

Como é que a Mobi.E se vai posicionar quanto ao roaming ?

No resto da Europa temos operadores que têm a sua rede própria, depois temos diversas redes de roaming que na realidade não possuem qualquer posto mas que emitem cartões e têm acordos com muitos operadores, permitindo com esse cartão viajar por diversos países.

Ora a Mobi.E é um misto dos dois, um misto algo esquisito. Não emite cartões, mas faz a gestão da rede, e é operador de alguns postos.

Para usarmos os nossos cartões lá fora alguém, ou a Mobi.E ou os CEME terão de enviar os dados dos nossos cartões aos operadores e redes de roaming do resto da Europa e fazer um acordo comercial.
Presumo que só a Mobi.E poderá fazer isto, pois não vejo qualquer razão para os CEME não o fazerem já hoje. Não era boa publicidade um CEME vir dizer "Agora pode carregar em toda a Europa com o seu cartão XXXX" ?

Para os estrangeiros usarem a nossa rede os operadores e redes de roaming do resto da Europa terão de nos enviar os dados dos cartões deles para a nossa rede autorizar, aqui parece-me óbvio que o encravanço estará na Mobi.E, qual dos CEME iria rejeitar ganhar mais uns tostões ao ter mais clientes ?

Parecendo-me que a areia na engrenagem está na Mobi.E pergunto então:
Não temos roaming bilateral por causa de alguma particularidade do nosso modelo (lei e regulamentação) ou por inépcia da Mobi.E ?
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

pbaptista
Mensagens: 428
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por pbaptista » 20 jun 2021, 16:47

alexmol Escreveu:
20 jun 2021, 10:12
pbaptista Escreveu:
20 jun 2021, 00:42
0,2/4,54=0,044kWh por litro..... exageraste xxxx% :D
É o que dá escrever posts com sono! :doh:

Acho que temos de continuar esta discussão noutro tópico.
Não merece perder mais tempo com o tema, para mim a grande vantagem da internet é o acesso à informação sem intermediários, assim só somos manipulados se quisermos. A grande desvantagem é a forma como se propaga falsos factos, como essa história do 1kWh por litro de gasolina, na refinação, basta ver quanto custa refinar um litro de gasolina e comparar com o custo de 1kWh para a industria para perceber que essa relação é falsa.

Mas se quiseres continuar a falar sobre o tema, pode ser por MP.

--------------------------------//---------------------------------
alexmol Escreveu:
20 jun 2021, 10:12
Gostava de voltar a este tópico do nosso modelo para saber a opinião do fórum sobre a ligação da rede portuguesa ao resto do mundo.

Como é que a Mobi.E se vai posicionar quanto ao roaming ?

No resto da Europa temos operadores que têm a sua rede própria, depois temos diversas redes de roaming que na realidade não possuem qualquer posto mas que emitem cartões e têm acordos com muitos operadores, permitindo com esse cartão viajar por diversos países.

Ora a Mobi.E é um misto dos dois, um misto algo esquisito. Não emite cartões, mas faz a gestão da rede, e é operador de alguns postos.

Para usarmos os nossos cartões lá fora alguém, ou a Mobi.E ou os CEME terão de enviar os dados dos nossos cartões aos operadores e redes de roaming do resto da Europa e fazer um acordo comercial.
Presumo que só a Mobi.E poderá fazer isto, pois não vejo qualquer razão para os CEME não o fazerem já hoje. Não era boa publicidade um CEME vir dizer "Agora pode carregar em toda a Europa com o seu cartão XXXX" ?

Para os estrangeiros usarem a nossa rede os operadores e redes de roaming do resto da Europa terão de nos enviar os dados dos cartões deles para a nossa rede autorizar, aqui parece-me óbvio que o encravanço estará na Mobi.E, qual dos CEME iria rejeitar ganhar mais uns tostões ao ter mais clientes ?

Parecendo-me que a areia na engrenagem está na Mobi.E pergunto então:
Não temos roaming bilateral por causa de alguma particularidade do nosso modelo (lei e regulamentação) ou por inépcia da Mobi.E ?
Confesso que esta história de transformar os carregamentos eléctricos num modelo semelhante ao dos telemóveis parece-me uma aberração, especialmente quando é um sistema para substituir um (bombas de combustível) em que não há essa necessidade.
Para mim o correcto seria o comerciante final estabelecer um preço por kWh, em função do tipo de carregador e os clientes pagavam com cartão MB/crédito, como numa bomba de combustível.

Tal como acontece actualmente com os supermercados e combustíveis, as marcas/comerciantes poderiam disponibilizar cartões de cliente com descontos e outras vantagens para fidelização e pronto, simples e fácil de entender para todos.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

rafaelferreirapt
Mensagens: 182
Registado: 04 jun 2018, 23:10
Data de fabrico: 15 mai 2018
Capacidade bateria: 114,8 Ah
Localização: Aveiro

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rafaelferreirapt » 20 jun 2021, 17:15

alexmol Escreveu:
20 jun 2021, 10:12
pbaptista Escreveu:
20 jun 2021, 00:42
0,2/4,54=0,044kWh por litro..... exageraste xxxx% :D
É o que dá escrever posts com sono! :doh:

Acho que temos de continuar esta discussão noutro tópico.

