Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
pbaptista
Mensagens: 434
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por pbaptista » 29 fev 2024, 13:45

LFN Escreveu:
22 fev 2024, 00:45
O mesmo que acontecia nas comunicações até a UE determinar o fim das diferenciações de preço em roaming, tal como irá acontecer um destes dias na mobilidade elétrica.
Tenho visto vários comentários aqui no fórum com a mesma ideia, como se o serviço de telecomunicações fosse o mesmo que fornecer energia elétrica, (e porque não os combustiveis.. :lol: )…
Então, considerando o que se passa nas telecomunicações (só na chamadas e sms, porque com os dados já não é assim), significa que eu tenho um preço no meu pais de origem e quando me desloco para outro pais pago o mesmo por KWh, então quem paga a diferença de custo da energia elétrica de país para país? Consegues explicar o que consideras Roaming nos carregamentos?
LFN Escreveu:
22 fev 2024, 00:45
A diferença entre o modelo de todos os países europeus e o orgulhosamente sós do português é que no primeiro caso basta uma diretiva para por toda a gente nos carris sem diferenciações de preços, no segundo não há ponta por onde se pegue para garantir a transparência dos preços e a atratividade para investimento.
Para os mais distraídos, recordo que Portugal faz parte da EU, assim não está isento de cumprir as diretivas europeias, sobre pena de ser multado e do que eu saiba, até à data não há incumprimento de diretivas sobre este tema.
Sobre a diferenciação de preços, não sei onde foste buscar a ideia que há alguma obrigatoriedade de não existir, não só não há (nos carregamentos de VE) há como também não há nas telecomunicações ou noutros serviços ou produtos. Pode existir preços idênticos de país para país mas por iniciativa das empresas, por questões comerciais nunca por imposição da UE, seria quase comunismo.


LFN Escreveu:
22 fev 2024, 00:45
Um exemplo que vi há dias em França:

https://imgur.com/SLsLSEf

Rede Fastned,16 postos de 300 kW cada, 0,59€/Kwh. Cá arranja-se um posto de 50 ou 100 kW a 0,45-0,50€/kWh nas áreas de serviço, e quando funciona.

Com o nosso modelo iremos ver este tipo de investimento? Jamais!
O teu exemplo é interessante, a mesma empresa cobra preços diferentes entre países, como vês contrário ao que tu apregoas e se usares outro parceiro pagas mais, por exemplo a Chargemap cobra nesta rede (Fastned) mais 10%.
Standard tariffs (Pay as you go)
The Netherlands € 0.69 per kWh

Germany € 0.69 per kWh

Belgium € 0.69 per kWh

France € 0.59 per kWh

Switzerland CHF 0.59 per kWh

United Kingdom GBP 69p per kWh

Denmark DKK 5.89 per kWh

Start your session at the charger screen or through the Fastned app.

If you use a charging card, your provider could charge a service fee. Ask them for the details.
Em Portugal consegues carregar a 140kWh/150kWh em alguns postos de AE (por exemplo na Galp AE- Alcaçer do Sal) por valores entre os 0,45€/0,50€.

Sobre investimentos, no fim de 2022 existiam quase 600 mil VE matriculados em França, em Portugal eram pouco mais de 50 mil. E quantos carros há em Portugal que consigam carregar a 300kWh?
Não há almoços grátis, qualquer simplificação, como o pagar com cartão de débito/crédito, etc.. terá sempre um acréscimo de custo, ou acreditas no Pai Natal?

Do zapping que fiz em alguns países na UE, Portugal tem neste momento dos custos mais baixos para carregamento de VE, sim, temos carregadores estupidamente caros, como os da Ionity mas se há coisa em que o nosso modelo é bom é permitir que tenhas o fornecedor que te for mais conveniente em todos os postos da rede publica, algo que não existe nos outros países, assim em Portugal no principio do ano ou quando há alterações tarifárias, só tenho que ver para o meu perfil de utilização qual é o mais barato (tal como faço para casa) e usar esse fornecedor. Em Espanha (ou noutros países) ou compro um cartão que dá para várias redes e pago um prémio por isso ou então tenho que andar a ver que postos é que há por onde vou passar para instalar as respectivas apps, por isso neste momento tenho 13 apps.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 29 fev 2024, 15:07

