PCN explode e um carro pega fogo

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: PCN explode e um carro pega fogo

Mensagem por Nonnus » 03 dez 2019, 12:41

pemifer Escreveu:
03 dez 2019, 11:08
Não sei que videos tu viste mas estes foram os videos que eu vi, eu não tenho conhecimento de mais nenhum video.
Tenho imensos defeitos mas ser desonesto não é um deles. Espero que este assunto tenha morrido por aqui.
Então como é ficamos, damos o assunto por encerrado ou respondo as tuas questões?

Se não tens conhecimento de mais nenhum video então acho que não devias tirar conclusões e dizer que o senhor agiu bem e não podia ter feito mais, porque falta um video que tal como eu, outros viram, que é esse video por exemplo que Erbium refere em que se vê o fogo totalmente controlável dentro da caixa do carregador. Se só viste esses vídeos que postastes então estas a fazer um analise da situação errada, apenas com base nos vídeos onde o fogo já tinha proporções descontroladas.

Talvez tu estejas analisar mal a situação e não aqueles que dizem que se podia ter feito mais. Não é por eu ter sido bombeiro, muitas pessoas são das mesma opinião que se podia ter feito mais, não acredito que sejam todos bombeiros. É como já referi. Uns são pro-activos e outros são deixa andar.

Continuas a bater na tecla do fechar porta, sim podia ter sido uma das acções a fazer no inicio (o que mostra o video em falta) e depois disso ir a correr ao café pegar num extintor e apagar. Como o senhor da carris não tinha extintor acabou-se a opções então vamos é filmar a cena.

Mas estamos a ser repetitivos. Tu achas que o senhor agiu bem, estas no teu direito, tal como eu estou no meu direito de achar que o senhor podia ter feito mais. Ardeu o carro, ardeu o posto, foi filmado. Uns estão bem com a situação, outros viram a vida a andar para trás. O dono do carro certamente que dá pulos de contente por conseguir ver como o carro ardeu. :dance:
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: PCN explode e um carro pega fogo

Mensagem por pemifer » 03 dez 2019, 13:28

Nonnus Escreveu:
03 dez 2019, 12:41
pemifer Escreveu:
03 dez 2019, 11:08
Não sei que videos tu viste mas estes foram os videos que eu vi, eu não tenho conhecimento de mais nenhum video.
Tenho imensos defeitos mas ser desonesto não é um deles. Espero que este assunto tenha morrido por aqui.
Então como é ficamos, damos o assunto por encerrado ou respondo as tuas questões?

Se não tens conhecimento de mais nenhum video então acho que não devias tirar conclusões e dizer que o senhor agiu bem e não podia ter feito mais, porque falta um video que tal como eu, outros viram, que é esse video por exemplo que Erbium refere em que se vê o fogo totalmente controlável dentro da caixa do carregador. Se só viste esses vídeos que postastes então estas a fazer um analise da situação errada, apenas com base nos vídeos onde o fogo já tinha proporções descontroladas.

Talvez tu estejas analisar mal a situação e não aqueles que dizem que se podia ter feito mais. Não é por eu ter sido bombeiro, muitas pessoas são das mesma opinião que se podia ter feito mais, não acredito que sejam todos bombeiros. É como já referi. Uns são pro-activos e outros são deixa andar.

Continuas a bater na tecla do fechar porta, sim podia ter sido uma das acções a fazer no inicio (o que mostra o video em falta) e depois disso ir a correr ao café pegar num extintor e apagar. Como o senhor da carris não tinha extintor acabou-se a opções então vamos é filmar a cena.

Mas estamos a ser repetitivos. Tu achas que o senhor agiu bem, estas no teu direito, tal como eu estou no meu direito de achar que o senhor podia ter feito mais. Ardeu o carro, ardeu o posto, foi filmado. Uns estão bem com a situação, outros viram a vida a andar para trás. O dono do carro certamente que dá pulos de contente por conseguir ver como o carro ardeu. :dance:
O assunto que quis encerrar foi o assunto em que pões em causa a minha honestidade.
Espero que esse assunto esteja mesmo encerrado.
Não falta nenhum video! O video do inicio é este.
https://i.imgur.com/3GfiDYy.mp4

Sendo tu bombeiro, acho que era importante esclareceres como proceder corretamente.
Como é que a pessoa encostava a tampa? Com as mãos, com os pés? Como?
Depois de encostar a tampa como é que a pessoa manteria a tampa encostada?

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: PCN explode e um carro pega fogo

Mensagem por caz » 03 dez 2019, 20:39

Eu não sou bombeiro mas existem coisas básicas...

Com as mãos obviamente que não, mas podia dar um encosto com o pé para a porta fechar. Sem oxigénio o fogo apaga. Atrás do caixote de liixo amarelo está um objeto qualquer que provavelmente poderia usar...

Ficar a filmar sem fazer nada é que é totalmente criticável... Nem sei se não é crime de negligência...

