Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

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rnlcarlov
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rnlcarlov » 16 jun 2021, 18:47

BrunoAlves Escreveu:
16 jun 2021, 16:28
Em relação a ir a Espanha, é ver as viagens do rncarlov que ele vai reportando por aqui. Como são poucos players e grandes, regra geral tens postos por aqui e por ali. 4 ou 5 apps provavelmente é um bocadinho menos de 5000 :mrgreen:
É isto. Resumindo, neste último ano precisei apenas de 2 apps para atravessar a Espanha de uma ponta à outra: Electromaps e Iberdrola. Instalei mais umas just in case, mas não precisei de usar.

Há dois anos, para ir Andaluzia, usei três apps, IBIL, Electromaps e HonestCharging, e grande parte da razão desta última foi pelo free charging :D. O mesmo percurso hoje poderia ser feito apenas com a Iberdrola se saísse pelo Algarve em vez do Alentejo.

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Nonnus
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 17 jun 2021, 08:56

rafaelferreirapt Escreveu:
16 jun 2021, 10:44
Está na altura de neste fórum, além das opiniões que se vão formando, deviam juntar-se e formarem um operador, porque a capacidade do modelo é que permite haja concorrência sem grandes barreiras à entrada. E podem explorar todos os benefícios para o utilizador final como operador.

Há tantas coisas engraçadas e boas para o utilizador final que podem ser feitas.

Fica a ideia. :)
Esta na altura é de acabar com esta salganhada de uma vez por todas. Já pensou que se não fosse o que temos, que é diferente do resto do mundo (e não é para melhor, mas sim para pior), talvez o OPC tivesse ainda mais liberdade. Liberdade como já foi dito de comprar e vender energia, ou até mesmo de produzir a sua própria energia e apresentar um preço final que qualquer pessoa conseguisse perceber. É que lendo alguns comentários que aqui se vão vendo até a Miio já tem dificuldade em facultar um preço próximo do real. Quando um OPC tem dificuldade em conseguir fazer contas (sim, são muitas variáveis), como é que um utilizador vai conseguir...

Fica a ideia :)

frankesousa Escreveu:
16 jun 2021, 09:39
Em Portugal os postos comunicam muito mal, ora estão offline, ora só enviam dados ao fim de 5 ou 10 minutos, não percebo.
Vou à Noruega e os mesmissimos PCR Efacec comunicam em tempo real e nunca apanhei nenhum offline.
No ano 2021 justifica-se "poupar dados" nos postos? Essa eu não engulo muito bem.
Tal como ter 1 modem/cartão GSM por posto em vez de ter tudo ligado por ethernet também não me cabe na cabeça! (acho que é o que muitos ou quase todos fazem, mesmo tendo vários postos por local)
Quando vier o 5G fica tudo resolvido. :whistle:
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por frankesousa » 17 jun 2021, 12:12

BrunoAlves Escreveu:
16 jun 2021, 16:28
frankesousa Escreveu:
16 jun 2021, 12:19
e esquecendo para já a estupidez dos PCN estarem a preços superiores aos PCR, considerando só carregamentos rápidos de 50 kW, o normal em Portugal,
Isto vai um pouco off-topic, mas eu discordo muito desta afirmação. É certo que os PCR são extremamente importantes, mas serem "o normal" é algo que todos devíamos tentar contrariar. Estatisticamente os carros passam a larga maioria do tempo parados, os PCN deviam ter uma importância brutal. E sendo muitíssimo menos exigentes do ponto de vista do fornecimento de energia e instalação, a sua importância devia ser quase estratégica.
:shifty: Não me fiz entender e passou mal a mensagem.

Não queria dizer para esquecer a importância do PCN, que também acho da maior importância para a ME viver bem.
Queria dizer para esquecermos os preços astronómicos e parvos dos PCN actualmente.

E quanto à parte final da frase "o normal em Portugal" também não era no sentido de dizer que PCR 50kW são normais em relação ao PCN. O "normal" é PCR de 50kW e não de 150 ou 350kW, estes com preços elevados e ainda em fase inicial. Portanto PCR 50kW era o foco do meu post.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por frankesousa » 17 jun 2021, 12:19

rnlcarlov Escreveu:
16 jun 2021, 18:47
BrunoAlves Escreveu:
16 jun 2021, 16:28
Em relação a ir a Espanha, é ver as viagens do rncarlov que ele vai reportando por aqui. Como são poucos players e grandes, regra geral tens postos por aqui e por ali. 4 ou 5 apps provavelmente é um bocadinho menos de 5000 :mrgreen:
É isto. Resumindo, neste último ano precisei apenas de 2 apps para atravessar a Espanha de uma ponta à outra: Electromaps e Iberdrola. Instalei mais umas just in case, mas não precisei de usar.

Há dois anos, para ir Andaluzia, usei três apps, IBIL, Electromaps e HonestCharging, e grande parte da razão desta última foi pelo free charging :D. O mesmo percurso hoje poderia ser feito apenas com a Iberdrola se saísse pelo Algarve em vez do Alentejo.
O meu ponto não é que não se consiga, e que 2 ou 3 grandes player seja melhor ou pior que muitos pequenos.

