PCN explode e um carro pega fogo

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3042
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: PCN explode e um carro pega fogo

Mensagem por Filipe » 30 nov 2019, 10:19

A propósito, há volta de 37 anos atrás em pleno verão carioca numa VW Brasília a minha patroa que ia atrás com a minha filha ao colo, disse-me
que havia chamas no compartimento do motor ( os brasileiros até tinham um nome para estas carrinhas que ardiam com muita facilidade ).
Saímos todos de imediato do carro a meio da rua Nossa Senhora de Copacabana, e perguntei ao condutor se tinha um extintor, perante a resposta
afirmativa, pedi-lho ( idêntico a esse ) e não o deixei abrir a capou até ler as instruções ( talvez 4 a 5 segundos ), actuando de imediato na origem
do fogo, que era por debaixo do depósito de gasolina que se encontra por cima e ao lado do motor.
Foi quase instantâneo o debelar do fogo, depois não me levou mais de uns 5 a dez segundos para apagar o revestimento de plástico de alguns fios
eléctricos a arder; o resto da manhã estive ocupado na substituição desses fios por uns provisórios que me deram num estabelecimento perto.
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: PCN explode e um carro pega fogo

Mensagem por Erbium » 30 nov 2019, 15:42

radikal Escreveu:
29 nov 2019, 17:58
Menos de 20€, PARA TU usares no carro de alguém.
Menos de 20€ para usar onde fizer falta. No meu, no teu, onde for... Não era o meu carro mas se pegasse fogo "a sério" ao Zoe, o Zoe por baixo tb tem uma bateria de lítio, é um fila de estacionamento cheia de carros cada um com seu depósito de combustível podia correr muito mal!


O posto é este: https://www.electromaps.com/pt/mapa/p/7638
Há um café mesmo em frente e muito mais coisas ali à volta...
hmendes Escreveu:
29 nov 2019, 23:18
Erbium Escreveu:
29 nov 2019, 11:48
Menos de 20€:

Imagem
Em menos 20seg isso fica vazio, nem sei porque iludem as pessoas a comprar essas coisas. Dificilmente conseguirias apagar aquele fogo com isso, a não ser que atuasses logo no acendimento o que é praticamente impossível.
Viste o vídeo? Quando o vídeo começou já tinham sido retirado cabos, um carro, etc... e ainda o fogo estava "pequeno" dentro do posto, estou em crer que se apagava em menos de 20seg... mas isto sou eu iludido! O que interessa é que foram feitos vídeos... :clap:

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: PCN explode e um carro pega fogo

Mensagem por hmendes » 30 nov 2019, 18:45

Nonnus Escreveu:
30 nov 2019, 02:03
hmendes Escreveu:
29 nov 2019, 23:18
Em menos 20seg isso fica vazio, nem sei porque iludem as pessoas a comprar essas coisas. Dificilmente conseguirias apagar aquele fogo com isso, a não ser que atuasses logo no acendimento o que é praticamente impossível.
Estes tipo de extintores são para apagar fogos, não para apagar incêndios. 20 segundos é tempo mais que suficiente para apagar um fogo que esteja no inicio antes de se tornar num incêndio.

fogo = o que é controlado pelo homem

incêndio = fogo quando esta fora de controlo.
Nonnus, mas a não ser que estivesses com o extintor na mão à espera que o posto iniciasse o fogo, com esse extintor nunca apagarias o tal fogo. No tempo em que se tornou um fogo de dimensões superiores aquelas que esse extintor o poderia apagar, não conseguiria ter tempo para o ir buscar.

Qualquer pessoa entendida sabe que esses extintores são de brinquedo, nem um fogo numa frigideira apagam. Acreditem que eu já passei por isso é sofri as consequências. Estive internado 3 semanas à custa de um desses fogos controláveis com esses extintores.

Depois deste infeliz episódio fiz formação de socorro e quando se falou nos extintores ficou claro que menos de 6kg não serve de nada. Quem já esvaziou um extintor de 6kg sabe bem quanto tempo aquilo dura... muito muito pouco.

