Intermitência na carga em km

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Zazuze
Mensagens: 10
Registado: 03 mar 2020, 10:42
Data de fabrico: 01 jun 2013
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Intermitência na carga em km

Mensagem por Zazuze » 03 mar 2020, 11:11

Bom dia caríssimos,
Comprei um Renault Zoe de 2013 com 9000 Km e aparentava estar novo.
O primeiro problema foi a bomba de calor não estar a funcionar e não funcionava a quente. O Stand assumiu.
Segundo problema foi os níveis de terra em minha casa não serem os necessários para carregar o carro.
Tudo isto, bem sei, por falta de informação da minha parte.
Postos estes problemas resolvidos, deparo-me diariamente com a inconstância nos km que tenho disponíveis para percorrer, i.e., está todos os dias a 100% mas a autonomia em termos de km oscila desde os 107 até aos 83 km, com o mesmo tempo de carga.
Não sei se isto é algum problema do carro, do carregador, da tomada… Li algures que estes carros quando estão a carregar e a bateria aquece que a energia da carga é conduzida para refrigerar as baterias. Se assim for, pode ser esse o problema…
Tenho aluguer de bateria na RCI e também não sei se isto tem a ver com a saúde da bateria ou não…
Agradeço antecipadamente a todos os que me puderem ajudar.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Intermitência na carga em km

Mensagem por BrunoAlves » 03 mar 2020, 14:19

A autonomia parece manifestamente baixa. Provavelmente terás uma degradação já acentuada (provável, dada a idade), convém pedires a análise para tentar dar início à substituição. Pelo que vamos lendo por aqui, boa sorte com isso :?

Em relação à flutuação, diria que é normal, depende da condução recente. Nos dias que marca menos, não tiveste o pé pesado antes? ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Intermitência na carga em km

Mensagem por rimsilva » 03 mar 2020, 15:32

Será seguramente pela questão de os últimos consumos serem mais elevados, da mesma forma que num CI temos mais ou menos km, com deposito cheio.

Se o carro está todos os dias a 100%, será uma questão de colocar o computador (se tiver) de bordo a zero e verificar no final do dia qual foi a média que fez de consumo e no dia seguinte verificar se os km que mostra com 100%, não está correcto de acordo com a média do dia anterior....

Zazuze
Mensagens: 10
Registado: 03 mar 2020, 10:42
Data de fabrico: 01 jun 2013
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Intermitência na carga em km

Mensagem por Zazuze » 03 mar 2020, 16:04

BrunoAlves Escreveu:
03 mar 2020, 14:19
A autonomia parece manifestamente baixa. Provavelmente terás uma degradação já acentuada (provável, dada a idade), convém pedires a análise para tentar dar início à substituição. Pelo que vamos lendo por aqui, boa sorte com isso :?

Em relação à flutuação, diria que é normal, depende da condução recente. Nos dias que marca menos, não tiveste o pé pesado antes? ;)
Quando comprei pedi para fazerem o teste à bateria e estava a 98%...
Em relação à condução, assumo que não o poupo, nunca anda no eco comigo :)

Zazuze
Mensagens: 10
Registado: 03 mar 2020, 10:42
Data de fabrico: 01 jun 2013
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Intermitência na carga em km

Mensagem por Zazuze » 03 mar 2020, 16:05

Zazuze Escreveu:
03 mar 2020, 16:04
BrunoAlves Escreveu:
03 mar 2020, 14:19
A autonomia parece manifestamente baixa. Provavelmente terás uma degradação já acentuada (provável, dada a idade), convém pedires a análise para tentar dar início à substituição. Pelo que vamos lendo por aqui, boa sorte com isso :?

Em relação à flutuação, diria que é normal, depende da condução recente. Nos dias que marca menos, não tiveste o pé pesado antes? ;)
Quando comprei pedi para fazerem o teste à bateria e estava a 98%...
Em relação à condução, assumo que não o poupo, nunca anda no eco comigo :)
Alguém sabe qual a autonomia total dos zoe de 2013?

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Intermitência na carga em km

Mensagem por BrunoAlves » 03 mar 2020, 16:25

Eu sugeria procurares alguém que tenha o CanZE para te fazer um diagnóstico não oficial. 98% num carro dessa idade é impossível, a menos que a bateria seja nova.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Zazuze
Mensagens: 10
Registado: 03 mar 2020, 10:42
Data de fabrico: 01 jun 2013
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Intermitência na carga em km

Mensagem por Zazuze » 03 mar 2020, 16:37

Partiste-me ao meio :D nunca ouvi falar de CanZE mas vou tentar saber aqui no forum se alguem tem e me pode fazer isso. O carro tinha 9000 km quando o comprei, achei estranho estara a 98% mas foi a info que recebi da renault em Dezembro.
Deveria era estar já em 75% e a RCi colocar uma bateria 4.0 :D

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Intermitência na carga em km

Mensagem por BrunoFonseca » 03 mar 2020, 19:28

Instala a app CanZe e adquire um konnwei (odbc)
Se estiveres perto de lisboa posso ajudar.
O meu Zoe perde 1% SoH a cada 7000 km.

Zazuze
Mensagens: 10
Registado: 03 mar 2020, 10:42
Data de fabrico: 01 jun 2013
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Intermitência na carga em km

Mensagem por Zazuze » 04 mar 2020, 10:16

Zazuze Escreveu:
03 mar 2020, 16:04
BrunoAlves Escreveu:
03 mar 2020, 14:19
A autonomia parece manifestamente baixa. Provavelmente terás uma degradação já acentuada (provável, dada a idade), convém pedires a análise para tentar dar início à substituição. Pelo que vamos lendo por aqui, boa sorte com isso :?

Em relação à flutuação, diria que é normal, depende da condução recente. Nos dias que marca menos, não tiveste o pé pesado antes? ;)
Quando comprei pedi para fazerem o teste à bateria e estava a 98%...
Em relação à condução, assumo que não o poupo, nunca anda no eco comigo :)
Olá,

Fiz o teste ontem, condução eco sempre com o pé muito levantado e carregou apenas até aos 89 km de autonomia apesar de estar com 1000% de carga...

Avatar do Utilizador
Flyer
Proprietário Tesla
Mensagens: 1226
Registado: 11 abr 2011, 10:36

Re: Intermitência na carga em km

Mensagem por Flyer » 04 mar 2020, 11:17

Zazuze Escreveu:
04 mar 2020, 10:16
Zazuze Escreveu:
03 mar 2020, 16:04
BrunoAlves Escreveu:
03 mar 2020, 14:19
A autonomia parece manifestamente baixa. Provavelmente terás uma degradação já acentuada (provável, dada a idade), convém pedires a análise para tentar dar início à substituição. Pelo que vamos lendo por aqui, boa sorte com isso :?

Em relação à flutuação, diria que é normal, depende da condução recente. Nos dias que marca menos, não tiveste o pé pesado antes? ;)
Quando comprei pedi para fazerem o teste à bateria e estava a 98%...
Em relação à condução, assumo que não o poupo, nunca anda no eco comigo :)
Olá,

Fiz o teste ontem, condução eco sempre com o pé muito levantado e carregou apenas até aos 89 km de autonomia apesar de estar com 1000% de carga...
Com 98% não pode dar essa autonomia, a menos que....não seja 98%.
Conheço um caso em que a Renault mediu oficialmente a bateria como tendo 73% e passado um mês pediu o carro para novos testes e "milagrosamente" subiu para os 77%... :think:
Seria essencial ver o estado da bateria. Tenho o CanZe mas estou muito longe.
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X

Responder

Voltar para “Carregamento”