pbaptista Escreveu:
29 fev 2024, 13:45
Em Espanha (ou noutros países) ou compro um cartão que dá para várias redes e pago um prémio por isso ou então tenho que andar a ver que postos é que há por onde vou passar para instalar as respectivas apps, por isso neste momento tenho 13 apps.
Há um mundo para lá de Espanha. E há um mundo (muito grande) para lá da tua experiência. Espanha é sub-óptimo por falta de regulação e supervisão à séria. A legislação recente de 2022 é excelente, determina não discriminação de preços e uma série de outras coisas que alguns grandes players ainda não cumprem, infelizmente. Mas continuemos com esta ideia fixada do "Espanha, Espanha", estão a passar-nos pela faixa da direita enquanto continuamos agarrados a ideias de 2010.

Em mercados mais estáveis e maduros há concorrência à séria. Há concorrência entre players e há concorrência entre eMSPs.
Repara neste eMSP:
pic1.png
Pic2.png
Ainda precisas de dezenas de cartões nestes países? Estás as ver o tamanho da Alemanha?
E mais, pagas 32cts por carregamento EM QUALQUER PARTE DA EUROPA onde este eMSP chega. 2 pormenores:
- sabes onde é que este eMSP tem zero cobertura? Exacto.
- sabes que o custo por sessão da Mobi.e é superior a estes 32cts? Depois de ter custado (e continuar a custar...) milhões e milhões ao erário público?
Há um mundo lá fora, mercados maduros e players a lutar entre si para conseguir a preferência dos clientes.
pbaptista Escreveu:
29 fev 2024, 13:45
Em Portugal consegues carregar a 140kWh/150kWh em alguns postos de AE (por exemplo na Galp AE- Alcaçer do Sal) por valores entre os 0,45€/0,50€.
Consegues tu, pessoa informada e com um carro que aproveita a totalidade do posto. Desafio-te a carregar o meu carro (e não é um Leaf com batterygate) a esses preços. Desafio-te a carregar o meu carro até aos, vá, 70% (já nem forço os 80% "da praxe") a menos de 70-80cts/kWh num PCUR de 160kW por exemplo. Em Espanha, fácil conseguir abaixo de 40cts/kWh.
pbaptista Escreveu:
29 fev 2024, 13:45
mas se há coisa em que o nosso modelo é bom é permitir que tenhas o fornecedor que te for mais conveniente em todos os postos da rede publica, algo que não existe nos outros países, assim em Portugal no principio do ano ou quando há alterações tarifárias, só tenho que ver para o meu perfil de utilização qual é o mais barato (tal como faço para casa) e usar esse fornecedor.
Isso é uma afirmação totalmente falaciosa, desculpa. Na maioria dos postos lá fora que "mantenho debaixo de olho" e vou consultando preços regularmente, não houve qualquer atualização de preços no início do ano.
E mais uma vez, procuras tu que és uma pessoa informada. Uma grande parte dos utilizadores continua a usar o mesmo cartão de sempre, a mesma app de sempre. Caso prático, a Miio tem tido preços terríveis mas, dada a sua (merecida sem dúvida) fama, continua a ser um dos CEME preferidos para os carregamentos. Estas pessoas têm desconhecimento, inércia, o-que-seja e como tal são comidas e pagam muito mais.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

pbaptista
Mensagens: 434
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por pbaptista » 29 fev 2024, 15:45

BrunoAlves Escreveu:
29 fev 2024, 15:07
pbaptista Escreveu:
29 fev 2024, 13:45
Em Espanha (ou noutros países) ou compro um cartão que dá para várias redes e pago um prémio por isso ou então tenho que andar a ver que postos é que há por onde vou passar para instalar as respectivas apps, por isso neste momento tenho 13 apps.
Há um mundo para lá de Espanha. E há um mundo (muito grande) para lá da tua experiência. Espanha é sub-óptimo por falta de regulação e supervisão à séria. A legislação recente de 2022 é excelente, determina não discriminação de preços e uma série de outras coisas que alguns grandes players ainda não cumprem, infelizmente. Mas continuemos com esta ideia fixada do "Espanha, Espanha", estão a passar-nos pela faixa da direita enquanto continuamos agarrados a ideias de 2010.

