Início do pagamento total da rede de carregamento

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por migle » 22 jun 2020, 22:41

Há umas variaçõezinhas nos preços da Ionity nalguns países, não é? Diria que seremos outro.
t3lmo Escreveu:
21 jun 2020, 22:15
O mais engraçado é que nenhum dos OPC se queixa da sua relação ou posição neste modelo, ao contrário do que muitos 'escrevem por eles' por aqui.
Isto porque se não fosse este modelo os OPC não tinham forma sequer de participar senão fazendo redes privadas, e os grandes CEME teriam as suas redes de alto a baixo em formato de oligópolio sem deixar espaço para que pequenas empresas pudessem fazer parte da ME nacional.
Não há dúvida que vocês estão muito mais por dentro do que, por exemplo, eu. Falam com OPCs, CEMEs, etc.
No entanto, também não vou aceitar essa conclusão tão directa.

Eu reconheço que este modelo permite constituirem-se pequenos OPC, e isso é bom, mas dificilmente aceito que este é o único modelo que o permite e que é isto ou então redes totalmente independentes, com os seus cartões, backends, apps e publicidade.

Não me parece que se os OPC pagassem a sua electricidade (em BT ou MT) a coisa seria forçosamente diferente. O papel dos CEME, backend, identificadores, apps, podia continuar a existir como rede de pagamento (alternativa mais barata ao pagamento pelo sistema bancário).
A McDonalds funcionava mesmo que os restaurantes não fossem forçados a comprar-lhes os hambúrgueres.
Ou será que os OPC sem os CEME teriam de fazer um investimento enorme para pagar a electricidade? Obter o ramal?

Dizer que o facto dos OPC não se queixarem demonstra a qualidade do modelo...
Eles podem não se queixar, e podem mesmo estar felizes, mas se a situação fosse tão boa talvez houvessem mais postos.

A verdade é que a rede (pública de CR) quase não cresceu desde que se iniciaram os pagamentos. Somos provavelmente o país da Europa com pior taxa de PCR/VE. Este fim de semana os meus pais pagaram um CR a um francês que alugou um Tesla e quando voltar para trás estará apeado porque não vai conseguir entretanto arranjar meio de pagamento...

Temos assim tantos motivos para estarmos contentes? Ou será que nenhum desses males vem do nosso modelo?
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por mjr » 22 jun 2020, 23:38

Há uma série de coisas a melhorar no modelo, que serão oportunamente tornadas públicas, e que foram geradas nas conversas entre os OPC/CEME/Marcas/ORD/etc. Algumas até já estão, ao que parece, a ser implementadas.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
t3lmo
Mensagens: 862
Registado: 04 ago 2012, 13:29
Data de fabrico: 31 out 2014
Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
Localização: Sintra

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por t3lmo » 23 jun 2020, 00:20

migle Escreveu:
22 jun 2020, 22:41
A verdade é que a rede (pública de CR) quase não cresceu desde que se iniciaram os pagamentos. Somos provavelmente o país da Europa com pior taxa de PCR/VE. Este fim de semana os meus pais pagaram um CR a um francês que alugou um Tesla e quando voltar para trás estará apeado porque não vai conseguir entretanto arranjar meio de pagamento...
Não cresceu... duplicou ou triplicou:

Código: Selecionar todos

PCR públicos      Nov-2018     Jun-2020

Planeados            80           296
Instalados           68           187
Ligados              62           117
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoFonseca » 23 jun 2020, 00:35

t3lmo Escreveu:
23 jun 2020, 00:20
migle Escreveu:
22 jun 2020, 22:41
A verdade é que a rede (pública de CR) quase não cresceu desde que se iniciaram os pagamentos. Somos provavelmente o país da Europa com pior taxa de PCR/VE. Este fim de semana os meus pais pagaram um CR a um francês que alugou um Tesla e quando voltar para trás estará apeado porque não vai conseguir entretanto arranjar meio de pagamento...
Não cresceu... duplicou ou triplicou:

Código: Selecionar todos

PCR públicos      Nov-2018     Jun-2020

Planeados            80           296
Instalados           68           187
Ligados              62           117
Ainda bem que estão a aumentar, mas estão a contar com pcr como o da vasco da gama que não cumpre com a potência prevista? E os da Nissan que apesar de terem AC, esta não está operacional.
E já agora, qual a distribuição desse crescimento por OPC? Faço a pergunta pois foi referido que este modelo favorece a entrada de players de menor dimensão. Estarei errado ou esse crescimento é resultado da Galp? Esse não é um pequeno, e quando lhe apetecer vai esmagar os restantes como uma barata.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2971
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por Nonnus » 23 jun 2020, 07:37