Não estou a criticar quem o tem, mas quem os fabrica e quem autoriza a venda.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: PCN explode e um carro pega fogo

Mensagem por Nonnus » 30 nov 2019, 19:23

Erbium Escreveu:
30 nov 2019, 15:42
Viste o vídeo? Quando o vídeo começou já tinham sido retirado cabos, um carro, etc... e ainda o fogo estava "pequeno" dentro do posto, estou em crer que se apagava em menos de 20seg... mas isto sou eu iludido! O que interessa é que foram feitos vídeos... :clap:
Pensava que eu era o único "herói" a achar que com um pouco de mais boa vontade se tinha minimizado os estragos. Só espero que se um dia me acontecer o mesmo não seja o autor desse video a estar por perto. Pois já sei que vou puder ver como o meu carro ardeu. :angry-extinguishflame:

Explosões, chamas incontroláveis, um verdadeiro inferno, no entanto no video que nós os dois vimos começou como todos os fogos, pequeno e controlável mesmo com um extintor de 1kg.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: PCN explode e um carro pega fogo

Mensagem por pemifer » 02 dez 2019, 16:43

Reza a lenda que Colombo, num banquete, desafiou os presentes a colocar um ovo de galinha fresco de pé sobre uma das suas extremidades. Quase todos os presentes aceitaram o desafio, mas como ninguém conseguia descobrir, Colombo decidiu mostrar a solução: bateu o ovo contra a mesa de leve, quebrando um pouco a casca de uma das pontas, de forma que assim ele se achatasse e pudesse ficar de pé.

Agora, depois do sucedido, também há imensas opiniões estapafúrdias, sem o mínimo de racionalidade, sobre o que podia ter sido feito.

Analisemos, por exemplo, a hipotese de fechar a tampa do posto.
A tampa abriu forçada por uma explosão.
Como se fecharia a tampa?
Com as mãos? Com os pés? Com o cabo de uma vassoura?
Depois de encostada a tampa, uma vez que a eletricidade no posto continuava ligada como se faria para que não voltasse a abrir com outra explosão?
Ficaríamos lá com a mão, pé, cabo da vassoura até que chegassem os bombeiros?

São questões simples que quem defende a teoria da tampa fechada pode responder rapidamente. Com certeza que pensaram nisto tudo.

Para quem não viu os videos e as fotos eu publiquei-as novamente no Facebook e neste link https://imgur.com/gallery/X8QRNAa

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: PCN explode e um carro pega fogo

Mensagem por Nonnus » 02 dez 2019, 18:55

Eu até posso falar contigo acerca de incêndios (atenção escrevi incêndios e não fogos), por exemplo sabias que eu fui bombeiro durante dez anos e vi incêndios como tu nunca irás ver? Sabias que eu trabalhei numa fabrica de cortiça (hoje em dia as fabricas de cortiça são consideradas fabricas com zonas explosivas devido ao pó da cortiça), onde houve vários incêndios os quais combati. Além de ter formação em combate a incêndios, também tenho formação como agir em áreas explosivas. Não sou nenhum super-herói (como tu já quiseste fazer querer que todos com opinião contraria a tua o são), mas por estes motivos que referi, estou a vontade para justificar aquilo que já escrevi acerca deste assunto, mas visto que puseste vários vídeos, mas não puseste aquele que se vê o inicio do incidente, acho que não vale muito a pena continuar com a discussão.

Tal como o Colombo sabia como por o ovo de pé, eu sei como se extinguia o fogo que se viu no video que tu não puseste. :think: E mais uma vez te digo que não era com o telemóvel que o apagava. O facto de tu te identificares com atitude pacifica do autor do video perante a situação, não quer dizer que todos nós nos devemos identificar. Para mim esteve mal porque podia ter feito muito mais do que o que fez. No mundo existem os pro-activos e os deixa andar, em qual é que tu te incluís?

Existe uma frase muito velhinha, talvez tão velhinha como o Colombo, que reza assim: Deixa arder que o meu pai é bombeiro*.

*esta arder que se lixe não é nada meu
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
fbatista
Mensagens: 36
Registado: 11 fev 2019, 09:50
Data de fabrico: 28 jun 2019
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: PCN explode e um carro pega fogo

Mensagem por fbatista » 02 dez 2019, 19:16

Agora a ver o video, e a ver pelo menos 1 pessoa descansada a fumar e outra a filmar n tempo só tenho a dizer "como está a ficar este Pais :( "
Onde estavam os tugas que outrora teriam arrastado o carro para longe da chama?! Aqueles que iam a correr de baldes na mão apagar incêndios medonhos em casas, palheiros, etc.
Nissan Leaf 40 N-Connecta Solid Red, entregue em 5 de julho de 2019. 5300km em 01-11-2019

clay
Mensagens: 102
Registado: 25 jan 2018, 18:04
Data de fabrico: 24 jan 2017
Capacidade bateria: 69,78AHr 12 barras
Localização: Caniço - Ilha da Madeira

Re: PCN explode e um carro pega fogo

Mensagem por clay » 02 dez 2019, 19:41

fbatista Escreveu:
02 dez 2019, 19:16
Agora a ver o video, e a ver pelo menos 1 pessoa descansada a fumar e outra a filmar n tempo só tenho a dizer "como está a ficar este Pais :( "
Onde estavam os tugas que outrora teriam arrastado o carro para longe da chama?! Aqueles que iam a correr de baldes na mão apagar incêndios medonhos em casas, palheiros, etc.

