Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Gameiro101
Mensagens: 334
Registado: 13 fev 2017, 20:37
Data de fabrico: 01 fev 2016
Capacidade bateria: 30 KW

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Gameiro101 » 07 abr 2021, 12:50

rimsilva Escreveu:
07 abr 2021, 10:42
Sempre interessantes estas discussões :D , a minha opinião em relação aos 2 assuntos aqui levantadas é a seguinte:

(...)

2 - A reserva dos postos: Mais uma vez acho que analisar algo de forma isolado e descontextualizada acaba por levar a conclusões erradas.
Na sua essência reservar um caregador que permita realizar uma viagem de forma controlada e sem riscos é positivo, só isto não chega, porque é preciso ver se a rede está preparada para isso e em Portugal não está.
Não vejo postos suficientes e muito pior do que os postos é competência para montar um sistema que funcione.
A atitude e preparação do utilizador para poder usufruir de um sistema destes, também é importante e o histórico em Portugal não é favorável, desde o tempo das borlas, do "eu tenho tanto direito a carregar como os outros", do whatsapp do TVDE, dos carergadores excluivos para clientes, etc...
Nem todos os utilizadores tem conhecimentos para utilizar apps, nem os carros estarão preparados para reservar postos em Portugal, logo aqui vais ter descriminação entre utilizadores, é algo uma opção que eu espero que nunca chegue á luz do dia.

Dando o exemplo da Iberdrola que permite em Espanha reservar com 30 minutos de antecedência, desde o inicio da fase de pagamentos apenas tive necessidade de dar um "cheirinho" não chegou a 10 minutos, se alguém tivesse reservado com os tais 30 minutos de antecedência, e lá estivesse 30 minutos a carregar, tinha de ficar a espera 1 horas para carregar 10 minutos? Acham que faz sentido, é verdade que eu podia ter reservado, mas e se tivesse ficado sem bateria no tlm como é que reservava?

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por FullElectric » 07 abr 2021, 14:57

Penso que não nos devemos preocupar com esse tema das reservas. Isso não é assunto que contribua para os umbigos dos CEME logo não interessa.
Mas não levantemos ideias, um dia destes estão os CEME a implementar uma percentagem pelo tempo que os postos estão reservados sem fornecer energia e aí... :?

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rimsilva » 07 abr 2021, 15:41

Nonnus Escreveu:
07 abr 2021, 12:03
rimsilva Escreveu:
07 abr 2021, 10:42
MAS no final o "anunciado" está lá, 1 cartão dá acesso a toda a rede.
Verdade.
rimsilva Escreveu:
07 abr 2021, 10:42
A questão financeira é outro tema completamente independente, ou seja, se quisermos juntar ao acesso o cartão mais económico (que pode ir ao limite de fazer essa gestão posto a posto) é que obriga a ter mais cartões.
Quem olha para um par de simulações na miio facilmente percebe que os preços variam pela componente CEME, não é preciso uma reportagem para nos mostrar isso...
A questão é mesmo essa. Não é preciso uma reportagem, são precisas muitas reportagens. Vou-te dar um exemplo que aconteceu a duas semanas. Em conversa com um proprietário de um Tesla do tipo, então e adaptou-se bem, esta contente com o carro, bla bla, chegamos a parte dos carregamentos em que eu falo no Continente. Surpresa, o senhor desconhecia totalmente que o Continente já tinha carregadores e de como funcionava. Isto para dizer que todos nós que frequentamos esta casa somos pessoas informadas acerca da ME, mas a maioria das pessoas não sabe nada. Eu sei que cabe a cada um de nós procurar informação, mas se ouves que basta um cartão e tens o assunto resolvido, a partida não há motivo para desconfiar que assim seja. Mas existe tantos "mas" no nosso modelo que podem levar ao engano. Achas mesmo que a maioria das pessoas sabe o que é a Miio e que, entre muitas coisas, faz simulações dos carregamentos?