Em mercados mais estáveis e maduros há concorrência à séria. Há concorrência entre players e há concorrência entre eMSPs.
Repara neste eMSP:
pic1.png
Pic2.png
Ainda precisas de dezenas de cartões nestes países? Estás as ver o tamanho da Alemanha?
E mais, pagas 32cts por carregamento EM QUALQUER PARTE DA EUROPA onde este eMSP chega. 2 pormenores:
- sabes onde é que este eMSP tem zero cobertura? Exacto.
- sabes que o custo por sessão da Mobi.e é superior a estes 32cts? Depois de ter custado (e continuar a custar...) milhões e milhões ao erário público?
Há um mundo lá fora, mercados maduros e players a lutar entre si para conseguir a preferência dos clientes.
Em foco-me em Portugal e Espanha porque são os paises em que ando de VE com bastante regularidade, agora até passo mais tempo em Espanha do que Portugal e não gosto de falar do que não conheço.

Lê bem o que eu escrevi, não disse que não havia forma de carregar só com um cartão, disse que para o fazer tinha que pagar um prémio por isso, no caso que apresentas paga-se um um fee pelo serviço, podemos discutir se é bom, mau ou assim-assim mas pagas, tal como eu referi.
O cartão que apresentas "obriga-te" na mesma a ver quais os preços dos vários fornecedores, o que permite é só com um cartão (como a app chargemap, por exemplo) carregar mas pagas um adicional, tal como no chargemap.

E concorrência há em Portugal, como em Espanha e noutros paises, a vantagem em Portugal é que no mesmo posto tens todos os players.

BrunoAlves Escreveu:
29 fev 2024, 15:07
Consegues tu, pessoa informada e com um carro que aproveita a totalidade do posto. Desafio-te a carregar o meu carro (e não é um Leaf com batterygate) a esses preços. Desafio-te a carregar o meu carro até aos, vá, 70% (já nem forço os 80% "da praxe") a menos de 70-80cts/kWh num PCUR de 160kW por exemplo. Em Espanha, fácil conseguir abaixo de 40cts/kWh.
Sem assinatura? Quais são as redes em que carregas a 160kWh a esse preço?
BrunoAlves Escreveu:
29 fev 2024, 15:07
pbaptista Escreveu:
29 fev 2024, 13:45
mas se há coisa em que o nosso modelo é bom é permitir que tenhas o fornecedor que te for mais conveniente em todos os postos da rede publica, algo que não existe nos outros países, assim em Portugal no principio do ano ou quando há alterações tarifárias, só tenho que ver para o meu perfil de utilização qual é o mais barato (tal como faço para casa) e usar esse fornecedor.
Isso é uma afirmação totalmente falaciosa, desculpa. Na maioria dos postos lá fora que "mantenho debaixo de olho" e vou consultando preços regularmente, não houve qualquer atualização de preços no início do ano.
E mais uma vez, procuras tu que és uma pessoa informada. Uma grande parte dos utilizadores continua a usar o mesmo cartão de sempre, a mesma app de sempre. Caso prático, a Miio tem tido preços terríveis mas, dada a sua (merecida sem dúvida) fama, continua a ser um dos CEME preferidos para os carregamentos. Estas pessoas têm desconhecimento, inércia, o-que-seja e como tal são comidas e pagam muito mais.
Explica o falacioso da minha afirmação. Se as pessoas não querem ter esse trabalho não têm, tal como o fornecedor de eletricidade em casa, ou rede de telemovel, ou serviço de tv por cabo, etc... está lá, quem quiser tirar proveito disso tira, quem não quiser não tira mas têm essa possibilidade.

