Início do pagamento total da rede de carregamento
- alexmol
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Há gente muito brincalhona!
PS
Só para avisar, caso não tenham percebido, a brincadeira não é minha! Não é photoshop.
Alguém na Mobi.E é que se deve estar a divertir, não acredito que os 0,10€ por minuto venham dos OPC... Ou é mesmo para acreditar
- BrunoAlves
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
10cts/min é preço de PCR
Mas 1ct/min para 22kW também me parece muito simpático.
Mas também não há crises, porque nenhum desses postos está em funcionamento e não, estamos só a sofrer por antecipação
Mas 1ct/min para 22kW também me parece muito simpático.
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Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
- mjr
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Há casos desses... Se bem lembro até houve um caso na Mealhada num PCN onde era bem mais que 0,10€/minuto! E não foi erro da Mobi.e...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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- alexmol
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Fica a 0,30€/kWh num carro com carregador de 11kW
Fica a 0,34€/kWh num carro com carregador de 6kW
Se for ao PCR de Évora com cartão Prio fica a 0,32€/kWh
Será assim tão simpático?
Com o meu Kia Soul EV, com carregador interno de 6kW, fica quase sempre mais barato ir ao PCR do que a um PCN que cobre mais que 0,01€/minuto.
Tenho bastante curiosidade em saber os preços!
PS:
- BrunoFonseca
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Talvez os preços dos OPC para os PCR estejam em saldos pois a maior parte desses foi financiado por fundos estatais. Havia aí um concurso que dava 10.000€ por cada PCR instalado, ora como esses custavam cerca de 30.000€, ficavam por 20.000€.
Um PCN fica por cerca de 4.000€.
Agora o que temos que ver é:
Se o preço OPC nos PCR actual é justo, logo os dos PCN estão elevados
Se o preço OPC nos PCR actual está baixo e os dos PCN estão justos
Se ninguém sabe o que anda a fazer e isto é um regabofe total
Serão os preços dos CEME justos ou abusados?
Em suma, nos, enquanto utilizadores devemos informar o mercado que as coisas não estão bem. (Não devia haver essa necessidade pois os CEME e os OPC deveriam ter efectudo estudos de mercado)
O que eu proponho é:
1) Elaboração conjunta de propostas para os CEME com outras soluções (Ex: pacote com mensalidade fixa convertida em consumo e que reduza o valor do kWh; outras solução que podemos discutir e apresentar)
2) Mostrar aos OPC que os valores praticados nos postos (nomeadamente nos PCN) são absursos. Um investimento não tem que ser pago em 12 meses, logo vamos lá colocar preços justos, com valores diferentes para potencias distintas e horários de utilização distintos.
Podemos discutir aqui e a UVE apresentar as propostas ou podemos, cada um de nós fazer ruído enviando emails para cada OPC/CEME.
Um PCN fica por cerca de 4.000€.
Agora o que temos que ver é:
Se o preço OPC nos PCR actual é justo, logo os dos PCN estão elevados
Se o preço OPC nos PCR actual está baixo e os dos PCN estão justos
Se ninguém sabe o que anda a fazer e isto é um regabofe total
Serão os preços dos CEME justos ou abusados?
Em suma, nos, enquanto utilizadores devemos informar o mercado que as coisas não estão bem. (Não devia haver essa necessidade pois os CEME e os OPC deveriam ter efectudo estudos de mercado)
O que eu proponho é:
1) Elaboração conjunta de propostas para os CEME com outras soluções (Ex: pacote com mensalidade fixa convertida em consumo e que reduza o valor do kWh; outras solução que podemos discutir e apresentar)
2) Mostrar aos OPC que os valores praticados nos postos (nomeadamente nos PCN) são absursos. Um investimento não tem que ser pago em 12 meses, logo vamos lá colocar preços justos, com valores diferentes para potencias distintas e horários de utilização distintos.
Podemos discutir aqui e a UVE apresentar as propostas ou podemos, cada um de nós fazer ruído enviando emails para cada OPC/CEME.