Dou-te outro exemplo ainda mais gritante da falta de informação das pessoas. Quando fui ao Algarve encontrei uma pessoa com um Leaf e pergunto-lhe se o centro comercial tinha algum posto de carregamento que funciona-se como os carregadores públicos, em se usa o cabo mennekes, porque naquele centro comercial disponibilizavam fichas 220v para se usar o evse. A pessoa olha para mim com uma expressão de total desconhecimento de que cabo é que estava a falar. Lá lhe tento explicar e pessoa acaba por me dizer que nunca viu esse cabo e o carro dela não tem e que no centro comercial apenas havia aqueles locais para carregar.

Não é preciso uma reportagem...
A referencia à miio, foi no contexto deste de forum, para facilitar a minha opinião em relação ao que parecia ser uma novidade aqui.
Claro que muita gente nunca ouviu falar da miio, nem tem obrigação disso.

Os preços estão nos postos (como manda a lei) e os tarifários dos CEMEs são do conhecimento dos utilizadores por via do acordo estabelecido.
Nos combustiveis, não havendo aplicações as pessoas acabam por saber onde encontrar os preços mais baratos, no caso da ME ao fim de algum tempo também acabam por perceber quais os postos mais convenientes.

A discussão não era (pelo menos para mim) sobre a necessidade de mais ou menos informação para os utilizadores "comuns", informação nunca é demais, mesmo no mundo da combustão sempre existiram aqueles que "abasteciam um carro a gasolina com diesel", na ME não será diferente.
No caso da ME ainda há outra particularidade, que é, haver muita gente sem necessidade de usar a rede de carregamento.

Não vejo assim tanto drama em se dizer que basta um cartão (o fundamental é garantir que não fica sem aceso à rede), depois a questão financeira virá por acéscimo com naturalidade, porque se a primeira preocupação for pagar menos, a pessoa irá procurar o mais barato e nessa procura pode chegar à conclusão que afinal em vez de 1, o melhor será ter 2 cartões, por exemplo.

Eu normalmento até digo que o mais importante será ter um bom tarifário em casa, no caso de ser onde vai caregar a maior parte das vezes.
Gameiro101 Escreveu:
07 abr 2021, 12:50
rimsilva Escreveu:
07 abr 2021, 10:42
Sempre interessantes estas discussões :D , a minha opinião em relação aos 2 assuntos aqui levantadas é a seguinte:

(...)

2 - A reserva dos postos: Mais uma vez acho que analisar algo de forma isolado e descontextualizada acaba por levar a conclusões erradas.
Na sua essência reservar um caregador que permita realizar uma viagem de forma controlada e sem riscos é positivo, só isto não chega, porque é preciso ver se a rede está preparada para isso e em Portugal não está.
Não vejo postos suficientes e muito pior do que os postos é competência para montar um sistema que funcione.
A atitude e preparação do utilizador para poder usufruir de um sistema destes, também é importante e o histórico em Portugal não é favorável, desde o tempo das borlas, do "eu tenho tanto direito a carregar como os outros", do whatsapp do TVDE, dos carergadores excluivos para clientes, etc...
Nem todos os utilizadores tem conhecimentos para utilizar apps, nem os carros estarão preparados para reservar postos em Portugal, logo aqui vais ter descriminação entre utilizadores, é algo uma opção que eu espero que nunca chegue á luz do dia.

Dando o exemplo da Iberdrola que permite em Espanha reservar com 30 minutos de antecedência, desde o inicio da fase de pagamentos apenas tive necessidade de dar um "cheirinho" não chegou a 10 minutos, se alguém tivesse reservado com os tais 30 minutos de antecedência, e lá estivesse 30 minutos a carregar, tinha de ficar a espera 1 horas para carregar 10 minutos? Acham que faz sentido, é verdade que eu podia ter reservado, mas e se tivesse ficado sem bateria no tlm como é que reservava?
A preparação que me estava a referir era mais no sentido de "respeitar" o espirito de um sistema deste tipo e não começar logo numa lógica de abuso, como aconteceu nos exemplos que dei a seguir, não era pela dificuldades em usar aplicações, a barreira tecnologica existe e tem de ser acautelada, mas é cada vez mais reduzida.

