Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 14 jan 2022, 17:28

mjr Escreveu:
14 jan 2022, 14:06
A questão de ter na BD da Mobi.e todos os cartões deve ser para responder mais rápido. Se não estiver na BD teriam de fazer uma consulta OCPI a todos os CEMEs, que por sua vez poderiam ter de fazer consultas a todos os EMSP com quem tivessem contratos. Muito tráfego desnecessário que se resolve com a adição do cartão à BD da Mobi.e. Eu também achei desnecessário e uma barbaridade ter na BD da Mobi.e esta brutalidade de cartões estrangeiros, mas disseram-me que era assim por dar mais garantias, não sendo problemático ter na BD esses cartões.
Muito a sério, claro que me é irrelevante como é que a MobiE integra os operadores. Acho que é uma metodologia sem nexo, mas objectivamente uma BD ter uns milhões largos de registos é "pinotes". Isto assumindo que já têm um servidor que vá ao chão "fim-de-semana-sim, fim-de-semana-também" :roll:
Agora, que funcionalmente não tem nexo nenhum, não tem :mrgreen: E só acontece porque há o modelo e a EGME. Em todo o lado o funcionamento do roaming é muito mais simples: estou registado numa série de operadores de roaming. Eles, lá no backoffice deles, sabem o caminho para o posto e activam o dito cujo. No final cobram-me o carregamento e lá se entendem com o dono do posto. E o dono do posto, querendo, pode dar acesso a quantos agregadores quiser.
Agora com os QR code, massificação do ad-hoc para os carregamentos em viagem, apps para todos os gostos, agregadores cada vez mais "agregantes :mrgreen: " em toda a Europa (menos Portugal, claro), acho sinceramente que é uma solução demasiado complexa, para um problema que não existe.

Daí que eu já tenha dito mais que uma vez que esta coisa do roaming nacional, do cartão único em 2022, é uma falácia. Bastava que os postos tivessem de permitir o roaming a operadores de roaming nacionais (pelo menos). Quem quisesse usava os recursos do dono do posto, quem quisesse usava os agregadores. Já não são obrigados a ligar à EGME? Não me parece assim muito diferente.

edit:
mjr Escreveu:
13 jan 2022, 23:29
Até com a Miio só usei o pagamento com a App em testes, na prática o cartão é muito mais cómodo! Aliás, no caso do Continente a coisa que mais me chateia é ter de usar a App sempre: já tive situações em que não consegui iniciar a carga por não ter Internet (Vodafone em baixo e sem Wi-fi no local), e é um processo muito mais demorado do que com um cartão.
Concordo, mas acho que o incómodo é meio relativo. Agora que o cartão é muito mais prático, é.
No Continente não me chateia nada usar a app porque é MUITO mais barato e a minha comodidade não é assim tão cara :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: O mesmo para a EVIO agora, ainda não mandei vir o cartão, por isso uso a app que vale bem os 30s que demoro a mais que com o cartão.
Com a Miio usei a app só por desporto, o normal é (era...) usar o cartão.
Claro, ter a app continua a ser fundamental para acompanhar o carregamento, dar valores, histórico, etc. Como disse aí noutro tópico, cancelei os contratos todos que não têm app (a da EDP está por um fio, está em "modo abébia" ehehehe). O modelo é mau, mas é o que temos e todos temos que o gramar. Se querem fornecer serviço, têm que o fornecer como os melhores.
rimsilva Escreveu:
14 jan 2022, 15:40
ou será que é porque a legislação da ME os "empurrou" nesse caminho?
É isto que eu tento transmitir, mas aparentemente sem sucesso :( O modelo tudo permite, o modelo a nada obriga? Mas não é óbvio que é por causa do modelo que praticamente todos os OPC cobram tempo? Porque não podem fazer negócio com a energia? :?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por mjr » 14 jan 2022, 23:46

É obviamente diferente ligar a uma entidade independente única do que ligar a outras entidades concorrenciais, que obrigam a negociações duras entre concorrentes que não se podem ver. Foi aliás essa questão que fez com que no estrangeiro fosse necessário ter a carteira cheia de cartões para poder viajar pelos países. Entretanto nos últimos 2-3 anos temos assistido a um consolidar dos EMSP com ofertas já bastante abrangentes, sinal de um mercado que começa a amadurecer. Em 2014 quando foi lançado o modelo da ME nos moldes atuais (baseado no DL de 2010) foi entendido como aquilo que melhor serviria o crescimento da ME, impedindo a criação de monopólios e permitindo o acesso universal por princípio.