Algum advogado aqui no fórum pode esclarecer esta parte

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: PCN explode e um carro pega fogo

Mensagem por BrunoAlves » 03 dez 2019, 21:55

Eu preferia esclarecer como é que fica a reparação do VE, quem, como e quando é que se vai responsabilizar pelo estrago...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: PCN explode e um carro pega fogo

Mensagem por Nonnus » 03 dez 2019, 22:13

BrunoAlves Escreveu:
03 dez 2019, 21:55
Eu preferia esclarecer como é que fica a reparação do VE, quem, como e quando é que se vai responsabilizar pelo estrago...
Penso que será o seguro do dono PCN que tenha de assumir esses estragos. Se o PCN esta na via publica certamente que tem de ter seguro de responsabilidade civil.

Com a discussão do que se podia ou não ter feito ficou para segundo plano a minha primeira preocupação. O que é que vai ser feito? Vão fiscalizar todos os PCN´s dessa marca, e vão substituir o componente que provocou incêndio? Se, se provar que é defeito de fabrico vão desligar todos os PCN´s dessa marca até estar tudo resolvido? Vai atrasar a instalação de novos PCN´s?
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
fbatista
Mensagens: 36
Registado: 11 fev 2019, 09:50
Data de fabrico: 28 jun 2019
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: PCN explode e um carro pega fogo

Mensagem por fbatista » 03 dez 2019, 22:45

Nao é suposto os materiais do posto serem ignifugos!
Aparentava ter muito material combustivel.
A tampa estaria fechada e logo pouco ar para a combustao.
Abriu assim tao facil ou estaria apenas encostada...
É possivel que o posto tenha sido vandalizado ou sabotado.., e alguem ter colocado la material combustivel por exemplo um saco com roupa.

Nao percebo nada disto mas o facto de ter ardido, nao significa que tenham algum problema e tenham de ser todos desligados e substituidos.

Deduzo que o OPC e o fabricante tenham todo o interesse em resolver o misterio!!! Rapidamente.
Nissan Leaf 40 N-Connecta Solid Red, entregue em 5 de julho de 2019. 5300km em 01-11-2019

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: PCN explode e um carro pega fogo

Mensagem por caz » 04 dez 2019, 00:08

Nonnus Escreveu:
03 dez 2019, 22:13
BrunoAlves Escreveu:
03 dez 2019, 21:55
Eu preferia esclarecer como é que fica a reparação do VE, quem, como e quando é que se vai responsabilizar pelo estrago...
Penso que será o seguro do dono PCN que tenha de assumir esses estragos. Se o PCN esta na via publica certamente que tem de ter seguro de responsabilidade civil.

Com a discussão do que se podia ou não ter feito ficou para segundo plano a minha primeira preocupação. O que é que vai ser feito? Vão fiscalizar todos os PCN´s dessa marca, e vão substituir o componente que provocou incêndio? Se, se provar que é defeito de fabrico vão desligar todos os PCN´s dessa marca até estar tudo resolvido? Vai atrasar a instalação de novos PCN´s?
O incêndio é na zona da EDP. Nessa zona tem a caixa de fusíveis e do contador. O resto é chapa. Em cima o carregador continua a funcionar por isso não é do carregador. Em baixo também se vê a fechadura aberta sem sinais de ter sido forçada...

Tudo muito estranho...

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: PCN explode e um carro pega fogo

Mensagem por rnlcarlov » 04 dez 2019, 10:27

caz Escreveu:
04 dez 2019, 00:08
O incêndio é na zona da EDP. Nessa zona tem a caixa de fusíveis e do contador. O resto é chapa. Em cima o carregador continua a funcionar por isso não é do carregador. Em baixo também se vê a fechadura aberta sem sinais de ter sido forçada...

Tudo muito estranho...
Não me recordo ao certo dos detalhes desse posto, mas a parte de baixo de muitos postos magnum cap abre-se como quem abre a porta de um contador de gás. Logo é perfeitamente possível algum engraçadinho ter lá metido qualquer coisa.

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: PCN explode e um carro pega fogo

Mensagem por Erbium » 04 dez 2019, 12:58

pemifer Escreveu:
03 dez 2019, 13:28
Sendo tu bombeiro, acho que era importante esclareceres como proceder corretamente.
Como é que a pessoa encostava a tampa? Com as mãos, com os pés? Como?
Depois de encostar a tampa como é que a pessoa manteria a tampa encostada?
Que interessa a porta? Pára de insistir nisso!
Já foi dito várias vezes, a esplanada de um café começa a 1 ou 2 metros do posto, o café tem extintor, pegavam no extintor e apagavam o fogo!

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: PCN explode e um carro pega fogo

Mensagem por RJSC » 04 dez 2019, 13:27

Em todos os postos de carregamento o contador tem que estar acessível com a chave triangular como temos em casa.
Isto é para o funcionário da EDP confirmar as leituras.
O que costuma acontecer noutros postos é o contador estar numa caixa à parte.

Bloqueado

Voltar para “Carregamento”