IONITY posiciona-se no mercado

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
t3lmo
Mensagens: 861
Registado: 04 ago 2012, 13:29
Data de fabrico: 31 out 2014
Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
Localização: Sintra

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por t3lmo » 19 jan 2020, 21:18

migle Escreveu:
19 jan 2020, 20:36
frankesousa Escreveu:
18 jan 2020, 14:49
O valor mensal inclui carregamento gratuito em AC e DC 50kW!
Em Portugal? Não estou a ver como isso possa estar de acordo com a nossa lei...
Assim como assim, já tenho um cartão da DCS também.
Hoje em Portugal já é assim, grátis, quando usas o teu cartão DCS no IKEA por exemplo. Alguém paga, mas não o utilizador.
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por migle » 19 jan 2020, 23:56

Bem, eu ia responder que isso era uma maneira manhosa de o OPC fazer realmente preços diferentes...
A realidade é que também já não encontro nada na lei que diga que o OPC não pode fazer preços diferentes... há o artigo que fala em só poder discriminar por incompatibilidade técnica, mas estamos a falar do acesso, não de preços...
Depois há o artigo que diz que o CEME não pode discriminar OPCs... se calhar o artigo que eu pensava que havia, não havia, ou então foi revogado.

Ah, o IKEA de Alfragide paga-se? Fica-me um bocado longe, mas pode servir para eu testar o cartão em Portugal, antes de me aventurar nalguma deslocação maior... (é que está associado a um VIN... invulgar)
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por mjr » 19 jan 2020, 23:59

...tal como a EDP e a Galp fizeram quando ofereceram os 3 meses de uso gratuito. Não é qualquer problema para o nosso modelo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por migle » 20 jan 2020, 00:22

Mas precisamente! Foi nessa altura que fiquei com ideia de que o OPC não podia fazer preços diferentes a CEMEs diferentes.
Esses 3 meses gratuitos foram apenas na componente CEME!
DIzia-se na altura que não era possível ser gratuito porque isso significaria o OPC ser gratuito para esses cartões e não para outros.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por BrunoAlves » 20 jan 2020, 10:42

Eu diria que o OPC não é gratuito. É custo assumido pelo CEME, uma vez que é este que factura ao cliente...
Ou seja recebe a conta da MobiE, paga a parte correspondente ao OPC e não cobra nada ao cliente.
Não vejo outra forma :think:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por mjr » 20 jan 2020, 12:55

Claro, isso não é qualquer problema. Desde que o CEME pague ao OPC está tudo bem.

O que vejo a acontecer são acordos entre CEMEs e OPCs para dar condições preferenciais aos seus clientes. Por exemplo, nada impede que a EDP cobre um preço inferior nos seus postos aos clientes EDP, basta introduzir um desconto na fatura com isso.

No fundo algo semelhante ao que a Ionity faz. Um preço afixado geral e depois acordos com MSPs com preços diferenciados (ou subsidiados...).

Aliás, já há quem faça isso cá, como a DCS, por exemplo!

E em breve devemos ter novidades de outros CEME.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por rimsilva » 20 jan 2020, 15:07

Começando pelos descontos, nada mais evidente do que a recente constituição do CEME charge now, para permitir descontos especiais aos seus clientes, ao mesmo tempo também se percebe que será desta forma que os clientes da BMW terão condições preferenciais junto da Ionity.

Agora quanto a esta questão dos preços da Ionity penso que seja um enorme exagero, porque se quisermos olhar pelo lado positivo será apenas um novo operador no mercado e além disso esta estratégia da Ionity não é mais do que uma aproximação à rede Telsa, que com toda a legitimidade, tem uma rede fechada aos seus clientes.

Apenas fica no ar a questão dos apoios que foram dados, mas aí acho que não temos informação suficiente para julgar a situação, porque não sabemos o que esteve por detrás desses apoios (se alguém já fez essa analise, que diga de sua justiça).
Em Portugal também tivemos postos financiados, onde ao que tudo indica a contrapartida esteve ao nível das tarifas a cobrar, não sabemos se os postos da Ionity financiados, não terão um regime especial também.

Quem não tiver interesse em carregar na rede Ionity, não irá ficar pior do que o que está hoje em dia e não faltarão operadores como alternativa de carregamento.

É comum encontrar lá fora ofertas deste tipo, com planos mensais, valor fixos (tipo carregamentos), ou carregamentos ad-hoc bem mais elevados, neste caso até temos uma rede ultra-rápida que como é natural terá um custo mais elevado por kWh.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por mjr » 22 jan 2020, 15:41

Do que já li, penso que o apoio andou à volta de 20% do investimento.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
t3lmo
Mensagens: 861
Registado: 04 ago 2012, 13:29
Data de fabrico: 31 out 2014
Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
Localização: Sintra

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por t3lmo » 22 jan 2020, 23:11

mjr Escreveu:
22 jan 2020, 15:41
Do que já li, penso que o apoio andou à volta de 20% do investimento.
https://ec.europa.eu/inea/en/connecting ... -tm-0064-w
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por migle » 23 jan 2020, 00:06

Fixe! De acordo com esse mapa temos ligação HPC ao Porto, depois Viseu, Guarda e França por Valladolid, outra ligação via Badajoz, Madrid, Barcelona, e ainda outra ligação a França pelo sul e levante.

Estamos garantidos!
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Carregamento”