BTW é assim tão frequente o servidor da Mobi.e ficar offline impedindo um UVE de carregar??? É que eu já não me recordo de isso acontecer há menos de 1 ano, e muito menos fim de semana sim, fim de semana sim. Bom, pode ter acontecido esporadicamente, tal como por vezes acontece com a rede da SIBS, mas com certeza não é nada que se pareça com o que acontecia há 2-3 anos, aí sim de maneira inaceitável. Parece-me um argumento batido e inadequado aos tempos atuais.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por mjr » 14 jan 2022, 23:55

alexmol Escreveu:
14 jan 2022, 15:39
Pois assim sendo não vejo impedimento técnico de especial para os estrangeiros carregarem cá, e ainda menos impedimento para os nossos cartões funcionarem lá fora!
alexmol Escreveu:
14 jan 2022, 01:30
Isto faz com que o CEME1 fique com a totalidade dos clientes IBIL, por isso acho estranho não haver ainda roaming, o CEME first mover terá vantagem.
Estamos à espera de quê?
Não me digam que a resposta é a standard: O modelo permite mas os players da ME não mostram interesse

:doh:
Acho que a resposta é óbvia, estamos no canto da Europa e o negócio que existe para os CEME em realizar acordos com EMSP e OPCs estrangeiros é ainda reduzido pois é uma muito pequena fração do negócio em Portugal que apesar de tudo ainda é pequeno face ao potencial de crescimento. Não faço ideia da média nacional, mas eu não gastei sequer 1% em carregamentos/abastecimentos no estrangeiro em relação a Portugal.
Eu entendo que qualquer coisa que não aconteça exista a tendência em culpar o modelo, mas que garantia existe de que seria diferente num modelo completamente liberalizado? Correlação não significa causalidade.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 15 jan 2022, 01:21

mjr Escreveu:
14 jan 2022, 23:46
Entretanto nos últimos 2-3 anos temos assistido a um consolidar dos EMSP com ofertas já bastante abrangentes, sinal de um mercado que começa a amadurecer
Perfeitamente de acordo. Curiosamente, o mesmo tempo que temos de carregamentos pagos. Não seria boa hipótese, talvez, pensar que se calhar andámos na direcção contrária a toda a gente? Acho que ninguém com 2 dedos de testa põe em causa a importância da fase piloto, da integração da rede por uma entidade pública, tudo isso. Teve um papel, inegável!
Mas isso foi enquanto foi o estado a suportar o custo e a evolução. Assim que passou ao pagamento e aos privados, fizemos tudo ao contrário do resto do mundo...
mjr Escreveu:
14 jan 2022, 23:46
Em 2014 quando foi lançado o modelo da ME nos moldes atuais (baseado no DL de 2010) foi entendido como aquilo que melhor serviria o crescimento da ME
Até acho que isto é auto explicativo. Mas mesmo esquecendo como toda a gente não teve a mesma visão, será motivo para continuar agarrado a 2010?
mjr Escreveu:
14 jan 2022, 23:46
BTW é assim tão frequente o servidor da Mobi.e ficar offline impedindo um UVE de carregar??? É que eu já não me recordo de isso acontecer há menos de 1 ano
Não sei se estás a falar a sério. Isto da escrita às vezes falha um bocado...
Vou assumir que estás a falar a sério, pedindo desde já desculpa se não estiveres. Pago um fino em qualquer dos casos :mrgreen:
Isto
viewtopic.php?f=29&t=7460&start=190#p123777
Não foi há assim tanto tempo, certo? Muitos, muitos outros antes e depois desse... Este foi só "o último grande".
O que é que mudou desde então?
- que eu saiba, a plataforma da EGME é a mesma. Vá, parece que os meus impostos permitiram que já evoluissem ao ponto de não carregar tarifas por uma folha de Excel e mandar a rede abaixo no processo... (sim isso também está aqui no fórum e a rede caía de cada vez que modificavam um tarifário OPC).
- o RME estabeleceu (e nós discutimos isso aqui) que os OPC têm de permitir o carregamento se a MobiE estiver em baixo, basicamente consagrando-a como entidade intocável.
É natural que não tenhas problemas de acesso à MobiE, a legislação impede-te de os ter :roll:
Então entendes a minha desconfiança entre cair ou não cair? A responsabilidade nunca é deles! Só por isso é que podes dizer que é um argumento batido. Não sabes, não podes saber, e a legislação impede-te de saber.
E repara até pode estar óptimo. Mas não sabes.
E por favor, por favor, parem de colar isto à SIBS. Se a SIBS cair, o país sabe (e a SIBS avisa e comunica, ao contrário da MobiE...). Se a MobiE cair... O OPC que aceite carregamento com um cartão da Zara, ou então alguns anónimos ficam apeados.
mjr Escreveu:
14 jan 2022, 23:55
Eu entendo que qualquer coisa que não aconteça exista a tendência em culpar o modelo
O modelo, a legislação ou o regulamento vá, neste caso particular do carregamento com a EGME offline, até é uma coisa boa. Não entendo a desresponsabilização da EGME, mas o utilizador é desenrascado. Bom para o utilizador, os players se tiverem razões de queixa, que se queixem :)
É uma medida que eu gostaria de ver num modelo liberalizado. E aí muito mais justa porque o OPC estaria a ser responsável pelo seu próprio serviço.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por mjr » 15 jan 2022, 09:34

