Início do pagamento total da rede de carregamento

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoFonseca » 24 mai 2020, 18:07

OCasal Escreveu:
24 mai 2020, 17:24
Eu também me preocupo com o meio ambiente. Faço reciclagem do lixo, ando muito de bicicleta e tenho VE há 9 anos.

Quando me refiro a longas viagens falo daquelas deslocações que implicam a utilização dos postos públicos. Claro que se só forem precisos pontualmente, ninguém se importa de os usar, mesmo que gaste mais qualquer coisa. O problema é os carregamentos serem pagos ao minuto, especialmente nos PCN's!

Quando maior parte do parque VE é monofasico e carrega a cerca de 7kw nos PCN's, não se pode esperar que a rede de carregamento seja um incentivo à electrificação da mobilidade...
Ainda bem que te preocupas com o meio ambiente. Acredito que grande parte de nós (UVEs) se preocupa.
Quanto aos PCN serem cobrados ao minuto (pelos OPC), eu acho muito bem, mas para tal é necessário 2 coisas: variedade de postos, isto é um PCR e um PCN co-existirem no mesmo espaço, e o preço do tempo estar indexado à potencia do posto, isto é, não podes ter um posto de 22 com o mesmo preço por minuto de um de 7,4.

Sinceramente, acho que tudo o que passe dos 0,30€/kWh (CEME+OPC+IVA) é caro, logo o OPC não deveria cobrar mais do que 0,082€/kWh, ou dito de outra forma 0,005€ num posto de 3,7kW, 0,010€ num posto de 7,4kW, 0,015€ num posto de 11kW, 0,030€ num posto de 22kW ou 0,068€ num PCR de 50kW.

Devemos utilizar os postos que melhor se adequam aos nossos VE.
Lembrem-se que os OPC fazem parte do ecossistema da mobilidade eléctrica. Sem o investimento deles não há Rede de carregamento, logo deverá ser do interesse de todos que os todos os postos tenham uma utilização optima, isto é, sem ociosidade e sem filas de espera.

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por OCasal » 24 mai 2020, 18:35

O futuro não é esse... O futuro é todos os PCN's serem de 11 ou 22kw... Não adianta insistir na cobrança por tempo, nunca vai ser justa e vai levar ao abandono dos mesmos! O tempo o dirá...

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoFonseca » 24 mai 2020, 18:57

OCasal Escreveu:
24 mai 2020, 18:35
O futuro não é esse... O futuro é todos os PCN's serem de 11 ou 22kw... Não adianta insistir na cobrança por tempo, nunca vai ser justa e vai levar ao abandono dos mesmos! O tempo o dirá...
Não sei se concordo com a tua observação. É natural que o os PCN possam ter as potências mais elevadas, da mesma forma que comecem a surgir PCR de 100 ou 200 kW. Até agora o pessoal tem dito que os PCR TÊM que ser facturados ao minuto, quero ver se irão continuar a dizer isso quando os VE que apenas carregam a 50kW tiverem que utilizar postos de 100 ou 200.

Se desejamos que a ME evolua, então temos que ter presente que as baterias irão evoluir para maior capacidade de carga e de maior velocidade de carregamento, pelo que a Rede de carregamento deverá acompanhar.

Há pouco referi que terá que haver co-existencia entre PCR e PCN nos mesmos sites por forma a, de acordo com as características do VE, se escolher o posto mais adequado, contudo, devem haver excepções, nomeadamente em locais privados de acesso público, e aí as potencias dos postos devem estar de acordo com o local em questão e o tempo expectável que um cliente lá permaneça.

Quanto ao abandono dos postos, não me parece que venha a ser esse o caso, pois os novos modelos VE irão ter melhores condições de carregamento.
Neste momento o novo Zoe deverá ser dos que apresenta melhores condições, pois permite AC22 e DC50, e isso deverá ser uma vantagem competitiva que a concorrência irá tentar eliminar no curto prazo.