--------------------------------//---------------------------------

Gostava de voltar a este tópico do nosso modelo para saber a opinião do fórum sobre a ligação da rede portuguesa ao resto do mundo.

Como é que a Mobi.E se vai posicionar quanto ao roaming ?

No resto da Europa temos operadores que têm a sua rede própria, depois temos diversas redes de roaming que na realidade não possuem qualquer posto mas que emitem cartões e têm acordos com muitos operadores, permitindo com esse cartão viajar por diversos países.

Ora a Mobi.E é um misto dos dois, um misto algo esquisito. Não emite cartões, mas faz a gestão da rede, e é operador de alguns postos.

Para usarmos os nossos cartões lá fora alguém, ou a Mobi.E ou os CEME terão de enviar os dados dos nossos cartões aos operadores e redes de roaming do resto da Europa e fazer um acordo comercial.
Presumo que só a Mobi.E poderá fazer isto, pois não vejo qualquer razão para os CEME não o fazerem já hoje. Não era boa publicidade um CEME vir dizer "Agora pode carregar em toda a Europa com o seu cartão XXXX" ?

Para os estrangeiros usarem a nossa rede os operadores e redes de roaming do resto da Europa terão de nos enviar os dados dos cartões deles para a nossa rede autorizar, aqui parece-me óbvio que o encravanço estará na Mobi.E, qual dos CEME iria rejeitar ganhar mais uns tostões ao ter mais clientes ?

Parecendo-me que a areia na engrenagem está na Mobi.E pergunto então:
Não temos roaming bilateral por causa de alguma particularidade do nosso modelo (lei e regulamentação) ou por inépcia da Mobi.E ?
Não, neste caso não está areia na engrenagem da Mobi.e. É preciso que hajam acordos entre CEMEs e as plataformas de roaming ou então pode vir haver um concurso para CEME default.

Em breve deverá haver um CEME que deve abrir portas a outras plataformas/ aplicações, diria. Mas para isso é preciso chegar a um acordo comercial, um dos CEMEs portugueses, espanhóis ou alemães, porque há custos envolvidos (anuidades, setup fees e ainda fees por carregamentos).

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rimsilva » 21 jun 2021, 15:34

alexmol Escreveu:
19 jun 2021, 00:46
Quanto ao carregar em viagem para o Algarve basta olhar para o que acontece nos países que estão à nossa frente em termos de adopção. Desde que a rede vá crescendo com o número de VE's não há drama.
Ultimamente também tenho tido este tipo de discussões noutro forum, a conclusão a que chego é que se está a gerar uma grande confusão, porque se está a partir da realidade das infraestruturas de hoje em dia, para um cenário de massificação (que só será possivel atingir dentro de alguns anos).
Não sei se será por desconhecimento da evolução que a ME teve em Portugal, ou porque a apenas se pretender procurar "defeitos" na ME.

Naturalmente que a rede vai crescendo à medida que o numero de VEs cresce (e além disso sabemos que os VE permitem que as deslocações não dependam a 100% de uma rede de "abastecimento"), estar a extrapolar uma situação com base na rede actual é algo sem sentido.

Mesmo que se esqueça os atrasos provocados pela inicio da fase comercial e de estarmos a olhar para a excepção que é a ligação ao Algarve em periodo de férias, facilmente constatamos que o nivel de investimento na rede é crescente e as condições daqui a um par de anos serão totalmente diferente.
A diversidade da origem do investimento é cada vez maior, além dos HUBs promovidos pelo Estado, vemos cada vez mais privados a investir na rede de carregamento, nomeadamente supermercados/shoppings, comercio, empresas (para carregar a sua frota e carros dos colaboradores) e as novas habitações (incluido prédios) preparadas para terem pontos de carregamento.
Última edição por rimsilva em 22 jun 2021, 11:41, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 21 jun 2021, 17:31

rimsilva Escreveu:
21 jun 2021, 15:34
Não sei se será por desconhecimento da evolução que a ME teve em Portugal, ou porque a apenas se pretender procurar "defeitos" na ME.
Eu diria que as duas coisas. Eu quando falo com algumas pessoas acerca de ter um carro electrico ainda surge muito a questão - "e onde é que carregas quando queres ir algum lado?". Quem não acompanha não tem noção do que é aqueles armários na rua, shoppings etc.

Depois existem aqueles que falam só para deitar abaixo e muitas vezes sem saberem evolução que houve, longe do ideal, mas muito significativa nos últimos tempos.

As vezes dou por mim a pensar. Se hoje vivemos numa era em que a informação é global e quase instantânea e, existe a dificuldade de perceber o que é "novo". A transição do cavalo para o carro deve ter sido muito complicada. :mrgreen:
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
vitocril
Mensagens: 138
Registado: 10 mai 2017, 22:22
Data de fabrico: 01 set 2015
Capacidade bateria: 42,3 Ah

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por vitocril » 25 jun 2021, 23:36

:dance: " A transição do cavalo para o carro deve ter sido muito complicada. " lool 😂

Responder

Voltar para “Carregamento”