Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 20 nov 2021, 12:36

Eu não faço essa associação nem acho que seja nenhuma espécie de cumplicidade.

A UVE apoia a MobiE e o modelo, e todos sabemos que o Henrique tem sempre uma postura cordial e positiva. Não há ali nada de surpreendente.
O que me frustra é que este tipo de conversa degenera sempre num "amen" à MobiE e ao modelo, onde só há vantagens e nenhum problema. Reparem que o mote da conversa era "como carregar de forma eficiente" e mal se tocou no tema. E o que se tocou é tudo culpa do utilizador, do OPC, do CEME, etc. Porque é que os postos não tratam JÁ de mostrar o preço final? Há alguma responsabilidade da MobiE nisso? Não, nunca jamais.

Acaba sempre por ser um bajular da rede pública, uma conversa de sentido único completamente despropositada.
Não há problemas, não há coisas a funcionar mal, não há melhores alternativas, nada.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por cfvp » 20 nov 2021, 14:29

Muito bem, BrunoAlves. :clap:

É impressão minha ou ao minuto 15:00 o presidente da Mobi.e diz que esta não é a entidade gestora de rede pública??? Fiquei mesmo baralhado.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por FullElectric » 21 nov 2021, 02:55

Estou como diz a Greta blá blá blá blá blá
Com todas as maravilhas da mobie apontadas pelo Alexandre, a certa altura até tive que esfregar os olhos, o homem quase me convencia a ligar as minhas wallboxs à mobie e poder usufruir da maravilha do cartão único ou app do ceme e pagar a energia ao triplo ou quadruplo do que me custa atualmente e ainda poder pagar à mobie!!!... e com o privilégio de poder ficar a pagar ao ceme e à mobie até a energia que produzo no local e que atualmente é gratuita. Será que ainda há alguém neste mundo que não consiga ver quão maravilhosa é a mobie??? :violin:

Haja pachorra e união para boicotarmos este sistema, já vimos que não temos quem nos defenda.

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por RJSC » 21 nov 2021, 10:38

FullElectric Escreveu:
21 nov 2021, 02:55
Haja pachorra e união para boicotarmos este sistema, já vimos que não temos quem nos defenda.
Com o preço a que fica o kWh na Mobi.e penso que já toda a gente está a boicotar até ao limite do possível.

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por alexmol » 21 nov 2021, 13:18

RJSC Escreveu:
21 nov 2021, 10:38
Com o preço a que fica o kWh na Mobi.e penso que já toda a gente está a boicotar até ao limite do possível.
Essa é uma questão interessante.

Imaginemos que se mantinha tudo quase na mesma, até a taxa EGME (Mobi.E), mas eliminávamos os CEME e cada OPC podia obter a energia da forma que quisesse.

Será que os preços não ficariam mais baixos, e mais pessoas aderiam à mobilidade eléctrica fazendo com que a Mobi.E recebesse mais dinheiro da taxa de activação ?
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 21 nov 2021, 14:19

Eu acho que sim. Há umas páginas largas fiz umas contas de merceeiro que, se pegares num fornecimento doméstico de 3x30A consegues alimentar 3 tomadas monofásicas a 30A, com um custo de cerca de 20cts/kWh já com IVA e tudo.
Assumindo que o OPC teria acesso aos "descontos" que existem na ME e que seria capaz de negociar a energia muito mais barata que nós conseguimos em casa, parece óbvio que conseguiam uma boa margem de venda com custos finais interessantes para o utilizador.
Além de que transaccionar energia seria potenciar a cobrança por energia.

Há quem discorde, até li no outro dia uma analogia com ervilhas muito engraçada :mrgreen:
O receio parece ser a cartelização dos preços.
alexmol Escreveu:
21 nov 2021, 13:18
até a taxa EGME (Mobi.E),
Cruzes canhoto :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rimsilva » 22 nov 2021, 12:55

BrunoAlves Escreveu:
20 nov 2021, 02:48
No resumo, na minha opinião foi mais um excelente exercício de publicidade à MobiE e à rede pública, com o alto patrocínio da UVE. Nenhuma questão forte, nada que não se possa atribuir com razão a quem critica o modelo. Só "amen".
Li (quase) tudo, e agora pergunto, (ainda) estavas à espera de alguma coisa diferente?

P.S. Vi depois outro comentário mais recente sobre a questão de só existir vantagens, etc... Naturalmente que é assim, porque para esta gente não existem falhas e qualquer coisa que se aponte com algo a melhorar, é visto como uma critica/opinião e gente prepotente não aceita criticas!

Veja-se a postura do Ministro do Ambiente quando foi confrontado com a "critica" da falta de postos de carregamento, a resposta foi "os VEs são para carregar em casa", por isso, enquanto existir esta mentalidade e estas pessoas não forem afastadas dos lugares de decisão, pouco ou nada irá mudar.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 22 nov 2021, 13:45

rimsilva Escreveu:
22 nov 2021, 12:55
Li (quase) tudo, e agora pergunto, (ainda) estavas à espera de alguma coisa diferente?
Não, pensando bem nisso, não. Aliás, já me arrependi várias vezes daquele post, mas está feito está feito. Não adianta coisa nenhuma.
Não consigo justificar, isto mexe comigo de uma forma que é quase irracional. Tenho de me dedicar mas é à pesca :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 22 nov 2021, 15:06

BrunoAlves Escreveu:
22 nov 2021, 13:45
Tenho de me dedicar mas é à pesca :mrgreen:
Mas se fores de barco tem de ser electrico :P

nah arrepender porquê! Deste a tua opinião e como vês muitos concordam com a mesma. Era de valor que reconhecessem que estamos a ir no caminho errado, mas parece que ainda vamos ter de esperar que haja uma mudança de mentalidade (talvez de governantes) para que isso aconteça. :think:
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rimsilva » 22 nov 2021, 15:29

BrunoAlves Escreveu:
22 nov 2021, 13:45
rimsilva Escreveu:
22 nov 2021, 12:55
Li (quase) tudo, e agora pergunto, (ainda) estavas à espera de alguma coisa diferente?
Não, pensando bem nisso, não. Aliás, já me arrependi várias vezes daquele post, mas está feito está feito. Não adianta coisa nenhuma.
Não consigo justificar, isto mexe comigo de uma forma que é quase irracional. Tenho de me dedicar mas é à pesca :mrgreen:
:lol:

Para bem da tua saúde mental, só acho que não devias ver essas coisas (é aquilo eu penso e faço).

Tudo o resto concordo com o que referiste, como em 99% de todas as questões desta problemática...

Responder

Voltar para “Carregamento”