Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por FullElectric » 06 mai 2021, 18:36

Um exemplo de quem tem produções gigantescas nas coberturas dos carregadores é o Continente

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rimsilva » 07 mai 2021, 15:33

FullElectric Escreveu:
06 mai 2021, 18:36
Um exemplo de quem tem produções gigantescas nas coberturas dos carregadores é o Continente
Mas o continente é OPC? Não é, apenas tem uns estacionamentos de luxo, não se enquadra nesta discussão :lol:

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1028
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por LuisG » 07 mai 2021, 19:07

Confesso que o modelo de usar um cartão único em toda a rede é uma mais valia. E era isso que de facto gostaria, em toda a rede de carregadores usar o meu cartão multibanco e saber quanto vou pagar, só de olhar ao € afixado no posto :lol: :lol:
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por FullElectric » 07 mai 2021, 22:33

rimsilva Escreveu:
07 mai 2021, 15:33
FullElectric Escreveu:
06 mai 2021, 18:36
Um exemplo de quem tem produções gigantescas nas coberturas dos carregadores é o Continente
Mas o continente é OPC? Não é, apenas tem uns estacionamentos de luxo, não se enquadra nesta discussão :lol:
O exemplo do Continente foi precisamente para envenenar e mostrar como é simples as coisas funcionarem bem, de forma eficiente e com grandes vantagens tanto para fornecedor como para utilizador quando não há mobi.e e CEMEs a estorvar

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 09 mai 2021, 01:39

Ainda sobre o modelo (e daí talvez não), mas nem sei a quem é que podemos ou devemos apresentar reclamação.

Há uma série de postos "de 22kW" que na prática não o são. É mais ou menos óbvio que o problema são os 41,4kVA (logo 60A por fase) do fornecimento, que implicam que cada tomada possa ter, sem balanceamento de potência, 30A e não os 32A que devia ter.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rimsilva » 09 mai 2021, 17:49

FullElectric Escreveu:
07 mai 2021, 22:33
rimsilva Escreveu:
07 mai 2021, 15:33
FullElectric Escreveu:
06 mai 2021, 18:36
Um exemplo de quem tem produções gigantescas nas coberturas dos carregadores é o Continente
Mas o continente é OPC? Não é, apenas tem uns estacionamentos de luxo, não se enquadra nesta discussão :lol:
O exemplo do Continente foi precisamente para envenenar e mostrar como é simples as coisas funcionarem bem, de forma eficiente e com grandes vantagens tanto para fornecedor como para utilizador quando não há mobi.e e CEMEs a estorvar
Eu percebo e aceito um ponto de vista diferente, mas custa-me ver alguns OPCs serem colocados no mesmo "saco" de outros que são tão dispensaveis quanto os CEME e as taxas deste governo, podendo ser prejudicados na sua actividade só porque não têm supermercados próprios....

JLMF
Mensagens: 86
Registado: 28 set 2020, 17:45
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Lisboa

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por JLMF » 09 mai 2021, 20:54

rimsilva Escreveu:
09 mai 2021, 17:49
FullElectric Escreveu:
07 mai 2021, 22:33
rimsilva Escreveu:
07 mai 2021, 15:33


Mas o continente é OPC? Não é, apenas tem uns estacionamentos de luxo, não se enquadra nesta discussão :lol:
O exemplo do Continente foi precisamente para envenenar e mostrar como é simples as coisas funcionarem bem, de forma eficiente e com grandes vantagens tanto para fornecedor como para utilizador quando não há mobi.e e CEMEs a estorvar
Eu percebo e aceito um ponto de vista diferente, mas custa-me ver alguns OPCs serem colocados no mesmo "saco" de outros que são tão dispensaveis quanto os CEME e as taxas deste governo, podendo ser prejudicados na sua actividade só porque não têm supermercados próprios....
Havendo OPCs "prejudicados" não será porque não têm supermercados próprios mas porque têm modelo, CEMEs e Mobie.e; já sabiam quando decidiram investir quem iriam ser os seus parceiros de negócios e que qualquer particular ou privado pode carregar os seus veículos, dos seus amigos, vizinhos, colaboradores, membros, associados ou clientes, nas suas residências ou instalações desde que tenha contrato de fornecimento e não fature energia mas outro serviço, tempo por exemplo, o que ironicamente é o que os OPC faturam.
Com uma diferença ainda de importância que carateriza este modelo no que respeita á produção de energia renovável no local mesmo do carregamento, a que o OPC não é incentivado e o particular ou privado pode julgar sob o aspeto financeiro a oportunidade de a ponderar.

A mobilidade elétrica seria realmente incentivada se esta aberração da venda e comercialização livres de energia deixasse de ser um tabu, a Coca-Cola, as Levi Strauss ou o monopólio dos serviços de notários e farmácias do século XXI. idem se parte ou a totalidade dos incentivos á compra de VEs tivesse sido utilizada para financiar a instalação de postos de carregamento segundo uma estratégia geográfica interessante para os utilizadores de veículos eléctricos.