Por último, referir que a quantidade de Zoe a circular nas estradas portuguesas, nomeadamente nas cidades de Lisboa e Porto, não reflete os números das quotas de mercado de vendas de VE por marca/modelo em Portugal, isto porque por norma apenas são considerados os "novos", e é sabido que em termos de importação os Zoe lideram.

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por OCasal » 24 mai 2020, 19:33

Eu não círculo com as promessas que estão no papel e não carrego com redes que hão-de chegar a Portugal...

Sei o que temos e mesmo assim posso ter uma opinião errada, mas não consigo ver justiça na cobrança por minuto em nenhum PCN. É que em alguns também se paga o estacionamento, ao minuto!

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por cfvp » 24 mai 2020, 20:12

BrunoFonseca Escreveu:
24 mai 2020, 18:57
Não sei se concordo com a tua observação. É natural que o os PCN possam ter as potências mais elevadas, da mesma forma que comecem a surgir PCR de 100 ou 200 kW. Até agora o pessoal tem dito que os PCR TÊM que ser facturados ao minuto, quero ver se irão continuar a dizer isso quando os VE que apenas carregam a 50kW tiverem que utilizar postos de 100 ou 200.
Eu não digo que um PCR tenha que ser obrigatoriamente cobrado ao minuto, mas entendo e até concordo que os PCRs em geral sejam ao minuto em vez de por kWh. Como já disse noutro tópico, um PCR é para ser rápido, por isso isso deve ser valorizado. Claro que quando aparecerem os de 100kW não vou gostar de carregar lá provavelmente, porque não me trará vantagem nenhuma e ainda pagarei mais, mas tem lógica ser assim.
BrunoFonseca Escreveu:
24 mai 2020, 18:57
Se desejamos que a ME evolua, então temos que ter presente que as baterias irão evoluir para maior capacidade de carga e de maior velocidade de carregamento, pelo que a Rede de carregamento deverá acompanhar.
Sinceramente não vejo que o passo para os 22kW AC seja um passo obrigatório na evolução da ME. O carregamento a 7kW é perfeitamente suficiente para qualquer VE carregar durante a noite e não só. Além disso é aquilo que as pessoas normalmente têm em casa. Penso que ter trifásico em casa sai caro, não compensa, mas não sou grande entendido, por isso posso estar errado. De qualquer forma não vejo motivo para ter 22kW AC em casa, daí a única razão para ter 22kW AC só se for pelos PCNs serem pagos ao minuto, mas isso para mim não é uma boa razão para fazerem a mudança nos VEs.
BrunoFonseca Escreveu:
24 mai 2020, 18:57
Há pouco referi que terá que haver co-existencia entre PCR e PCN nos mesmos sites por forma a, de acordo com as características do VE, se escolher o posto mais adequado, contudo, devem haver excepções, nomeadamente em locais privados de acesso público, e aí as potencias dos postos devem estar de acordo com o local em questão e o tempo expectável que um cliente lá permaneça.
Concordo com ter PCRs e PCNs um ao lado do outro, mas há sitios que só têm PCNs e não faz sentido por lá um PCR. E isso das potências variarem conforme o sitio, isso é complicado de fazer, salvo algumas excepções. Por exemplo num centro comercial, qual é o tempo expectável que um cliente lá permaneça? Varia muito, tanto uma pessoa pode ir jantar e ir ao cinema a seguir, como pode ir fazer umas compras rápidas. Adicionalmente, na minha opinião, é do interesse de quem detém o centro comercial, que a pessoa fique lá o máximo de tempo possível, pois há maior probabilidade de gastar mais dinheiro.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por caz » 24 mai 2020, 21:58

Dado que o nosso modelo separa os OPC dos CEME, só faz sentido aos OPC faturar por minuto.

A lógica é simples. É a mesma que quando alugas uma casa. Se a casa for de 5 assoalhadas e só precisares de uma o senhorio não te vai cobrar menos por isso.

Da mesma forma se o carregador for de 22 KW e tiveres um hibrido que carrega a 3,7 vais ter de pagar o mesmo que um Zoe que consegue aproveitar a totalidade da potencia.

