Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por mjr » 24 out 2019, 08:45

Supostamente não. Ao entrar na rede da ME a potência utilizada para carregar o VE é descontada da potência contratada. Aqui é um problema com a EDP Distribuição e os contadores que dão diagramas de carga de 15 minutos posteriormente interpolados pela Mobi.e para os momentos onde terminam os carregamentos.

O objetivo da solução da EDP comercial é cativar mais clientes para o seu produto principal que é vender eletricidade. É expectável que os concorrentes apresentem propostas semelhantes em breve pois este é um negócio com grandes perspetivas de crescimento.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por caz » 24 out 2019, 10:12

ok. Então na verdade isto é uma oferta de OPC/CEME para condomínios.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por mjr » 24 out 2019, 12:29

A versão que estão a comercializar quando o CE (comercializador de eletricidade) é a EDP comercial não é como OPC/CEME. É como já disseram aqui anteriormente apenas um sistema de repartição de custos pelos condóminos, o que não é considerado revenda de eletricidade, sendo a eletricidade vendida pelo CE EDP Comercial.

Se nesta situação for necessário um aumento de potência então o condomínio terá de definir como esse custos serão repartidos. A meu ver esse diferencial deveria ser repartido entre os condóminos que usufruem dos carregamentos, mas em condomínios grandes esta diferença pode ser pequena o suficiente para os condóminos aceitarem uma simples repartição por permilagem.

Há então duas possibilidades: entrada na rede da ME, não pagando o incremento na potência mas potencialmente pagando tarifas OPC e EGME, ou repartição de custos entre condóminos. Isto é tudo em espaços de acesso privado, claro.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

bpedrosa
Mensagens: 266
Registado: 25 out 2018, 10:04
Data de fabrico: 22 jan 2019
Capacidade bateria: 120 Ah

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por bpedrosa » 24 out 2019, 13:44

Mais um tiro...

Governo vai entregar gestão da rede Mobi.e a privados até ao final do ano

https://eco.sapo.pt/2019/10/24/governo- ... 1571911976

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 24 out 2019, 14:01

Acho que a notícia está mal escrita. A gestão da rede continua a ser feita pela MobiE (para grande tristeza minha). Será a entrega dos postos aos OPC, nada a ver com a gestão da rede.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rimsilva » 24 out 2019, 15:10

Só o titulo é que é um pouco enganador, grande parte das pessoas ainda não percebeu o que se passa na ME e por isso acabam por confundir as coisas e atribuir à mobi.e o papel de um operador.

Dizem-se coisas de forma sensacionalista, como se isto não fosse mais uma promessa por parte do ministro do Ambiente, algo que já que deveria ter sido feito há muito tempo.

Para mim o mais interessante até são as promessas da EDP para o alargamento da rede, que inclui a instalação de um posto ultra-rápido junto ao Estádio da Luz, provavelmente será o primeiro ainda antes da tão falada Ionity!

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 24 out 2019, 15:52

Também deu uma reportagem sobre isso na SIC antes da reportagem do preço das baterias da Nissan.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por caz » 24 out 2019, 19:07

Acho que são boas notícias... mas nada de novo. Estava prometida a liberalização total até ao final do ano.

De facto as notícias novas são da EDP.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 24 out 2019, 19:41

A Nissan também ia ter 100 PCR até ao fim deste ano. O ano ainda não acabou :mrgreen:
Acredito vendo...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por migle » 24 out 2019, 22:37

bpedrosa Escreveu:
24 out 2019, 13:44
Governo vai entregar gestão da rede Mobi.e a privados até ao final do ano

https://eco.sapo.pt/2019/10/24/governo- ... 1571911976
É incompetent news...
A Mobi.e é uma empresa privada, e já gere a rede pública...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Carregamento”