Esse blackout faz 3 anos daqui a uns meses! Eu estou-me a referir ao último ano... Terão sido assim tantos semana sim, semana sim? Quem não te conhecer até pode acreditar que é mesmo assim... Há uma maneira fácil de ver se a rede da ME está online, que é usar Apps como a Miio para ver o estado dos postos e já há muitos meses (não sei precisar quantos) que não me recordo de ver os célebres apagões nas redes sociais. Por isso sim, estou a falar a sério.

Eu desde o primeiro momento que discordo dessa imposição legal de o posto continuar a aceitar cartões com o risco do lado do OPC, e disse-o numa reunião com o SE do ambiente e Mobi.e. Claro que quem tem de se queixar são os lesados (OPCs), para o UVE o importante é conseguir carregar, mas não os tenho visto preocupados com isso recentemente. Há até um grupo de trabalho na ERSE onde se está a discutir a ME em Portugal e até agora não vi essa questão levantada. Este é um problema tanto maior quanto maior for o número de blackouts e o potencial de fraude. Aparentemente ou porque não tem havido blackouts ou porque não tem havido fraude, não tem sido um problema para os OPCs.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

LFN
Mensagens: 394
Registado: 30 nov 2014, 00:41
Data de fabrico: 12 mar 2013
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por LFN » 15 jan 2022, 23:31

Ainda ontem fui a Lisboa e ia na ilusão de estacionar num parque público em frente ao Jardim Zoológico onde a Miio reportava 3 postos de 22 kW operacionais e livres. Quando lá cheguei descobri que o parque já não é público e os postos estão embrulhados em proteções plásticas. Como é possível confiar em informações da rede como estas?

No que respeita ao estrangeiro, já despachei mais de 7.000 km em Espanha e França em ano e meio. Sem qualquer stress, usando uma rede que tem um modelo que não é permitido em Portugal. Já com o modelo português não consigo ir a lado nenhum. Na minha opinião é um modelo pesado para os EV que andam 50 km à volta de casa. Não é assim que a tecnologia se generaliza.

rafaelferreirapt
Mensagens: 182
Registado: 04 jun 2018, 23:10
Data de fabrico: 15 mai 2018
Capacidade bateria: 114,8 Ah
Localização: Aveiro

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rafaelferreirapt » 16 jan 2022, 08:41

LFN Escreveu:
15 jan 2022, 23:31
Ainda ontem fui a Lisboa e ia na ilusão de estacionar num parque público em frente ao Jardim Zoológico onde a Miio reportava 3 postos de 22 kW operacionais e livres. Quando lá cheguei descobri que o parque já não é público e os postos estão embrulhados em proteções plásticas.
Eram estes PCN da Maksu? https://link.miio.pt/point/c4iS

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por alexmol » 16 jan 2022, 23:14

BrunoAlves Escreveu:
12 jan 2022, 20:27
A fixação com as ervilhas é qualquer coisa...
https://www.youtube.com/watch?v=58oDVa08ZxI

Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por zeuz » 16 jan 2022, 23:39

Para mim é surreal ver membros fundadores da associação UVE e/ou do conselho administrativo defenderem, acerrimamente, este modelo, apesar de a larga maioria dos UVE, portanto os que pretendem representar, manifestarem-se contra o actual funcionamento da rede pública! Chega ao ponto de veladamente dizerem que somos burros por não entendermos nem acreditar no modelo!
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por cfvp » 17 jan 2022, 00:26

alexmol Escreveu:
16 jan 2022, 23:14
BrunoAlves Escreveu:
12 jan 2022, 20:27
A fixação com as ervilhas é qualquer coisa...
https://www.youtube.com/watch?v=58oDVa08ZxI

:handgestures-thumbupleft:
Eu também reparei numas quantas coisas com as quais não concordo com o vídeo das ervilhas, mas nem sabia por onde começar então nem disse nada. :mrgreen:
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Responder

Voltar para “Carregamento”