Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por RJSC » 26 fev 2021, 20:34

Os painéis solares o aerogeradores nos apartamentos são bem fáceis de passar cabos: mandas o cabo pela chaminé abaixo até à cozinha.
Mais difícil é não arranjar problemas com o condomínio por ocupar o telhado.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 27 fev 2021, 01:10

O que também é ilegal :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3042
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Filipe » 27 fev 2021, 01:31

Parece-me que na nova legislação é criada obrigatoriedade de disponibilizar tomadas para VE's nas novas construções, pelos construtores,
seja nos lugares disponibilizados no interior ou no exterior. :roll:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Brunus
Mensagens: 176
Registado: 02 nov 2015, 17:19
Localização: Lisboa

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Brunus » 01 mar 2021, 19:14

No meu caso pretendo ligar o quadro de casa à box (11º até -2) num prédio de meados dos anos 70 que não tem qualquer conduta para passar os cabos. Para tal pretendo usar a conduta de ventilação de um dos WCs que percorre o prédio na vertical desde a rua até ao telhado e é exclusiva à minha fracção.

Nenhuma das empresas que veio avaliar a possibilidade da ligação levantou problemas de legalidade ou técnicos, pelo que pode ser sempre uma hipótese a considerar.
Vectrix Vx-1 Imagem
Tesla Model 3 LR AWD since 7/3/2019 8-)

Gameiro101
Mensagens: 334
Registado: 13 fev 2017, 20:37
Data de fabrico: 01 fev 2016
Capacidade bateria: 30 KW

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Gameiro101 » 01 mar 2021, 19:15

Filipe Escreveu:
27 fev 2021, 01:31
Parece-me que na nova legislação é criada obrigatoriedade de disponibilizar tomadas para VE's nas novas construções, pelos construtores,
seja nos lugares disponibilizados no interior ou no exterior. :roll:
A legislação não é propriamente nova, mas depois aprovam projectos sem essas ligações mesmo no interior, acabamos um prédio o ano passado que estava nessa situação, mas para nos precaveremos deixamos um tubo de cada apartamento para a area das garagens, para os clientes que no futuro pretenderem terem a vida facilitada.
BrunoAlves Escreveu:
26 fev 2021, 18:55
rnlcarlov Escreveu:
26 fev 2021, 12:29
Não seria a primeira vez que li de casos que nem sequer conseguiam passar cabos de uma forma simples até lá abaixo.
Normalmente não consegues, a infraestrutura não está preparada (caminhos de cabos).

Eu há uns anos pensei em instalar painéis FV no telhado do prédio (moro no R/C). Não há qualquer forma de fazer chegar cabos à coluna montante do prédio vindos do telhado. E mesmo da coluna montante para as fracções, há zero espaço livre para qualquer ligação adicional às existentes "de origem".
Alguém teve a feliz ideia de ligar a garagem com 6mm2, mas outras felizes ideias não acompanharam.

Já li "pelas internets" ideias de usar as escadas ou o poço do elevador, mas tudo isso é ilegal tanto quanto sei.
Mesmo quem está a usar a energia das partes comuns para um contador próprio, mais cedo ou mais tarde acabará por poder deixar de o fazer (ou outros vizinhos não o poderão fazer também). Na maioria dos edifícios dificilmente o quadro parcial das garagens está preparado para ter mais de meia duzia de carros a carregar durante a noite (e já isso é esticar). Pagar o projecto, materiais, mão de obra e certificações para o permitir vai ser extremamente caro. Numa altura em que ainda há muita resistência à adopção dos VE, a probabilidade de todos os condóminos aceitarem pagar isso será muito muito baixa :(

Novas construções poderão ter o problema minimizado ou até resolvido de todo. Mas imagino que muito pouca da construção existente esteja preparada para esta realidade. Aqui sim, estaria um bom destino aos apoios do governo.

Estamos um bocado off-topic não estamos? :mrgreen:
A solução é simples, não é propriamente cara, mas esteticamente não é o mais bonito, a solução é colocar uma courete idêntica á que foi colocada nos prédios para o gás natural, se foram colocados elevadores em prédios que não estavam preparados, mais fácil será fazer este trabalho, aqui o problema será apenas um, enquanto for apenas o Zé Manel a ter um VE, os outros vizinhos vão todos se opor a esta solução, o zé vai ter de esperar mais um bocado para quando uma parte significativa dos condomínios estiver interessada/tiver VE, para conseguir aprovar estas obras.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 02 mar 2021, 00:10

Gameiro101 Escreveu:
01 mar 2021, 19:15
aqui o problema será apenas um, enquanto for apenas o Zé Manel a ter um VE, os outros vizinhos vão todos se opor a esta solução,
Sem dúvida.
Quando pensei em colocar os painéis solares, a despesa era incomensurável para uma fracção apenas. Aliás quando contactei a empresa gestora do condomínio, a resposta foi logo "é melhor não pensar mais nisso".
A inércia é uma coisa terrível. Discute-se mais facilmente quem é que paga a antena do TDT que caiu porque já toda a gente tem IPTV, do que como é que se fazem alterações estruturantes bem divididas por todos... :?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por alexmol » 11 mar 2021, 17:25

Para memória futura:
Imagem

Vamos ver quanto tempo levaremos até aos 100% de implementação.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 11 mar 2021, 18:10

A fé é uma coisa fantástica :pray:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1028
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por LuisG » 11 mar 2021, 21:48

Será que vão nacionalizar a APP da miio ? :eusa-think:
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3042
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Filipe » 12 mar 2021, 02:17

alexmol Escreveu:
11 mar 2021, 17:25
Para memória futura:
Imagem

Vamos ver quanto tempo levaremos até aos 100% de implementação.
Acho que este poste ficaria melhor no tópico " Mitos / Perguntas / coisas engraçadas que tenham ouvido sobre VE´s " :mrgreen:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Responder

Voltar para “Carregamento”