Início do pagamento total da rede de carregamento

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2580
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por alexmol » 22 jun 2020, 07:59

t3lmo Escreveu:
22 jun 2020, 01:42
Se falares com qualquer um dos OPC, todos concordam com o modelo assim como os CEME
[...]
Resumindo os principais problemas atuais do modelo:
[...]
A inexistência de roaming e de pagamentos adhoc é atribuível ao modelo ou à falta de vontade de alguma(s) das partes envolvidas?

É que se eu olhar lá de fora para Portugal, com o seu modelo em que há apenas um EGME, parece muito fácil implantar o roaming através do Hubject.

Para implementar pagamentos adhoc, via App, Cartão de crédito real ou virtual, etc., tenho de me queixar aos CEME? Ou há outras entidades a por areia na engrenagem neste aspecto?
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por mjr » 22 jun 2020, 08:05

Tem de ser o CEME a proporcionar o pagamento, mas cá não existe ainda pelo problema do costume: a Mobi.e não tem implementados os comandos necessários para tal!
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
t3lmo
Mensagens: 862
Registado: 04 ago 2012, 13:29
Data de fabrico: 31 out 2014
Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
Localização: Sintra

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por t3lmo » 22 jun 2020, 09:48

alexmol Escreveu:
22 jun 2020, 07:59
A inexistência de roaming e de pagamentos adhoc é atribuível ao modelo ou à falta de vontade de alguma(s) das partes envolvidas?
É que se eu olhar lá de fora para Portugal, com o seu modelo em que há apenas um EGME, parece muito fácil implantar o roaming através do Hubject.
Para implementar pagamentos adhoc, via App, Cartão de crédito real ou virtual, etc., tenho de me queixar aos CEME? Ou há outras entidades a por areia na engrenagem neste aspecto?
O pagamento ad-hoc previsto na lei é possivel, essencial e muito desejado, e até já a miio o tem implementado e testado (alguns UVE já o viram funcionar numa assembleia), falta a MOBI.E acabar essa parte da API que até já tem interface mas não funciona ainda. Mais uma vez resultado de problemas conjeturais que agora passam para o domínio da GWF.
Entretanto e devido também a essas questões, foi lançado um concurso para implementar uma nova plataforma de gestão da rede.
Os CEME vão certamente ter apps semelhantes nesse aspecto.
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoFonseca » 22 jun 2020, 09:49

t3lmo Escreveu:
21 jun 2020, 22:15
O mais engraçado é que nenhum dos OPC se queixa da sua relação ou posição neste modelo, ao contrário do que muitos 'escrevem por eles' por aqui.
Isto porque se não fosse este modelo os OPC não tinham forma sequer de participar senão fazendo redes privadas, e os grandes CEME teriam as suas redes de alto a baixo em formato de oligópolio sem deixar espaço para que pequenas empresas pudessem fazer parte da ME nacional.
frankesousa Escreveu:
21 jun 2020, 20:03
Quando é que o resultado do concurso PÚBLICO fica público para podermos consultar?
A MOBI.E terá que o fazer publicamente quando o processo terminar, algo que ainda não aconteceu.
É engraçado que nenhum OPC se tenha queixado, provavelmente também nenhum CEME se queixou, mas a ME tem que contar também com os UVE, que representam o mercado, pois sem UVE não haverá CEME ou OPC.
Talvez os OPC não se queixem, pois se alterarem o modelo estes possam não ter a capacidade financeira de se adaptar, perdendo todo o investimento.

É também interessante que os OPC que querem vingar se estejam a tornar CEME, isto é, é uma espécie de integração vertical de um intermediário que lhe fica com a margem do negócio. Se assim continuar, num futuro próximo a figura de OPC deixa de fazer sentido existir pois 100% dos OPC serão CEME.

Depois temos a falta da atratividade do mercado português. Porque motivo a Ionity ainda não chegou a Portugal? Será pelas regras deste modelo, será pelo facto do mercado da ME ser muito pequeno, apesar da elevada quota de mercado de VE? Quantos VE circulam em Portugal? E em Espanha? Não será mais atrativo a quantidade do que a %? A quota pode ser um bom indicador para o futuro, mas para o imediato, a quantidade será mais importante. E porque é que a Endesa e a Iberdrola que já estão no mercado da ME em Espanha, ainda não deram o passo em Portugal?

Este modelo favorece a entrada de pequenas empresas, isto é, a ME é sinónimo de andar a brincar ao Portugal dos Pequeninos. Por mim, se é para termos uma rede em condições entreguem logo as coisas à Galp e a EDP e eles que construam uma rede à séria.
Monopólios? A quem foi entregue de mão beijada a ME em Portugal? Não foi à Galp?
A qualquer momento a Galp ou a EDP podem esmagar os pequenos players, basta quererem fazê-lo. E aí teremos insolvências, e empresas fechada.
Não temos um monopólio mas temos todos a fazer praticamente o mesmo. Onde está a inovação do lado do CEME? E do OPC? Para quando Hubs à séria nas AE e EN? E já agora com condições... Algo tipo Fastned.

Porque não pode haver uma liberalização do sector no sentido de poderes ou não integrar a rede "mobie"? Porque não posso ser produtor da energia que vendo? Ou porque não posso comprar no mercado a minha matéria prima para depois vender o meu serviço sem influência de entidades castradoras e incompetentes?

Porque motivo estamos a perder a oportunidade de cativar o investimento estrangeiro?

Concluindo, se o modelo é bom (o futuro o dirá), então quem o gere é que está a falhar. Porque tantos problemas com EGME?

