Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
fernandinand
Proprietário Leaf
Mensagens: 409
Registado: 26 dez 2015, 18:41
Data de fabrico: 01 dez 2014
Capacidade bateria: 47,79Ah@01/2024
Localização: Alvorge, Ansião

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por fernandinand » 22 abr 2021, 16:41

...~52k€ por trabalhador (gastos+ordenados) parece-me ao nível de 'roubo'...pena que apesar de não ser 'cliente' deste aborto, esteja a pagar indirectamente através dos meus impostos...

...mas nada temam meus caros, no 'stunt' jornalísticos de há uns meses, onde devem ter pago a coluna de opinião, este aborto vai invadir o meu mercado Europeu, tal é a excelência da sua tecnologia e modelo disruptivo!!!... :violin: :violin:

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rimsilva » 22 abr 2021, 18:31

Atenção que já alguém chamou a atenção (e muito bem) para esses dados, uma vez que não são comparaveis os dados de 2020 com 2021, em face do aumento dos numero de trabalhadores.

Agora, pode-se é colocar outra questão, porque é que esta entidade, passou de 4 para 13 funcionários.

Possivelmente vem referido no relatório, se alguém se quiser dar ao trabalho de o ler...
BrunoAlves Escreveu:
22 abr 2021, 10:00
Mais um relato que mostra bem o ridículo que isto é. Copiado agora mesmo do FB
Ontem foi a primeira vez que usei o meu cartão MIIO.
Foi no Mercadona em Santo Tirso, onde apresentava um custo de 0,02€ por minuto.
O meu carro teve 84 minutos a carregar, mas a fatura veio no valor de 5,09€.
Afinal de que se tratam os 0,02€/minuto afixados no posto de carregamento?
Novo utilizador de VE, não sabe (e não tem de saber, digo eu) estas "virtudes" do modelo da rede pública, vê 2cts por minuto afixado no posto e no final "olá!!!!" :mrgreen:
Relativamente a este asunto fui verificar o regulamento da ERSE, mas assustei-me com a sua extensão e informação para enchar chouriços, que depois dificilmente alguém cumpre ou é chamado à responsabilidade...

Julgo que existem regras para que os preços estejam afixados nos postos, mas não encontrei essa informação... Além do preço do OPC, deveria estar indicado de forma clara que ao valor apresentado deve ser adicionado o custo da energia (CEME) e impostos.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6360
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 22 abr 2021, 22:36

IMG_20210422_223130.jpg
Sempre aquela classe.

MAS... Desejados por milhões na Europa e no mundo, quiçá até nos planetas onde o roadster do Musk vai passando. Não dou mais de meio ano para termos habitantes de júpiter ansiosos por pagar a tarifa da EGME portuguesa.

Rir para não chorar. :roll:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

LFN
Mensagens: 397
Registado: 30 nov 2014, 00:41
Data de fabrico: 12 mar 2013
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por LFN » 22 abr 2021, 23:16

rimsilva Escreveu:
22 abr 2021, 18:31

Julgo que existem regras para que os preços estejam afixados nos postos, mas não encontrei essa informação... Além do preço do OPC, deveria estar indicado de forma clara que ao valor apresentado deve ser adicionado o custo da energia (CEME) e impostos.
Deve estar indicado que acresce....mas o valor a acrescer não está lá. Bela treta.

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2583
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por alexmol » 22 abr 2021, 23:22

Onde é que indica que acresce a parte CEME ?

Um leigo olha para isto e acha que vai carregar de graça!

Imagem

Imagem
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por FullElectric » 23 abr 2021, 00:10

Pois isso da afixação de apenas parte do preço é mais uma aberração desta 9ª maravilha do mundo que é a Mobi.e.
Imaginem que no supermercado o preço afixado nos produtos dizia respeito apenas a um elemento destes. Por exemplo o preço afixado nas garrafas de água dizia respeito apenas ao Oxigénio da água... :mrgreen: bem sei, que segundo alguns era uma não questão, podíamos ver o custo total da água na miio...

hdcr
Mensagens: 72
Registado: 25 mar 2021, 13:36
Data de fabrico: 29 set 2015
Capacidade bateria: 54.79 Ah - 11 barras
Localização: Espinho

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por hdcr » 23 abr 2021, 00:18

https://www.erse.pt/mobilidade-eletrica ... -e-precos/

Quem acha que isto é um modelo de excelencia.. só pode ser alguém que come canja de letras por ordem alfabetica!

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2980
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 23 abr 2021, 08:38

alexmol Escreveu:
22 abr 2021, 23:22
Onde é que indica que acresce a parte CEME ?

Um leigo olha para isto e acha que vai carregar de graça!
Quando tiveste que assinar uma carrada de papeis digitalizar tudo e voltar a enviar! ah não! Espera, ai também não explica.

Vês na miio. ah não! Espera. Estamos a falar da pessoa menos informada.

Pois como a miio serve para explicar tudo o que foi mal feito pela mobie.e as vezes confundimos a miio com o modelo que temos.

Olha vês depois quando receberes a primeira factura. Ai ficas a perceber que existe um CEME + OPC + taxas e que são coisas distintas.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Orlando » 23 abr 2021, 08:47

Vejo que aqui os verdadeiros utilizadores concebem que este modelo caminha para novamente aprisionar o utilizador pagador a taxas e mais taxas. Continuando assim vislumbro aqui e em alguns países da Europa redes como a da Galp, Respol, BP etc....onde em vez do diesel ser vendido com taxas de 60% será o kw.
E que fizemos nós? Nada, apenas reclamar. Há uns encontros de uma dita associação que nos protege, proponho haver reunião e coordenar esforços.
O que é engraçado é que são os próprios CEME que virtualmente nos vão avisando que chegamos a esta vergonha. Por vezes, levanta-se a voz de um jornalista da Exame informática. Poderíamos pegar por aí.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rimsilva » 23 abr 2021, 09:43

hdcr Escreveu:
23 abr 2021, 00:18
https://www.erse.pt/mobilidade-eletrica ... -e-precos/

Quem acha que isto é um modelo de excelencia.. só pode ser alguém que come canja de letras por ordem alfabetica!
:lol:

Muito bom!

Pois, são estas coisas básicas que me deixam pasmado! O esquema é facil encontrar informação sobre ele, agora as regras de afixação dos preços é que eu não encontrei no regulamento da ERSE e não sei se existe (estava convencido que sim).

Sei que alguns OPC têm apenas um autocolante manhoso, com o preço do carregamento e a indicação se o valor é com IVA ou sem IVA, mais nada.

Independentemente do utlizador da ME dever estar minimamente informado, era muito simples acrescentar uma nota a reforçar a ideia que o preço final é composto pelo preço afixado, mais custo da energia, de acordo com o contrato do utilizador com o CEME, pronto assim, era tudo mais claro.

Responder

Voltar para “Carregamento”