Início do pagamento total da rede de carregamento

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
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frankesousa
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por frankesousa » 01 jul 2020, 09:00

beme83 Escreveu:
01 jul 2020, 08:29
Para quem defende o atual modelo cá está o resultado. Roubo legal. Qualquer valor acima dos 20 cêntimos nos PCN é demais. Só mesmo a casa nos salva e alguns PCR.
Nunca vai ser esse valor porque isso é quase o preço da electricidade fora do vazio (entenda-se por eletricidade a própria eletricidade mais a taxa de acesso à rede).

Se queremos usar um carregador próprio com potência maior do que em casa temos que pagar por isso.
Já nos postes antigos de 3,7 quilowatts não deve fugir muito disso, mas mesmo assim é preciso fazer manutenção aos mesmos.
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11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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BrunoAlves
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoAlves » 01 jul 2020, 09:14

Isso não é totalmente verdade, ou pelo menos não é verdade em todos os operadores e em todos os tipos de ligação à rede.

Esse valor é o valor em BTN e da generalidade dos comercializadores residenciais. Mas ainda no outro tópico se discutia um operador que vende a energia ao preço de custo e cobra depois uma fee de gestão que se dilui no consumo.
Não te esqueças que na mobilidade eléctrica tens um desconto na TAR (que um dia irá acabar, certamente...).
Ou os postos podiam e deviam estar a ser "abastecidos" de ramais e PT existentes, em grupos e de forma eficiente. Dessa forma o operador podia conseguir fornecimento de energia a preços competitivos e cobrar o que entendesse pelo serviço.
Não comparem com o preço de casa porque há todas as condições para poder ser diferente. Houvesse vontade.

Claro que a ideia dos postos sozinhos, instalados um aqui e outro ali como são a maioria dos da rede piloto, não favorecem esta ligação em grupos. Mas porquê insistir no que vem de trás e não procurar fazer melhor? Na tertúlia ontem o que mais se ouvia era "a legislação", "a legislação". Como se a legislação fosse uma coisa estática para toda a eternidade...
alexmol Escreveu:
01 jul 2020, 08:17
foi pela mesma bitola dos 4 cêntimos por minuto.
Foste tu que fizeste as contas lá atrás. Vale a pena manter um posto a trabalhar por menos que isso? Eu sou da opinião que 3-5cts/min vai ser a norma.
Ainda que na tertúlia tenham falado em 8cts/kWh na média do lote, sem esclarecer se há ou não lugar a cobrança por tempo.
Última edição por BrunoAlves em 01 jul 2020, 09:20, editado 1 vez no total.
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por alexmol » 01 jul 2020, 09:14

Parece ainda não haver grande uniformização de preços dentro dos postos do mesmo OPC, e muitos OPC ainda não definiram preços pelo que só se paga CEME nesses casos (fora os casos especiais de alguns centros comerciais e restaurantes).

Alguns preços que encontrei que parecem ser uniformes por OPC:

Factor Energia (Madeira): 4 cêntimos por minuto
Mobilectric (Açores): 7.5 cêntimos por minuto
Powerdot : 3 cêntimos por minuto
Loulé Concelho Global: 4 cêntimos por minuto
EMACOM (Porto Santo): 3 cêntimos por minuto
EVPower (Algarve): 4 cêntimos por minuto

Se o resto dos OPC alinharem por estes valores acho que só vamos ver carros com carregador de 22kW nos PCN, para todos os outros VE's fica mais barato ir ao PCR.
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoAlves » 01 jul 2020, 09:16

alexmol Escreveu:
01 jul 2020, 09:14
Mobilectric (Açores): 7.5 cêntimos por minuto
Eish :shock:

Mas como disse no post anterior, 3-5cts por minuto julgo que será a norma.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por alexmol » 01 jul 2020, 09:21

BrunoAlves Escreveu:
01 jul 2020, 09:14
alexmol Escreveu:
01 jul 2020, 08:17
foi pela mesma bitola dos 4 cêntimos por minuto.
Foste tu que fizeste as contas lá atrás. Vale a pena manter um posto a trabalhar por menos que isso? Eu sou da opinião que 3-5cts/min vai ser a norma.
Ainda que na tertúlia tenham falado em 15cts/kWh na média do lote, sem esclarecer se há ou não lugar a cobrança por tempo.
Neste momento estou mais a tentar alertar a maioria das pessoas, que têm carros com carregador interno de 6kW, para que não se espantem quando chegar a factura de Julho!

