Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rimsilva » 24 fev 2021, 17:20

LuisG Escreveu:
23 fev 2021, 19:48
No meu Leaf, em menos de 4 anos, tenho praticamente 150.000km`s, isto num VE com autonomia "curta". Mas tenho a possibilidade de carregar em casa, nunca confiei na rede!
@rimsilva, essencialmente, estou de acordo com o que referes, mas a maioria do português não tem a disponibilidade para pagar 30k € p/ um bom VE usado e mesmo que o tenha a questão mais importante, é onde carregar! Nós que temos a capacidade de carregar em casa, somos uma pequena minoria.
Quando se pensa entre a alternativa de depender da rede que conhecemos, e manter-se a combustão, num mercado inundado de ice`s, c/ marketing muito agressivo, e ao desbarato, a opção recai em deixar como está, pelo que se conhece, pelo seguro.
Um bom exemplo, foi o ataque aos plug-in. Considero que sim, são uma porta de entrada, existe aqui no forum alguns exemplos que passaram pelo plug-in e estão neste momento em 100% elétrico.
As vendas de VE, tem subido consideravelmente, mas poderiam ainda ser muito melhor.
Estamos melhores do que há 1 ano, mas o caminho ainda é longo.
sim, são prespectivas diferentes como disse, no fundo só acho que não seja um cenário tão negro, mas está longe de ser optimo.

Agora a parte que coloquei a bold é que não.... :lol: vamos continuar a concordar em discordar :lol:

Os incentivos aos plugin estão-se a tornar na "porta de salvação" das marcas e por este caminho, vai atrasar o desenvolvimento da ME. Hoje em dia há cada vez mais PHEV, quando os BEV estão cada vez mais evoluidos e capazes de fazer esquercer a autonomia (os preços vs automomia são também cada vez mais competitivos).

Há 10 anos atrás teria sido excelente, mas hoje está a inverter a lógica da relação BEV vs PHEV.

Os incentivos à compra de PHEV não terminaram (acho que ainda se justifica por mais algum tempo), apenas foi introduzido mais um factor diferenciador para que o beneficio fiscal possa ser justificavel.

Até este ano era possivel conseguir um beneficio fiscal de mais de 10.000€ ao comprar um PHEV que tinha de autonomia electrica 25km, em minha opinião não faz sentido e durou por mais tempo do que deveria. Ser mais exigente a este nivel, introduzindo uma autonomia minima de 50km e 50 gCO2/km, são requisitos necessários.

Esta alteração foi uma pequena gota no oceano, de forma a compensar as más medidas fiscais que imperam em Portugal e que irá levar ao boom dos PHEV e desaceleração no crescrimento dos BEV (já o digo há um bom par de anos....).

Estamos longe (mais uma vez) de aprender com os bons exemplo que considero existir na Europa, nomeadamente Alemanha.

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1028
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por LuisG » 24 fev 2021, 21:21

Muito por culpa dessa fiscalidade que referes, os PHEV foram conotados como sendo mais um escândalo de emissões. A responsabilidade não é da concepção da viatura mas sim de quem a utiliza que se está a marimbar para carregar o carro. Se for bem utilizado, no proposito como foi concebido, é sempre melhor que o equivalente a combustão.
Sempre tive alguma dificuldade em perceber estes, e outros incentivos, pois acabam por subverter o objetivo inicial. E sim, autonomias homologadas de 25km´s que depois na realidade nem a isso chegam, é absurdo. Mais de 50km`s já o Opel Ampera fazia à 10 anos!
As empresas, já abatem o iva, tem o beneficio da tributação...como o BrunoAlves ontem dizia, talvez fizesse mais sentido apoiar/subsidiar a empresa a instalar 10/20/30 postos de carregamento nas instalações.
Isto só beneficia as marcas, basta ver que no inicio do ano os preços aumentam ligeiramente, depois, a meio do ano acabam os cheques de 3.000€ e os preços descem!
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rimsilva » 25 fev 2021, 11:36

Compreendo e aceito que podem existir diferentes alternativas para chegar ao mesmo fim, julgo que o que será comum a todos nós é querermos uma ME cada vez mais sustentável, sendo por isso, os BEV aqueles que nos dão mais garantias.

A meu ver levar a discussão para a boa ou má utilização do PHEV, não leva a nada nenhum, cria ruido e tira o foco do objectivo final. Acho que a prespectiva tem de ser mais objectiva e objectivamente em Portugal as vendas de PHEV já superaram as dos BEV (embora,volta a repetir, os incentivos continuam a fazer sentido , quando em anos anteriores (com BEV com menos autonomia) era o contrário.

O Ampera já fazia mais de 50km há mais de 10 anos sem duvida, só vem reforçar aquilo que eu disse. Agora imagina que se tinha estabelecido os 80km que o PAN queria, aí é que seria uma razia completa e "matavam" os PHEV, o que mais uma vez demonstra que se andou a "dormir" este tempo todo e que não se pode deixar que os contrutores aproveitem estas medidas para sustentar o negócio da combustão.

Quanto a mim incentivar a instalação de postos poderia acontecer, mas não faria a diferença, a diferença faz-se com VEs a circular, que depois leva as empresas a instalar postos ou a impulsionar o investimento dos OPC na rede.

Agora não basta olhar apenas para os beneficios fiscais isoladamente, há outras medidas que devem ser tomadas para que tudo funcione, nomeadamente as restrições das emissões poluentes.

As tentativas de obter maior beneficios vão sempre existir, é o risco que se corre, entre fazer alguma coisa ou não fazer nada, no entanto há claramente que estar muito atento aos "abusos" e introduzir ajuste na lei para minimizar o risco, aqui claramente acho que estamos a dormir, mais uma vez.

