Posto Efacec - Qualquer pessoa pode parar o carregamento?!

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
ricdanger
Mensagens: 2
Registado: 24 dez 2019, 17:23
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Posto Efacec - Qualquer pessoa pode parar o carregamento?!

Mensagem por ricdanger » 25 dez 2019, 19:00

Boas,

Deixei noutro dia a carregar o meu carro num posto Efacec QC35 durante uma hora, mas quando cheguei apenas tinha uns KM carregados.
Quando estava a sair do posto, estava a chegar um TVDE, pelo que é fácil perceber o que se passou. O gajo desligou o meu carregamento.
O que achei estranho é que no posto, verifiquei que consigo parar o carregamento no ecrã sem ter que passar o cartão. Passo o meu cartão, selecciono o tipo de tomada, faço continuar e fica o ecrã preto de carregamento. Era suposto só dar para sair daqui com o cartão, mas se carregar em qualquer botão consigo ver o ecrã anterior que me permite parar o carregamento.
Isto é normal?! Ou faltou fazer qualquer coisa?

Obrigado e boas festas

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Posto Efacec - Qualquer pessoa pode parar o carregamento?!

Mensagem por BrunoFonseca » 26 dez 2019, 11:10

Não me parece normal. Em que posto isso aconteceu?

Contudo deixo-lhe aqui algumas boas práticas para quando carrega num PCR:
1) Não "abandonar" o VE no Posto
2) Monitorizar em intervalos de tempo regular o processo de carregamento:
a) A Renault tem uma APP que permite ver o estado de carregamento
b) A Renault também tem um sistema de aviso por SMS que indica quando inicia e termina uma carga
....

Bem, apesar dos TVDE terem uma reputação não muito abonatória, não me parece justo (com os dados indicados aqui) atribuir a responsabilidade ao TVDE que este no posto na mesma altura.
Não terá havido um erro de carga por parte do seu VE?

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Posto Efacec - Qualquer pessoa pode parar o carregamento?!

Mensagem por BrunoAlves » 26 dez 2019, 13:14

Num PCR qualquer um pode interromper a carga carregando no botão de emergência. Se quem estiver a carregar estiver em AC ou CCS a ficha fica trancada no carro por isso ninguém a pode usar na mesma. Mas a Chademo fica disponível por isso é mais ou menos "normal" essas situações de cargas interrompidas sem grande motivo quando há TVDEs por perto. Não deixar o carro fora da vista é a melhor solução. :roll:

A resposta a passar o cartão depende se o posto permite ou não carregamento DC+AC, mas em nenhuma situação um cartão deve permitir interromper uma sessão em curso :think:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Posto Efacec - Qualquer pessoa pode parar o carregamento?!

Mensagem por RJSC » 26 dez 2019, 17:55

Num PCR não é para deixar o carro estacionado e ir embora.
Quando muito sair do local se tiver alguma maneira de monitorizar remotamente se o carregamento terminou e não estar a mais de uma minutos de distância.
Seja por estas situações de carregamentos sabotados por oportunistas, seja para não deixar o carro já carregado a impedir a utilização por outra pessoa.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Posto Efacec - Qualquer pessoa pode parar o carregamento?!

Mensagem por Apr » 26 dez 2019, 19:15

Infelizmente também não me parece a melhor prática deixar QQ carro no PCR durante 1 hora sem monitorização permanente, independentemente de ter ou não carregado.

Não carregou., nao deixou carregar e ainda ficou com raiva de quem queria por à carga :roll:

beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: Posto Efacec - Qualquer pessoa pode parar o carregamento?!

Mensagem por beme83 » 26 dez 2019, 19:58

Concordo que não se deve afastar num posto d carregamento rápido. Até porque o que está a acontecer é que os utilizadores abandonam os carros nos postos, deixam a sessão terminar e a viatura ainda continua lá estacionada, não permitindo carregar ninguém. Depois de algumas vezes o que acontece é que os utilizadores começam a tomar ações. Um posto de carregamento rápido é isso mesmo rápido e deve ser usado como tal

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Posto Efacec - Qualquer pessoa pode parar o carregamento?!

Mensagem por Nonnus » 27 dez 2019, 10:54

ricdanger Escreveu:
25 dez 2019, 19:00
Boas,

Deixei noutro dia a carregar o meu carro num posto Efacec QC35 durante uma hora, mas quando cheguei apenas tinha uns KM carregados.
Uma hora! Já pensou quantas pessoas você pode ter prejudicado? Como já foi dito os PCR´s é carregar e andar não é local de estacionamento. Vamos imaginar que houve um problema no PCR que fez com que este interrompe-se a carga, e depois voltou a ficar operacional. O seu carro esteve lá largos minutos a ocupar um local de carregamento impedindo outros utilizadores de por os seus carros a carga. Pense assim, então se o que fiz me tivessem feito a mim. Lixado não é?