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoAlves » 22 jun 2020, 10:50

mjr Escreveu:
22 jun 2020, 08:05
(...) não existe ainda pelo problema do costume: a Mobi.e (...)
Nunca pensei ler esta frase aqui que não fosse escrita por mim. Como disse antes, backoffices para estes sistemas existem prontinhos a usar. Para que raio tivemos de reinventar a roda é algo que nunca vou conseguir perceber. Com todos os problemas que esta nulidade já causou e causa a toda gente, não devia ser óbvio que o caminho não é por aqui?
E o que me dói pensar que daqui a uns tempos o custo do carregamento vai ter de subir porque vamos ter de lhes pagar :(

Em relação aos pagamentos ad-hoc, vi aqui há pouco tempo uma foto, na Europa, de um posto (rápido, que não é bem o tema deste tópico) que acho que até era efacec, em que se conseguia pagar desde cartão de crédito a PayPal. Infelizmente já dei aqui voltas e mais voltas e não encontro a foto. Está feito, existe, use-se.

Tem mesmo de haver qualquer coisa que eu não consigo entender, porque lá para trás fizemos umas contas e chegou-se à conclusão que para os PCN não custarem um assalto sobretudo a carros monofásicos, o custo do OPC não poderia passar de 1ct/min e algumas pessoas até sugeriram metade durante a noite. A esses valores, um posto paga-se a anos largos, se não tiver nenhuma avaria. Se for mais caro, vamos andar todos a chorar dos preços que serão um abuso.
Se as burocracias são as mesmas para o OPC, ramais, taxas, certificações, etc, como é que podem preferir este modelo ultrapassa-me.
Havendo a possibilidade de escolherem o melhor fornecimento para os seus postos e do custo da electricidade, terem de ficar com 1ct/min ou menos é algo que não consigo encaixar. Aliás, todos os postos que se vêm em hubs privados, em cima de paletes, em redes fora do espaço público todas operam e imagino que paguem impostos e comprem a electricidade que fornecem. E que os donos desses postos não ganhem 1ct/min.
Última edição por BrunoAlves em 22 jun 2020, 12:03, editado 1 vez no total.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
t3lmo
Mensagens: 862
Registado: 04 ago 2012, 13:29
Data de fabrico: 31 out 2014
Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
Localização: Sintra

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por t3lmo » 22 jun 2020, 11:16

BrunoFonseca Escreveu:
22 jun 2020, 09:49
Ionity (...) Iberdrola
Já são ambos OPC registados em Portugal, sendo que a Ionity já em os postos adjudicados ao fornecedor para 8 localizações de hub's.
Outros hub's já aprovados também em Lisboa, Porto, Oeiras e Cascais.
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km

fernandinand
Proprietário Leaf
Mensagens: 409
Registado: 26 dez 2015, 18:41
Data de fabrico: 01 dez 2014
Capacidade bateria: 47,79Ah@01/2024
Localização: Alvorge, Ansião

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por fernandinand » 22 jun 2020, 11:42

Portugal é um País pequenino com tiques de gigantismo e mordomias de ricos...

Gameiro101
Mensagens: 334
Registado: 13 fev 2017, 20:37
Data de fabrico: 01 fev 2016
Capacidade bateria: 30 KW

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por Gameiro101 » 22 jun 2020, 11:57

BrunoFonseca Escreveu:
22 jun 2020, 09:49
(...)
Depois temos a falta da atratividade do mercado português. Porque motivo a Ionity ainda não chegou a Portugal?
(...)
Ao resto não te sei dizer, mas a estratégia da Ionity de expansão da rede é muito parecida que a dos SuC da Tesla, começam num ponto e vão expandindo a Rede a partir desse ponto, de forma e que se possa fazer viagens, dentro da rede, isto claro tirando alguma "ilha" que possa existir, como foi o caso do SuC de Fátima, que ficou "isolado" da rede algum tempo.

Como a Ionity já tem alguns em Espanha e a fiar pelas noticias até ao final do ano vamos ter 8 em Portugal, a maior curiosidade será como serão os preços em Portugal.

beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por beme83 » 22 jun 2020, 14:21

Gameiro101 Escreveu:
22 jun 2020, 11:57
BrunoFonseca Escreveu:
22 jun 2020, 09:49
(...)
Depois temos a falta da atratividade do mercado português. Porque motivo a Ionity ainda não chegou a Portugal?
(...)
Ao resto não te sei dizer, mas a estratégia da Ionity de expansão da rede é muito parecida que a dos SuC da Tesla, começam num ponto e vão expandindo a Rede a partir desse ponto, de forma e que se possa fazer viagens, dentro da rede, isto claro tirando alguma "ilha" que possa existir, como foi o caso do SuC de Fátima, que ficou "isolado" da rede algum tempo.

Como a Ionity já tem alguns em Espanha e a fiar pelas noticias até ao final do ano vamos ter 8 em Portugal, a maior curiosidade será como serão os preços em Portugal.
Estando em local aberto vai ser o preço do kwh mais o OPC. Não se poderá fazer como outros países que tem acordos com determinados meios de pagamento em que fica 0.35kwh. valor excelente para a velocidade do carregamento e preços praticados em Portugal noa lentos

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoAlves » 22 jun 2020, 14:51

Pois, mas esse modelo ionity não funciona cá.
Mas giro giro, vai ser a ionity ter de providenciar fornecimento em MT dos seus postos, com toda a diferença nos tarifários e *sobretudo* TAR, mas nós irmos pagar a energia ao CEME como se fosse BT residencial. E ainda agradeces que tens um desconto na TAR, senão ainda pagavas mais.

O que terá forçosamente de acontecer é depois terem um CEME "exclusivo" como a ChargeNow e, quando usado naqueles postos, o valor total seja em linha com os outros países. Mas terão de permitir qualquer outro CEME usar os seus postos, a preços brutais.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Carregamento”