- BrunoAlves
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
O problema na minha opinião é que não são assim tão injustos (vá, os 5cts min só em alguns carros é que não fica um abuso). De resto, como as contas acima mostram, a 1ct/min demora séculos a amortizar o investimento. E se depois houver uma avaria, são mais meses para a pagar. Fica um cabo preso e é preciso ir lá alguém desbloquear, são mais mais dúzia de dias de rentabilidade perdida. Para o CEME, não se passa nada, é só esperar o dinheiro a entrar.BrunoFonseca Escreveu: ↑04 jun 2020, 13:14Um investimento não tem que ser pago em 12 meses, logo vamos lá colocar preços justos, com valores diferentes para potencias distintas e horários de utilização distintos.
Para mim qualquer proposta que não se baseie na alteração da legislação para a extinção da MobiE e dos CEME está morta à partida.
E provavelmente terá uma amortização e retorno para o OPC muito mais rápida do que um PCN. A ti custa 32cts, mas se for com outro CEME pode ser mais (o que é incrível por si só, o OPC não tem escolha de cobrar mais ou menos, mas o CEME tem) mas se estiveres em viagem carregas a esse preço ou ao dobro.
O OPC desse posto ganha 10cts/kWh logo numa hora ganha 4,qualquercoisa€ num carro que carregue bem, um PCN a 1ct/min rende 60cts nessa mesma hora.
Um PCN que cobre os mesmos 10cts/kWh que o PCR de Évora e a 7,2kW numa hora rende no máximo 72cts. Metade se lá estiver um carro que carregue a 16A.
Alguém imagina isto a ser viável?
A única forma de um PCN ser rentável para o operador é ser caro para o utilizador. Ou então o operador ter controlo sobre o preço do carregamento como um todo.
Até ao final do mês os preços aparecerão. Ficaria muito surpreendido se visse algum PCN a menos de 3cts/min.
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Apesar dos diveresos vicios do sistema OPC e CEME, acho que até faz sentido. Passo a explicar:
A electricidade que usamos para carregar pode vir de qualquer parte: Soltar, hidrica, nuclear, carvão... ETC. O facto de termos um CEME pode no futuro para um "ecologista extremo" pedir um contracto tipo "EDP renovaveis", ou um "só Made in Portugal" para um nacionalista ferranho.
Depois, quanto ao preço do OPC: "deixem o mercado funcionar".
O que acontece se o preço for desproporcionalmente alto: não amortiza mais depressa fica é as moscas e vão ser só prejuizo.
Agora, qual o preço adequado, acho que depende do local. Acho que estamos a esquecer uma parte da equação: o estacionamento!
Num local (centro das cidades) onde o estacionamento é caro e escasso, não me surpreendia preços de 0,02 e 0,04 €/min... agora,em zonas residenciais e comerciais já será um abuso, e 0,01/min até me parece alto.
Como ja aqui referido, acho que não faz sentido ao OPC discriminar positivamente os veiculos que carregam mais devagar. Aqui (e contra mim falo que o meu só carrega a 6) acho que se aplica a mesma regra: "deixem o mercado funcionar". Para o OPC tanto faz quanto carrega, ate prefere os que mais demoram, que assim mais ganham. É preciso e garantir que os postos debitam e a potencia publicitada, se não os Zoe e Tesla estão a pagar por um serviço que não lhes e prestado (carregar a 7 e não a 22...)
A conclusão será sempre a mesma: fica mais barato carregar em casa, e é ai que a poupança do electrico mais se vê.
Não se esqueçam: os nossos electricos tem 10 anos! vejam nos livros de historia quantas bombas de gasolina havia em 1910... Daqui a 10 anos serão mais e daqui a 20 metade dos estacionamentos de rua serão PCN (que até são uma maneira de cobrar o estacionamento...)
A electricidade que usamos para carregar pode vir de qualquer parte: Soltar, hidrica, nuclear, carvão... ETC. O facto de termos um CEME pode no futuro para um "ecologista extremo" pedir um contracto tipo "EDP renovaveis", ou um "só Made in Portugal" para um nacionalista ferranho.