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por FullElectric » 09 mai 2021, 22:02

Sim, o caso da rede do Continente está instalada numa cadeia de supermercados, é win win
No caso da rede Tesla não há supermercado nenhum associado e é ainda maior que a rede continente.
Qualquer OPC pode, se quiser, ou quando se sentir prejudicado, criar uma rede sem ou com supermercados. Já há dois excelentes exemplos que podem copiar.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rimsilva » 10 mai 2021, 09:07

JLMF Escreveu:
09 mai 2021, 20:54

Havendo OPCs "prejudicados" não será porque não têm supermercados próprios mas porque têm modelo, CEMEs e Mobie.e; já sabiam quando decidiram investir quem iriam ser os seus parceiros de negócios e que qualquer particular ou privado pode carregar os seus veículos, dos seus amigos, vizinhos, colaboradores, membros, associados ou clientes, nas suas residências ou instalações desde que tenha contrato de fornecimento e não fature energia mas outro serviço, tempo por exemplo, o que ironicamente é o que os OPC faturam.
Com uma diferença ainda de importância que carateriza este modelo no que respeita á produção de energia renovável no local mesmo do carregamento, a que o OPC não é incentivado e o particular ou privado pode julgar sob o aspeto financeiro a oportunidade de a ponderar.

A mobilidade elétrica seria realmente incentivada se esta aberração da venda e comercialização livres de energia deixasse de ser um tabu, a Coca-Cola, as Levi Strauss ou o monopólio dos serviços de notários e farmácias do século XXI. idem se parte ou a totalidade dos incentivos á compra de VEs tivesse sido utilizada para financiar a instalação de postos de carregamento segundo uma estratégia geográfica interessante para os utilizadores de veículos eléctricos.
O que os OPCs sabiam era a lei existente em Portugal, esse argumento de que "não fature energia mas outro serviço" é o tipico chico espertismo, porque a actividade não deixa de ser a mesma, estando na rua ou dentro de um parque de estacionamento.

Bem ou mal (neste caso muito mal) há uma lei a cumprir, para o bem e para o mal e quando as leis estão mal, alteram-se.

Para disponibilizar um carregamento de carros electricos e fazer disso um negócio é necessário energia, não há outra forma. Não é ironicamente que os OPCs não faturam energia, é porque a lei os obriga a isso.

Se prestar atenção ou verificar discussões mais antigas sobre este tema, vai verificar que devo ser dos membros que mais criticam este modelo e que apresento vários razões para o modelo ser mudado (pelo menos do meu ponto de vista), mas isso não quer dizer que possar valer tudo, nem que isso me tire o foco do que é uma actividade de carregamento de veiculos eléctricos.

FullElectric Escreveu:
09 mai 2021, 22:02
Sim, o caso da rede do Continente está instalada numa cadeia de supermercados, é win win
No caso da rede Tesla não há supermercado nenhum associado e é ainda maior que a rede continente.
Qualquer OPC pode, se quiser, ou quando se sentir prejudicado, criar uma rede sem ou com supermercados. Já há dois excelentes exemplos que podem copiar.

E ainda há mais casos (como sejam os HUB da power dot ou o PCR do saldanha, que deve ter sido um dos primeiros casos), mas não é isso que está em causa, o que está em causa é a própria essência da actividade que a partir do momento em que passa a ser faturada deveria ter as mesmas regras para todos os operadores e neste exemplos as regras não são.

Como tenho referido nesta fase até se poderá viver com esta situação, mas não duvido que dentro de algum tempo a AT possa olhar para o assunto e que o Continente, a Tesla ou outros possam vir a ser multados.

No entanto não será isso o fundamental, o importante seria que a lei da ME fosse alterada, para bem de todos e sobretudo da ME.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 10 mai 2021, 10:39

rimsilva Escreveu:
10 mai 2021, 09:07
Bem ou mal (neste caso muito mal) há uma lei a cumprir, para o bem e para o mal e quando as leis estão mal, alteram-se.

Para disponibilizar um carregamento de carros electricos e fazer disso um negócio é necessário energia, não há outra forma. Não é ironicamente que os OPCs não faturam energia, é porque a lei os obriga a isso.

Se prestar atenção ou verificar discussões mais antigas sobre este tema, vai verificar que devo ser dos membros que mais criticam este modelo e que apresento vários razões para o modelo ser mudado (pelo menos do meu ponto de vista), mas isso não quer dizer que possar valer tudo, nem que isso me tire o foco do que é uma actividade de carregamento de veiculos eléctricos.
+1
rimsilva Escreveu:
10 mai 2021, 09:07
Como tenho referido nesta fase até se poderá viver com esta situação, mas não duvido que dentro de algum tempo a AT possa olhar para o assunto e que o Continente, a Tesla ou outros possam vir a ser multados.

No entanto não será isso o fundamental, o importante seria que a lei da ME fosse alterada, para bem de todos e sobretudo da ME.
Em relação isto tenho algumas dúvidas. Repara no mapa que mostra a expansão da rede Continente. Ok, sabemos que o Continente esta a usar um subsidio qualquer (foram expertos, se existe vamos aproveitar), mas ainda assim os advogados devem saber bem o que estão a fazer. Fazer investimento tão grande correndo o risco de depois se perder tudo ou parte em tribunal com multas e afins. :think:
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Responder

Voltar para “Carregamento”