Esse portugal já lá vai. Agora só se for interessante pós likes caso contrário deixa lá estar que normalmente vai dar trabalho. :lol:
Nissan Leaf Acenta 30kWh 01/2017

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: PCN explode e um carro pega fogo

Mensagem por caz » 03 dez 2019, 09:59

Realmente é ridiculo...Bastava fechar a porta.... a pessoa que esteve a filmar ali bem perto e ainda se deu ao trabalho de publicar na internet não conseguiu dar um pontapé na porta para apagar o fogo... Se fosse o carro dele que estivesse ali e visse este filme na internet o que pensaria de quem o publicou???

Já agora vejam o que um incêndio fez a um carro elétrico. Se fosse um ice o que aconteceria???? Duma coisa tenho a certeza é que ele não estaria ali tão próximo a filmar

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: PCN explode e um carro pega fogo

Mensagem por pemifer » 03 dez 2019, 11:08

Nonnus Escreveu:
02 dez 2019, 18:55
Eu até posso falar contigo acerca de incêndios (atenção escrevi incêndios e não fogos), por exemplo sabias que eu fui bombeiro durante dez anos e vi incêndios como tu nunca irás ver? Sabias que eu trabalhei numa fabrica de cortiça (hoje em dia as fabricas de cortiça são consideradas fabricas com zonas explosivas devido ao pó da cortiça), onde houve vários incêndios os quais combati. Além de ter formação em combate a incêndios, também tenho formação como agir em áreas explosivas. Não sou nenhum super-herói (como tu já quiseste fazer querer que todos com opinião contraria a tua o são), mas por estes motivos que referi, estou a vontade para justificar aquilo que já escrevi acerca deste assunto, mas visto que puseste vários vídeos, mas não puseste aquele que se vê o inicio do incidente, acho que não vale muito a pena continuar com a discussão.

Tal como o Colombo sabia como por o ovo de pé, eu sei como se extinguia o fogo que se viu no video que tu não puseste. :think: E mais uma vez te digo que não era com o telemóvel que o apagava. O facto de tu te identificares com atitude pacifica do autor do video perante a situação, não quer dizer que todos nós nos devemos identificar. Para mim esteve mal porque podia ter feito muito mais do que o que fez. No mundo existem os pro-activos e os deixa andar, em qual é que tu te incluís?

Existe uma frase muito velhinha, talvez tão velhinha como o Colombo, que reza assim: Deixa arder que o meu pai é bombeiro*.

*esta arder que se lixe não é nada meu
Não sei que videos tu viste mas estes foram os videos que eu vi, eu não tenho conhecimento de mais nenhum video.
Tenho imensos defeitos mas ser desonesto não é um deles. Espero que este assunto tenha morrido por aqui.

Ainda bem que referes o teu passado como bombeiro, o que torna as tuas criticas ainda mais descabidas e irracionais.
TU saberias como reagir, quem te garante que a pessoa saberia? Sabes se a pessoa já foi bombeiro?

Não estamos a falar de uma pessoa que se limitou a filmar, estamos a falar de uma pessoa que chamou o 112, curiosamente, ou não, ninguém no 112 lhe disse para tentar apagar o fogo, tirou os cabos de carregamento, pois foi uma das coisas que pensou que poderia ajudar, pediu ajuda a motoristas da Carris porque na altura lhe ocorreu que esses tivessem extintores, não foi uma pessoa que se limitou a filmar como dão a entender.
Aliás, ele ainda se lembrou, e bem, que era melhor haver uma prova do que se passou para ajudar a pessoa do carro que ardeu.
A pessoa do carro que ardeu já está na posse dos videos e fotos.

Sendo tu bombeiro, acho que era importante esclareceres como proceder corretamente.
Como é que a pessoa encostava a tampa? Com as mãos, com os pés? Como?
Depois de encostar a tampa como é que a pessoa manteria a tampa encostada?

Bloqueado

Voltar para “Carregamento”