Como já disse noutro tópico, há CEMEs / MSPs que com um único cartão permitem carregar em Portugal e no resto da Europa. Há a DCS para o grupo BMW que já o faz há mais de um ano, talvez haja outros que o façam, como a WeCharge do grupo VW. Quando chegar o ID3 do meu irmão veremos.
Em Portugal este processo é realizado através dos CEMEs, a EGME apenas recebe os dados dos cartões (sim, milhões de cartões) dos CEMEs/MSPs. Se não há uma oferta generalista não associada às marcas é apenas porque os CEMEs não o quiseram ou mais provavelmente não conseguiram ainda as condições favoráveis para isso com MSPs estrangeiros. Para os detratores certamente será um problema do modelo que provoca que um MSP estrangeiro consiga fazer isso, utilizando o modelo, mas os nacionais não. Talvez consigam encontrar algo no modelo que explique isso.
Quanto ao resto do "nada impede", sabemos bem quem impede. Na maior parte deles quem impede é a Mobie, por não ter os sistemas atualizados e funcionais.
Deixo o exemplo do Continente, nada impede que eles cobrem o tempo que o carro não está a carregar, afinal até estamos a pagar estacionamento. Mas
optaram por não o fazer. Não seremos nós certamente a impor as decisões comerciais dos OPCs.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE:
http://www.uve.pt