Esses exemplos da Iberdola e outros são importantes para se aprender e para reduzir os problemas no futuro, mas não podem a razão para não se pensar na evolução da ME.

O que eu disse e volto a referir, é que não se pode dar um passo nesse sentido sem antes garantir as bases para um sistema de reservas de carregamentos funcionar e nesse capitulo em Portugal ainda estamos muito longe de ter essas condições, no entanto nada envalida que quando tivermos HUBs de 5, 10 ou mais postos, não se possa ter a possibilidade de uma determinada % desses postos disponiveis para reserva.
Última edição por rimsilva em 08 abr 2021, 10:44, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por mjr » 07 abr 2021, 22:48

Discutir o tema das reservas neste tópico está para mim mesmo no limite de ser off-topic, especialmente no plano abstrato como se está a discutir. O modelo português não impede nem incentiva esta possibilidade, tal como num modelo completamente liberalizado. Ao nível da implementação é que pode não haver compatibilidade entre o hardware/tarifário/visão do OPC/EGME para o fazer. Tarifários ao kW.h não são compatíveis com reservas, pois o posto pode ficar reservado ad aeternum sem qualquer retorno para o OPC.

Já expressei várias vezes a minha opinião sobre as reservas. Se o CEME entender que deve criar esse serviço, que o faça, desde que o OPC o permita. Um utilizador desconhecedor do processo pode chegar ao posto e ficar surpreendido, mas o mesmo acontece em imensas situações na nossa sociedade, a começar nos restaurantes. Só vai ficar surpreendido uma vez...

Do ponto de vista da utilização da rede pode não ser o mais eficiente, mas em algumas situações pode criar uma melhor experiência para o utilizador. Eu próprio já estive disposto a pagar para ter a garantia de que vou conseguir carregar de imediato em determinado posto quando lá chegar, mas não sei se existe negócio para os CEMEs e os OPCs permitirem a reserva. O que não deve acontecer é ser-lhes vedada essa possibilidade por via legal ou defeito tecnológico da EGME.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 08 abr 2021, 00:02

mjr Escreveu:
07 abr 2021, 22:48
Um utilizador desconhecedor do processo pode chegar ao posto e ficar surpreendido, mas o mesmo acontece em imensas situações na nossa sociedade, a começar nos restaurantes. Só vai ficar surpreendido uma vez...
Confesso que me surpreende a comparação frequente do carregamento de VEs com cabeleireiros, restaurantes, hoteis... Catano, mas não estamos a falar de andar de carro? :mrgreen: Com todos os defeitos que o alegado :mrgreen: cartel dos fósseis tem, é estupidamente transparente a este respeito. Até temos nas AE placares das próximas 3 áreas de serviço com rigorosamente os mesmos valores afixados à 3ª casa decimal de Euro :mrgreen: . Sites com informação diária de todos (?) os postos do país. À parte do alegado cartel (ou até com ele) isto não é infinitamente mais transparente (e honesto para o utilizador) do que a salganhada que temos na ME?
mjr Escreveu:
07 abr 2021, 22:48
Eu próprio já estive disposto a pagar para ter a garantia de que vou conseguir carregar de imediato em determinado posto quando lá chegar
À parte das discussões técnicas e do modelo, não consigo concordar com isto. Como alguém dizia acima, no exemplo fatídico da viagem ao Algarve (mas também no dia a dia em qualquer posto de qualquer via), alguém abastado (ou alguém que tem um cartão que é pago por uma empresa por exemplo) teria o poder de entalar alguém menos informado ou mais "apertado da carteira". Alguém porque "pode mais" tem maior prioridade no carregamento do que alguém que "sabe menos" ou que "pode menos". É uma discriminação indescritível :( Novamente, estamos a falar de andar de carro, não de marcar mesa no restaurante do Avillez :(
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por FullElectric » 08 abr 2021, 00:23

mjr Escreveu:
07 abr 2021, 22:48
Já expressei várias vezes a minha opinião sobre as reservas. Se o CEME entender que deve criar esse serviço, que o faça, desde que o OPC o permita.

