Início do pagamento total da rede de carregamento

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por rnlcarlov » 02 jul 2020, 18:52

OCasal Escreveu:
02 jul 2020, 18:42
- opiniões ouvidas no local de carga, de outros utilizadores, é de que continua a compensar mais carregar nestes postos do que em casa, pela velocidade de carregamento, não sobrecarga da rede doméstica em horas de consumos para outros fins, preço semelhante no custo da energia.
:shock:
Say what

Ok, se essas opiniões forem ouvidas num posto de 7kW, compreendo que seja mais rápido do que em casa, dependendo das condições que têm. Agora custo e sobrecarga na rede doméstica..... custa a crer que pessoas com VE não aproveitem a noite para carregar: energia mais barata e pouca carga na rede :think:
E de falta de informação se vão alimentando os CEMEs
mjr Escreveu:
02 jul 2020, 18:46
Enquanto não se pagar a taxa OPC é de facto competitivo com carregar em casa. O problema será depois.
Depois: CEME + Taxa OPC + TAR por inteiro + Taxa mobim....

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por OCasal » 02 jul 2020, 20:30

O posto em causa é de 22kw em cada porta. Raros são os veículos que carregam a menos de 7kw hoje em dia...

Há carros com baterias grandes que usam o posto cerca de 12h... Há quem venha de fora e uma carga intermédia seja sempre bem vinda, há quem não tenha bi-horario em casa, etc...

Para já não se fala em OPC para esses postos, por isso para já creio que não vão existir grandes diferenças de utilização.

beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por beme83 » 02 jul 2020, 21:50

mjr Escreveu:
02 jul 2020, 18:46
Enquanto não se pagar a taxa OPC é de facto competitivo com carregar em casa. O problema será depois.
Competitivo? Em casa com bi horário facilmente se tem preços muito melhores. O que penso é que como muitas viaturas são da empresa nem ligam ao custo que fica e toca a carregar pois um utilizador particular só usa mesmo os postos se não tiver alternativa em casa por falta de garagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoAlves » 02 jul 2020, 23:06

Sim, mas em casa tens uma tomada e eventualmente umas centenas de euros em cabos e tomada melhor.

Um posto público tem muitas, muitas outras condicionantes. Investimentos incomparavelmente diferentes.
Imagina quão diferentes são as contas a quem tenha de instalar um contador dedicado (por exemplo numa garagem). Deixa logo de fazer sentido carregar o VE em casa.

É certo que o potencial de preços astronómicos está aí à porta. E é muito, muito culpa deste modelo, não tenho a menor dúvida.
Mas insistir em carregar na rua ao preço de casa, epa não pode acontecer. Não é equivalente!
Imagina o seguinte: a minha tomada e o meu evse dão asneira, algo corre mal e provoca-se um incêndio, no carro e na casa. Uma catástrofe, mas seguros nenhum! Aceitavam que um posto público fizesse isso ao vosso carro, sem qualquer seguro, sem garantias, sem nada?

Já so falta exigirem aos OPC que os postos sejam gratuitos, mas que mantenham todas as garantias legais. Bem, já se pedem. 0,005€/min por aqui, pouco mais falta.

Temos de ser mais razoáveis ;) A menos que seja viável carregar fora de casa, numa tomada existente, abastecida de um qualquer quadro eléctrico existente, é impensável querer carregar em qualquer posto de qualquer rede pública a preços iguais ao de casa.
Se há espaço para fazer muito melhor do que foi desenhado aqui, olá se há... :roll:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por migle » 02 jul 2020, 23:43

Hoje houve uma situação, uma das raras em que me deu jeito um PCN num centro comercial, deslocado, a manhã toda fora de casa, ia fazer uma viagem de tarde.

Este posto costumava ter 4-5 carros à espera. Vi virem aqui carros de empresas, traziam um carro e levavam outro.
Hoje, estava um único Zoe a usá-lo como estacionamento e o segundo lugar livre.
Imagem

É possível que o Zoe estivesse estacionado por ter descoberto que o cartão que usava habitualmente deixou de dar.

O que me chateia são os outros que não estavam lá, a comprovar que só o faziam por causa das borlas, e a demonstrar que era importante que acabassem.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoAlves » 02 jul 2020, 23:54

:clap:
Daí ser fundamental esta fase. Pagar é a única forma de regrar o funcionamento de qualquer recurso.
Como esse caso, muitos outros existirão.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2962
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por Nonnus » 03 jul 2020, 03:54

migle Escreveu:
02 jul 2020, 23:43
Hoje houve uma situação, uma das raras em que me deu jeito um PCN num centro comercial, deslocado, a manhã toda fora de casa, ia fazer uma viagem de tarde.

