Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por FullElectric » 01 mai 2021, 10:25

Vão-se abrindo as mentes dos Velhos do Restelo
Daqui a dias será a UVE a retratar-se

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rnlcarlov » 01 mai 2021, 10:29

Esse gráfico deixa-me um bocado :think:

Carregar fora da mobie mais barato que carregar em casa com tarifa simples? :shock:
Quer dizer, com o continente o kWh por ficar a 0,19-0,21, mas com a tarifa regulada a 0,1466€/kWh, com IVA fica a 0,18.
E aquele custo na mobie de ter o carregamento lento ligeiramente mais barato que o rápido também tem que se lhe diga, já que observo o contrário na maior parte das vezes.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 01 mai 2021, 15:19

FullElectric Escreveu:
01 mai 2021, 10:25
Vão-se abrindo as mentes dos Velhos do Restelo
Daqui a dias será a UVE a retratar-se
À dias vi um negacionista do covid com um discurso totalmente diferente depois de perder um amigo devido ao covid. Depois de confrontado por várias pessoas a resposta dele foi: - "só os burros é que não mudam de opinião".

Isto, mais dia menos dia, tem mudar! Conseguimos complicar o que é simples e tenta-se a todo o custo fazer passar ideia que temos algo fantástico. A medida que a ME for crescendo, maiores serão a vozes contra este modelo.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

JLMF
Mensagens: 86
Registado: 28 set 2020, 17:45
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Lisboa

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por JLMF » 01 mai 2021, 16:13

rnlcarlov Escreveu:
01 mai 2021, 10:29
Esse gráfico deixa-me um bocado :think:

Carregar fora da mobie mais barato que carregar em casa com tarifa simples? :shock:
Quer dizer, com o continente o kWh por ficar a 0,19-0,21, mas com a tarifa regulada a 0,1466€/kWh, com IVA fica a 0,18.
E aquele custo na mobie de ter o carregamento lento ligeiramente mais barato que o rápido também tem que se lhe diga, já que observo o contrário na maior parte das vezes.
Preço kWh residencial todas taxas e impostos incluídos:
Tarifa simples EDP Comercial 2021 (sem campanhas e outros produtos, sem fidelizações, sem dual, etc.)
0.1456 € kWh
Potências contratadas 3.45, 6.90 e 10.35

Consumo mensal 250 kWh
0.236 €
0.290
0.347
Consumo mensal 500 kWh
0.206
0.236
0.267
Consumo mensal 1000 kWh
0.191
0.209
0.227

Ainda na comparação referida com o continente, o preço pago por kWh normalmente contabilizado a despesa (exploração) com impostos e taxas incluídas não deve exceder (estimação baseada em exemplos aproximados) 0.110 €.
Última edição por JLMF em 01 mai 2021, 18:33, editado 1 vez no total.

jart
Mensagens: 133
Registado: 27 jan 2016, 15:34
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por jart » 01 mai 2021, 17:32

JLMF Escreveu:
01 mai 2021, 16:13
rnlcarlov Escreveu:
01 mai 2021, 10:29
Esse gráfico deixa-me um bocado :think:

Carregar fora da mobie mais barato que carregar em casa com tarifa simples? :shock:
Quer dizer, com o continente o kWh por ficar a 0,19-0,21, mas com a tarifa regulada a 0,1466€/kWh, com IVA fica a 0,18.
E aquele custo na mobie de ter o carregamento lento ligeiramente mais barato que o rápido também tem que se lhe diga, já que observo o contrário na maior parte das vezes.
Preço kW/h residencial todas taxas e impostos incluídos:
Tarifa simples EDP Comercial 2021 (sem campanhas e outros produtos, sem fidelizações, sem dual, etc.)
0.1456 € kW/h
Potências contratadas 3.45, 6.90 e 10.35

Consumo mensal 250 kW/h
0.236 €
0.290
0.347
Consumo mensal 500 kW/h
0.206
0.236
0.267
Consumo mensal 1000 kW/h
0.191
0.209
0.227

Ainda na comparação referida com o continente, o preço pago por kW/h normalmente contabilizado a despesa (exploração) com impostos e taxas incluídas não deve exceder (estimação baseada em exemplos aproximados) 0.110 €.
Espero que não leve a mal a correção, mas a unidade de energia é kWh e não kW/h.
Tesla Model 3 SR+ branco entregue em 2020-03-19

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rnlcarlov » 01 mai 2021, 18:15

Mas essas contas estão a pressupor que há um contrato de eletricidade à parte exclusivamente para o carregamento do veículo elétrico. Integrado na instalação da casa não faz sentido contabilizar tudo.

