PCN explode e um carro pega fogo

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: PCN explode e um carro pega fogo

Mensagem por Nonnus » 05 dez 2019, 18:46

Eu quando escrevi que havia outro video estava completamente convicto que tinha visto, mas a certa altura, depois do pemifer ter escrito que eu estava a por em causa a honestidade dele, comecei a pensar que se calhar estava a fazer confusão, embora continue achar que não tenha imaginado o video (fiquei na duvida como mjr). Agora existem mais pessoas que viram aquilo que eu vi e pessoas que nem estavam na discussão a umas paginas atrás. Uma das pessoas que pode dizer se realmente existia outro video é o BrunoAlves (desculpa, BrunoAlves sei que este tipo de discussão não tem nenhum interesse para ti), pois ele foi das primeiras pessoas a ver o post no facebook.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: PCN explode e um carro pega fogo

Mensagem por pemifer » 05 dez 2019, 18:56

Infelizmente continuamos na senda das bocas "facebookeanas", agora até já afirmam que foi a testemunha que pegou fogo ao PCN...

Não me estou a rever absolutamente nada neste tipo de posts, nem estou a conseguir identificar o forum...

Eu tinha ideia que tinha visto um video com uns clarões azuis mas não tinha a certeza.
Como não consegui arranjar esse video, pensei que tinha sido impressão minha.
Como há mais pessoas que viram esse video, com os clarões azuis, portanto não foi imaginação minha, vou tentar arranjar esse video.

O que consegui até agora partilhei aqui: https://imgur.com/gallery/X8QRNAa

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: PCN explode e um carro pega fogo

Mensagem por Nonnus » 05 dez 2019, 21:08

Já não estas a dizer a mesma coisa. Uma coisa é aquilo que tu conseguiste, outra coisa é dizeres a pés juntos que não há mais nenhum video, chegaste a por em dúvida aquilo que alguns de nós vimos. Por mim estas desculpado, quantos de nós não escrevemos aqui certas e determinadas coisas que pensamos que é o correcto e depois há alguém que nos faz ver que afinal não é bem assim. A quem nunca aconteceu que atire a primeira pedra.

Simples curiosidade. Conheces o autor do video? É teu amigo, conhecido ou familiar? Penso que não tenhas estado presente, aparentemente nem viste os vídeos todos, mas defendes o senhor como se fosses o advogado dele.

Eu já escrevi isto, mas volto a repetir. Não estarás tu a dar demasiado credito ao senhor, sem estares na posse de todos os dados? Não estarás tu a analisar mal a situação?

Ter em atenção que não estou a dizer que o senhor fez isto ou aquilo, nem o estou acusar de nada. A única coisa que critico como já é do conhecimento geral, é que ele podia ter feito mais do que o que fez.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: PCN explode e um carro pega fogo

Mensagem por mjr » 05 dez 2019, 21:26

Este evento levanta a questão sobre a necessidade de haver maneira de desligar a alimentação dos postos em caso de incêndio, embora infelizmente o problema parecer ser no quadro de ligação do ORD, logo algo que também poderia acontecer mais a montante.

Recentemente tive um problema de tensão baixa na minha empresa e quando o piquete do ORD foi trocar a fase por outra num armário na via pública, deu para ver o estado deplorável em que o seccionador fusível estava: todo negro, contactos calcinados. Ora um problema num armário do ORD só dá para desligar ainda mais a montante, não havendo maneira de os bombeiros saber onde o fazer. Aqui foi algo semelhante pois o armário do ORD está de certa forma integrado no posto.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

radikal
Mensagens: 58
Registado: 29 mai 2017, 10:51
Data de fabrico: 01 mar 2017
Capacidade bateria: 81,71

Re: PCN explode e um carro pega fogo

Mensagem por radikal » 05 dez 2019, 21:56

Nonnus Escreveu:
05 dez 2019, 12:31
...
Uma coisa que nunca deves usar é o telemóvel, usa-o para fazer chamadas para o 112 caso o extintor já não dê conta do recado.
8-) 8-) 8-) 8-)

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: PCN explode e um carro pega fogo