EDIT:Para clarificar, não estou a dizer que o modelo português é fantastico, reconheço que é confuso para maioria das pessoas por causa de ter os custos todos separados.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 29 fev 2024, 16:26

pbaptista Escreveu:
29 fev 2024, 15:45
o que permite é só com um cartão (como a app chargemap, por exemplo) carregar mas pagas um adicional, tal como no chargemap.
E cá pagas a tarifa EGME, que é mais alto que esse valor que indico. Lá fora podes optar por não pagar esse adicional (usando por exemplo as apps nativas), cá não tens hipótese de não pagar.
Não tenhas duvidas, cá também tens esse adicional. E mais, tens esse adicional e enfiaste milhões e milhões de euros na EGME ao longo dos anos.
pbaptista Escreveu:
29 fev 2024, 15:45
O cartão que apresentas "obriga-te" na mesma a ver quais os preços dos vários fornecedores
Não... Tenho aqui a app e vejo preços de carregamento em Espanha, França, Alemanha, Holanda, ... Onde é que não vejo? Exato. :mrgreen:
pbaptista Escreveu:
29 fev 2024, 15:45
Sem assinatura? Quais são as redes em que carregas a 160kWh a esse preço?
Iberdrola ou Endesa pelo menos. Wenea também tem mas acho que só espanhóis podem subscrever (pode ser que escolhendo "Espanha" como país deixe subscrever mas não o fiz, tenho os meus dados reais). Contratas um "pacote", cancelas a subscrição a seguir e podes usar os kWh até ao final do mês. As subscrições não têm prazo mínimo de permanência. Acho que já tinha referido, dicas para viajar e poupar em Espanha é com o rnlcarlov aqui do fórum ;)
pbaptista Escreveu:
29 fev 2024, 15:45
Explica o falacioso da minha afirmação. Se as pessoas não querem ter esse trabalho não têm
É falacioso exatamente por causa disto:
- as pessoas "não querem ter esse trabalho". Há muito desconhecimento, há *imensa* iliteracia sobre o mercado energético, há uma série de fatores. O cidadão comum (o meu pai!) não vai ter não sei quantos "cartões únicos", não vai andar a simular em apps. Mas sabe chegar a um posto e ver "opa este é caro e aquele é mais barato", que é o que sempre fez no combustível. Para conseguir convencê-lo a mudar de CSE em casa para deixar de ter EDP foi um castigo, porque "toda a vida foi a EDP". Este modelo é mau para toda a gente, mas para pessoas desinformadas é muito pior, e culpa de se ser desinformado dificilmente é do utilizador (na minha opinião, claro).
- ao estares preso ao mercado energético estás sujeito às variações deste. Repara que os preços de TODOS os CEME subiram (logo, todos os carregamentos na rede pública ficaram mais caros) por causa da subida das TAR, mas por exemplo o Continente não mexeu nos preços. A Tesla BAIXOU os preços nos SuC. Se foi giro ter TAR negativas? Foi, mas todos concordamos que foi (além de uma anormalidade) uma asneira que agora andamos a pagar...

Edit: e antes que acabe, se instalares a app Plugsurfing e carregares em postos Zunder até 50kW em Espanha, pagas 0,1997€/kWh ;)
Eu até podia ter 100 apps, o meu telemóvel não se chateia e tem muito espaço. Carrego MUITO mais barato fora de Portugal do que em Portugal. Em Espanha então, "é mato".
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

pbaptista
Mensagens: 434
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por pbaptista » 29 fev 2024, 19:48

BrunoAlves Escreveu:
29 fev 2024, 16:26
pbaptista Escreveu:
29 fev 2024, 15:45
o que permite é só com um cartão (como a app chargemap, por exemplo) carregar mas pagas um adicional, tal como no chargemap.
E cá pagas a tarifa EGME, que é mais alto que esse valor que indico. Lá fora podes optar por não pagar esse adicional (usando por exemplo as apps nativas), cá não tens hipótese de não pagar.
Não tenhas duvidas, cá também tens esse adicional. E mais, tens esse adicional e enfiaste milhões e milhões de euros na EGME ao longo dos anos.
Bem, queres ter uma conversa séria ou queres desconversar? É que se é para desconversar, ficamos já aqui.
Pensa bem no que escreveste... e o IVA e a TAR? E já agora a energia não? Tens forma de não pagar estas componentes em qualquer posto da rede publica? Não tens. Faz parte do final que pagas, sem opção.
BrunoAlves Escreveu:
29 fev 2024, 16:26
pbaptista Escreveu:
29 fev 2024, 15:45
O cartão que apresentas "obriga-te" na mesma a ver quais os preços dos vários fornecedores
Não... Tenho aqui a app e vejo preços de carregamento em Espanha, França, Alemanha, Holanda, ... Onde é que não vejo? Exato. :mrgreen:
Eu também instalei a app, lê o que está escrito nas notas da tarifa...
E vê as tarifas nos postos da Ionity...por exemplo ou em Wildflecken, Bischofsheimer in der Rhon, na Alemanha. O que diz? tarifa não disponivel.

