IONITY posiciona-se no mercado

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por BrunoFonseca » 16 mai 2022, 11:47

zeuz Escreveu:
16 mai 2022, 11:16
BrunoFonseca Escreveu:
16 mai 2022, 07:40
Por outro lado valoriza que com a app miio se possa utilizar qq posto, mesmo os da ionity (Portugal)
E se não houvesse a App Miio?
Uma coisa é certa, sem este modelo não existia a miio.
Note-se que o investimento da miio enquanto CEME ou OPC é quase nulo, pelo que num modelo como o que existe na Espanha (ou resto da Europa), a miio para existir teria de haver investimento em infraestruturas ou não faria sentido a sua existência.

A app miio é uma mais valia porque ao contrário dos outros players preocupa-se com a experiência de cliente. No entanto com um qq cartão CEME tb consegues carregar em qq posto em Portugal

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por rimsilva » 16 mai 2022, 11:52

BrunoFonseca Escreveu:
16 mai 2022, 11:47
zeuz Escreveu:
16 mai 2022, 11:16
BrunoFonseca Escreveu:
16 mai 2022, 07:40
Por outro lado valoriza que com a app miio se possa utilizar qq posto, mesmo os da ionity (Portugal)
E se não houvesse a App Miio?
Uma coisa é certa, sem este modelo não existia a miio.
Incrivel, que visão tão distorcida da realidade, não existia se não quisesse.

Será que a Electromaps também só existe por causa deste modelo?

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por BrunoFonseca » 16 mai 2022, 11:56

rimsilva Escreveu:
16 mai 2022, 11:52
BrunoFonseca Escreveu:
16 mai 2022, 11:47
zeuz Escreveu:
16 mai 2022, 11:16

E se não houvesse a App Miio?
Uma coisa é certa, sem este modelo não existia a miio.
Incrivel, que visão tão distorcida da realidade, não existia se não quisesse.

Será que a Electromaps também só existe por causa deste modelo?
Para evitar esta discussão pergunta ao Rafael ou à Daniela.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por mjr » 16 mai 2022, 12:11

Basta pensar um bocadinho como nasceu a Miio para perceber que sem o modelo não havia Miio... Está tudo nesta casa.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por rimsilva » 16 mai 2022, 12:11

BrunoFonseca Escreveu:
16 mai 2022, 11:56
rimsilva Escreveu:
16 mai 2022, 11:52
BrunoFonseca Escreveu:
16 mai 2022, 11:47


Uma coisa é certa, sem este modelo não existia a miio.
Incrivel, que visão tão distorcida da realidade, não existia se não quisesse.

Será que a Electromaps também só existe por causa deste modelo?
Para evitar esta discussão pergunta ao Rafael ou à Daniela.
Não preciso de perguntar nada a ningém, podem dizer o que quiserem, não tenho nada a haver com isso.

Pergunto de novo será que a Electromaps, chargemaps, plugshare, também só existem por causa deste modelo?

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por mjr » 16 mai 2022, 12:14

Aqui a questão está particularizada na Miio. Se fizeres um esforço para te lembrares como é que ela surgiu, nem é preciso perguntar ao Rafael, percebes que sem modelo não terias Miio.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Brunus
Mensagens: 176
Registado: 02 nov 2015, 17:19
Localização: Lisboa

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por Brunus » 16 mai 2022, 12:21

BrunoFonseca Escreveu:
16 mai 2022, 11:47
Uma coisa é certa, sem este modelo não existia a miio.
Note-se que o investimento da miio enquanto CEME ou OPC é quase nulo, pelo que num modelo como o que existe na Espanha (ou resto da Europa), a miio para existir teria de haver investimento em infraestruturas ou não faria sentido a sua existência.

A app miio é uma mais valia porque ao contrário dos outros players preocupa-se com a experiência de cliente. No entanto com um qq cartão CEME tb consegues carregar em qq posto em Portugal
Isto é outro problema do modelo. Um OPC tem que investir em equipamento, licenças para colocar esse equipamento na via pública - e possivelmente pagar taxas à respetiva CM, tem de garantir a ligação à rede junto da e-redes, etc. Uns milhares de euros por posto.

Um CEME só tem que colocar um posto da rede, que pode ser no seu próprio quintal e de 3,6kw com uma tomada para ficar baratinho, mais uma garantias bancárias que não são assim tão exigentes, et voilá! Pode começar a chular...aliás, beneficiar dos investimentos dos OPCs.
Vectrix Vx-1 Imagem
Tesla Model 3 LR AWD since 7/3/2019 8-)

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por rimsilva » 16 mai 2022, 12:22

mjr Escreveu:
16 mai 2022, 12:11
Basta pensar um bocadinho como nasceu a Miio para perceber que sem o modelo não havia Miio... Está tudo nesta casa.
isso é conversa da treta ou dependendo do ponto de vista, se calhar com um modelo mais simples era dificil justificar que era imprescindível ter app para que novos utilizadores de VE pudessem ter uma ideia do custo a pagar por um carregamento.

A miio teve os seus méritos e foi uma gande ajuda para os utilizadores, mas antes da miio aparecer já existiam VEs, ME e até outros players que queriam ser também uma grande ajuda para os utilizadores, mas foram praticamente "enxotados" de Portugal.

Para mim o 1ª grande "revolucionário" da ME em Portugal foi o nosso amigo @Renato Neves aqui do forúm e a sua fantástica "mobichecker", Grande Renato!

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por Nonnus » 16 mai 2022, 12:30

mjr Escreveu:
16 mai 2022, 12:14
Aqui a questão está particularizada na Miio. Se fizeres um esforço para te lembrares como é que ela surgiu, nem é preciso perguntar ao Rafael, percebes que sem modelo não terias Miio.
uhm :think:

Terias, certamente funcionava era de outra maneira. Provavelmente com acordos com os vários OPC a fim de ter ligação aos postos.

A parte de estar tudo centralizado é uma mais valia (não esquecendo que em caso de queda, cai tudo), mas quando falamos no nosso modelo ele não se resume a isso.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por zeuz » 16 mai 2022, 13:23

BrunoFonseca Escreveu:
16 mai 2022, 11:47
zeuz Escreveu:
16 mai 2022, 11:16
BrunoFonseca Escreveu:
16 mai 2022, 07:40
Por outro lado valoriza que com a app miio se possa utilizar qq posto, mesmo os da ionity (Portugal)
E se não houvesse a App Miio?
Uma coisa é certa, sem este modelo não existia a miio.
ERRADO!

Já foi referido a Electromaps e outras Apps do género, mas só para reforçar: A centralização da informação, obrigatória por causa do modelo, apenas facilitou a desenvolvimento da Miio!

Agora, se queres escrever que o modelo obriga à existência de uma App como a Miio, sim, tens razão! Tanto que a maioria mistura a Miio com a Mobi.e! E digo-te mais! Era o papel da Mobi.e dar-nos uma app como a Miio! Podia inclusive vendê-la aos OPC/CEME, com o respectivo branding!
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Responder

Voltar para “Carregamento”