BrunoFonseca Escreveu:
23 jun 2020, 00:35
E os da Nissan que apesar de terem AC, esta não está operacional.
Em relação aos da Nissan, foi-me dito que os modelos que a Nissan tinha comprado e nalguns sítios já instalados deram problemas, por esse motivo vão ser substituídos por novos de outra marca. A Nissan de Évora, Beja e Elvas já tem os novos modelos para serem instalados, agora falta a parte técnica e burocrática. Em Évora por exemplo o mais provável é não ficarem com os 50kW, tudo vai depender se os PT´s que estão mais perto do concessionário conseguem fornecer os 50kW sem ter que abrir mais ramais, alteração de cabos etc. Não é comportável para o concessionário fazer estas alterações, porque os carregamentos vão ser apenas para clientes e de graça.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por mjr » 23 jun 2020, 12:12

BrunoFonseca Escreveu:
23 jun 2020, 00:35
t3lmo Escreveu:
23 jun 2020, 00:20
migle Escreveu:
22 jun 2020, 22:41
A verdade é que a rede (pública de CR) quase não cresceu desde que se iniciaram os pagamentos. Somos provavelmente o país da Europa com pior taxa de PCR/VE. Este fim de semana os meus pais pagaram um CR a um francês que alugou um Tesla e quando voltar para trás estará apeado porque não vai conseguir entretanto arranjar meio de pagamento...
Não cresceu... duplicou ou triplicou:

Código: Selecionar todos

PCR públicos      Nov-2018     Jun-2020

Planeados            80           296
Instalados           68           187
Ligados              62           117
Ainda bem que estão a aumentar, mas estão a contar com pcr como o da vasco da gama que não cumpre com a potência prevista? E os da Nissan que apesar de terem AC, esta não está operacional.
E já agora, qual a distribuição desse crescimento por OPC? Faço a pergunta pois foi referido que este modelo favorece a entrada de players de menor dimensão. Estarei errado ou esse crescimento é resultado da Galp? Esse não é um pequeno, e quando lhe apetecer vai esmagar os restantes como uma barata.
Está tudo aqui: https://www.uve.pt/page/postos-carregam ... -portugal/

Podes fazer essa análise com os dados publicados pela UVE.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por migle » 23 jun 2020, 12:55

t3lmo Escreveu:
23 jun 2020, 00:20
Não cresceu... duplicou ou triplicou:

Código: Selecionar todos

PCR públicos      Nov-2018     Jun-2020

Planeados            80           296
Instalados           68           187
Ligados              62           117
117? Não é o dobro de 62.
Cresceu pouco, eu acho que a velocidade de crescimento devia ter aumentado.
mjr Escreveu:
23 jun 2020, 12:12
Está tudo aqui: https://www.uve.pt/page/postos-carregam ... -portugal/

Podes fazer essa análise com os dados publicados pela UVE.
Prefiro os números que deu o t3lmo.
Na página da UVE está mesmo tudo, inclui postos que não são públicos, que não estão em locais de acesso público, incluindo os para TVDE, os concessionários Nissan...

É verdade, que benefício indirectamente da existência de postos para Uber, mas não adiantam nada em termos de cobertura do território.

PS: olhando para o site da UVE, vejo 5 PCRs em Braga... Era bom. A diferença que isso faz naquilo que disse, além de não ter acesso a eles, é que tiveram uma motivação adicional para serem instalados, além da de ser um negócio que faz sentido. Os concessionários pretendem vender os carros, por exemplo.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por Erbium » 23 jun 2020, 14:40

mjr Escreveu:
21 jun 2020, 22:37
Se o preço indicado no ecrã for diferente do preço da Mobi.e é como numa bomba o preço afixado cá fora ser diferente do preço na bomba têm de se queixar à ENSE. E olhem que a ENSE tem vontade em mostrar serviço, pelo menos das reuniões que já tivemos.
Uso "regularmente" uns 8 postos e desses há 4 que estão bem desatualizados, ambos da Galp, Pombal e Aveiras. Têm, no ecrã, o preço antigo ao kWh e já cobram por minuto há quê? 2 meses pelo menos, não?!

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por mjr » 23 jun 2020, 16:18

Não passo por lá há muito tempo. A ser assim o melhor é:

https://www.ense-epe.pt/denuncias/

Nota - O site da ENSE ainda está mal atualizado às novas competências deles. Em alguns sítios dizem que fiscalizam o mercado dos combustíveis, mas na verdade também fiscalizam o setor elétrico, como se pode ver no formulário que indiquei.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2580
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por alexmol » 25 jun 2020, 19:14

alexmol Escreveu:
21 jun 2020, 13:43
Já se sabem alguns preços?
Já se sabe o que vai acontecer aos postos da rede piloto?

Ou só vamos saber no dia 1?
:text-yeahthat:

Faltam 3 dias úteis :doh:
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Responder

Voltar para “Carregamento”