É o sentimento de "cegueira" que tenho quando viajo pela Noruega e penso em ir a Espanha.
Sim eu sei que na Noruega o problema resolve-se por haver PCR em cada esquina, muitos juntos, e portanto nem interessa muito ver onde estão e se estão disponíveis, mas para saber isso tenho de abrir 3 ou 4 APPs e ver o local e estado de cada um dos players separado.
Em Espanha é muiiiito pior porque não há PCR em cada esquina e aos montes juntos.

Diz-me lá onde vejo o estado e local de TODOS os PCR disponíveis no meu caminho? Em sitio nenhum!!!

Depois programo a viagem para parar aqui e ali, as vezes não onde me apetece, só porque não sei que afinal onde gostava de ir até tem PCR e em funcionamento.

Percebem o sentimento? Não esquecer que a ideia é qualquer pessoa o faça facilmente.

E isso tenho a certeza que com o nosso modelo conseguimos esse objetivo.
(OKOK, não sabe ao certo o que vai pagar, mas não há coisas perfeitas :lol: )
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por zeuz » 17 jun 2021, 13:17

frankesousa Escreveu:
17 jun 2021, 12:19
Diz-me lá onde vejo o estado e local de TODOS os PCR disponíveis no meu caminho? Em sitio nenhum!!!
Aqui consigo ver o estado dos PCR/PCN de Madrid :
https://www.electromaps.com/en/map/p/134877

Ou estou a interpretar mal o site? :think:
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por frankesousa » 17 jun 2021, 15:22

zeuz Escreveu:
17 jun 2021, 13:17
frankesousa Escreveu:
17 jun 2021, 12:19
Diz-me lá onde vejo o estado e local de TODOS os PCR disponíveis no meu caminho? Em sitio nenhum!!!
Aqui consigo ver o estado dos PCR/PCN de Madrid :
https://www.electromaps.com/en/map/p/134877

Ou estou a interpretar mal o site? :think:
Sim, há alguns que aparece o estado, mas não todos, e pela experiência do estado dos postos portugueses, a informação do electromaps é nada fiável.

O electromaps ajuda mas não resolve o problema. Problema esse que não existe em Portugal 8-)

Olha para a informação disponível na Noruega por exemplo:
Achas que isto está bem, ou que serve para alguma coisa? Tudo a vermelho há 4 anos quando obviamente que quase tudo funciona!
Imagem
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10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por zeuz » 17 jun 2021, 15:49

frankesousa Escreveu:
17 jun 2021, 15:22
zeuz Escreveu:
17 jun 2021, 13:17
frankesousa Escreveu:
17 jun 2021, 12:19
Diz-me lá onde vejo o estado e local de TODOS os PCR disponíveis no meu caminho? Em sitio nenhum!!!
Aqui consigo ver o estado dos PCR/PCN de Madrid :
https://www.electromaps.com/en/map/p/134877

Ou estou a interpretar mal o site? :think:
Sim, há alguns que aparece o estado, mas não todos, e pela experiência do estado dos postos portugueses, a informação do electromaps é nada fiável.

O electromaps ajuda mas não resolve o problema. Problema esse que não existe em Portugal 8-)

Olha para a informação disponível na Noruega por exemplo:
Achas que isto está bem, ou que serve para alguma coisa? Tudo a vermelho há 4 anos quando obviamente que quase tudo funciona!
Imagem
Sempre li que o Electromaps basicamente só é utilizado em Espanha e Portugal.
E desde que surgiu a Miio, em Portugal perdeu relevância.

Na Noruega poderá ser mais acertado usar um ChargeMap ou outro equivalente... :think:
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por frankesousa » 17 jun 2021, 16:19

zeuz Escreveu:
17 jun 2021, 15:49
Sempre li que o Electromaps basicamente só é utilizado em Espanha e Portugal.
E desde que surgiu a Miio, em Portugal perdeu relevância.
Na Noruega poderá ser mais acertado usar um ChargeMap ou outro equivalente... :think:
Certo... Estás a chegar ao ponto que estou a falar.
Uma plataforma (rede, sistema, ou outra coisa que lhe queiram chamar) integrada a sério (obrigatória, é uma dar formas simples de o fazer) como é o caso do nosso modelo, garante esta certeza e não fica à mercê da "boa vontade" e ideias de empresas.

A miio é muito boa e eficaz porque existe o EGME (MobiE).
Sem isso, até podia ser boa na mesma, mas era com muiiiito mais esforço, tinha de pedir "a este e aquele" para aceder as suas plataformas, tinha de adicionar uma taxa de roaming como o electromaps, etc etc

Só tenho mesmo pena da UE não implementar e obrigar a um sistema igual ao nosso em toda a Europa.

Nota1: Quando digo "sistema igual ao nosso" não quero dizer OPC+CEME e esta baralhada, mas a obrigatoriedade de uma entidade gestora e garante a integração automática!