Na Alemanha, os incentivos são claramente mais justos, com beneficios progressivos, mais elevados para os VE mais baratos (Portugal é exactamente o contário) e beneficiando claramente os BEV (os PHEV chegaram a não ser apoiados, mas a pressão da industrial automóvel, obrigou a que fossem introduzidos alguns beneficios).

Gameiro101
Mensagens: 334
Registado: 13 fev 2017, 20:37
Data de fabrico: 01 fev 2016
Capacidade bateria: 30 KW

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Gameiro101 » 25 fev 2021, 13:07

BrunoAlves Escreveu:
23 fev 2021, 23:43
Isso é toda outra discussão, mas imagina que em vez de descontar às empresas IVA de carros de 76k€, o estado apoiava as obras para que milhares/ões de pessoas tivessem esse problema resolvido :roll:

Como são excepções a minha garagem: ligada ao quadro do apartamento com cabo de 6mm2, uma construção do ano 2000! Mas existem.
E digo-te que ainda na construção actual é uma excepção, o prédio que estamos a terminar tem fio de 4mm para as garagens e estava previsto 2,5mm (projecto de 2008), com certificação dos apartamentos para 6,9kwh.

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1028
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por LuisG » 25 fev 2021, 15:08

Um caso recente em Lisboa, um prédio projetado com n tomadas nas garagens para carregamento de VE. Com o avançar da obra, chegou-se à conclusão que o PT existente não tinha capacidade, um novo iria sair do bolso do promotor. Resultado ? Exato, retire-se as tomadas!
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

Gameiro101
Mensagens: 334
Registado: 13 fev 2017, 20:37
Data de fabrico: 01 fev 2016
Capacidade bateria: 30 KW

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Gameiro101 » 25 fev 2021, 19:16

LuisG Escreveu:
25 fev 2021, 15:08
Um caso recente em Lisboa, um prédio projetado com n tomadas nas garagens para carregamento de VE. Com o avançar da obra, chegou-se à conclusão que o PT existente não tinha capacidade, um novo iria sair do bolso do promotor. Resultado ? Exato, retire-se as tomadas!
O problema é que um PT não custa trocos e são obras burocráticas, a empresa onde trabalho, de memória já fez pelo menos 4. Um deles foi aproveitado durante bastante tempo para a edp tirar pressão do existente do outro lado da rua, que o Enq. da EDP quando o visitou abriu a porta e recusou-se a entrar lá dentro, isto á cerca de 20 anos, entretanto foram passando parte da carga para o novo e renovando, na altura não estávamos a utilizar a potencia instalada, foi propositadamente sobre dimensionado para não só servir a urbanização ao causa, mas também outros terrenos ao lado que entretanto fomos construindo.

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rnlcarlov » 25 fev 2021, 20:11

Às vezes questiono-me se nas zonas onde se pode embater com limitações de potência não fará mais sentido programar as coisas de forma às tomadas das garagens estarem ligadas aos contadores das habitações. Afinal de contas, de grosso modo quando o carro está a carregar é quando a casa consome menos estar a multiplicar as necessidades de potência entre casas e garagens parece-me meio caminho andado para esbarrar nessas situações. Mas pronto, de engenharia civil e eletrotécnica percebo pouco.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2963
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 26 fev 2021, 09:45

Nalguns casos, não sei se é o caso dos prédios aqui mencionados, os lugares de garagem são vendidos a parte do apartamento. Como tal tem de ter uma ligação própria, a pessoa que compra o lugar de garagem até pode não morar no prédio.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rnlcarlov » 26 fev 2021, 12:29

Ok, percebo. Mas então espero que pelo menos deixem condições para proprietários interessados poderem fazer puxadas desde as suas frações. Não seria a primeira vez que li de casos que nem sequer conseguiam passar cabos de uma forma simples até lá abaixo.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 26 fev 2021, 18:55

rnlcarlov Escreveu:
26 fev 2021, 12:29
Não seria a primeira vez que li de casos que nem sequer conseguiam passar cabos de uma forma simples até lá abaixo.
Normalmente não consegues, a infraestrutura não está preparada (caminhos de cabos).

Eu há uns anos pensei em instalar painéis FV no telhado do prédio (moro no R/C). Não há qualquer forma de fazer chegar cabos à coluna montante do prédio vindos do telhado. E mesmo da coluna montante para as fracções, há zero espaço livre para qualquer ligação adicional às existentes "de origem".
Alguém teve a feliz ideia de ligar a garagem com 6mm2, mas outras felizes ideias não acompanharam.

Já li "pelas internets" ideias de usar as escadas ou o poço do elevador, mas tudo isso é ilegal tanto quanto sei.
Mesmo quem está a usar a energia das partes comuns para um contador próprio, mais cedo ou mais tarde acabará por poder deixar de o fazer (ou outros vizinhos não o poderão fazer também). Na maioria dos edifícios dificilmente o quadro parcial das garagens está preparado para ter mais de meia duzia de carros a carregar durante a noite (e já isso é esticar). Pagar o projecto, materiais, mão de obra e certificações para o permitir vai ser extremamente caro. Numa altura em que ainda há muita resistência à adopção dos VE, a probabilidade de todos os condóminos aceitarem pagar isso será muito muito baixa :(

Novas construções poderão ter o problema minimizado ou até resolvido de todo. Mas imagino que muito pouca da construção existente esteja preparada para esta realidade. Aqui sim, estaria um bom destino aos apoios do governo.

Estamos um bocado off-topic não estamos? :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Carregamento”