O meu ponto é: pago um fee para ter um cartão que me permite pagar em muitos postos (já vi que em Espanha são poucos), ver o preço, continua a ser o que era antes e sobre se estão ocupados ou não, não sei como é a actualização, da minha experiencia com o eletromaps, por vezes diz que está livre e está ocupado.
BrunoAlves Escreveu:
29 fev 2024, 16:26
pbaptista Escreveu:
29 fev 2024, 15:45
Sem assinatura? Quais são as redes em que carregas a 160kWh a esse preço?
Iberdrola ou Endesa pelo menos. Wenea também tem mas acho que só espanhóis podem subscrever (pode ser que escolhendo "Espanha" como país deixe subscrever mas não o fiz, tenho os meus dados reais). Contratas um "pacote", cancelas a subscrição a seguir e podes usar os kWh até ao final do mês. As subscrições não têm prazo mínimo de permanência. Acho que já tinha referido, dicas para viajar e poupar em Espanha é com o rnlcarlov aqui do fórum ;)
Tem graça, tenho essas apps e não consigo chegar a esse valores sem assinatura.

No caso da wenea, é que uso com mais frequência:
https://wenea.com/precios/

No caso da Iberdrola, só com assinatura, no entanto tem um detalhe, não está disponivel em todos os postos e quando acabas os kW do mês antes de acabar o mês passas a pagar ao valor "normal", por isso, pode ser interessante sim em determinadas situações, no meu caso não.
No caso da Endesa, os planos susbcrição mensal que lançaram, têm a mesma questão de quando consomes o valor mensal antes do fim do mês, passas a pagar ao valor "normal".

Mais uma vez as soluções apresentadas não são "limpas", têm uns *** pelo meio, ser vantajoso do ponto de vista financeiro tem que ser visto caso a caso.
BrunoAlves Escreveu:
29 fev 2024, 16:26
pbaptista Escreveu:
29 fev 2024, 15:45
Explica o falacioso da minha afirmação. Se as pessoas não querem ter esse trabalho não têm
É falacioso exatamente por causa disto:
- as pessoas "não querem ter esse trabalho". Há muito desconhecimento, há *imensa* iliteracia sobre o mercado energético, há uma série de fatores. O cidadão comum (o meu pai!) não vai ter não sei quantos "cartões únicos", não vai andar a simular em apps. Mas sabe chegar a um posto e ver "opa este é caro e aquele é mais barato", que é o que sempre fez no combustível. Para conseguir convencê-lo a mudar de CSE em casa para deixar de ter EDP foi um castigo, porque "toda a vida foi a EDP". Este modelo é mau para toda a gente, mas para pessoas desinformadas é muito pior, e culpa de se ser desinformado dificilmente é do utilizador (na minha opinião, claro).
- ao estares preso ao mercado energético estás sujeito às variações deste. Repara que os preços de TODOS os CEME subiram (logo, todos os carregamentos na rede pública ficaram mais caros) por causa da subida das TAR, mas por exemplo o Continente não mexeu nos preços. A Tesla BAIXOU os preços nos SuC. Se foi giro ter TAR negativas? Foi, mas todos concordamos que foi (além de uma anormalidade) uma asneira que agora andamos a pagar...
Epá, achas que só há mercado energetico em Portugal? Há na UE toda e no fim está lá tudo, mais detalhado ou menos detalhado.
Concordo com a parte da complexidade do ME, mas é igual em toda a Europa, é o que é, ainda ontem mudei de fornecedor de energia em Espanha
e em Janeiro mudei nas Caldas. É a unica forma de termos concorrência.
BrunoAlves Escreveu:
29 fev 2024, 16:26
Edit: e antes que acabe, se instalares a app Plugsurfing e carregares em postos Zunder até 50kW em Espanha, pagas 0,1997€/kWh ;)
Eu até podia ter 100 apps, o meu telemóvel não se chateia e tem muito espaço. Carrego MUITO mais barato fora de Portugal do que em Portugal. Em Espanha então, "é mato".