, mas não sei se existe negócio para os CEMEs e os OPCs permitirem a reserva. O que não deve acontecer é ser-lhes vedada essa possibilidade por via legal ou defeito tecnológico da EGME.
Os CEME já são privilegiados por poderem fazer negócio a vender energia em infra estruturas que não são deles e que não contribuíram para que existissem.
Será que se considera admissível que possam ainda fazer negócio com reservas de infra estruturas que não lhes pertencem???

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por mjr » 08 abr 2021, 07:10

Se os OPCs permitirem que se faça reserva, não vejo problema com os CEME. O OPC também iria lucrar com isso...

Claro que do ponto de vista do negócio para o OPC só faz sentido se for cobrado por tempo. No fundo seria como se o posto estivesse a ser utilizado, mas sem carregar.

Eu não vejo esse cenário em que os postos iriam ficar todos bloqueados porque meia dúzia de “abastados” iriam bloquear os postos todos. Em todas as faixas de rendimentos existe o conceito de eficiência no gasto do dinheiro, não é porque tenho muitas posses que vou agora esbanjar em reservas de postos.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por FullElectric » 08 abr 2021, 13:13

Pois eu vejo
Se cairmos nessa aberração de poderem ser reservados postos, estou a ver, p.ex nos dias 1 e 15 de agosto nas vias para o Algarve todos os PCR reservados por várias horas por meia dúzia de abastados e dezenas de utilizadores lá parados, sem carga e sem poderem carregar, à espera que os srs Drs cheguem, estando os postos livres.

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1028
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por LuisG » 08 abr 2021, 13:56

Num hub com vários pontos de carga, digamos 10, existir uma % reservável seria positivo agora no estado atual que temos, não !
Para atrair mais utilizadores a aderir à ME, tem de se simplificar a vida do utilizador, e este modelo em nada ajuda, só veio complicar o que até é simples. Se objetivo era manter o status quo, foi bem sucedido.
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

JLMF
Mensagens: 86
Registado: 28 set 2020, 17:45
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Lisboa

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por JLMF » 08 abr 2021, 14:22

Pois eu, pessoalmente e como utilizador de VEs, não me considerando nem "abastado" nem "sr. Dr" no sentido ideológico e discriminatório utilizado várias vezes acima.

Aproveitaria sempre que essa possibilidade de reserva existisse para programar as minhas viagens como utilizo já na marcação e reserva de dentista, de consulta médica no SNS ou no privado, no restaurante, na churrasqueira take-away, na inspeção obrigatória dos veículos a combustão enquanto existirem por cá, nos serviços públicos administrativos, no táxi ou no UBER, etc., sempre que possível, detesto filas e considero sempre escolher um serviço que me permita reserva porque valorizo o meu tempo e admiro os serviços sejam eles quais forem que recusam incompetência conseguindo não fazer perder tempo aos seus utentes/clientes simultaneamente otimizando os seus recursos.

Se OPC ou CEME resolverem de alguma forma criar o serviço em parte dos seus postos de forma dinâmica serei utilizador assíduo, seria uma das poucas vantagens e aspetos positivos do modelo público de carregamento de veículos elétricos.
Não me parece, é tudo demasiado complicado neste modelo para que se atinja uma qualidade de serviço elevada a pensar na experiência do cliente e verei mais rápido redes privadas a implementar algo semelhante.

Responder

Voltar para “Carregamento”