Nota2: ok ok, uma TPA ou uma maquineta de contar moedas/notas tipo portagem também é um sistema de "roaming automático e universal". Mas, nem sei bem porquê, não é usado em sitio nenhum, portanto vou admitir que é uma batalha "perdida"
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05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 17 jun 2021, 16:40

frankesousa Escreveu:
17 jun 2021, 16:19
A miio é muito boa e eficaz porque existe o EGME (MobiE).
Sem isso, até podia ser boa na mesma, mas era com muiiiito mais esforço, tinha de pedir "a este e aquele" para aceder as suas plataformas, tinha de adicionar uma taxa de roaming como o electromaps, etc etc
Esse também é o meu ponto, que já referi várias vezes.
Há a tendência do olhar para isto numa tendência do "tudo ou nada", ou temos o que temos agora ou só podemos ter o que for exclusivamente 100% não-interligado.

Foi possível criar este castelo, certo? Todos os players são obrigados a usar os sistemas da MobiE, um sistema não-standard em comparação com os sistemas de mercado, certo?
Os operadores, mesmo numa lógica do mercado liberalizado como eu desejo, têm vantagens na utilização do espaço público. No limite não pagam taxas de ocupação da via (em alguns municípios parece que isso não era totalmente verdade, mas OK). Ora facilmente o licenciamento de um posto na via publica poderia estar condicionado à disponibilização do respectivo estado. Querem manter o tacho da MobiE? Sim senhor, ponham-nos a centralizar esses estados, escrevam APIs proprietárias para uma app, façam o que quiserem. Desde que não sejam elemento obrigatório, que eu não tenha de lhes pagar e que este castelo de entidades não exista, tudo óptimo.
Portanto não "tinha de pedir". Bastaria usar o que seria obrigatório disponibilizar.

Em relação ao saber onde estão os postos e o estado dos mesmos, isso só é um problema porque a oferta é escassa. Lá está, numa Noruega isso é pouco relevante. E porque a fiabilidade dos postos era regra geral baixa, agora é pontualmente baixa.
Tens alguma app que te diga onde estão todos as bombas de combustível do país e o estado e ocupação de todas elas? Não creio. Não faz falta.
Obviamente que essa é uma vantagem do sistema actual. Mais uma vez, não acho que seja uma vantagem tãããaooooo grande em relação às contrapartidas. Sobrevivemos anos com electromaps e actualizações da comunidade numa altura em que havia muito menos postos (e menos funcionais arriscava a dizer) que agora. O RME até obriga os postos a permitirem a carga em caso de falta de comunicações, por isso a probabilidade do "cartão não autorizado" (um clássico) é cada vez menor.
E, repetindo, nada invalidava que não fosse obrigatório ter acesso a essa informação. Bastava o modelo ter sido pensado com a parte de dentro do cérebro... :doh:
frankesousa Escreveu:
17 jun 2021, 12:19
Percebem o sentimento? Não esquecer que a ideia é qualquer pessoa o faça facilmente.
Qual é mais relevante? Saberes exactamente quanto te custa carregar o carro, eventualmente preços iguais em todos os postos do mesmo operador, ou teres os postos todos disponíveis numa app (coisa que a larga maioria das pessoas raramente precisa porque não sai regularmente de um percurso mais ou menos definido)?
E supondo que uma boa parte dos utilizadores não faz ideia do que é a Miio, onde é que se encontra essa facilidade? Já o disse várias vezes, a Miio não é a rede pública, ainda que se calhar muitos de nós o desejasse :D
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rafaelferreirapt » 17 jun 2021, 16:56

Nonnus Escreveu:
17 jun 2021, 08:56
Esta na altura é de acabar com esta salganhada de uma vez por todas. Já pensou que se não fosse o que temos, que é diferente do resto do mundo (e não é para melhor, mas sim para pior), talvez o OPC tivesse ainda mais liberdade. Liberdade como já foi dito de comprar e vender energia, ou até mesmo de produzir a sua própria energia e apresentar um preço final que qualquer pessoa conseguisse perceber. É que lendo alguns comentários que aqui se vão vendo até a Miio já tem dificuldade em facultar um preço próximo do real. Quando um OPC tem dificuldade em conseguir fazer contas (sim, são muitas variáveis), como é que um utilizador vai conseguir...
A dificuldade só existe porque há operadores, que cobram ao minuto, porque quando é ao kWh ninguém em nenhuma parte do mundo tem dificuldade em prever qual é o esperado para o carregamento de uma bateria. Com o evoluir da solução, essa dificuldade vai desaparecendo porque, cada vez há mais informação para criar um modelo próximo da realidade, ou os carros passam a ter uma curva de carregamento mais previsível com a evolução das baterias.

Outras redes que cobram ao minuto, nem sequer tem um simulador de quanto vai custar o carregamento e durante o carregamento apenas há uma rodinha com o tempo que decorreu o carregamento. Não apresenta o valor do carregamento, só mesmo após terminar. Isso não é caso de discórdia? :?:

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