Em relação à app Plugsurfing, onde carrego a 0€ com a WENEA, está a pedir-me 0,7054€/kWh :lol: :lol:
Na semana passada carreguei a 150kWh, com a WENEA, na AE em VIllafranca de los Barros a 0,59€/kWh, com essa fantastica app pede 0,7853€/kWh, consegue ser pior que o ACP eletric. :lol: :lol:
Mas nesse operador a 50kWh é um excelente preço, pena é não ser possivel selecionar esse operador apenas. Curiosamente é mais barato que a própia Zunder.

EDIT:Já vi que há um em Almendralejo, quando vou para Portugal e os gratuitos em Zafra e VF de los Barros estiverem ocupados pode ser uma opção, o desvio não é grande, porque o de Badajoz gratuito é raro estar livre.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 29 fev 2024, 21:23

pbaptista Escreveu:
29 fev 2024, 19:48
Bem, queres ter uma conversa séria ou queres desconversar? É que se é para desconversar, ficamos já aqui.
Pensa bem no que escreveste... e o IVA e a TAR? E já agora a energia não? Tens forma de não pagar estas componentes em qualquer posto da rede publica? Não tens. Faz parte do final que pagas, sem opção.
Como assim desconversar? Indico-te uma alternativa que funciona em meio milhão de postos na Europa (menos Portugal, claro), dizes que não serve porque tens um sobrecusto para carregar. Mas o sobrecusto da tarifa EGME (que é o garante da interoperabilidade em PT), que só existe e é obrigatória por causa do modelo, que já nos custou a todos milhões e milhões em impostos, que atualmente custa mais por carregamento do que a alternativa que indiquei e essa já é aceitável, "pagas e pronto"? A seguir falácia do espantalho "e já agora a energia não?". Isso é que é desconversar.
Se tivesses um modelo liberalizado mas em que fosse obrigatória a interoperabilidade (ou seja a realidade semelhante ao que este eMSP traz à Holanda) e que para teres um "cartão único" isso te custasse 32cts por carregamento, isso não era um sobrecusto? Isso não é atualmente um sobrecusto? Se não houvesse EGME no meio da operação, o posto não funcionava na mesma e não "poupavas" esses 32cts? Para o modelo nacional "faz parte e pronto", lá fora para ir de uma ponta da Europa à outra esses 32cts já são muito incómodo.
Não, não estou a desconversar. Estou a falar muito a sério e bem focado no tema. Não entendo, mas pronto. Ficamos por aqui.
pbaptista Escreveu:
29 fev 2024, 19:48
Epá, achas que só há mercado energetico em Portugal? Há na UE toda e no fim está lá tudo, mais detalhado ou menos detalhado.
claro que não. Mas só em PT é que o sistema público de carregamento está agarrado ao mercado energético. Nos outros países a energia debitada pelos postos é uma comodidade, um bem como outro qualquer.
Dei o exemplo das 2 redes "ilegais" em PT, que não mexeram (ou mexeram para baixo) nos preços, quando toda a rede pública subiu. E os eletrões vêm todos +- dos mesmos sítios...
pbaptista Escreveu:
29 fev 2024, 19:48
O meu ponto é: pago um fee para ter um cartão que me permite pagar em muitos postos (já vi que em Espanha são poucos), ver o preço, continua a ser o que era antes e sobre se estão ocupados ou não, não sei como é a actualização, da minha experiencia com o eletromaps, por vezes diz que está livre e está ocupado.
Ativei o filtro de postos disponíveis e DC e até em Espanha a cobertura não é má (para Espanha, claro). De França para lá não teria qualquer dificuldade em ir a qualquer lugar que fosse. De facto ionity não mostra o preço (não tinha visto), mas a vasta maioria das redes mostra. E para mim Ionity não conta de qualquer forma, mas entendo que é de facto uma limitação.
pbaptista Escreveu:
29 fev 2024, 19:48
(...) quando acabas os kW do mês antes de acabar o mês passas a pagar ao valor "normal", por isso, pode ser interessante sim em determinadas situações, no meu caso não.
Sim, são packs de kWh "finitos". Diria que para ti, que vais montes de vezes a Espanha, é muito mais fácil de rentabilizar do que quem lá vai pontualmente e corre o risco de não os gastar todos. Mesmo que pagues alguns kWh restantes a preço normal, acho que conta é o preço médio. Wenea vi packs na app mas não me deixa ir lá, se calhar não tem. Mas Iberdrola e Endesa têm, já usei e fica fácil abaixo de 40cts/kWh, como tinha dito. Cá no meu carro pago facilmente o dobro.
pbaptista Escreveu:
29 fev 2024, 19:48
Em relação à app Plugsurfing, onde carrego a 0€ com a WENEA, está a pedir-me 0,7054€/kWh
Por isso é que usas a app Wenea num e a app Plugsurfing noutro.
Não te entendo, lá atrás noutro post dizes que a prioridade para ti é o preço, mas onde tens oportunidades claras de poupar muito só vês problemas. Carregas todas as vezes que vais a Espanha de borla, mas as apps "pesam-te". Tens dicas de quem te pode ajudar a poupar mais dinheiro, mas tudo é complicado.
Pensando nisto, este conteúdo devia estar no tópico dos carregamentos em Espanha.
pbaptista Escreveu:
29 fev 2024, 19:48
porque o de Badajoz gratuito é raro estar livre.
É o problema das borlas, ainda por cima num sítio daqueles (se é o do El Faro). Já vi um carro no DC e outro no AC, passado um bocado chega o bacano, tira um do DC queria lá colocar o que estava em AC. Nada que não tivesse acontecido cá no tempo das borlas, infelizmente.