Mensagem por BrunoAlves » 06 dez 2019, 01:35

Nonnus Escreveu:
05 dez 2019, 18:46
Uma das pessoas que pode dizer se realmente existia outro video é o BrunoAlves (desculpa, BrunoAlves sei que este tipo de discussão não tem nenhum interesse para ti), pois ele foi das primeiras pessoas a ver o post no facebook.
Vi de facto os vídeos iniciais no FB e tenho ideia de haver um com o fogo "pequeno". Agora quão pequeno é "pequeno" já não sei dizer. A esta distância diria que me parecia na fase inicial, mas pode ser a minha memória a pregar-me truques.
Não é que seja muito relevante agora, mas eu (sem conhecimento de combate a incêndios) teria apostado em juntar 10 pessoas e arrastar o carro. Já o fiz há uns anos largos (um carro avariou a estorvar muito) e não se amassou nada. Mas claro, agora é fácil falar. Se calhar assim alguém vai ter de se responsabilizar pelo estrago (esperemos) e se se tem empurrado o carro e estragava alguma coisa lá ficava o prejuízo. Não sei :think:

Tenho muita curiosidade em saber como é que isto evoluiu, para o proprietário do Zoe. Aqui foi um incêndio com consequências não muito graves, o carregador interno do carro podia facilmente ter ido à vida e isso é algo que poderá acontecer a qualquer um (postos expostos aos elementos, infiltrações, falha de isolamento entre fases por exemplo...)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Flyer
Proprietário Tesla
Mensagens: 1226
Registado: 11 abr 2011, 10:36

Re: PCN explode e um carro pega fogo

Mensagem por Flyer » 06 dez 2019, 10:56

Alguém conhece ou sabe quem é o dono do zoe?
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: PCN explode e um carro pega fogo

Mensagem por pemifer » 06 dez 2019, 23:25

Nonnus Escreveu:
05 dez 2019, 21:08
Já não estas a dizer a mesma coisa. Uma coisa é aquilo que tu conseguiste, outra coisa é dizeres a pés juntos que não há mais nenhum video, chegaste a por em dúvida aquilo que alguns de nós vimos. Por mim estas desculpado, quantos de nós não escrevemos aqui certas e determinadas coisas que pensamos que é o correcto e depois há alguém que nos faz ver que afinal não é bem assim. A quem nunca aconteceu que atire a primeira pedra.

Simples curiosidade. Conheces o autor do video? É teu amigo, conhecido ou familiar? Penso que não tenhas estado presente, aparentemente nem viste os vídeos todos, mas defendes o senhor como se fosses o advogado dele.

Eu já escrevi isto, mas volto a repetir. Não estarás tu a dar demasiado credito ao senhor, sem estares na posse de todos os dados? Não estarás tu a analisar mal a situação?

Ter em atenção que não estou a dizer que o senhor fez isto ou aquilo, nem o estou acusar de nada. A única coisa que critico como já é do conhecimento geral, é que ele podia ter feito mais do que o que fez.
Outra vez arroz?

Conheces o autor do video? É teu INIMIGO, conhecido ou familiar?
Penso que não tenhas estado presente, aparentemente nem viste os vídeos todos, mas ATACAS o senhor como se fosses INIMIGO dele.

Eu já escrevi isto, mas volto a repetir. Não estarás tu a dar demasiado DESCRÉDITO ao senhor, sem estares na posse de todos os dados?
Não estarás tu a analisar mal a situação?

Quando quiseres parar com o arroz, avisa!

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: PCN explode e um carro pega fogo

Mensagem por Nonnus » 07 dez 2019, 00:52

OK, não fiquei esclarecido e já vi que não queres responder. Estas no teu direito, mas o meu arroz é igual ao teu, nas vezes que insistis-te nas mesmas perguntas que por acaso até estavam respondidas, era só uma questão de leres com atenção, mas querias fazer valer a tua ideia com base em metade dos factos.

Também reparei que não tocaste no assunto dos vídeos que dizias que não existiam. :think: Um pedido de desculpa por tua iniciativa também tinha ficado bem, não a mim, mas a todos aqueles que disseram que havia um video. Quando eu disse que havia um video que não postaste vieste falar de honestidade, agora que tinha sido uma boa altura para te redimires vens falar de arroz...

Ter uma discussão saudável contigo é realmente difícil, consegues apontar o dedo a tudo e a todos os que não estão de acordo com as tuas ideias, mas não consegues reconhecer os teus erros e continuas atacar como se nada fosse. :naughty:

Então honestidade de todos aqueles que disseram que havia um video. Não a puseste em causa? Olha como isto se inverteu :whistle:
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: PCN explode e um carro pega fogo

Mensagem por pemifer » 07 dez 2019, 02:48

Já sei que existe o video dos clarões azuis mas "a pedido de várias famílias" não é possível arranjá-lo.
O filme dos clarões azuis é muito semelhante a outro que arranjei pelo que fiquei na duvida se teria mesmo visto os clarões azuis.
Agora já sei que existe mesmo esse video.
Posso acrescentar que "houve uma explosão, houve os curto-circuitos e o posto pegou fogo".

Bloqueado

Voltar para “Carregamento”