Também é bom para a mobilidade elétrica, pois os novos VE são quase todos a 11 KW e os hibridos a 3,7. Assim, se comprares um ICE tens um preço, se tiveres um hibrido tens um preço um pouco menor, se tiveres um VE tens um preço mais baixo.

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por caz » 24 mai 2020, 22:05

Excelente análise. Só uma correção:
alexmol Escreveu:
23 mai 2020, 11:31

Do que consegui apurar, no melhor dos casos, isto é quando o OPC é totalmente grátis, vamos pagar 0,21€/kWh, este é o valor mínimo.
Se for à noite, podes conseguir mais barato.


Existe ainda algo que ninguém fala. Quem tem uma vivenda e liga o carro à tomada que já lá estava, só paga energia, mas todos os outros casos tem de se fazer um investimento (EVSE) e alguns casos aumentar os custos mensais (no caso de se aumentar a potência disponível para casa).

Na rua não tens esses custos, tens é que pagar uma taxa cada vez que carregas. A análise custo benefício tem de se fazer caso a caso.

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por cfvp » 24 mai 2020, 23:08

caz Escreveu:
24 mai 2020, 21:58
Dado que o nosso modelo separa os OPC dos CEME, só faz sentido aos OPC faturar por minuto.
Se só faz sentido faturar ao minuto porque é que há a opção de faturar ao kWh?
Como já disse vamos ver se os OPCs só irão cobrar ao minuto. Eu tenho sérias dúvidas disso nos PCNs porque provavelmente vão perder clientes, dependendo do preço.
caz Escreveu:
24 mai 2020, 21:58
A lógica é simples. É a mesma que quando alugas uma casa. Se a casa for de 5 assoalhadas e só precisares de uma o senhorio não te vai cobrar menos por isso.

Da mesma forma se o carregador for de 22 KW e tiveres um hibrido que carrega a 3,7 vais ter de pagar o mesmo que um Zoe que consegue aproveitar a totalidade da potencia.
Essa analogia não funciona bem. Em primeiro lugar podes alugar um quarto numa casa e claro que isso não terá o mesmo preço que se alugasses a casa inteira. Em segundo lugar há muitas casas que se podem escolher e que se adaptam mais ou menos às necessidades de cada um. Agora tens o mesmo nos PCNs? É que cada vez vejo mais PCNs de 22kW e menos dos antigos... Aliás há sequer PCNs especificamente de 7kW?
caz Escreveu:
24 mai 2020, 21:58
Também é bom para a mobilidade elétrica, pois os novos VE são quase todos a 11 KW e os hibridos a 3,7. Assim, se comprares um ICE tens um preço, se tiveres um hibrido tens um preço um pouco menor, se tiveres um VE tens um preço mais baixo.
É bom para a mobilidade elétrica?? :lol: É mesmo bom para quem tem um Leaf pagar €0,70/kWh, fica só mais caro que a gasolina, mas vai atrair muita gente para mobilidade elétrica. :lol: Mesmo a 11kW é o dobro do preço dos 22kW.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoFonseca » 24 mai 2020, 23:28

Eu gostava de ver aqui um inquerito com 2 peguntas: 1) cobrança do opc feita ao kWh ou tempo
2) qual o VE que possui.

Vou ser spoiler e dizer ja que haverá uma correlação estatisticamente relevante entre os Leaf e a cobrança ao kWh; e entre os zoe e cobrança ao tempo.

Agora uma coisa é certa, tem que haver coerência e osargumentos que servem para os PCN, têm que servir para os PCR.

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por alexmol » 24 mai 2020, 23:35

OCasal Escreveu:
24 mai 2020, 18:35
O futuro não é esse... O futuro é todos os PCN's serem de 11 ou 22kw...
Cada caso é um caso.

Aqui no Algarve a esmagadora maioria de PCN's públicos são de 22kW, isto porque os velhinhos de 3.7kW só existem na capital de distrito e só restam 5 dos originais 8.
Números grosseiros diria que são :
80% 22kW
10% 7.4 e 11kW
5% 3.7kW
5% postos de 22kW limitados a potências mais baixas
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Responder

Voltar para “Carregamento”