Bom, foi giro mas fui.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

cfvp
Mensagens: 1645
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por cfvp » 24 mar 2024, 12:39

Ontem fui carregar a um PCR. Passados 4 minutos o posto aborta o carregamento. Lá tive que eu voltar e iniciar novamente o carregamento. Como temos um modelo fantástico, paguei 2x€0,30 de ativação do OPC e mais 2x a taxa EGME. :lol:
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoFonseca » 24 mar 2024, 15:20

cfvp Escreveu:
24 mar 2024, 12:39
Ontem fui carregar a um PCR. Passados 4 minutos o posto aborta o carregamento. Lá tive que eu voltar e iniciar novamente o carregamento. Como temos um modelo fantástico, paguei 2x€0,30 de ativação do OPC e mais 2x a taxa EGME. :lol:
Depois diga lá se isso.

Já agora... a tx egme é imputada aos cemes e opc, e não aos clientes.
Os cemes e opc é que optam ou não por imputar esses custos aos utilizadores pela via da taxa de ativação do posto.

Veja o caso dos postos helexia, ondem cobram, salvo erro 2€ por tx ativação.

cfvp
Mensagens: 1645
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por cfvp » 25 mar 2024, 00:38

BrunoFonseca Escreveu:
24 mar 2024, 15:20
Depois diga lá se isso.
Não percebi.
BrunoFonseca Escreveu:
24 mar 2024, 15:20
Já agora... a tx egme é imputada aos cemes e opc, e não aos clientes.
Os cemes e opc é que optam ou não por imputar esses custos aos utilizadores pela via da taxa de ativação do posto.

Veja o caso dos postos helexia, ondem cobram, salvo erro 2€ por tx ativação.
Ok, certo, mas acontece que vários CEMEs e OPCs passam a taxa ao utilizador, como era de esperar. Por acaso acho que a miio continua sem cobrar essa taxa, já nem me lembrava. Mas este OPC claramente cobra taxa de ativação, que é superior à taxa da EGME e foi-me cobrado 2x.

De qualquer forma, agradeço o esclarecimento. :handgestures-thumbupright:
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoFonseca » 25 mar 2024, 11:58

Isto de escrever no telemóvel...

Era só para lhe pedir que nos informasse se for duplamente facturado, isto é, duas tx de activação.

Já me aconteceu no passado, em sessões curtas com o mesmo cartão ceme só cobrarem 1x.

Responder

Voltar para “Carregamento”