Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
ljbmartins
Mensagens: 47
Registado: 09 abr 2020, 20:03
Data de fabrico: 10 mar 2020

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por ljbmartins » 27 nov 2021, 00:52

Se a anedota do Cartão do Adepto foi enterrado e muito bem enterrado, não se arranja por aqui um deputado ou amigo do deputado do IL que queira fazer o mesmo a este estupido modelo?

Seria uma benção.
O meu VE é abastecido em kWh. O gajo não "pasta" minutos vá-se lá a saber porquê. :evil:

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 27 nov 2021, 04:07

Comparar uma medida avulsa em contexto de pandemia (um excelente exemplo de legislação de cocó, mas isso é irrelevante) com um modelo complexo e entrosado com uma legislação muito mais intrincada que se relaciona com a generalidade da venda de energia eléctrica no país, só me dá razão: nunca na vida o modelo vai ser revertido.

Não me interpretem mal. O modelo é uma aberração e a legislação que o suporta, decrépita. A única boa MobiE é a MobiE extinta e o modelo da rede pública a acompanhar, que tão bem se dão...
Mas olhar para isto de forma tão leviana como comparar com o "cartão do adepto" não faz sentido.
A legislação que regula a venda de electricidade é muito complexa, antiga e intrincada. Achar que se revira isto porque uns tipos num fórum acham que isto está mal é uma utopia inacreditável. É tão mais complexo que isso...

Seria (acho eu claro) preciso que uma entidade primeiro ponha o assunto na vida pública, para que eventualmente crie sensibilidade e poder chegar ao parlamento. Mesmo assim não sei se iria a algum lado, uma vez que a maioria dos políticos não faz grande ideia da realidade da coisa "cá fora" e provavelmente estará menos disponível para o troco que o mercado energético dará a quaisquer alterações que se pretendam fazer.
Antes de chegar ao parlamento seria necessário no mínimo que a explicação que o Nonnus sugeria estivesse bem enraizada "cá fora" ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

JLMF
Mensagens: 86
Registado: 28 set 2020, 17:45
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Lisboa

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por JLMF » 27 nov 2021, 13:44

Existem já alguns políticos com sensibilidade para esta questão, até porque na perspetiva política, este atual modelo monopolista com gestão estatal, inibidor de livre concorrência e que atropela alguns dos princípios básicos dos direitos do consumo e do consumidor por um lado e por outro a legislação que impede a comercialização de eletricidade para a mobilidade eléctrica pelos prestadores do serviço, os operadores de pontos de carregamento OPC, os únicos que realmente são pertinentes tanto no investimento como na prestação do serviço de carregamento de veículos eléctricos, abrange um leque de questões caras ás mais variadas tendências partidárias.

E, infelizmente, terá de ser por aí, pela ideologia ferida e não pela causa da mobilidade eléctrica que este modelo contraria, sendo mesmo contraproducente mas que interessa menos aos diversos eleitos, pelo que tenho verificado, que na generalidade em Portugal fazem politica partidária e não uma politica de causas.

Bruxelas terá uma intervenção, não sei qual nem quando, não acredito que a Sonae, a Tesla, a Ionity e e outros que entretanto apareçam se resignem sem alguma urticária sobretudo quando sabemos que há dinheiro europeu envolvido nomeadamente na Sonae. Haverá, creio já existirem, algumas denúncias da situação a este nível, falta um eurodeputado levantar a questão antes que seja Bruxelas a pedir esclarecimentos.

Ao nível de consumidores utilizadores de veículos eléctricos há muito desconhecimento acerca desta problemática assim como em relação á mobilidade elétrica em geral mas com o tempo e esta fuga em frente da mobi.e a situação será incomportável. O regulador demonstrou alguma preocupação, veremos o que se segue. A piorar tudo isto a unica associação de utilizadores de veículos elétricos com algum peso, enquanto não aparecer outra, é conivente e mesmo conscientemente cúmplice deste modelo e não poderemos esperar nada deste lado.

Por aqui, apesar de alguns demonstrarem cansaço devem saber que são lidos. Falta talvez agir em vez de reagir avulso, eventualmente começando por e pelos mais ativos, criar um ou vários "cadernos de encargos" sintetizados e focados nas desvantagens deste modelo e do que é necessário alterar no modelo e na legislação. Quem tem lido por aqui vai-me dizendo pois, ok, há muitas pontas algumas com qualidade mas dispersas e com alguns destes leitores há necessidade de muita pedagogia e facilidade de leitura, objetividade

Se acredito que o modelo português vai desaparecer em simultâneo com a mobi.e? Claro que sim, em breve e cada vez que oiço algum politico ou alguém da mobi.e afirmar que este modelo é o melhor do mundo ou constato uma associação de utilizadores supostamente defensora dos utilizadores e da mobilidade eléctrica cúmplice e de par com o sistema, sei que há muita coisa que não bate certo e contranatura.