JLMF
Mensagens: 86
Registado: 28 set 2020, 17:45
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Lisboa

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por JLMF » 01 mai 2021, 18:32

jart Escreveu:
01 mai 2021, 17:32

Espero que não leve a mal a correção, mas a unidade de energia é kWh e não kW/h.
Claro, excel »» word deu asneira, corrigido. obg.

JLMF
Mensagens: 86
Registado: 28 set 2020, 17:45
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Lisboa

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por JLMF » 01 mai 2021, 19:09

rnlcarlov Escreveu:
01 mai 2021, 18:15
Mas essas contas estão a pressupor que há um contrato de eletricidade à parte exclusivamente para o carregamento do veículo elétrico. Integrado na instalação da casa não faz sentido contabilizar tudo.
Depende do ponto de vista. Quando se quer comparar o custo da energia entre países temos de considerar o preço que cada consumidor paga, adição de todas as parcelas, energia, taxas, impostos e tudo o restante, senão seria uma comparação com resultados desviados.
No cálculo do preço do carregamento de VEs igualmente, temos de considerar todas as parcelas.
Para comparar entre os diversos métodos ou tipos de carregamentos ente eles num país ou entre vários, para chegarmos a uma comparação válida o que conta é o preço total pago para cada um.

O preço pago nos carregamentos fora de casa ou emprego, seja em redes privadas ou públicas inclui energia e o restante; em casa partimos de igual principio, aliás querendo numa residencia calcular quanto custa em energia cada item de consumo, como se faz numa empresa, se não diluirmos os custos fixos e proporcionais onde os colocamos?

Em termos sociais (e vai ser debate a seu tempo o tema da tarifa social sem teto máximo no termo de energia que serve para carregar VE), diria até que as taxas e impostos e a forma como estão implementados levam a que uma família com 3.45 de potência contratada com um consumo de 150 kWh mensais acabe por pagar mais na divisão do total da fatura pelos kWh consumidos que outra com 6.9 e 400 kW consumidos, por exemplo, 0.277 € kWh contra 0.250 €.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por mjr » 01 mai 2021, 19:30

Algumas considerações sobre o comentário do CT da ERSE ao modelo da ME em Portugal:
  1. É de saudar a posição do Conselho Tarifário da ERSE com vista à revisão do modelo da ME em Portugal.
  2. É pena que aquando da publicação das Tarifas de Acesso às Redes (TAR) a ERSE não tenha tido o cuidado de evitar a criação de uma assimetria entre a TAR da ME em Média Tensão e a TAR da eletricidade de uso geral em Média Tensão (MT), por incorporar CIEG diferentes entre as duas tarifas.
  3. Está a fazer 1 ano a entrega à tutela por parte da UVE/CEiiA de uma proposta de revisão do Modelo da ME em Portugal, onde vários dos pontos fracos indicados pelo CT da ERSE seriam resolvidos/melhorados, evitando até as tarifas EGME nas situações em que o OPC e o CEME fossem a mesma entidade.
  4. Ainda nessa proposta foi explicitamente sugerida a privatização/mutualização da EGME com a entrada dos agentes de mercado no capital da EGME. Infelizmente, tal sugestão, ao contrário das outras, foi logo liminarmente afastada pela tutela.
Sinceramente, espero que o peso do conselho tarifário da ERSE force a tutela a levar mais a sério a necessidade de rever o modelo da mobilidade elétrica em Portugal. Tem havido conversações da tutela com os agentes do mercado, o que é mais um sinal de que algo poderá ser feito.

Recordo que rever não significa revogar/terminar. Na minha perspetiva a única solução viável é melhorar, mantendo os aspetos positivos e corrigindo os aspetos menos positivos. Foi aliás a opção "Evolução" a escolhida pela UVE/CEiiA na sua proposta, refletindo a opinião geral dos agentes de mercado auscultados.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

pbaptista
Mensagens: 428
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por pbaptista » 01 mai 2021, 19:45

rnlcarlov Escreveu:
01 mai 2021, 18:15
Mas essas contas estão a pressupor que há um contrato de eletricidade à parte exclusivamente para o carregamento do veículo elétrico. Integrado na instalação da casa não faz sentido contabilizar tudo.
No caso em que não é necessário aumentar a potência contratada devido ao VE, concordo que não faz sentido contabilizar tudo, para calcular o custo de carregamento do VE, como é o meu caso. Como carrego só em horário de vazio, o meu custo por kWh é 0,1164, tendo em conta o consumo médio até agora, dá um custo de 1,86€/100km.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

Responder

Voltar para “Carregamento”