Você deve compreender que quando nós dizemos que não deve abandonar o carro, o que estamos a dizer é que 1 hora é tempo demais para estar longe de um carro num PCR. Uma coisa é você por o carro a carga e ir tomar um café 10/20 minutos, isto é compreensível, mais que isto já consideramos um abuso e falta de responsabilidade. Ter também atenção que estamos a falar de um PCR, num PCN é totalmente diferente, e cabe a nós, utilizadores da rede de carregamento saber fazer a diferenciação de utilização entre PCR e PCN.
ricdanger Escreveu:
25 dez 2019, 19:00
Quando estava a sair do posto, estava a chegar um TVDE, pelo que é fácil perceber o que se passou. O gajo desligou o meu carregamento.
Não tire conclusões precipitadas, como você não estava junto do carro não sabe o que aconteceu. O que você deve fazer é instalar a app da Renault que monitoriza os carregamentos para assim que for interrompido o carregamento você ser notificado e assim poder resolver o problema em tempo útil.
ricdanger Escreveu:
25 dez 2019, 19:00
Ou faltou fazer qualquer coisa?

Obrigado e boas festas
Faltou você ficar junto do carro.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Posto Efacec - Qualquer pessoa pode parar o carregamento?!

Mensagem por caz » 27 dez 2019, 11:13

Tenho uma visão diferente sobre o assunto:
- apesar de não ser utilizador frequente de PCRs, acho que durante os 30-45 minutos para carregar o carro, a pessoa deve poder-se afastar do carro (ir à casa de banho, fazer compras, ir ao café,...). Obrigar os UVE a ficar a olhar para o PCR não me parece uma boa estratégia para quem defende a ME. Já a questão do civismo de "abandonar o carro" no posto de carregamento, obviamente que não concordo.

- relativamente aos TVDE (e não tendo qualquer interesse nesta indústria) acho que (apesar de muitos abusos) têm sido muito úteis para a ME:
a) vejo muitos TVDE serem VE (já não vejo a % equivalente nos TAXI) e acho que o estado deveria obrigar os TVDE a serem todos elétricos (uma vez que é uma nova atividade no mercado, tinham possibilidade de obrigar a isso).

b) Eu vejo os abusos dos TVDE de forma diferente. Leva a que o mercado ajuste para fazer face a este aumento de procura. Nos PCR forçou a que a liberalização iniciasse em Novembro do ano passado (pois a situação na altura era insustentável). Agora vejo que muitos compraram ZOE para abusarem dos PCN. Com o início da liberalização total o mercado vai auto-regular-se e os TVDE com VE são benvindos, pois aumentam o número de VE no mercado.

Avatar do Utilizador
brunoa
Mensagens: 360
Registado: 28 fev 2018, 15:21
Data de fabrico: 01 mai 2013
Capacidade bateria: 44,63 Ah 8 barras
Localização: Alverca do Ribatejo

Re: Posto Efacec - Qualquer pessoa pode parar o carregamento?!

Mensagem por brunoa » 27 dez 2019, 12:12

caz Escreveu:
27 dez 2019, 11:13
b) Eu vejo os abusos dos TVDE de forma diferente. Leva a que o mercado ajuste para fazer face a este aumento de procura. Nos PCR forçou a que a liberalização iniciasse em Novembro do ano passado (pois a situação na altura era insustentável). Agora vejo que muitos compraram ZOE para abusarem dos PCN. Com o início da liberalização total o mercado vai auto-regular-se e os TVDE com VE são benvindos, pois aumentam o número de VE no mercado.
Espero não fugir muito para off-topic, mas:

Porque será que a larga maioria de TVDE em Lisboa são Zoes? Será porque são importados de França ao "preço da uva mijona"? Ou será porque agora com o pagamento dos PCR e a sua capacidade de carregar em AC a 22kWh dá imenso jeito nos PCN que tenham essa capacidade?

Na minha opinião pessoal, o maior abuso advém de exercerem uma atividade profissional utilizando recursos pagos por todos nós através dos nossos impostos. Qualquer empresa de transportes (seja de pessoas ou de carga) tem de pagar o seu combustível, porque é que os TVDE tem de ser diferente?

Muito a favor dos locais coletivos de carga exclusivos para TVDE (pagos), ou de os cartões profissionais serem pagos quer seja em PCN ou PCR (com as diferenças inerentes ao tipo de posto).

on-topic.

Não creio que por 30/40 min estar longe do carro a carregar num PCR seja mau. Pois na larga maioria dos cassos é o tempo necessário para os atuais EV chegarem aos 80% e possibilita aos seus ocupante rentabilizar o seu tempo em qualidade.
Bruno R. Almeida

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

bpedrosa
Mensagens: 266
Registado: 25 out 2018, 10:04
Data de fabrico: 22 jan 2019
Capacidade bateria: 120 Ah

Re: Posto Efacec - Qualquer pessoa pode parar o carregamento?!

Mensagem por bpedrosa » 27 dez 2019, 12:38

brunoa Escreveu:
27 dez 2019, 12:12

Porque será que a larga maioria de TVDE em Lisboa são Zoes? Será porque são importados de França ao "preço da uva mijona"? Ou será porque agora com o pagamento dos PCR e a sua capacidade de carregar em AC a 22kWh dá imenso jeito nos PCN que tenham essa capacidade?
Na minha opinião são as duas...

Responder

Voltar para “Carregamento”