IONITY posiciona-se no mercado

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rnlcarlov
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Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por rnlcarlov » 11 jul 2020, 17:32

RS232CSerialUser Escreveu:
11 jul 2020, 16:58
O rodapé da imagem diz 13 euro/mês, digo eu que não deve ser um detalhe e que se deve aplicar como custo fixo, quer carregue ou não nesse mês. Alguém tem detalhes sobre isto? Há mais letras pequenas? Limites? Taxas?
Quase certamente que é uma subscrição mensal. Tipo os PCRs espanhóis da Endesa. Pagando a mensalidade tem-se o kWh mais barato. Claro que só compensa para quem use muito.

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migle
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Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por migle » 11 jul 2020, 20:19

RS232CSerialUser Escreveu:
11 jul 2020, 16:58
Alguém tem detalhes sobre isto? Há mais letras pequenas? Limites? Taxas?
Que eu saiba, há um que me chateia. Só se pode usar para carregar um carro da marca BMW ou Mini.
Ou seja, se eu tiver um cartão BMW Charge, e tiver dois carros BMW, posso carregar os dois. Porém, se o meu outro carro for, sei lá, Hyundai, não o posso carregar com aquele cartão.

PS: Ou seja, a pessoa quando pede o cartão, tem de dar um VIN. Mas não está obrigada a usar o cartão só com aquele VIN, está é obrigada a usar só num carro da marca.
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Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por mjr » 11 jul 2020, 22:26

E há maneira de controlar se o cartão é usado só em carros do grupo?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
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Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por t3lmo » 12 jul 2020, 01:18

Sim, é possível já que os modelos de carregadores Ionity incluem obrigatoriamente o protocolo ISO15118 para identificar o veículo e conta de utilizador.
Em alguns modelos (Audi, Mercedes) basta ligar, e desde que exista contrato o carregamento inicia sem ser necessário passar qualquer tipo de cartão.
Ainda não vi sessões com veículos BMW ou Mini já que este tarifário é muito recente.
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Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por mjr » 12 jul 2020, 12:26

E isso já está implementado em produção? Tinha ideia de ainda estar em projetos piloto apenas, daí a pergunta.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
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Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por t3lmo » 12 jul 2020, 22:04

Sim, o Robert já o mostrou nos videos dele, tudo já em produção nos hubs Ionity. Exemplo: https://youtu.be/5JTew1D5Tk8?t=590
O futuro será este sem dúvida. Ainda nos vamos rir um dia com as tags RFID do passado.
E sim, tem que haver contas-plafond ou contratos para este objetivo. Algo que o nosso modelo implementa.
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Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por migle » 12 jul 2020, 22:34

t3lmo Escreveu:
12 jul 2020, 22:04
Ainda nos vamos rir um dia com as tags RFID do passado.
E sim, tem que haver contratos para este objetivo. Algo que o nosso modelo implementa.
Hmm. Não sei. Então e se eu tiver vários contratos, como posso seleccionar o que me convém, do meu ponto de vista? Ou se tiver um contrato em nome da empresa, outro em meu nome para uso particular? E o carregamento em modo anónimo?

O futuro? Tem de ser aberto e flexível. Assim, sem mais nada, vejo isto ainda mais fechado e inflexível do que o uso de rfid. E a compensação de não ter de passar o rfid é mínima (fora os esquecimentos...)

Acho que ainda há muitas arestas a limar até termos a flexibilidade do dinheiro.
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Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por t3lmo » 13 jul 2020, 01:01

Não compliquem, pensem no futuro carregamento de VE como o 'sistema da Via Verde', em modo automático, que se aplicará à maioria dos utilizadores que não queiram estar preocupados.
Depois obviamente haverá sempre as contingências e antigo processo manual, tal como hoje também se aplica a milhares de utilizadores sem Via Verde e que ainda preferem as filas, os tickets, o MB e os trocos.
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Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por rimsilva » 13 jul 2020, 11:20

mjr Escreveu:
10 jul 2020, 22:51
Provavelmente é um serviço subsidiado pela BMW para se manter competitiva com a rede Tesla. Boa jogada da BMW!
Claramente, da BMW hoje, amanhã de outra marca qualquer, não tenho duvida que será assim as formas conquistar clientes, assim como temos marcas a oferecer "energia" gratis e por aí fora.

Ainda relacionado com este assunto fiquei curioso ao saber que a Audi também disponibiliza um cartão aos seus clientes mas que é pago, será que é para dar acesso aos ultra-rapidos da porche?
migle Escreveu:
11 jul 2020, 20:19
RS232CSerialUser Escreveu:
11 jul 2020, 16:58
Alguém tem detalhes sobre isto? Há mais letras pequenas? Limites? Taxas?
Que eu saiba, há um que me chateia. Só se pode usar para carregar um carro da marca BMW ou Mini.
Ou seja, se eu tiver um cartão BMW Charge, e tiver dois carros BMW, posso carregar os dois. Porém, se o meu outro carro for, sei lá, Hyundai, não o posso carregar com aquele cartão.
Qual é o "problema" de as marcas criarem condições mais vantajosas para os seus clientes?

A Nissan não financiou postos que vão permitir tarifas mais baixas aos seus clentes? O que acho que deve ser criticado é quando não se faz nada para satisfazer o seu clente, não o contrário.

A Hyundai, não é também um dos participantes neste consórcio? Porque não questionar a Hyundai em relação ao que está a pensar fazer?
RS232CSerialUser Escreveu:
11 jul 2020, 16:58
rimsilva Escreveu:
10 jul 2020, 10:43
Serviço disponibilizado aos clientes BMW charging
O rodapé da imagem diz 13 euro/mês, digo eu que não deve ser um detalhe e que se deve aplicar como custo fixo, quer carregue ou não nesse mês. Alguém tem detalhes sobre isto? Há mais letras pequenas? Limites? Taxas?

Claro que não é um detalhe, é um valor fixo mensal. Não há mais informação além da que está na imagem, para já só serve fora de portugal, mas é fácil verificar que para que o custo de carregamento fique mais barato que em qualquer PCR em Portugal, não será preciso carregar muito por mês.

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Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por mjr » 13 jul 2020, 11:32

t3lmo Escreveu:
12 jul 2020, 22:04
Sim, o Robert já o mostrou nos videos dele, tudo já em produção nos hubs Ionity. Exemplo: https://youtu.be/5JTew1D5Tk8?t=590
O futuro será este sem dúvida. Ainda nos vamos rir um dia com as tags RFID do passado.
E sim, tem que haver contas-plafond ou contratos para este objetivo. Algo que o nosso modelo implementa.
Mas é curioso que nem no site da Ionity nem no do EQC mencionam essa maneira de pagar. Falam sempre em APP e RFID.

Por exemplo:

"
The quick and easy way at public charging stations.

Mercedes me Charge provides access to a multitude of public charging stations all over Europe, located in downtown areas and in such places as shopping centres, hotels or at motorway services. A smartphone app shows the precise location, current availability and price at the selected charging station. The vehicle’s navigation system is also provided with these data, enabling it to adapt its route guidance accordingly. Authentication at the charging point takes place via the media display, the smartphone app or the RFID card. Everything else is handled automatically through Mercedes me Charge. One log-in, one invoice. Covers many public and all IONITY charging stations.
"
Acho que no video do Robert foi a parte que coloquei a BOLD e não através de comunicação entre o posto e o carro. Ou seja, a Mercedes terá incorporado a API da App no seu sistema.
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