Dos OPC que passaram a ter preços comerciais, nos PCN, até agora todos estão a cobrar ao minuto, não há nada cobrado ao kWh.
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por alexmol » 01 jul 2020, 09:33

alexmol Escreveu:
01 jul 2020, 08:17
Em princípio os cartões antigos mobi.e já não devem funcionar em nenhum posto que tenha conectividade, alguém confirma ?
Ainda funcionam nalguns postos!
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por rnlcarlov » 01 jul 2020, 10:13

Avizinha-se o que eu esperava. Cargas fora de casa acabam por ser maioritariamente em PCRs, pois se se paga o mesmo preço ou até mais caro em PCNs, para quê estar x horas à espera...

Não havia razão nenhuma para ter tamanha estupidez de preços em PCNs. O mínimo que se paga por ceme é 0,1336 +IVA no vazio e 0,1664 +IVA fora do vazio, e isso é tendo obrigatoriamente eletricidade em casa com a galp. Tendo EDP em casa consegue-se 0,16+IVA em tarifa simples nos postos.
Esta história da TAR cheira mal que tresanda. Eu sei que em BTN doméstico/empresarial de 27,6 kVA para cima é necessário ter tri-horário, mas por exemplo imaginemos um daqueles postos duplos de 7kW. Mesmo com um contrato em BTN era possível ter energia ciclo simples todo o dia perto de 0,12€/kWh + IVA, já incluindo taxas de acesso às redes.

E como foi dito, BTE é outra história, mas os preços por kWh podem ficar mais baixos que BTN

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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por rimsilva » 01 jul 2020, 10:31

Está claro que os preços em PCN estão acima daquilo que seria desejável.

Carregar em PCR será mais barato só e apenas se o VE tiver carga rápida, fica sempre mais caro carregar um VE sem CR em PCR (exepção feita aos PCRs financiados e talvez se forem cobrados ao kWh).

Postos instalação + exploração privada são na maioria de evitar (excepto para alguns VE's em particular), bastava olhar para a ultima lista de preços para perceber que postos da HORIZONDISTANCE são de evitar e que os mais acessiveis são os da EDP (gratis) KLC e Prio.

A minha unica duvida e expectativa é em relação aos PCNs da rede piloto, se os PCRs tiveram um valor maximo estabelecido, é de esperar que agora aconteça o mesmo e com um custo muito abaixo do PCR.

Ainda não percebi no que deu a concessão dos postos e a mobi.e continua muda e calada... :evil:

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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por RJSC » 01 jul 2020, 10:51

OCasal Escreveu:
01 jul 2020, 08:25
Carregar VE fora de casa? Não obrigado, para isso tenho um 2º carro a diesel!
Eu tenho 2 VE's (24 e 30 kWh) e só o valor do IUC do diesel que tinha antes cobre todos os carregamentos que fazemos fora de casa durante o ano.

A cobrança ao minuto nos PCN é uma aberração.

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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por rimsilva » 01 jul 2020, 11:07

Será natural que nos próximos dias seja esse o "tom"... "é mais barato andar a diesel..." etc...

Já o disse várias vezes no passado neste forum e não só, acho que a prespectiva deve ser outra, a de não usar os postos com preços exorbitantes e procurar alternativas.

Nós aqui podemos dar esse exemplo, ao alertar para postos caros do tipo Horizondistance e sugerindo alternativas (quando existir obviamente).

A mim nem me atefa muito, carrego quase semrpe em casa e tenho um VE com CR, o problema será para quem não tem e vai passar a andar quase exclusivamente a combustão, se os preços dos postos não forem ajustados.

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