LFN
Mensagens: 394
Registado: 30 nov 2014, 00:41
Data de fabrico: 12 mar 2013
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por LFN » 27 nov 2021, 13:50

Encontrei uma curiosidade de 2016, quando ocorrerem os primeiros contatos para a vinda da Tesla para Portugal.

"Governo quer trazer rede de carregamento de veículos eléctricos Tesla para Portugal.

A Tesla e o Governo português reuniram-se para discutir a instalação de uma rede de carregamento de veículos eléctricos em Portugal. O governo quer apostar nas soluções de mobilidade alternativa, e terá a ajuda da Tesla para impulsionar o mercado de veículos eléctricos no país.

Em declarações ao Jornal de Negócios, José Mendes, secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, não revelou pormenores por não haver ainda decisões tomadas, mas garantiu que a marca americana deverá “estender a sua rede de super carregadores de carros eléctricos a Portugal”, somando-se assim à rede Mobi.E.

Na Península Ibérica já existe uma rede de super carregadores da Tesla, mas apenas abrange a cidade espanhola de Valência, porém José Mendes acredita que há condições para que o investimento em Portugal aconteça. O secretário de Estado Adjunto e do Ambiente está confiante “que as coisas avancem com brevidade”. A rede de carregamento seria apenas compatível com modelos Tesla, mas “a intenção é que os privados possam também instalar as suas redes de forma a ser possível massificar os veículos eléctricos”. Foi ainda discutida a possibilidade da marca vir a ter representação em Portugal."


A fonte original já não está disponível, mas o que importa reter é que a vinda da Tesla foi apadrinhada a nível governamental. E agora não é legal? :shock:

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por RJSC » 27 nov 2021, 20:48

LFN Escreveu:
27 nov 2021, 13:50
A fonte original já não está disponível, mas o que importa reter é que a vinda da Tesla foi apadrinhada a nível governamental. E agora não é legal? :shock:
O que a nossa legislação proíbe é a venda de energia.
Enquanto a rede da Tesla não cobrava a energia, era legal, tal como todos os pontos de carregamento gratuitos não integrados na mobi-e que há uns anos existiam.
Quando começaram a cobrar pelos carregamentos, a coisa mudou.

LFN
Mensagens: 394
Registado: 30 nov 2014, 00:41
Data de fabrico: 12 mar 2013
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por LFN » 27 nov 2021, 21:01

Não estou a ver a Tesla a dizer que vinha de graça para cá...

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 03 dez 2021, 18:14

Previsões do Bruno a facturar. Tenho de abrir um consultório para concorrer com a Maya :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Eu tinha dito isto
BrunoAlves Escreveu:
23 out 2021, 12:15
(...)e ache que o caminho é a integração da rede do continente e o encerramento da rede Tesla
E mais recentemente
BrunoAlves Escreveu:
26 nov 2021, 15:43
Falta só vergar as redes Tesla e Continente. Aí sim, ter-se-á afirmado. É esperar mais uns tempos poucos ;)
Pois então que numa conversa no FB surge que a primeira parte já está a caminho: a rede Continente está no processo de integração da rede pública. Quando a Tesla mandar a rede abaixo em Portugal começo a ler as mãos gratuitamente aos membros do fórum :mrgreen: :mrgreen:
fb.jpg
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

ruramos
Mensagens: 564
Registado: 07 jul 2017, 16:22
Data de fabrico: 13 jan 2019
Capacidade bateria: 64kWh

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por ruramos » 03 dez 2021, 18:26

Eish.. se isso acontecer, provavelmente a tesla vai ter de ir atrás.. :shock:

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 03 dez 2021, 18:30

Muito mais fácil dizer que fazer. Começa numa coisa tão simples como os postos Tesla não terem leitores de cartões. Muito menos implementam os protocolos da MobiE. E bem diria eu, afinal se há alguém que sabe o que é uma rede fiável e funcional é a Tesla (já a MobiE tem grande experiência exactamente no contrário :lol: )
A minha aposta continua a ser o encerramento da rede. Já sabem, leitura do futuro nas mãos gratuitamente para todos :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Brunus
Mensagens: 176
Registado: 02 nov 2015, 17:19
Localização: Lisboa

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Brunus » 03 dez 2021, 18:44

Acredito mais facilmente na possibilidade de os SuCs voltarem a ser gratuitos, e de um lobbying junto da UE por parte da Tesla para haver uma uniformização das regras em toda a UE.

Tem que ser a UE a acabar com este modelo, ou pelo menos, permitir que possam existir outros modelos e redes privadas, porque está visto que cá não há ninguém com vontade em fazê-lo.
Vectrix Vx-1 Imagem
Tesla Model 3 LR AWD since 7/3/2019 8-)

Responder

Voltar para “Carregamento”