Este posto costumava ter 4-5 carros à espera. Vi virem aqui carros de empresas, traziam um carro e levavam outro.
Hoje, estava um único Zoe a usá-lo como estacionamento e o segundo lugar livre.
Imagem

É possível que o Zoe estivesse estacionado por ter descoberto que o cartão que usava habitualmente deixou de dar.

O que me chateia são os outros que não estavam lá, a comprovar que só o faziam por causa das borlas, e a demonstrar que era importante que acabassem.
E qual foi a tua atitude em relação a esse ZOE? O facto de o cartão não funcionar, não desculpa ter deixado o carro estacionado. Já me aconteceu não conseguir por o carro a carga, inclusive nesse carregador e o que fiz foi ir estacionar noutro local.

Se não fizeste nada em relação a esta situação, é que aqui que muitas vezes falhamos, porque se nos andamos a queixar das situações e quando nos deparamos com elas nada fazemos, então só estamos a alimenta-las. :idea:
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por beme83 » 03 jul 2020, 11:35

BrunoAlves Escreveu:
02 jul 2020, 23:06
Sim, mas em casa tens uma tomada e eventualmente umas centenas de euros em cabos e tomada melhor.

Um posto público tem muitas, muitas outras condicionantes. Investimentos incomparavelmente diferentes.
Imagina quão diferentes são as contas a quem tenha de instalar um contador dedicado (por exemplo numa garagem). Deixa logo de fazer sentido carregar o VE em casa.

É certo que o potencial de preços astronómicos está aí à porta. E é muito, muito culpa deste modelo, não tenho a menor dúvida.
Mas insistir em carregar na rua ao preço de casa, epa não pode acontecer. Não é equivalente!
Imagina o seguinte: a minha tomada e o meu evse dão asneira, algo corre mal e provoca-se um incêndio, no carro e na casa. Uma catástrofe, mas seguros nenhum! Aceitavam que um posto público fizesse isso ao vosso carro, sem qualquer seguro, sem garantias, sem nada?

Já so falta exigirem aos OPC que os postos sejam gratuitos, mas que mantenham todas as garantias legais. Bem, já se pedem. 0,005€/min por aqui, pouco mais falta.

Temos de ser mais razoáveis ;) A menos que seja viável carregar fora de casa, numa tomada existente, abastecida de um qualquer quadro eléctrico existente, é impensável querer carregar em qualquer posto de qualquer rede pública a preços iguais ao de casa.
Se há espaço para fazer muito melhor do que foi desenhado aqui, olá se há... :roll:
As coisas são pouco equiparáveis pela estupidez do sistema e legislação e há muitas camadas que não deixam praticar preços equiparaveis. O posto instalado e se for totalmente explorado por uma única entidade com preço de energia contratado por x tempo tem se preços muito melhores. É preferível ganhar pouco mas estar sempre ocupados ou praticar preços ridículos e estar sem faturar. Como já vimos os equipamentos com pouca manutenção já duram com a manutenção devida duram facilmente uma década. Não me digam que não se pode ganhar dinheiro.alem disto é uma área onde existem n subsídios e apoios.
Se noutros países onde a mão de obra é mais cara o serviço é mais barato....os cêntimos que os CEME ganham por kwh são um acréscimo importante aos tarifários. A pseudo concorrência que este sistema promovia bate de frente com a estratégia follow the leader que assistimos nos combustíveis. Sendo que nos combustíveis apenas há concorrência quando falamos de entidades como bombas em hipermercados. Se as cadeias dos hipermercados pudessem instalar e explorar sem isto de CEMES OPC e MOBIe ativando o ponto de carregamento pelo cartão de descontos deles íamos ver preços melhores do que em casa.
Não devemos exigir nada ao OPC a não ser que o permitam explorar o seu equipamento na plenitude terminando com a estupidez que é a atual legislação.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoAlves » 03 jul 2020, 12:44

Eu concordo em absoluto com tudo o que escreveste.
Estava só a reforçar que não devemos estar sempre a comparar com os 11cts/kWh do vazio em casa, porque efectivamente não é equiparável ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por beme83 » 03 jul 2020, 14:32

BrunoAlves Escreveu:
03 jul 2020, 12:44
Eu concordo em absoluto com tudo o que escreveste.
Estava só a reforçar que não devemos estar sempre a comparar com os 11cts/kWh do vazio em casa, porque efectivamente não é equiparável ;)
Referindo a PCN considero em Portugal em horário de cheio o valor até aos 20 CTS com IVA incluído será justo em vazio devia ficar ao preço de casa pois nessas horas podemos chegar a ter preços negativos em alta

Responder

Voltar para “Carregamento”