Depois, quanto ao preço do OPC: "deixem o mercado funcionar".
O que acontece se o preço for desproporcionalmente alto: não amortiza mais depressa fica é as moscas e vão ser só prejuizo.
Agora, qual o preço adequado, acho que depende do local. Acho que estamos a esquecer uma parte da equação: o estacionamento!
Num local (centro das cidades) onde o estacionamento é caro e escasso, não me surpreendia preços de 0,02 e 0,04 €/min... agora,em zonas residenciais e comerciais já será um abuso, e 0,01/min até me parece alto.
Como ja aqui referido, acho que não faz sentido ao OPC discriminar positivamente os veiculos que carregam mais devagar. Aqui (e contra mim falo que o meu só carrega a 6) acho que se aplica a mesma regra: "deixem o mercado funcionar". Para o OPC tanto faz quanto carrega, ate prefere os que mais demoram, que assim mais ganham. É preciso e garantir que os postos debitam e a potencia publicitada, se não os Zoe e Tesla estão a pagar por um serviço que não lhes e prestado (carregar a 7 e não a 22...)
A conclusão será sempre a mesma: fica mais barato carregar em casa, e é ai que a poupança do electrico mais se vê.
Não se esqueçam: os nossos electricos tem 10 anos! vejam nos livros de historia quantas bombas de gasolina havia em 1910... Daqui a 10 anos serão mais e daqui a 20 metade dos estacionamentos de rua serão PCN (que até são uma maneira de cobrar o estacionamento...)
- mjr
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Não existe ainda um preço de mercado e por isso há uma grande variabilidade. Eu acho que isto vai acabar por estabilizar por volta dos 0,01€/min nos locais onde o estacionamento é gratuito e nos 0,02-0,04€/min nos restantes.
Acho também que os OPC deveriam ter uma tarifa com um valor inferior entre as 22:00 e as 8:00, tipo 0,005€/min ou até menor. Permitia aos postos ficarem ocupados durante a noite, situação que nunca aconteceria caso o valor por minuto fosse o normal.
Acho também que os OPC deveriam ter uma tarifa com um valor inferior entre as 22:00 e as 8:00, tipo 0,005€/min ou até menor. Permitia aos postos ficarem ocupados durante a noite, situação que nunca aconteceria caso o valor por minuto fosse o normal.
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- BrunoFonseca
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Sem dúvida! Já tinha referido isso acima: Tarifas de Cheio e Vazio para os OPC.
Talvez os OPC também tenham que começar a instalar posto com "montra" para venderem publicidade de dessa forma obter retorno; ou ainda terem modelos em que fazem a manutenção/operação do posto, mas cujo investimento é dos espaços como supermercados e afins.
Agora, para nós parece que o CEME é que terá que fazer algo para tornar isto tudo mais atractivo:
Gasolina nas AE mais cara do que nas EN; Energia nas AE = Energia nas EN -> há aqui uma melhorias possíveis
Energia PCR = Energia PCN -> há aqui uma melhorias possíveis
Está ainda a faltar nos CEME os acordos de cartão com supermercados. Sonae dá desconto Galp Gasolina, mas não dá Galp Electricidade
E como também referi, poder assinar uma mensalidade com CEME pagando um fee que faz com que o preço/kWh fique mais baixo. Isto seria muito util para quem utiliza muito os carregamentos na rua.
Algo que tem que começar a ser "desmontado" é que o VE é para carregar em casa. Sim, é verdade para quem tem essa possibilidade, mas o futuro do VE não pode ficar refém dessa premissa, logo tem que ser atractivo carregar na rua.
- ljbmartins
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Este incentivo "forçado" da alemanha até que não seria mal pensado para aplicar por cá.
Seria o caminho para a "banalização" do abastecimento também para os elétricos?
https://forococheselectricos.com/2020/0 ... ricos.html
Seria o caminho para a "banalização" do abastecimento também para os elétricos?
https://forococheselectricos.com/2020/0 ... ricos.html
O meu VE é abastecido em kWh. O gajo não "pasta" minutos vá-se lá a saber porquê.